Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais sobre o software livre no governo brasileiro

Notícia publicada por brain em junho 24, 2003 01:27 PM | TrackBack


SdnNv (sidnei@mail.com) disse: " Vi no site Consultor Jurídico esta notícia: 'Mundo digital - Software livre se consolida no governo brasileiro: A I Rodada para Compartilhamento de Software Livre da Administração Pública será na próxima quarta-feira (25/6), em Brasília.O evento faz parte das iniciativas definidas pela Câmara de Software livre do Governo Eletrônico. (...) As apresentações envolvem iniciativas de desenvolvimento de software livre nos mais variados segmentos ligados ao governo. Estão previstas apresentações da Prefeitura de São Paulo, da Prefeitura de Rio das Ostras, das empresas de processamento, como a Prodabel e a Dataprev, além do Banco do Brasil e Banco Central, entre outros.'" É amanhã!

E o Flávio Moreira recebeu uma resposta do MEC negando a existência do protocolo de intenções com a Microsoft noticiado na semana passada. Eis um trecho da mensagem que ele repassou: "Não há qualquer protocolo firmado entre a Secretaria Extraordinária de Erradicação do Analfabetismo, do Ministério da Educação, e a Microsoft para tele-ensino no Programa Brasil Alfabetizado, embora alguns veículos de comunicação tenham noticiado algo nestes termos." Será que alguém plantou uma notícia falsa na imprensa de propósito? O restante da mensagem que o Flavio encaminhou está nos DETALHES.

Íntegra do texto enviado pelo Flávio

Prezado Flávio Moreira,

Não há qualquer protocolo firmado entre a Secretaria Extraordinária de Erradicação do Analfabetismo, do Ministério da Educação, e a Microsoft para tele-ensino no Programa Brasil Alfabetizado, embora alguns veículos de comunicação tenham noticiado algo nestes termos.


O que houve foi, na semana passada, uma manifestação de interesse da Microsoft e de empresas a ela associadas em fornecer tecnologia de tele-ensino para acompanhamento da capacitação de alfabetizadores. Assim como vem fazendo com muitas outras manifestações com o mesmo objetivo, o Ministério da Educação recebeu a proposta e se dispôs a analisar.


Como você sabe, o Programa Brasil Alfabetizado tem a meta de erradicar o analfabetismo do Brasil até 2006, ou seja, está criando condições para que quase 20 milhões de brasileiros com 15 anos de idade ou mais aprendam a ler e escrever. Este trabalho está sendo feito em parceria com a sociedade: governos estaduais, municipais, ONGs e entidades civis que trabalham com alfabetização.


O Programa Brasil Alfabetizado tem a marca da solidariedade e se baseia no princípio do trabalho voluntário, inclusive de empresas privadas, como já vem ocorrendo em vários pontos do país.


Agradecemos a sua colaboração,


cordialmente,


Assessoria de Comunicação Social
Secretaria Extraordinária de Erradicação do Analfabetismo

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Daniel Fonseca Alves () em 24/06 16:40

A imprensa não é criterioza, se da pouco trabalho de avaliar a notícia.E sempre é tendenciosa.Não é novo este tipo de coisa e é uma grande arma da Microsoft.


» Guilherme Yan () em 25/06 02:32

O governo deveria ir atrás de soluções mais baratas (LINUX) :-) e não fazer propaganda da M$.


» Humberto () em 26/06 03:03

Na verdade, o problema existe mas não eh tão grave..., o que aconteceu foi uma declaração de intenções da Microsoft em facilitar o aprendizado de informática em escolas brasileiras ( A Microsoft tem um programa mundial para aprendizado, leia-se fidelização de futura mão-de-obra). Por que o problema existe? por que obviamente a Microsoft não vai investir dinheiro para ensinar outra coisa a não ser software Microsoft, por que não é tão grande? Apesar do Ministro da Educação ter falado besteiras ("...Só uso programas Microsoft...") até agora não houve nenhuma declaração de intenção do Ministério em adquirir software para o programa de aprendizado de informática...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.