Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux in Brazil renova a sua biblioteca

Notícia publicada por brain em junho 2, 2003 09:47 PM | TrackBack


Após alguns anos de pausa, renasce a antiga parceria entre o Linux in Brazil e a Livraria Tempo Real. Isso significa que agora, quando você for comprar livros online, pode ajudar a manter o nosso site no ar sem gastar nenhum centavo a mais - basta lembrar de clicar no banner da Tempo Real ali no alto do site (ou no outro banner que tem na área de tutoriais) quando quiser fazer a sua compra - o site da livraria vai saber que você chegou lá a partir daqui, e um pequeno percentual vem para o Linux in Brazil. Simples né?

Para aumentar ainda mais a sua vontade de comprar livros, começaremos a publicar todos os meses uma lista de indicações. A primeira delas está nos detalhes desta notícia, e eu espero seus comentários. Tem livros importados de mais? Ou de menos? Que assuntos faltaram? Que livros faltaram?

A lista de indicações não é marmelada ;-) A livraria me dá uma listagem dos livros disponíveis, destacando as novidades e os que estão em promoção, e eu escolho livremente aqueles que quero anunciar. Clicando nos links para livros eu também ganho um percentual, portanto não precisam se preocupar em clicar no banner neste caso. Meu critério, neste mês, foi selecionar quais livros eu gostaria de ter para (pelo menos) dar uma boa olhada. Vocês podem comentar sobre os livros, também.

Em breve (provavelmente ainda hoje) teremos na barra lateral uma nova seção indicando livros, e já que estou mexendo na estrutura do site, aproveitei o embalo e criei (finalmente) a opção do layout sem o fundo preto, sem tabelas e sem frames, para o pessoal que anda pedindo ;-) Por enquanto podem considerar como uma versão beta, mas notem que ela usa todas as definições do seu browser: cores, sublinhados, tipos de fonte, etc.

Veja abaixo os livros indicados para este mês.

Exim The mail transfer agent
Idioma: Páginas: 632
Substituto drop-in para o Sendmail, o Exim é um MTA cada vez mais popular, pois tem a mesma interface do seu inspirador, embora sem muitos dos seus vícios.
[ Ver detalhes e adquirir na Tempo Real ]
Redes Linux Avançadas
Idioma: Páginas: 630
Da configuração física à segurança, passando pela configuração de todos os servidores mais comuns: DHCP, Kerberos, Samba, Time, Backup, DNS, Sendmail, Postfix e Exim, Apache, FTP, IPTables, VPNs...
[ Ver detalhes e adquirir na Tempo Real ]
Guia Oficial para Administradores Red Hat Linux
Idioma: Páginas: 553
"O Guia Oficial para Administradores Red Hat Linux aborda tópicos como criação de scritps de redes, configuração do Apache e do Samba, instalações Kickstart e gerenciamento de protocolos importantes como SSH, LDAP, DHCP e BIND de maneira completa e profunda. Aprenda tudo o que você precisa saber sobre aspectos exclusivos do Red Hat Linux 8 como GRUB e ext3 e obtenha extensas informações sobre assuntos que a maioria dos guia de Linux nem mesmo abordam, como Tripwire, PAM, Samba e RAID."
[ Ver detalhes e adquirir na Tempo Real ]
LDAP System Administration
Idioma: Páginas: 303
Este livro prepara o administrador de redes para integrar o poder e a flexibilidade do LDAP a serviços essenciais como mail, DNS, HTTP, e SMB/CIFS.
[ Ver detalhes e adquirir na Tempo Real ]
mod_perl Pocket Reference
Idioma: Páginas: 83
Um guia rápido e conciso do módulo Perl do servidor Apache
[ Ver detalhes e adquirir na Tempo Real ]
The qmail Handbook
Idioma: Páginas: 492
Aprenda como instalar, configurar e manter um servidor de e-mail baseado no qmail
[ Ver detalhes e adquirir na Tempo Real ]
802.11 Security
Idioma: Páginas: 208
As redes wireless são uma realidade cada vez mais comum, e sua segurança muitas vezes é negligenciada. É hora de saber como lidar com essa questão, tanto em redes de grande porte como no seu access point doméstico.
[ Ver detalhes e adquirir na Tempo Real ]
Hackers Expostos - Segredos e Soluções para a Segurança de Redes
Idioma: Páginas: 832
Tradução da 4ª edição deste clássico da segurança de sistemas
[ Ver detalhes e adquirir na Tempo Real ]
MySQL a Bíblia
Idioma: Páginas: 704
"Abordando tudo desde os princípios básicos de RDBMS até tópicos avançados como replicação (...) mostra como montar e manter seu próprio sistema de banco de dados MySQL."
[ Ver detalhes e adquirir na Tempo Real ]
Desvendando segurança em redes
Idioma: Páginas: 650
"Um guia prático para o projeto, distribuição e manutenção de defesas na rede. Ele discute os componentes do perímetro, como firewalls, VPNs, roteadores e sistemas de detecção de intrusão, e explica como integrá-los em um todo unificado, a fim de atender aos requisitos de negócios do mundo real."
[ Ver detalhes e adquirir na Tempo Real ]
 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» adell () em 02/06 23:38

como meu "ingreis" é terrivél, gostaria deste ai que fala sobre ldap em português, ou ao menos um em português. Alguem se habilita a escrever um???


» Marcos de Souza (mds) () em 03/06 00:00

hm, uma dica, ou melhor, recomendação: pelo amor de Deus, não comprem o hackers expostos!! :/

Gente do céu, meu amigo pegou esse livro na biblioteca da FURB e eu peguei pra ler algumas páginas pra ver se era igual a todos os outros.. Olha, fiquei mais ou menos 30 minutos foleando esse livro, no final cheguei a uma só conclusão:

Não passa de outro livro hacker com textos copiados da net! Querem uma prova disto? Peguem ALGUNS VÁRIOS títulos de capítulos do livro, e digitem no google... os textos que você encontrarão seram 90% iguais :/

Mas isso não é o problema.. o problema é, ou melhor, os problemas são:

- Aborda MUITAS páginas com táticas da era do mIRC em preto em branco para roubar senhas de nicks e essas coisinhas ...

- Querem saber como se tá um take over em um canal? .. hmm, depois de ter lido esse livro, eu aprendi! Fiquem ligados na explicação: primeiro você entra no canal, depois, tente ser prestativo, ajudando os users e se possível até chamando.. mais ou menos uma semana depois, fale com um operador e... Preciso continuar a descrever??? =/

- Trata de sistemas muitooooooooo antigos.. Slack 3.x e por ae vai!

- Bugs? Vulnerabilidades? a sim, eles sitam umas aí que já existêm pelo menos 10 versões com patchs depois das que eles dizem!

.... E é isso e mais um pouco!

Não estranhem minha revolta assimilada a minha crítica.. digo isso tudo porque quando tinha 13 anos comprei um livro intitulado "alguma coisa que não lembro Hacker" ... Nossa, eu era o hacker naquela época.. ou melhor, naqueles 40min que lia o livro.. até que: fui aplicar algumas técnicas e me deparei com as versões, por exemplo..


E é isso gente... nada contra os autores, ou o autor.. nao conheço! Mas eu já dei uma olhada nesse livro, e o que falo, com certeza alguém irá contradizer, mas esta é a minha opinião..

Querem realmente aprender segurança? Comecem entendendo como se configura o seu daemon.. depois, aí sim, procure algum livro que te diga: aqui tem tal falha, e então, você corrige.. pelo menos comecei assim!

Desculpem pelas críticas, mas, é isso o que penso...!

Abraços!


» Cabral Bandeira () em 03/06 00:00

Tipo sempre fui egoista se falando nisso, mais como o site e o forun me são de grande ultilidade, quando for irei comprar pelo banner :P


» Marcos de Souza (mds) () em 03/06 00:03

Agora, então, falo sobre um dos livros que já li sobre segurança e indico:

Segurança Máxima para LINUX, autor: anônimo.

Li este livro com o intuíto de MELHORAR a configuração dos meus servidores, e não dew configurá-los. :)

[]´s!


» Cabral Bandeira () em 03/06 00:03

Esqueci, Augusto passe para nós a lista de livros GNU/Linux que vc possui, aqui mesmo no comments.


» Marcus Grando () em 03/06 00:05

Um livro que achei muito bom é o "Desvendando segurança em redes", muito bem escrito, não achem que é uma abordagem muito excepcional, mas vale a pena.

Sem flames também.

Abraços


» Marcus Grando () em 03/06 00:09

Ah, só mais uma coisa, quando foi lançado a muito tempo atraz o livro "Hackers Expostos - Segredos e Soluções para a Segurança de Redes" foi bem avaliado, mas não agora depois de muitos avanços na área questionar a legitimidade do livro não vem ao caso. não deixa de ser um Best Seller.

Abraços


» Marco André () em 03/06 00:27

Recomendo o livro Segurança e Prevenção em Redes do Stephen Northcutt. É um livro sério sobre segurança e dá uma boa base de TCP/IP. Foi escrito no estilo do TCP/IP Illustrated do Richard Stevens, utilizando o tcpdump e o snort para demonstrar os comportamentos normais e anormais dos protocolos.

Segurança Máxima também é um livro que me surpreendeu. Achei que era mais um livro de hackers barato, mas é um livro sério.

Secrets and Lies, traduzido como Segurança.com, do Bruce Scheneier é também um excelente livro de segurança.

E se o assunto é Criptografia e Segurança em Redes, recomendo o Cryptography and Network Security do William Stallings.


» Tiago Cruz () em 03/06 09:39

Não gostei do primeiro volume do "Hackers Expostos", era só NT/ Novell/ Unix :-(

Mas pior ainda é o que sempre está nos "10 mais" da Info Exame (outra sem comentários), acho que é "Manual Completo do Hacker". É uma *&*$%&%(*(*&


» Marcos de Souza (mds) () em 03/06 10:38

Concordo com você Tiago. Já andei lendo o Manual Completo do Hacker e também foi uma tragédia...

Todos esses manuais hackers, reservam mais ou menos 15% do livro para IRC! Não entendo isso... se querem vender o livro, por que usar uma estratégia destas?

É lamentável...!


» Marcos Laureano () em 03/06 11:19

Este negócio de sempre falar de IRC é explicável, que compra este tipo de livro são os candidatos a lammers (entre 14 e 17 anos) que aprendem a sacanear com IRC e se acham o máximo.

Livros bons sobre segurança e programação para unix:
- ADVANCED PROGRAMMING IN THE UNIX ENVIRONMENT, UNIX NETWORK PROGRAMMING, V.1 e V.2 todos do W. Richard Stevens

- SEGURANÇA DE REDES do Thomas Wadlow

E quase todos os livros sobre segurança da Editora Campus.


» Augusto Campos () em 03/06 11:44

Eu li tanto o Hackers Expostos quanto o Segurança Máxima quando saíram as primeiras edições deles, antes da tradução pro português. Achei os dois super bons, mas concordo que para levá-los a sério a pessoa tem que ter lido outras coisas antes :)

Ambos tem um grande potencial para maus usos também, só que eu acho que isso não basta para desqualificar um livro - o mesmo pode ser dito de ferramentas como o nessus e o nmap, por exemplo, ou de livros cuja seriedade não se questiona, como o Practical Unix and Internet Security (do garfinkel com o spafford).

Em resumo, o que eu acho sobre esse tipo de livro é que eles te oferecem um conhecimento - saber como usá-lo depende do seu background. Você pode vê-los, por exemplo, como uma grande coleção de falhas para explorar, ou pode vê-los como uma grande coleção de falhas que 100% dos script kiddies terão condições de conhecer e tentarão usar contra você.

Para completar, existem muitos livros piores nesta área, que eu não recomendaria nem se ganhasse 50% da renda ;-) Estes dois até tem conteúdo aproveitável, atualizado, bem escrito, bem pesquisado... Só porque os script kiddies podem vir a gostar deles, não quer dizer que gente séria também não possa ganhar algo com a sua leitura :-)


» AngusYoung () em 03/06 12:20

Seguindo as dicas do Marcos Laureano, eu recomendo:
Linux Socket Programming do Warren W. Gay.
BTW, to louco para conseguir esses livros do W. Richard Stevens ... foda é o preço.


» alexandre () em 03/06 14:37

seguindo o conselho do augusto, comprei livros da oreilly há mais de três anos atrás.
são bons? sem duvidamente.
na minha opinião, que não vale para todos, a oreilly deveria ser adotada como default para usuários linux.
ainda não encontrei livros melhores para administração de sistema que esses.
hasta.
a.


» Fabiano Rech () em 03/06 16:06

Indo contra todos os comentearios, o Hackers Expostos "Linux", é bom, tem uma material não tao abranjente mas um didática boa, serve como estimulo.


» Marcos Laureano () em 03/06 23:40

Angus,

Os livros do Stevens estão com um preço bom na Livraria Cultura (dá até para fazer em 3 vezes no cartão sem juros).

Augusto, desculpe a propaganda para o concorrente... ;)


» AngusYoung () em 04/06 09:57

Obrigado pela dica Marcos Laureano ... vou dar uma olhada no site.


» Diego Pires () em 17/06 12:46

Gostaria de perguntar ao Marcus Grando, sobre o livro Segurança Maxima, se é um livro pra quem domina Linux e Windows ou pra iniciantes tbm, pois sou mto novo no mundo Linux e tenho um bom conhecimento em Windows.

Obrigado!


» roberto () em 25/11 13:01

dae... eu entro nu irc e queria saber se tu poderias me ajudar cm alguns truques e tals... eu sei u basico, mas eu queria saber mais... por exemplo sei esse papo de derrubar usuario e tals roubar nick invadir, mas eu keria saber roubar canal e outros programinhas pra hakiar home page... nao pra eu fzr o mal, e sim pra mim aprender pq eu sempre tivemuita curiosidade... poderias me ajudar? manda um e-mail pra mim obrigado...


» gabriel () em 26/11 14:55

quero um programa pra roubar senhas dos nicks no mirc..sera que é possivel ?? ou me deem macetes para eu aprender por favor..estou desesperado..obrigado


» BrUno () em 21/07 04:05

quero 1 programa para rouba nick e canal do mirc
da rede virtualife


» Thiago () em 22/07 00:25

Queru um programa para roupar senhas de nicks e canais !! isso e possivel ??


» SlimShady () em 21/08 21:18

Preciso roubar a senha de um canal no mirc e nao sei como, alguem poderia me ajudar? Por favor, é urgente para limpar minha barra!


» César () em 07/09 23:32

Opa, tambem sei um poko de hackerismo alguns take over no mirc, mas nada banais gostaria de saber algum q pudece banir todos e pegar op... agradeço desde já:)


» Marcelo () em 26/09 17:37

to precisando muito de um programa que faça voce banir quem quiser de um canal do mirc.
to precisando muito mesmo
desde já agradeço, e muito


» Rafael () em 17/10 04:10

Eu queria um programa que desse para roubar nicks e senhas e q desse pra faze o user cair!preciso uirgentissimo para qualquer rede de MIRC!


» Rafael () em 17/10 04:11

Eu queria um programa que desse para roubar nicks e senhas e q desse pra faze o user cair!preciso uirgentissimo para qualquer rede de MIRC!


» Rafael () em 17/10 04:14

Eu queria um programa que desse para roubar nicks e senhas e q desse pra DERUBAR O USER!preciso urgentissimo para qualquer rede de MIRC!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.