Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

LNX-BBC e o novo Kurumin

Notícia publicada por brain em maio 21, 2003 01:20 PM | TrackBack


O LinuxJournal traz uma análise do LNX-BBC 2.1, uma evolução do venerável LinuxCare Bootable Business Card, possivelmente a primeira mini-distribuição de Linux a popularizar o conceito de mini-CDs bootáveis de Linux. A análise é caprichada e chega a dar pressa de fazer o download dos 48MB desta imagem ISO cheia de ferramentas para os usuários experientes de Linux, incluindo tanto aplicativos em modo gráfico (mas sem nada refinado como o ambiente KDE que vem com o Knoppix ou o Kurumin) quanto os tradicionais utilitários de modo texto, incluindo os de diagnóstico e correção de problemas de redes, discos e periféricos e outros mais triviais como links, screen, ncftp, gpm, nano, pico, joe, wc e less. Uma idéia original foi incluir no CD alguns binários de Windows (como o putty, o pscp e o rawrite) para aqueles momentos em que tudo o que você precisa é ter acesso à sua máquina Linux via rede.

Paralelamente, recebi do Morimoto (do Guia do Hardware) dois CDs contendo material relacionado à próxima versão do Kurumin Linux: um deles é a versão beta e o outro contém o Kokar, com softwares adicionais para instalar em micros com o Kurumin. Meu plano era testá-los ontem e escrever uma análise, mas a vida anda corrida. Aguardem a análise para breve!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Carlos Laviola () em 03/07 13:11

O LNX-BBC é realmente muito bacana. Os desenvolvedores são amigáveis e acessíveis também. Perfeito pra situações de emergência e impressionar os amigos :-)


» Benedito Paulo da Cunha () em 15/12 14:46

Estou tentando instalar LINUX ainda que leigo em informatica. Pede-se para baixar os arquivos
color.gz e o bare.i e depois um outro com o nome de rawrite.exe , mas onde encontra-los?
meu telefone 47010987


» Alex () em 04/02 20:50

Aonde serah q eu poderia baixar o kokar?vc poderia me dar alguns links de onde eu possa baixa-lo?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.