Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novidades no site

Notícia publicada por brain em maio 21, 2003 02:12 PM | TrackBack


Hoje temos uma série de assuntos para comunicar a vocês, e para discutirmos. Conto com suas respostas via comentários da notícia (se for público) ou via formulário de contato (se for particular). Vamos aos tópicos:

a) Publiquei hoje na nova área de tutoriais os primeiros dois artigos sendo movidos da antiga área; um sobre User Mode Linux (virtualização do sistema) e o outro sobre a instalação de scanners Videocompo via porta paralela - sendo que este segundo passou por ligeira atualização de conteúdo também.

b) Estou pensando seriamente em acrescentar um campo "Seção" às notícias (exemplos de seções possíveis: kernel, atualizações, segurança, mercado...) , e aí incluir um pequeno ícone para cada uma delas. Vocês acham que ajuda ou que atrapalha? Minha preocupação é que o grande volume de notícias que tem sido típico ultimamente dificulte que cada usuário encontre as que lhe interessam.

c) O prof. Marco André, um dos articulistas do site, tem insistido na idéia da criação de uma lista de discussão por e-mail, associada ao Linux in Brazil. Eu gosto de listas, desde que não tenha que administrá-las ou moderá-las ;-) O que vocês acham da idéia?

d)figura Ontem dei uma rápida olhada nas estatísticas de acesso ao site, e notei que muitos de vocês ainda acessam pelo endereço antigo. Ele ainda funciona, e eu espero que continue funcionando por muito tempo, mas atualmente trata-se de um redirecionamento, e me dificulta um pouco a análise do que vocês procuram no site - algo que é importante para mim e orienta na escolha dos artigos que são publicados, etc.

Assim, se vocês não mudaram ainda seus bookmarks ou não decoraram a URL br-linux.com porque não se importam com a demora extra do redirecionamento, por favor façam isso para facilitar a minha vida :-) E quem tem sites com links para cá, por favor ajustem também!

e) Agora uma ótima notícia, para compensar o pedido acima: a Livraria Tempo Real (já visitaram o novo site deles? Ficou bem legal, não resisti e já estou pedindo de lá 3 livros sobre LDAP...) e a LinuxMall se juntaram à World Training e a mim mesmo no patrocínio dos prêmios que vamos distribuir aos usuários para comemorar os 7 anos do site em julho. Já deu para perceber que vai ser uma boa quantidade de brindes, né? Aguardem novidades neste sentido.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» toledo () em 21/05 14:26

Muito bom a Área de Artigos e Tutoriais. E a idéia de colocar ícones não é ruim, mas é típico de PHPNuke. Seria interessante outra idéia para diferenciar as Seções.
Quanto a idéia de uma lista, não gostei. Já existem muitas, e com nível muito baixo. É necessário um bom moderador para manter o nível de uma lista. É muito difícil encontrar hoje em dia uma lista com um bom nível.

Eu, como um leitor diário do site ha alguns anos, deixo minhas opinioes e meus Parabéns.


» Marcos Laureano () em 21/05 14:35

As idéias são boas, menos a de uma lista de discussão, como disse o colega Toledo, é um preciso um moderador muito bom para evitar e contornar problemas com os participantes.


» Marcus Grando () em 21/05 14:36

Ola,

1. Acho que independente da quantidade de noticias deveria pelo menos ficar na página principal os últimos 3 dias, pois tem gente que não visita diariamente e seria mais fácil verificar as noticias no site principal do que ficar procurando outras páginas.

2. Uma lista é legal, desde que não tenha engraçadinhos mandando email de criancinhas desaparecidas e outros SPAMs afins...

3. Sobre os icones sobre as notícias acho que não tem importância, sem eles melhor, carrega mais rápido, acho que todo mundo sabe ler o título né, não precisa ficar vendo figurinhas...

Abraços e parabéns...


» CBandeira () em 21/05 14:37

Ai e uma boa ideia essa de fazer uma lista de discursão por e-mail, www.grupos.com.br e uma ideia la tem que como fazer um grupo o que acha Brain, putz 7 anos vi um 96 ali mais num fiz as contas e que tem um carambeque 96 acho ele novo putz e tempo pacas, tipo poderia sair alguma coisa sobre FreeBsd na pagina.


» Julio () em 21/05 14:52

venho sempre apoiando as mudanças no site, mas gostava mais do formato antigo da pagina de tutoriais . Do jeito que está, por data fica mais difícil de achar o que quero .


» Augusto Campos () em 21/05 14:54

Julio, assim que tiver uma quantidade de tutoriais que permita os testes adequados, vou voltar a incluir um índice por assunto - fique tranquilo.


» Arlan Souza () em 21/05 15:05

Achei que a área de tutoriais e artigos está carregada demais. Na verdade, esta nova área é simplesmente uma repetição da área de notícias (página principal) em que se incluiu o link LER A ÍNTEGRA DO TEXTO.

Na minha opinião, esta adaptação não pode ser tão direta. Um repositório de tutoriais tende a crescer muito, pois não ocorre o descarte, como acontece com as notícias. E também, ao menos a página incial do repositório, tem que ser enxuta para facilitar a busca dos tutoriais, do contrário o usuário teria que necessariamente fazer uma busca com um "engine".

Sugiro pelo menos a retirada daquela data cinza imensa que fica acima do título de cada tutorial.


» Bogo () em 21/05 15:07

Na seção de notícias, acho desnecessário ter figuras. Afinal, todos sabemos ler.
Quanto à lista, como já disseram o Toledo e o Marcos, é uma boa se tiver um moderador. Se os comments já dão (ou deram) dor de cabeça, imagine uma lista!!
No mais, tudo 10!!! Parabéns pelos 7 anos do site!


CBandeira:
Você está bem??? Não entendi nada do que você escreveu!!!


» Marco André () em 21/05 15:37

Olá

Na verdade, minha proposta não foi a de criar uma lista de discussão, mas sim criar uma forma para que as discussões continuassem por mais tempo. Percebo que muitas discussões boas acabam por que as pessoas não voltam a verificar o que os outros estão escrevendo. Novas notícias vão surgindo, e as antigas discussões ficam pra trás.

Depois, discutindo com o Augusto, acabamos chegando a conclusão de que este tipo de recurso leva a isto mesmo, e que as pessoas estão satisfeitas com isto. Quando aquele tema antigo aparece de novo numa nova notícia, reinicia-se a discussão.

Apesar disto, pedi, e o Augusto colocou, uma melhor descrição na Seção "Comentários Recentes", informando de qual notícia é o comentário. Só falta agora criar uma oura página, com um número maior de itens nesta lista, para aqueles que tem interesse em acompanhá-los.

Achei pertinente a sugestão de deixar mais dias de notícias na página principal, só que acabaria deixando seu carregamento mais lento. Acho que o melhor neste caso é ir na Seção "Notícias Antigas" e clicar no mês corrente.

Tem duas sugestões que eu fiz ao Augusto e que quero colocar à apreciação de todos.

A primeira é que a página tenha um refresh, de talvez meia hora, para que quem mantéma a página aberta o dia todo pudesse estar vendo as novas notícias e comentários entrando. Vários sites de notícias utilizam-se deste recurso.

A segunda é que cada notícia tivesse a opção de "Enviar para um amigo". Poderia enviar apenas o título e o link da notícia. É comum eu ler uma notícia e lembrar de alguém que gostaria de lê-la.

É isto.

Parabéns ao Augusto e a todos nós que fazemos este site.


» Eri Ramos Bastos () em 21/05 15:49

Quanto à separar os assuntos na notícia com um ícone, acho uma idéia legal.Vide Slashdot. Quanto vejo um pinguim, vou direto lá.
A idéia de uma lista não parece ser muito boa, visto que já há muitas que já tem por ai.

[]'s
Eri Ramos Bastos


» noname () em 21/05 16:30

Primeiramente parabens pelo site.

A minha sugestao eh para que sejam publicadas noticias de qualquer sistema que tenha a ver com software livre, como freebsd, netbsd, openbsd, etc.

Acho que seria legal para o site e daria oportunidade para os leitores estarem conhecendo e aprendendo sobre diversos sistemas.


» _neon () em 21/05 16:58

Seria interessante as seções que vc colocou ali
kernel,etc.Com mais colaboradores tornaria o seu site mais completo e seria o melhor site de linuxbr :-).


» _neon () em 21/05 17:06

Desculpe esqueci de citar meu comentario em relação a lista de discusao por email.tornase uma coisa muito chata alem de demorada um lista de discusao por email e quase sempre as duvidas são muito semelhantes.
seria uma boa poder colocar as duvidas nas seções
que estamos procurando tipo:
kernel..uma lista de discusao la
segurança..etc...
tornaria mais facil de se comunicar com os usuarios para tirar duvidas etc.


» Augusto Campos () em 21/05 17:25

Vamos a uma rodada de respostas. Primeiro comentários específicos, e ao final os genéricos.

Marcos Laureano: Eu tinha pensado em ícones bem diferentes dos usados pelo PHPNuke e pelo Slash - um ícone pequeno à esquerda (ou à direita) do título da notícia. Mas você acha que ser semelhante ao PHPNuke é algo que deva ser evitado? Tem muita coisa que eu não gosto no PHPNuke, mas eu não acho que ele seja necessariamente um mal da humanidade ou algo assim.

Marcus Grando: Atualmente estão na página os últimos 4 dias - dois por extenso e dois na lista de "artigos recentes". Eu acho que deixar três dias por extenso prejudicaria quem visita a página com maior frequência, pois aumentaria consideravelmente o volume a transferir.

Arlan: Como eu já respondi ao Júlio, o novo índice por categorias (similar ao antigo) só não está disponível ainda porque há uma quantidade muito pequena de tutoriais no novo formato ainda, não enche nem a primeira tela. Fique tranquilo, que haverá uma categorização similar à anterior, só que melhorada ;-) A data cinza imensa permanecerá no índice por datas, naturalmente.

Prof. Marco: A listagem mais extensiva de comentários vai sair (algum dia). Eu tinha te convidado pra moderar uma "editoria" de dicas, tu pensou no assunto?

Noname: sempre que me indicam uma notícia sobre FreeBSD, BeOS ou o que seja, eu considero para publicação assim como considero as notícias sobre Linux. Claro que não publico todas, assim como não publico todas as de Linux - mas também não as rejeito logo de cara. O que ocorre é que o pessoal realmente indica poucas notícias sobre estes sistemas, e eu pessoalmente não as acompanho de forma tão direta quanto acompanho o mundo Linux.

_neon: minha luta não é por ser o melhor de todos, mas sim por ser tão bom quanto possível :-)

Quanto à lista, parece que a comunidade tende a ser contrária. Vocês acham que a quantidade de notícias postada diariamente está boa, ou que precisaria ter mais?


» pizza () em 21/05 18:08

Acho as idéias interessantes para incrementar o site. Quanto a lista de discussão eu acho que só é válide se tiver uma moderação. COmo você mesmo já disse que não tem tempo, acho melhor nem criar.


» Cadu () em 21/05 18:18

Augusto e equipe,
Parabéns pelo site! É o único site que eu visito todos os dias ( sem exceção! ).
Sobre os ícones: ficaria legal, mas um pouquinho menos leve . . . :)
Sobre a lista de discussão: Se for analisar a justificativa do Prof. Marco, seria uma boa idéia, pois os comentários interessantes seriam discutidos alí por mais tempo. Mas por outro lado, comentários não legais também seriam discutidos por mais tempo . . . :( Também acho que já existe um bom número de listas de discussão sobre Linux.
Sobre a página de tutoriais, achei muito legal, mas tenho algumas sugestões ( que, pela lógica, em um futuro próximo vão existir ):
- Um sistema de busca, para procurar nos tutoriais e artigos o que realmente eu quero saber;
- Uma separação por assuntos ( que tu já disseste que vais colocar ).
Sobre colocar informações sobre BSDs: É interessante, mas acho que foge um pouco do escopo do Site, que é oferecer "serviços" sobre o Linux ( O próprio nome já diz: Linux in Brazil ).

Acho que é isso.

Mais uma vez PARABÉNS!

Cadu


» Jair Gomes () em 21/05 18:37

Cara, na boa, nao sei como a M$ tem coragem de continuar atacando o linux...

Participo do Linux in Brazil já faz uns 4 anos, e cada vez me impressiono mais com a capacidade do sistema.

Já vi de tudo: Sistemas de segurança, sistemas de alta disponibilidade, implementações científicas, poderosas suítes de escritório, e até jogos...

É, realmente é impressionante...

Hoje, achei uma coisa que me impressionou bastante: Um webgame em tempo-real, multiusuário rodando num Linux RedHat 7.3 com postgresql, tudo feito com tecnologia java. O tema do jogo é espacial. (http://www.mycgiserver.com/~verusdominus/conquista.html)

Outra coisa que ainda me impressiona é a velocidade com que o PHP tem crescido, e temos vários exemplos de sua plena aplicação (http://www.invisionboard.com).

Não bastasse isso, temos outros vários exemplos relacionados à segurança (www.linuxsecurity.com.br)...

No fim das contas, temos muito a agradecer por ter um sistema tão poderoso, e um site tão bem administrado com o Linux in Brazil.


» João Melo () em 21/05 18:39

Olá,

Parabéns ao Augusto e a comunidade pelos 7 anos do sítio LIB!!
Penso que ao invés de acrescentar o campo "Seção" às notícias, o interessante seria ter um atalho do tipo "Notícias Relacionadas", até para que se pudesse acompanhar o desenrolar de determinado assunto e seus comentários.
Nunca acho demais cada vez mais notícias sobre software livre. :^)
Quanto a lista, não tenho opinião formada pois não participo de nenhuma.

Vida longa ao LIB e sua filosofia!!

[]s


» Rovani () em 21/05 20:32

Acho que deve-se manter a lista de notícias recentes, inclusive corrigir o bug que as notícias somem no final do site...
Porém a redistribuição após determinado tempo, deveria ser por assunto e não por dia da publicação...
De resto o site ta 10xE23...


» Julio Cesar de Andrade () em 21/05 23:23

Po, em relação ao endereço antigo, as pessoas só vao parar de usa-lo quando nao houver mais redirecionamento. Enquanto isso nao acontecer, fica dificil, pq os usuários mais antigos desse site realmente se acustumaram demais com o nome, e por exemplo eu, ate uso o endereço antigo, mesmo sabendo ja a um bom tempo que mudou o dominio.

[]'s


» Mike Shigueru Matsumoto () em 21/05 23:42

=========

Oii pessoal, tudo bem?

Augusto, achei suas ideias muito boas.
Acho que colocar um ícone como você quer não vai prejudicar quase nada. Vai ficar melhor na minha opnião.
Sobre o grupo de discussão, acho legal. Só você candidatar algumas pessoas para serem moderadoras.
Tem muita gente que fica na internet o dia todo, que poderia de 1 em 1 hora dar uma olhada nos emails e ver quais mensagens poderiam ou não ser postadas.
Poderia ser criada uma página aonde as novas mensagens fossem visualizadas. Os moderadores que tiverem acesso a esta sessão, escolheriam as mensagens boas, tipo por um checkbox e daria um "submit" nelas.
Assim não teria necessidade de colocar cada moderador responsável por um número determinado de mensagens. Poderia ser enviando mensagens para os moderadores quanto por exemplo já tiver umas 5 ou 10 mensagens sem ser avaliadas.
Acho que isto seria uma boa.
Eu mesmo estaria disposto a ser um moderador, e tenho certeza que muitos mais.
Afinal, eu e muitos visitamos o seu site umas 4,5 vezes por dia. Não custaria nada dar uma olhada neste página de mensagens.
Mais uma coisa: Que tal mandar as noticias/mensagens para as pessoas cadastradas via email também? Pelo menos um arquivo com os temas das notícias colocadas no dia.

Última coisa: Você realmente gosta deste preto no fundo da página?
Eu adoro páginas simples, ( não que a sua seja carregada, pesada ou complicada ), a minha birra é só com o preto mesmo.
Que tal um preto para textos e branco para o fundo? ( tipo o www.noticiaslinux.com.br mesmo )

Abraços a todos.
--
Mike Shigueru Matsumoto
(v) Slackware 9.0 Kernel 2.4.20
/) (\ Linux User: 251981
" " ICQ: 117.267.932


» Mauro Machado () em 22/05 07:58

Prezado companheiro, qual foram os livros de ldap adquiridos e qual o que achou melhor. Estou procurando por um bom livro sobre ldap. abracos . . .


» Rafael Goulart () em 22/05 08:26

Sobre o redirecionamento, sugiro o seguinte. No lugar de redirecionar - o cria uma preguiça natural de corrigir o bookmark - por que não deixar uma página simples, orientando a correção, e com um link para a página correta? Dá também para colocar um javascript para adicionar ao bookmark.

Talvez ajude.
Rafael


» iceknight () em 22/05 08:55

Sobre os icones, gosto da ideia, por a notocia e rapidamente identificada.

Sobre a lista, acho que nao e viavel, temos noticias e um forum ... para que mais ?!

E sobre as noticias, acho que poderiam sim ficar por tres dias mas mostrando so o titulo, sem a descricao, mostrando so a descricao das noticias do dia ou caso nao tenta do dia, a do dia anterior.

No mais esta tudo otimo ... Augusto de onde vei o pinguim que vc colocou na noticia desses cometarios ?

[]´s


» iceknight () em 22/05 08:55

Sobre os icones, gosto da ideia, por a notocia e rapidamente identificada.

Sobre a lista, acho que nao e viavel, temos noticias e um forum ... para que mais ?!

E sobre as noticias, acho que poderiam sim ficar por tres dias mas mostrando so o titulo, sem a descricao, mostrando so a descricao das noticias do dia ou caso nao tenta do dia, a do dia anterior.

No mais esta tudo otimo ... Augusto de onde veio pinguim que vc colocou na noticia desses cometarios ?

[]´s


» Wagner () em 22/05 08:57

Parabéns,

Saiba que sou usuário assiduo do site.
E cada novidade tem sido para um crescimento e isto é muito bom.



» Etore M Junior () em 22/05 13:11

Caracas... deixei de acessar o site por um tempo e quando volto já está todo reformulado.

Gosto da idéia da lista, mas sem e-mails do tipo "envie para todos que vc conhecer".

Como há tempos não visitava o site, não posso opinar sobre as mudanças.

Parabéns.


» djalmir () em 22/05 13:34

Em relação às notícias pq não criar uma área de pré notícias onde vc colocasse todas as propostas q recebe todo dia? neste caso ficaria algo bem simples só com a opção de fazer um ranking e quando atingisse um certo nível seria postada e aberta a discussões. Todos podeiram ir ver o q vc recebeu e votar se é bom para discussão ou não. Com isso a comunidade escolheria melhor o que ler e vc ficaria com menos trabalho.
No mais parabéns pelo site.
[]`s Djalmir


» Tiago Cruz () em 22/05 14:09

Gostei da parte dos comentários que aparecem na página inicial, fica masi facil de ver "onde o lixo ta pegando" :)

Eu acho que separar as noticias por seções e incuir ícones ficaria mais interessante, pois facilitaria pesquisas posteriores...


» Tiago Cruz () em 22/05 14:11

bixo, sorry


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 22/05 17:09

Augusto, se quiser me passar alguma responsabilidade de alguma parte do site que se sinta a vontade. Eu fico quase que o tempo todo na internet e também ficaria muito agradecido em poder ajudar você e a comunidade.


Patola


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 23/05 16:33

De novo os comentários forjados... (acho que não preciso dizer que este último não fui eu) Concordo com o Peter Parker, que em outra notícia diz que um dos maiores problemas é o fato de pessoas poderem se passar por outras aqui. Não aconteceu só comigo.


» Augusto Campos () em 23/05 16:42

Eu acho que existem problemas maiores. Mas eles simplesmente se recusam a sumir :)

Sério mesmo, eu não tenho a intenção de colocar mecanismos de autenticação. Assim como a tua presença aqui é um fato da vida, a presença dos teus stalkers também é. E se eu exigir autenticação pra postar, vão aparecer 1500 patolos, patrolhas e etc, e vão continuar postando besteira.

Prefiro continuar educando a comunidade para não responder aos trolls. Temos menos de 5 trolls/flames por semana, eu acho que estamos indo muito bem sem oferecer nenhum tipo de restrição.


» marco brugiolo () em 27/05 14:51

oi !
estou precisando de um comando de terminal que troque uma determinada palavra por outra em arquivos de texto.
Agradeço aos que puderem responder.


» alex arantes () em 19/08 13:43

tenho que montar dois servidor trabalhando simultanio para que quando der pau na maquina outro entra automatico ...
qual jeito de fazer melhor isso


» alex arantes () em 19/08 13:43

tenho que montar dois servidor trabalhando simultanio para que quando der pau na maquina outro entra automatico ...
qual jeito de fazer melhor isso


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.