Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais uma da SCO - "usuários de Linux infringem copyright"

Notícia publicada por brain em maio 15, 2003 11:39 AM | TrackBack


Alexandre Torres (tsialex@bol.com.br mandou este link para um comunicado da SCO e comentou: "Em um  dos seus últimos e derradeiros suspiros a SCO (ex-Caldera) suspende [a comercialização do] SCO Linux e acusa os usuários do Linux de infração contra o seu copyright. Um fato interessante, a carta daria  a entender que até os seus clientes do SCO Linux estariam  infringindo o copyright." (outros 8 leitores mandaram links parecidos, obrigado!)

Apesar de toda a tempestade que a SCO tenta fazer, ela não consegue assustar muita gente. Segundo esta matéria da ZDNet, os analistas de mercado já recomendam que a adoção do Linux continue normalmente ;-) Veja um trecho em tradução livre: "As empresas devem prosseguir com seus projetos Linux atuais ou planejados, apesar dos movimentos da SCO para tumultuar o uso da plataforma open-source mais popular, disse o Dr. Kevin McIsaac, diretor de pesquisa para a Ásia e o Pacífico do Meta Group".

A SCO suspendeu a distribuição do seu Linux, levando o próprio Linus Torvalds a comentar que os advogados da empresa devem ter finalmente lido o que diz a GPL, licença pela qual eles mesmos distribuem o código do Linux e que praticamente anula os seus argumentos, pois garante a qualquer usuário (e isso inclui a IBM) o direito de usar, alterar e redistribuir o código livremente. Os comentários de Torvalds estão nesta matéria da LinuxWorld.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Patola (Cláudio Sampaio) () em 15/05 12:12

O Grande problema é a balbúrdia que eles estão fazendo. Mandaram cartas pra 1500 empresas internacionais ( http://news.zdnet.co.uk/story/0,,t269-s2134717,00.html ) dizendo pra tirar o GNU/Linux de seus servidores. Estamos falando provavelmente de gerentes, diretores, pessoal que normalmente não tem conhecimento técnico e toma decisões baseadas em "consultores" ou coisa pior. O sujeito que tinha uns webservers rodando em GNU/Linux em uma companhia cheia de Windows pode querer evitar riscos e tirá-los de lá. Assim, o 'foco de contaminação' do nosso sistema predileto, que permite que ele entre nas empresas, pode acabar sendo gravemente prejudicado.

Sinceramente, eu não vejo a hora de a SCO afundar. Alguém que entenda bem de finanças aí pode falar algo sobre a saúde financeira da empresa? E de quebra dar uma previsãozinha sobre sua derrocada?


» Bill () em 15/05 13:44

SUSE e Conectiva continuam suas parceiras?


» Paulo () em 15/05 13:45

Que pena, ninguém precisa da SCO pra sobreviver ou alavancar negócios, mas a SCO sim precisa do mercado que ela agride.


» reed () em 15/05 14:03

como saiu na info:

"Acho que eles estão querendo é ser comprados"

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052003/15052003-3.shl


» AngusYoung () em 15/05 14:41

Pqp! Tomara que alguém compre logo essa SCO, e tomara também que chutem logo ela pra fora do United Linux.
O que me assusta é até que ponto essas ações da SCO pondem ser usadas por empresas de software proprietário para gerar FUD.


» pacozila () em 15/05 14:49

Se a SCO redistribuiu o código roubado sob a GPL, não tem de que reclamar. Notem que eles também lucraram com a venda nessa modalidade, seus usuários serão resarcidos da quantia que pagaram mais os custos envolvidos na adoção da solução?.

O fato deles fazerem essa onda toda sem mostrar que partes do código foram copiadas é, para mim, um ato de má-fé. Mostrar agora ou depois não vai alterar a natureza do processo, porém, caso não tenham nada substancial, sua situação vai ficar mais complicada com o passar do tempo.

Acredito que já seja hora das outras distribuições entrarem com um processo contra a SCO alegando que eles estão prejudicando suas vendas. Uma ação mais imediata é vir a público e desqualificar as declarações SCO, forçando-a a exibir as provas.


» pizza () em 15/05 14:58

Será que a Microsoft não comprou secretamente a Caldera/SCO e está propositalmente fazendo este barulho todo somente para afetar a confiança das empresas no LINUX.

Eles são capazes de tudo, e o povo é capaz de tudo por dinheiro.


» Manoel Pinho () em 15/05 18:42

Queria ver algum cliente que comprou o SCO Linux processando a própra SCO que lhe vendeu um produto roubado :-) Eu botava em cana o presidente da SCO...

Além disso, já que o código do Unixware nunca foi aberto, como é que a comunidade iria copiar ? Só se for por telepatia.

O engraçado é que, segundo dizem, a SCO nasceu dos restos do ramo Unix da Microsoft, o Xenix. Só falta a M$ comprar a SCO só para processar todo mundo e ainda embolar mais o linux. E mesmo a IBM poderia fazer o mesmo no futuro. Êta herança maldita !


» Manoel Pinho () em 15/05 18:44

Para complementar a relação da SCO com o Xenix e a M$:

http://www.computerhope.com/unix/xenix.htm

"In the late 1970's Microsoft licensed UNIX source code from AT&T which at the time was not licensing the name UNIX. Therefore Microsoft created the name Xenix. Microsoft did not sell Xenix to end-users but instead licensed the software to software OEMs such as Intel, Tandy, Altos and SCO who then provided a finished version of their own Xenix to the end-users or other customers.

SCO introduced its first version of Xenix named SCO Xenix System V for the Intel 8086 and 8088 in 1983. Today SCO Xenix is one of the more commonly used and found versions of Xenix. "


» Marcos () em 16/05 12:57

A grande verdade é a seguinte: a SCO está quebrada, falida e não tem de onde tirar fundos para se salvar. Esta foi a única (e suja) maneira de tentar se recompor no mercado. Só acho que a estratégia é extremamente infeliz e vai acarretar um desgaste irreversível para a empresa.


» Mauricio () em 20/05 14:23

Alguem sabe se a conectiva tomou alguma posição sobre o assunto?

ela deveria já que a SCO é parceira na distribuição do UL


» Rodolfo Matos () em 21/05 08:45

É deveras desgastante esta ação da SCO, se estiver com a razão será a hora de todos os desenvolvedores se unirem e implementarem o hurd, que é o núcleo do sistema GNU.


» Alexandre Chaves () em 21/05 18:40

desde quando é justo,moral,legal ou ético "proteger direitos de propriedade intelectual" através de MONOPÓLIO??????????
SCO e M$ tem de dar as mãos mesmo...
e afundar juntas...


» Hudson () em 20/05 21:26

Venho através deste solicitar uma ajuda,pois necessito de imformações sobre o sistema operacional XENIX.Desde já agradeço a atenção!!!!!!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.