Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Microsoft disposta a dar Windows de graça

Notícia publicada por brain em maio 15, 2003 04:57 PM | TrackBack


Mauricio Akira Kawamoto (akira@thevear.com.br) disse: " Este artigo do IG e NY Times mostra parte das estratégias da Microsoft para ganhar do Linux, eles estão até dispostos a fornecer o windows de graça! Um trecho do artigo "O e-mail de Ayala afirmou aos executivos que se um negócio envolvendo governos ou grandes instituições parecesse perdido, eles estavam autorizados a recorrer a um fundo especial para fornecer o software com um preço mais barato ou até grátis se isso fosse necessário. Steven A. Ballmer, CEO da Microsoft, recebeu uma cópia do e-mail. O memorando especificamente mencionou o Linux, o ainda pequeno mas emergente programa competidor que não é controlado por uma determinada companhia. "Em nenhuma circunstância nós podemos perder para o Linux", Ayala escreveu. "

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» AngusYoung () em 15/05 17:49

Nossa ... isso que é desespero.


» Jimi () em 15/05 18:21

Tempos atráz, uma organização filantrópica, que trabalha com crianças carentes se não me engano, foi acusada de pirataria. Como a organização referiu-se a falta de verbas para comprar licenças, e comprovadamente teria que fechar as portas se tivesse que faze-lo, a MS informou que não tinha condições de doar as licenças.
Que paradigma desses executivos em !. Deve ser falta de dinheiro. Foi notícia da Info.
Deveriamos ter uma "cruz vermelha" no opensource para socorrer esses casos.


» Xtian Xultz () em 15/05 18:35

Hoje o Linux roda tao bem, obrigado, em minha empresa que mesmo que a MS desse o Windows de graca eu nao migraria para o Windows.


» Manoel Pinho () em 15/05 18:36

Eu acho difícil ela fazer isso agora, mas também não tenho dúvida que faria caso estivesse a ponto de falir.

Acho que seria péssimo para o linux porque a maioria preguiçosa continuaria com o "menor TCO" do Windows (leia-se menos trabalho) e a M$ acabaria compensando no preço dos outros softwares, tal como acontece no mercado de celulares e impressoras jato de tinta hoje, onde o aparelho é quase de graça mas as tarifas e suprimentos compensam.

Infelizmente a maior motivação das pessoas, principalmente no Brasil, é o termo free no sentido de gratuito mesmo...


» stinger () em 15/05 19:46

se me derem de graça eu não rejeito . Venderei por ai , tem tanta gente que gosta do windows . Não queria ver meu pai de 50 anos digitar texto no Vi . Star office ? vivo no terceiro mundo e não tenho net em casa ,fazer o que ? minha solução é :
$elvis --help

Deus me livre


» Marcos de Souza () em 15/05 22:41

Acho que mesmo distribuindo o software de graça, com o tempo o pessoal iria perceber que nada teria mudado... (digo isso em relação a segurança e desempenho) :)


» Cadu () em 15/05 22:44

Pô . . . além de cara de pau, a Microsoft anda meio desesperada! Que coisa, né? Vai entender . . .


» Mandark () em 16/05 00:22

Windows NEM de graça!


» Carlos () em 16/05 00:32

A M$ parece prostituta em final de carreira, necessitando a qualquer custo manter o pé-de-meia...


» Carlos () em 16/05 00:33

teste...


» Leandro Amorim () em 16/05 00:52

Ainda sou um novo usuário do Linux, comecei a migração agora devido a certos bugs do Ruindows
Na minha opinião o Linux por ser mais estável e gratiuto, deve ser Colocado nas escolas para a nossa próxima geração não saber nem o que é "Windows"


» Eder S. G. () em 16/05 00:54

Boa noite a todos os leitores do Br-Linux.

Particularmente penso que a MS poderá distruibuir o Windows gratuitamente, mas de que adiantaria se o mesmo possui o seu código fonte fechado? O que atrai muitos profissionais de Informática ao mundo Linux é a liberdade tanto de preço ($) quanto de uso (posso ver o source do software, portanto, poderei modifica-lo até que o mesmo esteja adequado para as minhas necessidades).

Espero que as faculdades de Informática em geral encherguem o Linux como uma opção, e não como um rival. Se todos os alunos de Info estiverem cientes das vantagens do software livre em relação ao software proprietário, saberão que a melhor plataforma, independentemente de preço é o software livre de modo geral.

Ah como eu gostaria que todos os cidadãos brasileiros pudessem ter as mesmas condições que eu tive de poder estudar... (desculpem-me se parti para o meu lado político de pensar).

Uma excelente sexta-feira a todos os leitores do Br-Linux.


» Anderson () em 16/05 00:56

vcs lembram a tatica que a microsoft usou para "tentar" acabar com o netscape ??? é a mesma coisa...


» ~^Scorpion^~ () em 16/05 00:57

Não me levem a mal, mas o Linux ainda tem muito o que aprender e copiar do Windows em termos de facilidade e e conforto pro usuario, se me derem o Windows de graça pra que eu vou querer o Linux e suas dificulades.


» Abismado () em 16/05 08:19

~^Scorpion^~,

Claro, gente preguiçosa como você nem o windows devia usar. Compra um robô para fazer as coisa para você 8-))).


» Daniel () em 16/05 09:09

Abismado

Resposta típica de um usuário linux...
Que coisa feia!
Essa sua resposta daqui a 1 ou 2 anos, não terá nem mais fundamento, porque TODAS as distro estão implementando cada vez mais facilidades. E pessoas como você não terão mais doque xingar né? Da até dó!
Ai ai...
Eu adoro o Linux, mas odeio os LINUXERS!

Sobre o assunto:
Se for gratuito, melhor ainda, nada que um...
"Zeta Loader:
1-Zeta
2-Windows
3-Kurumin"
hehehehe....
falow!


» Sergio () em 16/05 10:18

Esta semana passei a maior parte do tempo aqui na empresa tentando acabar com um virus que ainda não tem remédio. Isso mostra que enquanto existir o windows, nossos empregos estão garantidos, claro que com coisas absolutamente inúteis, mas estão garantidos. Agora já pensou se fosse o Linux! Não precisaria ficar preocupado com virus, com máquinas que precisam ser reinicializadas toda semana, com sistemas de backup que sempre funcionam. Que coisa mais sem graca!
Será que a M$ não vai comecar a pagar pra gente usar o windows? Ai sim a coisa vai comecar a ficar boa, afinal ela poderia dividir aquela grana toda!


» Marcelo V. F. Menezes () em 16/05 10:31

Olá pessoal, gostei do comentário "Prostituta no final de carreira" rsrsrs...
Se a Microsoft efetivamente adotar esta estratégia, eu acredito também que muitos governos e empresas (que ainda não adotaram/conheceram o Linux) o tenderão a continuar com a Microsoft. Infelizmente existe ainda a impressão (erronea) da adoção do Linux somente para redução de custos (espero eu que isso mude a curto prazo)e não existe ninguém melhor que o governo para quebrar este paradigma, apoiando o software livre e a disseminação de nossa cultura...

Se por algum motivo ($$) o governo venha desistir da adoção do software livre, façamos por nós mesmos. Não simplesmente mostrando que podemos fazer e sim que fazemos melhor...

No mundo globalizado, até o nosso sistema operacional faz parte da cultura de nosso país, assim como toda a tecnologia desenvolvida em volta do mesmo...

Se o Monopólio persistir, teremos então uma única e tirana empresa como ditadora de todas novas tecnologias...
Como os espelhos dados aos índios por Cabral, seremos então meros "manuseadores" de espelhos, enquanto que nossa suposta indústria de espelhos em potencial permanece parada por conta de mentes obsoletas...

Não esqueçamos do seguinte: "Pago ou de graça...o sistema continuará o mesmo. Porém a tirania imposta aumentará..."

Bem, é isso...


» Adilson Oliveira () em 16/05 10:31

Financeiramente, a Microsoft pode distribuir windows de graça porquê o SO não dá lucro. O que dá lucro são os outros programas como o MS Office.
A questão é que legalmente ela não pode simplesmente abaixar estupidamente o preço ou dar o produto que para outros teria um preço. Isso é dumping. Uma coisa é ela amanhã dizer "Windows agora é gratuíto para todos", outra é ela fazer dumping para ganhar clientes.


» Peter Parker () em 16/05 10:48

O XP realmente deu lucro para a MS, embora normalmente seja o Office quem lidere neste quesito. Em termos de facilidade, o Windows ainda é mais fácil de usar, principalmente para o usuário leigo, o que acredito que com o tempo as interfaces como KDE e Gnome irão igualar. Agora, eta comentário besta "se vc quer tudo automático compre um robozinho". Não é este o intuito da computação? Facilitar as coisas?


» Alfa () em 16/05 11:03

Desculpe a comparação.
Acho que essa tática da M$ é a mesma do início de carreira. Acaso vcs conhecem a tática do traficante?
Pois é, ela dá uma amostra e depois, num futuro não muito distante, ela cobrará pelo produto que todos já estão acustumados a usar.
Concordo com o que os outros dizem, o governo tem que se tornar parceiro na mudança de paradigma e não um concorrente/cliente.
Acredito que se o governo desse a oportunidade de desenvolver um SO/Aplicativos para uso nacional, as nossas universidades seriam grandes desenvolvedoras de produtos.
Acretitem, o Brasil tem os melhores programadores, do ponto de vista da criatividade. Mas, o que falta, segundo pesquisas internacionais, é a disciplina.
Disciplina esta a comunidade cobra, de forma indireta. E isso, ajudaria o nosso país a se tornar um dos maiores exportadores de software.
O pior é a M$ e a SCO vim criar caso. O Linux e suas distros podem muito bem viver juntos. A M$ visa um sistema desktop, gráfico e fácil. O Linux, visa servidores e desktops robustos, estáveis, escalonáveis e seguros.
O que vocês escolheriam se chegassem a CIO?
Acho que eu faria igual ao CIO do Pão de Açúcar, Windows! "Nem com .38 na cabeça!"

Abraços a todos.


» Consultor () em 16/05 11:08

Para completar: Vocês sabiam que a versão demo do Win2003 Server é valida por 360 dias?
A versão demo do Win2000 Pro/Server e do SQL Server era apenas 120 dias, se não me engano.
Convenhamos, que máquina windows aguenta rodar mais de um ano com a mesma versão sem um format completo!?
[ ]s


» oriadne () em 16/05 11:56

Grátis travador automático de PC, nem morto!!!


» SdnNv () em 16/05 12:07

Essa tática da Microsoft está descrita no "A Arte da Guerra" de Sun Tzu: quando o inimigo for forte, tente dividi-lo. Ou seja, como as empresas primeiro pensam na gratuidade do sistema operacional, e não na abertura de código (interesse secundário para a maioria das empresas e principal dos programadores), acho que daria uma balançada no Linux.
O problema para a Microsoft é que o GNU/Linux/Hurd está se transformando em objeto acadêmico, ou seja, é mais interessante aprender encima de um código aberto que em plataforma fechada. Talvez a próxima geração de programadores seja formada por especialistas em open source.
Portanto, o GNU/Linux parece ser mais que uma moda, mas uma tendência irreversível, mesmo com a transformação do Windows em freeware.


» Marcos de Souza (mds) () em 16/05 13:25

Olha... se quiserem dar de graça, que dêem...! :) Só uma coisa com certeza posso afirmar: a respeito da facilidade/conforto que o windows oferece aos users, o KDE não deixa nada a perder!!! Principalmente a nova versão, que vem até com um skin todo "redondinho" como no WinXP hehehe :)

;P


» Rafael WOOD () em 16/05 15:01

Nossa!!!!!!!!, o Windows já era muito ruim com um preço aproximadamente de 700 reais, imaginem ele "free" seria uma porcaria...


» stinger () em 16/05 16:32

è preciso encarar a realidade meus senhores . Nenhum executivo , advogado , ou doutor iria perder seu tempo ficando tentar instalar o Linux , e pior com o horrivel suporte que o linux apresenta pior ... É incrivel o numero crescente de Rapazes que ficam idolatrando o Linux e chingando outros sistemas operacionais (até BSD).Eu tenho e uso o slackware , mas não encontrei um unico texto brasileiro que falasse da instalação do GCC passo a passo . Encontrei um texto mas que era de um portugues que me parece neste momento estarem a sair melhor em termos de suporte que os brasileiros . É porque eles falam a serio e demonstram como se faz . O brasileiro(nem todos) tem a mania de abrir a boca e não demonstrar factos tecnicos , não adianta falar de
usar pkgtool , ou make , make install ,não dava e eu era um user novo do linux , grandes sites como guia do hardware não têm NADA que fala disso e vocês querem falar em suporte ? meus caros , enquanto o Linux não for frontal e facil , vai continuar a ser um sistema operacional , usado por 5 ou 10 % dos users mundiais . Veja o que se passou com o netscape , cuidado com a sujeira que envolvem estes jogos , certos programas dao erro ao serem instalados no windows(lotus notes) , o que impede de eles tentarem fazer isso om o Linux ? nao quero ver todos comprarem PC´s novos . Foi com sujeira que eles chegaram convenceram e lideram (alguns programas de conexão internet não podem funcionar no windows , por isso os user são obrigados a usar o que vem em default ) .
É necessario ver que o Linux é usado maioritariamente pela comunidade academica e não pela com geral . Entendam um dia o Linux vai ser um sistema pesado (hoje em dia o mandrake precisa de 3 gb em instalações completas) porque a cada dia aparecem novos pacotes e programas . Entendam o redhat vai continuar a ser o melhor devido a sua facilidade de instalação . Não vale a pena falar de segurança , porque está provado que ninguem seria louco para se preocupar em ficar criando virus para Linux e eles podem ser criados , e badcoms não ? Podem o shell script serve para isso . Querem esconder isso de mim ? Permissões ? Peraí ou vocês migraram do Win98 para Linux , ou nunca usaram o Win2000 . Será que ele não tem direitos e permissoes ? Será que não se pode barrar execuções leituras listagens usos etc ? Pode-se claro como no Linux se o user for root os riscos são os mesmos . Não se espantem ainda , neste momento existem 2 grandes Bugs . Um para IIS e outro para Apache , ambos permitindo exploitação remota . Estranho não ? Não é estranho nada , porque se vocês estiverem atentos o mes passado um aclamado hacker disse que roubou do cert os 2 grandes bugs que afectam distribuições Linux e as publicou na Web . Agora me respondam porque será que ainda não foram postadas as resoluções e soluções e patches ? Querem mentir segurança meus senhores .

Segurança não é factor de supremacia !
Viva o Full disclosure
Win and defense
www.windefense.hgp.com.br


» Manoel Pinho () em 16/05 18:24

Para o stinger:

Realmente os Windows baseados no NT melhoraram muito em termos de confiabilidade e recursos mais sérios como ACLs. Mas note que para explorar todas essas novidades correta e profundamente também é necessários estudar. Não é qualquer "advogado, doutor ou executivo" como vc diz que vais sair instalando um servidor NT com Active Directory, Exchange e SQL Server. Até parece que Windows está no DNA humano. E fazer um curso de linux sai mais barato do que fazer a certificação M$, se vc quer saber.

Onde trabalho, por exemplo, queriam me mandar (e um colega) fazer os cursos MCSE. Eu disse que não adiantava nada fazer o curso se não iriam ter dinheiro para pagar as licenças das "maravilhas" que seriam ensinadas. Para piorar, o conjunto de módulos que iria ter que fazer custaria 3 a 4 vezes mais do que um curos COMPLETO de linux. Resultado: em vez de mandar 2 fazerem o MCSE, vão mandar 6 fazer o curso de linux.

Não me venha com essa questão de TCO: implementar as coisas no Linux custam muito mais barato quando se sabe fazer. E, como falei, está mais barato estudar linux do que Windows....

No caso do desktop o problema do linux não é de dificuldade do sistema em si, mas da falta de oferta de alguns programas comerciais. No caso de empresas realmente ainda há certas áreas para as quais não existem certos aplicativos, como a área de editoração gráfica. Também não aceito argumentos de que o linux não é bom para gráficos quando existem programas como o Maya, MUITO mais complexos do que um Corel Draw.

No caso de desktop doméstico o maior problema ainda reside na falta de jogos, pois programas para navegar na internet e enviar emails já não é problema há muito tempo. Outro problema ainda é o maldito M$ Office, pois o OpenOffice ainda tem filtros de importação e exportação 100% compatíveis com o M$ Office e as outras pessoas ainda insistem em achar que se isso não está 100% então não serve para nada.

Mas com um estudo cuidadoso das necessidades e uma boa dosagem de linux e Windows (nos casos onde a substituição é inviável)em uma rede heterogênea dá sim para economizar muito dinheiro.

E infelizmente vão existir muitas pessoas que irão preferiar a comodidade do Windows freeware. Por um lado até será bom, pois separará os que realmente querem um sistema livre realmente, não só gratuito.


» Patolo () em 16/05 22:25

Quem diria...
Toda a postura hegemônica da Microsoft está começando a mudar.
Estou até estranhando tanta bondade por parte da Microsoft.
Como diria o ditado...
Laranja madura na beira da estrada.... Ou tá bichada ou tem marimbondo no pé.....
Será que é desespero ?????


» Deyson Thomé () em 27/06 09:24

l[em do mais, vários amigos que usam o windows por aqui ( moro no Japão), se acham excelentes usuários, apesar de piratas, por saberem fazer downloads e gravar musicas pelo Kazaa, e náo tem nenhum, nem mesmo eu, que náo tenha tido que formatar o HD pelo menos duas vezes, pelo fato do lindo windows mimado, travar sem motivos aparentes, ou então, após um up-grade, o computador parecer dopado e a gente ter que fazer restauração do sistema. O linux exige um pouco mais sim, mas ele exige que voce se melhore, que voce se esforçe para conquistar uma situação melhor para si mesmo. O linux convida a um uso consciente. Usar coisas sem saber como e porque é alienação. Além do mais, não usar a cuca é ruim, pois o cérebro também atrofia. Vou continuar me esforçando, e em breve deixarei de ser um alienado mero clicador e poderei me considerar um usuário, um usuário linux e terei a honra de pertencer a uma comunidade que trabalha unida e por todos, onde o lucro existe para quem desejar e mereçer, mas onde o que importa mesmo, é o lucro do desenvolvimento humano, que só pode ocorrer em ambientes LIVRES. Abraços a todos, e sem preocupação com relação ao windows gratuito e isso já aconteçe hoje em dia, diga-se PIRATAS, não vai mudar nada não, continuará travando ... tchau pessoal !!


» Sergio () em 22/07 15:43

Termos como esse: "Tirania imposta" são ridículos.

O homem chegou onde chegou justamente porque iniciativas individuais são premiadas e recompensadas com aquilo que todos correm atrás: Dinheiro, fama e poder. Esse pessoal de software livre quer implantar um "comunismo cibernético". Não deu certo na política/economia e também não dará certo neste segmento. Ninguém trabalha de graça, nem relógio. Me admira o pessoal de TI seguir esse povo de software livre como gado.

Abram uma pastelaria e distribuam pastéis grátis aos pobres


» sergio () em 03/10 15:57

elas quere dar então deixa elas dar


» angela () em 09/11 10:56

gostaria de aprender fazer este curso, por favor me oriente!

Angela Maria da SIlva


» IceMan© () em 27/11 16:10

Alguem poderia me passar um serial key do win2000 pro... por favor!!!

Obrigado.


» Rodnei () em 04/01 01:57

Um colega usuario de slack postou isto: É incrivel o numero crescente de Rapazes que ficam idolatrando o Linux e chingando outros sistemas operacionais (até BSD).
keria lembrar ao meu amigo stinger, q esses rapazes de hoje comandarão o mundo amanhã... Pense m nisso


» Guilherme () em 27/05 11:10

q bosta...


» Alessandro () em 27/06 01:21

Não seria a Microsoft capaz de desenvolver um sistema operacional perfeito? Com a grana que ela tem!
O linux é um sistema instavel? é!
Mas Bill Gates é Bill Gates!
E falar que o software livre existe é uma piada neste mundo capitalista.
Linus Torvalds deve ser um cara probre, coitado da até pena!
92% de usuario domesticos no mundo usam Windows. Pq será hein.


» Alessandro () em 27/06 01:21

Não seria a Microsoft capaz de desenvolver um sistema operacional perfeito? Com a grana que ela tem!
O linux é um sistema instavel? é!
Mas Bill Gates é Bill Gates!
E falar que o software livre existe é uma piada neste mundo capitalista.
Linus Torvalds deve ser um cara probre, coitado da até pena!
92% de usuario domesticos no mundo usam Windows. Pq será hein?


» Alessandro () em 27/06 01:21

Não seria a Microsoft capaz de desenvolver um sistema operacional perfeito? Com a grana que ela tem!
O linux é um sistema instavel? é!
Mas Bill Gates é Bill Gates!
E falar que o software livre existe é uma piada neste mundo capitalista.
Linus Torvalds deve ser um cara probre, coitado da até pena!
92% de usuario domesticos no mundo usam Windows. Pq será hein?


» EdCrypt () em 27/06 02:23

3 vezes o mesmo comentário non sense... Não faz idéia do que signiifica software livre...
Por que a maioria usa windows? Lock In... UM bom negócio decadas atras que colocau DOS no computadores da IBM e até hoje a inercia mantém esse povo atrelado à microsoft...


» EdCrypt () em 27/06 02:28

E por que a microsoft ia querer gastar tempo e dinheiro fazendo o SO perfeito? Todo mundo já usa a plataforama deles mesmo! Eles podem até fazer um sistema superpesado (XP, pelo menos pra mim na epoca do lançamento) pra parecer que tem algum novo recurso surpreendente e de quebra fazer o pessoal comprar harddware novo numa assi=ociação com o Intel! E eles vão repetir isso com o Longhorn.


» Adriano () em 27/06 03:30

Agora juntam Intel e Microsof para acabarem com o Bios das placas mãe, sendo que somente o novo Windows ira gerenciar isso, vão se danar Micro$oft.
Ganharam também a patente do sitema FAT, FAT32 e NTFS, não permitindo que o linux use este compartilhamento ou terão que pagar muito caro por isso. Software livre!? Não vai durar muito tempo. E viva o Ruindows


» Alessandro () em 27/06 03:58

Por acaso existe alguém que não tenha o dual Boot?
Existe alguém 100% Linux? 1 em 1 milhão+!
Fala sério, ilusão de Software livre?!
E a milhonaria Conectiva?
Aí! Eu estou precisando de um sistema B2B, alguém desenvolve p/ mim de graça?
Olha agora tem "Red Hat Enterprise Edition" que legal! Já tá chegando a hora de cobrar galera, não se iludam!
Quanto custa o StarOffice? epa! já foi de graça e agora?
WIndows 2003 server, robusto!?
Software livre, passe horas e horas desenvolvendo e não ganhe nada.
Um dia vão dizer novamente: O sonho acabou!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.