Notícia publicada por brain em junho 4, 2003 09:50 PM
| TrackBack
Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) disse: " Não está nada confirmado ainda, mas segundo as declarações de um funcionário da MS, o Internet Explorer deixaria de ser distribuído de forma isolada do sistema operacional, ou seja, somente através de novas versões do Windows e patches desse sistema operacional. Isso significaria que, na prática, o browser deixaria de ser gratuito, mesmo para quem possui o Windows. E o que isso tem a ver com linux ? Tudo, porque isso só reforçaria a necessidade de browsers alternativos, mesmo na plataforma Windows. Para o linux, creio eu, seria muito bom que isso acontecesse. As pessoas deixariam de ter a ilusão de que o IE é gratuito, quando na realidade agora ele seria um componente de um sistema operacional proprietário e não-gratuito. Eu mesmo estou com problemas sérios em uma migração de máquinas para o linux porque certas páginas feitas pelo próprio governo federal não funcionam no Mozilla, Netscape ou qualquer outro browser. E essas páginas foram feitas por um órgão que, em tese, deveria promover o uso de software livre. Eu não acho tão improvável assim essa estória do fim do IE. Para a maioria dos usuários domésticos, que usam Windows pirata, isso não significaria nenhuma grande mudança, mas nas empresas isso significaria a necessidade de migrações forçadas (e com custo) cada vez que precisassem do IE X.X para acessar certos sites. Passaríamos da situação atual do lock in pelo Microsoft Office para o lock in gerado pelo Microsoft Internet Explorer, especialmente em tempos de .Net ..."
Vários outros leitores mandaram sugestões de notícias semelhantes - obrigado!
Olás,
Não entendi muito bem, quando comentado sobre a forma isolada com que o I.E. é agregado ao Windows, isso não seria o contrario? Pois o I.E. é completamente integrado. Faria sentido somente se referirmos a updates no I.E. que desta vez seriam possiveis apenas com updates também no Windows.
Acho que ficaria assim:
- hoje você tem o IE6.0 rodando no win98, por poder baixá-lo pela internet sem custo adcional.
- amanhã você terá que adquirir um winXP para poder ter o novo IE7.0 (exemplo apenas), mesmo que não queira o XP.
Com isso, amarra a venda de SO às atualizações de browser.
Olá,
Concordo com vc Davide, só que na pratica não acredito que isso vá alterar tão profundamente o mercado, a menos que as versões seguintes do Explorer tragam muitas funcionalidades a mais.
Não duvido que a MS vá amarrar alguns serviços a versões mais novas do Explorer, daí estimulando (ou forçando) o mercado a atualizar o Windows tb.
Outra possibilidade é a futura impossibilidade de atualizar o I.E. sem ter que mexer substancialmente no Windows, uma vez que os betas do Longhorn indicam que haverão boas mudanças no Windows XP.
[]'s
MediaSonic, eu penso que você está enganado; a MS não precisa criar novas funcionalidades, apenas trocar uma coisinha aqui e outra ali, logo a "boiada" de web designers IEcados vai atualizar suas páginas para o "novo" browser e os usuotários do IEca antigo vão ter de se contaminar ainda mais.
Não duvide do poder que a droga tem sobre o viciado! Ele é imenso!
Evandro
Espero que não seja um pouco fora de foco. Você falou sobre problemas nos navegadores do Linux de não reconhecer certos sites. O Opera(www.opera.com) acho que é um dos que mais da compatibilidade com os sites. Ele só não vem com o plugin do java padrão e a versão mais nova está fantástica.
Aldrey
Mas o Opera NAO É software livre !
É necessário que as paginas do e-gov funcionem em QUALQUER BROWSER ...
Nós Brasileiros temos fascinio pelo design - mas vejam as paginas (mal comparando) do governo americano ou ingles ... voce vai provavelmente dizer que são feias ... mas funcionam ! Nada de Layers, Frames, CSS, Flash, etc .... Nada como o bom e velho HTML puro , que funciona sempre 100% .
Abra as paginas que voce conhece com o Dillo ... se funcionar é porque foi bem feita !
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.