Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

SAPDB e MySQL em processo de união

Notícia publicada por brain em maio 26, 2003 11:56 AM | TrackBack


Alexandre Figueiredo (afigueiredo@o2.net.br) disse: "Saiu no Yahoo que 'A maior produtora de software da Europa, SAP, desistiu de seus negócios com banco de dados e vendeu os direitos comerciais de seu produto SAPDB para a desenvolvedora suíça MySQL AB.'"

O artigo da edição online da revista Heise dá a notícia sob um ângulo bem diferente: nada de desistência, o que está acontecendo é uma união de forças. Qual dos dois estará correto? Veja também a discussão do Slashdot.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Carlos () em 26/05 14:43

Isso foi demais,

Não gostei nem um pouco dessa notícia, agora que comecei a investir tempo e dinheiro nesse banco de dados e eles(SAP) desistem de evoluir o produto. não tem como eles fazerem integração do Mysql com o SAPDB, são estruturaS totalmente diferentes, agora eu pergunto, quem vai morrer primeiro? o MySQL ou SAPDB para batizar o novo nome? O que poderá ser usado pela equipe do Mysql é apenas as idéias que estão codificadas no SAPDB, é certo que o Mysql não é tão recomendado para empresas de grande porte quanto a outro DBMS no setor, mas não vejo um release dessa junção em menos de um ano, isso vai ficar enrolado igual ao NetScape que até hoje não evoluiu com esse Mozilla, a não ser corrigir bugs e fazer ser compatível com os plugins que saem constantemente.

Acho que quem vai sair ganhando nessa é o público do PostGreSQL e o Firebird que tem objetivos bem definidos e já traçados para os próximos releases. O Mysql é popular, mas tem muito remendo para fazer ele ser comparável ao outros, espero que daqui uns 2 ou 3 anos tenha uma versão definitiva do produto com a tecnologia do SAPDB embutida, bão, de qualquer forma vou jogar fora o SAPDB e ficar com o PostGreSQL e o Firebird.

Carlos.


» Augusto Campos () em 26/05 14:50

Eu acho prematuro tomar uma decisão como essa sua, Carlos, baseado apenas nas notícias contraditórias disponíveis até o momento. Imagine, por exemplo, que os desenvolvedores do MySQL apresentem nos próximos dias um roadmap explicando como pretendem incorporar a tecnologia do sapdb ao seu banco?

Eles ainda não anunciaram nada concreto, acho que vale a pena esperar para julgar só depois.


» Alexandre Figueiredo () em 26/05 15:04

Acho válida a notícia.
Primeiramente, a 'A maior produtora de software da Europa' passando para o MySQL, o mais popular dos bancos de dados, é uma grande revolução.
O que eu percebo, com notícias desse tipo é que "muita gente grande" está tendo bons olhos para o Linux.
Claro que, em meio a notícias da SCO, essa da SAP é uma beleza. Se não me engano, em um passado não muito remoto, a SAP portou suas aplicações para Linux.
Agora, como disse o Augusto, vale a pena esperar por um roadmap. Parece até acionista da bolsa de valores, só presta atenção em boato. :o)


» Carlos () em 26/05 15:23

Não acho que a MYSQL AB vai manter o SAPDB como está, eles vão alterar tudo isso, sob o nome deles também não acho que vai ter uma versão tão cedo, eu suponho que dentro de 2 anos vai ter um beta ou um release candidate, a não ser que contrate a equipe da SAP. E os conhecimentos já investidos no SAP, irão ser mantidos, ou terei que aprender tudo de novo?

Mysql é popular, mas não é robusto, usa plugins para conseguir características que já são nativas em outros. a SAP jogou fora o SAPDB porque não dá lucro, para 20.000 clientes do ERP R3 apenas 1000 usam o banco de dados SAPDB, então pensaram, porque manter isso? vamos passar para outro se quiser tocar isso, e também não vi uma comunidade de peso em cima disso, espero que outros que trabalhem lá e que talvez venha a sair façam um fork disso e mantenham o produto como aconteceu com o InterBase.


» Augusto Campos () em 26/05 15:27

Por outro lado, talvez as coisas aconteçam de maneira diferente. Que tal esperar pelo anúncio? Nada contra a sua futurologia, eu acho que até tem alguma chence de você acertar. Mas... esperar pelo roadmap parece mais adequado.


» Oliver Pereira () em 26/05 15:51

Bom quanto a noticia eu tb esperaria um pouco mais antes de tomar alguma decisão.Pois ainda não se sabe nada, e existem um universo de possibilidaes.Só um esclarecimento quanto ao Mysql
não sei se quem critica já testou o Banco para ter estas opniões.Para min falar que um produto não é bom sem efetivamente testa-lo é coisa de cara que usa Windows, que só usa produtos Microsoft porque o que não é acham que não presta.
Concordo que não tem todos os recursos do Oracle ou de um DB/2,mais não é tão fraquinho assim principalmente se rodar em linux o que da muito mais performace ao banco.
Eu utilizo em todas as minhas aplicações e não são poucas e ele tem se comportado muito bem.
O postgres ou o firebird são muito elogiados mais o postgres para instalar no windows é um parto e o firebird é bom mais falta muito a nivel de recurso de documentação e aplicações.Comparando ao MySQl que qual quer provedor de internet pode te oferecer acesso, fora que na versão 4 ele evoluiu muito.Dem uma olhada no Slashdot, e vejam algums comentários.

no flames


» Augusto Campos () em 26/05 15:55

Eu acho que atualmente o MySQl e o PostgreSQL são campeões no que diz respeito ao potencial de criação de discussões "o seu é pior que o meu" :-)

Vale o mesmo recado de sempre: resistam à tentação de responder a esse tipo de comentário ;-)


» Carlos () em 26/05 17:10

Augusto,

Faz 6 anos que uso InterBase no Linux, desde a versão 4.2, afinal o InterBase existe há 20 anos ou menos se não me engano, e migrei pro Firebird faz um ano, sobre a documentação, ele tem e muita, toda a base do InterBase serve pra ele, não há diferença nenhuma em relação ao InterBase, há várias bibliotecas para acessá-lo, php, python, perl, Delphi, Kylix, C++ Builder, Java e outras, ele só não foi amplamente usado nos provedores, por que antes era comercial e faz dois anos que começou a ser Open Source, tem recursos que outros Database não possuem e é fácil de instalar e configurar. Como sabes o Firebird é um fork do InterBase, eu não uso Mysql pelo mesmo motivo que muitos não usam, na época e acho que ainda hoje não tinha stored procedures e triggers, bem como Sub-Selects e outros recursos que o Firebird e PostGreSQL já tem de forma nativa.

Eu venho testando o SAPDB faz uns 8 meses, num servidor Linux Red Hat 7 e vem se portando bem, com front End Kylix e Delphi ambos compilam o mesmo código nas distintas plataformas, uso ambas as plataformas Linux(Servidor) e Windows(Client) e um Linux(Client).

O Mysql sem os seus incrementos não chega perto desses banco de dados em recursos, pude comprovar quando usei apenas ele por si só. Ele fica envenado com os módulos que foram feitos para ele, mas não são nativos, são incorporados.

O Postgresql e o FireBird tem recursos que poucos database open source possui, todos quando falam no Mysql falam na velocidade e facilidade de uso, isto é verdade, mas não quero ficar como antigamente escrever todas as regras de negócio em uma linguagem e sim no Banco de Dados, assim eu tenho independência de Front End, e menos manutenção. Com o PostGreSQL e o Firebird eu consigo isso de forma nativa.

Pra servidor eu uso e recomendo Linux, agora dizer que criticar um produto open source é coisa de usuário Windows é infantilidade. Isso pra quem possui mente e olhos que aponta para apenas uma direção. Tudo tem que ser criticado para que melhore, se está errado vamos melhorar, eu não contribuo com código para o produto, mas eu testo e tenho capacidade de reportá-los aos desenvolvedores.

Se você acompanhar a lista do SAPDB, vai ver as críticas em relação a esta atitude, o pessoal da Mysql não perde nada com isso, aliás, só vai ajudá-los a superar os outros dbms open source, somente os usuários do SAPDB que vão ter que esperar talvez um ou dois anos por um release final com o novo produto, quem sabe não vai nascer dessa junção o MYSAPO, eu rezo por um Fork, já li relatos que isso pode acontecer.


» Augusto Campos () em 26/05 17:47

Só para esclarecer que quem disse que criticar é coisa de usuário Windows não fui eu. Acho que o Carlos se confundiu... :-)


» Carlos () em 26/05 18:03

É verdade, foi engano, foi para o outro camarada, desculpe.

Carlos.


» stinger () em 26/05 19:29

Só para esclarecer que quem disse que criticar é coisa de usuário Linux não fui eu. Acho que o Carlos se confundiu... :-)

http://angola-security.tk


» Krishna Pennacchioni () em 26/05 22:03

Olá Pessoal,

Trabalho com SAPDB a alguns anos, contudo não posso deixar de ser pessimista nesta transação SAP/MySQL, sem rollback :-)

Vocês se lembram da união DB2 com Informix, o que aconteceu com o Informix?

Rotas possíveis:

1) disponibilidade de um programa para migrar usuários SAPDB para MySQL.
2) MySQL interpretando SQL ORACLE (opção no sapdb)
3) MySQL interpretando SQL INTERNAL (nativo sapdb)

Na minha opinião o que mais interessa no SAPDB é a compatibilidade com SQL ORACLE

Já coloquei os santinhos de plantão para trabalhar.

PostgreSQL olha eu aqui de novo :-))

Até mais pessoal.

Krishna


» Ricardo marques () em 09/09 09:40

ola, estou precisando de muitas informações a respeito do SAPDB, para trabalho de faculdade. se alguem puder me ajudar indicando um site onde posso buscar estas informações serei muito grato.
terei que apresentar este trabalho e nunca trabalhei com banco de dados. obrigado.


» Ricardo Espindola () em 15/09 13:59

Aos colegas que vem "criticando" a união SAPDB - Mysql, gostaria de convidá-los a ler o projeto de união destes produtos em ambos os sites. O que ocorrerá na verdade é o desenvolvimento de um produto chamado MaxDB que continuará mantendo a estrutura e características do SAPDB, porém com a conectividade e facilidades do Mysql em relação a ferramentas e protocolos.

Será um sério concorrente aos bancos de dados "comerciais", pois o SAPDB foi o único banco de dados opensource a suportar uma base de dados com 3 milhões de registros. Efetuamos testes com Postgres, Mysql e outros porém em nenhum caso o resultado foi satisfatório.

Com o SAPDB rodando em 2 servidores Dell (2400 e 6300) com Linux da Conectiva, estamos sem dar "shutdown" no banco há mais de um ano...

Abraços a todos e confiram as últimas notícias sobre este robusto banco de dados em www.sapdb.org e www.mysql.com


» Helvécio Oliveira () em 23/11 13:01

Pessoal,

Sou um engenheiro metido a analista. Todos sabem que esta não é boa combinação para produzir sistemas elegantes. Mas lá vai minha opinião....

Atualmente, tenho que desenvolver sistemas rapidamente, com quase nenhum recurso. Estou utilizando o MySQL em conjunto com o Access.

Motivos:

- O Access me permite desenhar as tabelas com uma facilidade muito grande. Depois só exporto para o MySQL via ODBC e acerto os detalhes com o phpMyAdmin.

- O Access tem o recurso de linked table, que me permite operar via ODBC, as tabelas do MySQL, como se fossem nativas do Access.

- O Access tem uma ferramenta QBE (Query by Example), tão boa e simples de operar, produzindo consultas complexas, relacionando múltiplas tabelas, sem nenhum esforço. Dependendo da consulta resultante, levo horas para converter o resultado para a sintaxe do MySQL.

- O Access produz views complexas, e em cascata, que muitas vezes são atualizáveis. Tem UNION (que até a pouco o MySQL não tinha) e SUB SELECT.

- O Access me permite armazenar views e consultas parametrizadas, suprindo em parte a falta de views e stored procedures no MySQL.

- O Access tem o recurso de consultas Pass-Through, que permitem consultar uma tabela linkada, na sintaxe nativa do banco acessado. Logo, posso utilizar funções e recursos nativos do MySQL.

- Via asp ou php, acesso o Access, que está fazendo ponte com o MySQL.

Conclusão:

- Interoperabilidade é a palavra chave. O Access tem uma boa interoperabilidade com o MySQL, graças ao MyODBC e às Linked Tables.

- O primeiro ponto que vai ser atacado pela MySQL AB, é o da interoperabilidade. Um MySQL e um MaxDB, poderão estar trabalhando num esquema de Master / Slave.

- Com isto, é possível por exemplo, deixar o MySQL, como Master, e o MaxDB como slave. Para produzir relatórios complexos, você pode utilizar os recursos do MaxDB.

- O protocolo do MySQL, será implementado no MaxDB, permitindo utilizar o phpMyAdmin, para operar o MaxDB por exemplo.

- O MaxDB, além de ter todos os recursos de uma base como o Oracle, tem o Sql Studio, com uma QBE similar a do Access.

- Logo, acredito que vamos ver um futuro de prosperidade para o MySQL + MaxDB.

- Se eles já fossem interoperáveis, poderia abandonar o Access.

- Só deixo o alerta de que o MaxDB é uma aplicação muito mais pesada que o MySQL. Em um Atlon 2G com 512M, cheguei a levar dois minutos para criar uma instância de banco.

Abraços,

Helvécio


» Marcelo () em 09/01 21:32

Ola pessoal.
Tenho duvidas com relacao a data base

Qual a diferença entre, mysql, PostgreeSql e Microsoft SQL(além do preço)... seria Velocidade???, estabilidade?? "Codificação??"
O que vc`s recomendam?


» jose () em 22/03 21:33

Caros

Sou leigo no universo BD e gostaria muito de saber, vantegens devantagens, de alguns dos bd, mais utilizados, mysql, access,oracle, sqlserver..etc


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.