Notícia publicada por brain em maio 20, 2003 01:41 PM | TrackBack
Atualmente não podemos passar um dia sem mencionar diversas novidades sobre o "caso SCO" (leia as notícias anteriores sobre o assunto). Hoje temos este artigo de Bruce Perens no News.com comentando o envolvimento direto da Microsoft no caso, e as possíveis implicações.
Este position paper da Open Source Initiative (OSI) não é propriamente uma novidade, mas saiu hoje na Slashdot como se fosse (ao menos ele vem sendo constantemente atualizado e merece uma releitura). Ele é interessante porque rebate uma série dos argumentos apresentados na ação judicial da SCO, fugindo portanto das suposições que aparecem em boa parte das notícias sobre o assunto.
E parece que eu cantei a bola certa ontem ao colocar uma advertência ("Atenção, não se confunda: isto não significa que a MS vai passar a ser dona do Unix, mas sim que ela vai poder usar legalmente o seu código. ") na notícia sobre o licenciamento do código da SCO por parte da Microsoft - não faltaram casos de veículos da imprensa nacional que veicularam a mesma notícia como se a MS estivesse passando a ser a dona do produto - como neste exemplo enviado pela Lililinux em que é afirmado erroneamente que a MS "assume as patentes tanto do Unix como do código fonte".
Essa é uma razão a mais para ler antes o Linux in Brazil, hein? ;-)
Boa parte da "imprensa especializada" mal sabe o que é um computador, quanto mais a diferença entre licenciar e comprar código...
A situação no mercado de informática está preta mesmo... Agora está todo mundo querendo ser comprado pela M$, como a SCO (está mais na cara de que ela quer ser vendida para a M$ do que para a IBM...).
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.
O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.