Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Dominando as expressões regulares

Notícia publicada por brain em junho 24, 2003 04:45 PM | TrackBack


O Slashdot traz hoje a análise do livro Mastering Regular Expressions. A opinião do autor é bastante favorável, e não é para menos: eu tenho a primeira edição deste livro, e posso atestar que ele é extremamente útil tanto para quem quer conhecer o mundo das expressões regulares, quanto para quem já domina o assunto e quer saber os detalhes - como as diferentes implementações em cada linguagem, ou aqueles agrupamentos usados apenas raramente. Eu uso expressões regulares no dia-a-dia, e poder consultar os detalhes na hora de usar um grep mais avançado, ou de implementar uma busca em PHP, awk, sed, TCL e outras linguagens facilita bastante a vida.

Sobre o mesmo assunto, caso você não disponha dos R$ 159,80 ou considere o idioma inglês uma barreira intransponível, veja também o Guia de Consulta Rápida - Expressões Regulares que coincidentemente eu já mencionei na semana passada. Esse fica sempre na minha mesa, e o outro, em inglês, fica na estante.

Os links para os livros nesta notícia apontam para o site da livraria Tempo Real, porque você já sabe: comprando lá através dos nossos links, um percentual vem para o Linux in Brazil. No site deles vi também uma oferta do Linux: Guia do Administrador do Sistema, com desconto de quase 20 reais. Este eu não li ainda - parece ser bem novo - mas a descrição parece interessante para administradores ou interessados do Red Hat, Conectiva e similares.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» alexandre () em 24/06 16:58

augusto,
sou o feliz possuidor do guia de consulta rápida - linux (isso mesmo, aquele do maçan) e posso afirmar que o conteúdo é excelente.

já deixo uma sugestão àqueles que não estejam dispostos (ou simplesmente não possam) gastar uma nota preta no livro:
os guias de consulta rápida quebram um galhão.
são muito bons mesmo.


» macaco () em 24/06 17:32

Um dos melhores textos sobre expressões regulares, em português e bastante didático:
http://guia-er.sourceforge.net/
Disponível on-line e distribuído pela Editora Novatec. O autor é um dos melhores manipuladores de textos e badalhocas :-) -> Aurélio Marinho Jargas.
Vale a pena conferir..


» Augusto Campos () em 24/06 17:42

macaco, esse eh exatamente o guia em português que eu apontei na notícia. mas obrigado por apontar a edição online!


» Davi Carvalho () em 25/06 18:17

Tenho os dois guias de consulta rápida, tanto do Maçan (Comandos do Usuários), como o excelente guia de Expressões Regulares do Aurélio. Recomendo os dois. Vale a pena investir um pouquinho e ter este material de consulta que cumprem o objetivo, com louvor. Quem puder ajudar os dois autores adquirindo os livrinhos não vai se arrepender. Um abraço.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.