Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Gerenciamento de rede com o FreeNMS

Notícia publicada por brain em junho 9, 2003 11:18 AM | TrackBack


Luciano Giordani Bassani (lgbassani@hotmail.com) disse: " Uma palestra bastante concorrida no IV FISL foi o FreeNMS - Sistema de Gerenciamento de Rede em Software Livre, um sistema de software livre gerenciador de redes e nível de serviço (SLM) 100% baseado na Web, desenvolvido pelo Laboratório ReMAV MetroPoa da PUCRS, com apoio de duas grandes operadoras Telecom. É um software que ainda está em versão Alpha e por isso ainda não possui código fonte disponível, mas vale a pena conferir. No site, os autores informam que irão disponibilizar os fontes e os binários, assim que o software esteja consolidado e estável. O site do projeto está bem completo, inclusive com screenshots detalhando o passo-a-passo do uso deste software. Veja o site e o manual com screenshots"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Participante FISL () em 09/06 14:56

Será que será liberado sob GPL ? pelo que senti na apresentação (mto bonita por sinal) o pessoal está meio que escondendo o jogo. fazer funções com requisições snmp e montar figuras dinâmicas e apresentar no browser é fácil. Se o sistema for tudo o que realmente promete, maravilha !! pois aí teremos uma alternativa ao carissimos softwares proprietários do genero.


» Fernando Lunardelli () em 29/06 13:54

Sera liberado pelo GPL sim. Estamos nos empenhando em fazer um software livre de qualidade que reuna grande parte das caracteristicas encontradas em softwares isolados em um unico conjunto. Em breve esperamos estar disponibilizando o codigo do fnms pra todos.
[]'s


» Rivanor [w3b_kn0ws-] () em 07/07 14:01

Foi comentado que teremos uma alternativa aos caríssimos softwares proprietários do gênero. Mas na verdade já temos alternativas e em larga escala e utilização. Alguns exemplos são: BigBrother, Nagios. Esse último, utilizo em uma de grande porte rede, com 1800 estações. Ele é licenciado sob GPL e dá conta do recado! Pra terem uma idéia, ele foi implementado aqui em contraposição ao Tivoli, IBM.


» Suzana () em 24/05 18:37

Gostaria de informações sobre gerenciador de rede com ênfase em Linux que também seje GPL, porém que não sejam o NAGIOS e o BIGBROTHER.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.