Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Microsoft compara ASP.Net ao PHP

Notícia publicada por brain em maio 13, 2003 10:50 AM | TrackBack


Patola (patolinux@terra.com.br) mandou o recado: "A Microsoft liberou recentemente uma Comparação do ASP.Net com o PHP. Obviamente puxando a sardinha para o lado do seu produto! Acho que vale a pena dar uma olhada na comparação para atestar os pontos verdadeiros, os falsos e os simplesmente desatualizados da comparação. Notícia tirada da gildot."

Claro que existem outras comparações com resultados opostos. Eu gosto desta aqui

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Oliver () em 13/05 11:40

Sem comentários , acho que nenhum profissional agredita ainda em comparações unilaterais ou matérias pagas ou pequisas.
Este tipo de comparação para min é desespero de causa por parte da M$.Por que ASP X PHP e uma disputa desleal:Ex:

Sistema Operacional
ASP - Windows - Linux/Solaris(Graças a chilli soft)
PHP - Windows 9x a XP - Linux - unix`s - BSD`s - Novell AS/400 etc...etc...etc..

Desempenho
ASP - ruim para pessimo depende muito do hardware.
PHP - otimo.

Suporte a banco de dados
ASP : MSSQL e ACCESS(isto é banco de dados ?) e ORACLE via odbc
PHP : MSSQL ,ORACLE, MySql, postgres, DB2,Firebird ou interbase , etc...etc..

Estes três pontos já são bem decisivos mais sem falar em que o asp tem alguns problemas de segurança(conheço um menino de 12 anos que invadiu um site em ASP, e não adianta colocar a culpa no IIS ou windows pois eles são necessarios para o uso do ASP).
Nós usamos PHP por ser multi-plataforma e pelo desempenho ,que junto com o MySql a cada dia nos supriente com o seu potencial.
Temos vários clientes que migramos a sua aplicação em ASP para PHP ( sem alterar muito a logica) e o desempenho é excelente..
Não sou defensor cego do php mais, ele nos possibilita realizar nossos projetos de forma satisfatória.

Oliver Pereira


» zé do caixão () em 13/05 12:01

Vale a pena dar uma olhada nos comentários feitos no gildot.
http://www.gildot.org/articles/03/05/11/0036227.shtml

Tem comentários tecnicamente bastante interessantes, fugindo do esquema "micro$oft sucks kara!".


» Cadu () em 13/05 13:19

Dei uma olhada no gildot e percebi, pelos comentários, que existem pessoas cegas e loucas pelo ASP.Net! É um absurdo!
Pessoas que acham que aceitar muitas linguagens de programação é uma virtude . . . que pena que eles se esquecem da performance. Pago para ver um IIS com ASP.Net rodar em um 386 . . . :))

Cadu


» Marcos Laureano () em 13/05 13:43

Para o Oliver:

E eu já invadi vários sites com PHP rodando embaixo do linux.... não sou defensor do ASP (se conferir na minha página, irá ver que eu ministro uma disciplina chamada Linguagem de Script para Unix - perl e PHP).

Tudo depende da forma como você programa, as besteiras que o programador ASP faz, vários programadores PHP também fazem.... logo, segurança não pode ser um parâmetro para comparação !!!! (neste caso)

Agora, eu também acho o PHP muito superior mesmo, pelos mesmos motivos que você já colocou....


» Rodrigo () em 13/05 20:45

Sei que o tema é ASP x PHP, mas além das dua existe JSP (Java Server Pages), que é muito boa..
Não roda em máquinas muito lentas, mas é multiplataforma, acessa uma infinidade de banco de dados e em "minha opnião" tem suas vantagens em relação as duas em debate


» Daniel () em 13/05 20:54

Esta comparação de PHP versus ASP.net está totalmente equivocada. E não pelo resultado, mas sim pela natureza da comparação.

Pra começar, os propósitos do PHP e do ASP.net são complemente diferentes.

O ASP.net não tem mais o foco do ASP 3.0, velho conhecido de muitos. Tanto que um script .ASP nem roda em um .net Server (que roda scripts .ASPX).
Na verdade, o foco do ASP.net são aplicações Enterprise (corporativas, de grande porte) enquanto o foco anterior era simplesmente criar páginas dinâmicas.

O ASP.net é totalmente baseado em componentes, sendo que se produz muito pouco sem a utilização deles.

Já o PHP tem um enfoque diferente. Não foi concebido para grandes aplicações, apesar de ter ganhado novo direcionamento com o tempo. Hoje é utilizado por muita gente em projetos grandes, mas não com o foco "enterprise". Não implementa orientação a objetos pura e nem componentização no nível de um EJB, por exemplo.

Na verdade, se a Microsoft quer comparar alguma coisa, que faça do ASP.net com o J2EE, que já diz no nome o seu objetivo (Enterprise Edition).

A questão é que, como sempre, a Microsoft não tem bala na agulha pra se comparar a implementaçõs J2EE como IBM WebSphere e BEA WebLogic em termos de segurança, performance, disponibilidade etc.

E deve ser por isso que fez a comparação com o PHP que, repito, tem enfoque completamente diferente e que, mesmo sendo menos "parrudo" no conceito, provavelmente deve ser bem mais rápido que o ASP.net.


» stinger () em 14/05 08:46

eu programa em ASP e acho uma linguagem fantastica . O PHP em si já vem com erros de funções que em si permite desde XSS até fake de header (dá uma olhada em www.securiteam.com e procura por PHP ) Além do ASP para Micro$oft existe o apache-asp que eu penso ser uma excelente iniciativa para open - source . Há tem mais , não vi portal que tenha ,mais falhas de segurança que um tal de ...Nuke

Ei não tá faltando nuke ai ??????
hahaha


» Peter Parker () em 14/05 08:56

Pois é, eles nem ousam comparar com o J2EE...


» stinger () em 14/05 09:38

o PHP em si é uma boa linguagem , mas é para quem não tem cabeça para aprender programação de verdade . Não se compara a incorporação de XML com o .NET , é muito facil exploitar um dot dot em php , remote command execution , sql injection , alias o php na minha opiniao tem de lutar muito para se tornar segura . não se admite que uma linguagem que é a mais utilizada a nivel mundial ainda tenha bugs que permitam exploitação de integer overflow . Veja só a um integer na função array_pad: $ cat t.php


(veja em www.securiteam.com) no seu proprio codigo , servidores apache ja sofreram na mao de crackers , inclusive o proprio www.apache.org devido a config default do php . privilegios de escalação , já foram reportados , XSS no php nuke podiam revelar cookies , mensagens de erro permitem revelações de path em servidores apache e IIS (www.windefense.hpg.com.br/wsa/005.html), PHPBB é o forum mais sofrivel do mundo , sourceforge (como ele foi ownado?) o funções burras permitem que arquivos uplodeados sejam ...

Portal mais hackeado de todos os tempos :
PHP
Forum mais sofrivel de todos os tempos
PHPBB
TOP Website mais bugado de todos os tempos
PHPRank
o php sysinfo(phpsysinfo.sourceforge.net) permite isso :
http://vulnerable/index.php?template=../../../../tmp
aiaiaiaiaiaiai
meu querido php ,segura-te senão ....
www.php.net


» Adraconn () em 14/05 16:16

Acredito que a questão tenha sido realmente encerrada quando tocaram no assunto J2EE...

Realmente, é lamentável a tentativa de comparação entre ASP.NET e PHP.

Não está em jogo quem é mais bugado, ou quem é mais rápido...

Acredito, que como alguns colegas já postaram, se a Micro$oft quisesse realmente fazer algum tipo de comparação da sua solução enterprise, deveria procurar efetuar o teste com um concorrente do mesmo nível, diga-se algo como J2EE.

Comparações xulas de uma empresa xula... Desesperada, pois está perdendo mercado a cada dia que passa...

Lamentável...


» Oliver () em 15/05 09:52

Desculpe a todos não costumo responder, este tipo de comentario mais só para esclarecer.

Quando fiz comparações a nivel de segurança é claro que boa parte depende do programador.
Já vc dizer que o um sistema em ASP é mais seguro do que um feito em PHP é piada.
Primeiramente devo lembrar que para rodar ASP ou .NET vc deve estar usando plataforma M$ proprietária e dependente da empresa.E por isso vc
não deve nem saber quais as falhas de segurança que seu sistema esta sucetivel.A diferença é que no PHP como é aberto está sempre aparecendo e sendo corrigidas pela comunidade.Quanto vc ter inadido sites em PHP, com certeza não deve ter usado metodos proprios, deve ter usado informação de outras pessoas, ou seja roubou ou copiou informações e utilizou em seu beneficio. Como é de se esperar de um programador em tecnologia Windows , afinal vc's aprendem isso com a empresa que vc's defendem tanto.Eu não defendo o PHP cegamente sei dos seus problemas e concordo com os comentários de que ele pode melhorar tudo pode pois ele é livre e é esse o conceito.Agora gostaria só de comparar algo.Pegue um PI 166MHz com 64 MB de memoria e disco ide, bem simples, instale o seu sistema e o seu servidor web e seus services packs e dll`s é desenvolva uma aplicação simples de acesso a um banco de dados relacional instalado nesta mesma maquina.E rode e veja a performace.Depois instale nesta mesma maquina Linux ou um BSD e o apache e o php e um banco e faça a mesma aplicação em PHP e rode.Eu sei que vc não vai nem fazer o teste pois já sabe o resultado.O que eu quero dizer que mesmo aplicações de maior porte podem ser possiveis em PHP em hardware's normais do mercado já em ASP sem chance.( sem falar no custo)
Não vou nem comentar a citação do projeto Apache pois quem a citou não conhece a realidade.

Finalmente quando fiz o comentario só quiz dizer que o php tornou possivel realizar o projetos de meus clientes de ter um sistema e um banco de dados unico na internet a um custo viavel principalmente para a realidade do mercado nacional e não americano ou europeu que faturam em dolar ou euro.

ps: Não vou responder a mais nenhum comentário.
Se alguem quizer discutir sobre o assunto me mande um email.

Oliver Pereira



» paulo () em 09/08 20:03

olá...sou estudante dum tecnico em informatica e preciso fazer um trabalho sobre sistema de banco de dados p web...gostaria que vc comentasse um pouco sobre o assunto e sobre asp e php...num sei nada...me manda um email por favor!!!obrigado


» Nilson () em 26/03 10:23

Tipo , o J2EE es muito Pesado para um K6 II 400 pra baixo, então as empresas que passarem para J2EE tem que comprar tbm micros novos , coisa que muitas empresas não querem fazer pois os programas utilizados ainda hoje pelas empresas rodam perfeitamente num 486 !

bom voltando para o ASP x PHP, e uma comparação que percebi a um tempo, Besta, pois ambos as duas linguagens são boas, isso vai depender do Programar ! que Dominar a linguagem consegue fazer um Otimo trabalho !

PHP vs JSP : O PHP leva ainda um pouco de vantagem, pois está crescendo muito, e tem um monte de servidores free para serem realizados testes ! já o JSP e mais local mesmo para realizar teste ! não vou falar que o JSP e boa ou ruim, mas pra mim , es uma linguagem que será muito utilizada em empresas GRANDES ! que tenham dimdim para envestir em Servidores e outras coisas !

bom e isso !

Flw (y) !!!


» Scrayptor () em 06/04 14:47

Sou iniciante. Qual usar, PHP ou ASPX?
Olá!
Sou Webdesigner a 2 anos e com o passar do tempo venhosentindo a nescedidade de trabalhar dinamicamente, mas ai está duas decisões que tenho de fazer, 1. Tornar-me Programador Web: isso não será tão difícil, apesar de que terei de aprender sozinho; 2. Escolher que linguagem trabalhar: estive pesquisando entre PHP, CFML e ASPX.
Já conheço o básico do ASP, daria ai pra aperfeiçoar, mas estive debatendo com meu colega de trabalho, sobre a segurança e funcionalidade, se é bom ou não me especializar no ASPX, particulamente achei muito complicado, talvez por não ser programador eu pense assim.
O fato é que este meu colega quer converser-me a usar o ASPX, sendo que estou muito interessado no PHP, por ser "open source" e de baixo custo.

Então OLIVER te pesso um conselho, achei muito interessante sua posição sobre a diferença das duas linguagens ASPxPHP, eu tow balançado pra o PHP vai ser difícil pra mim, pois sou meio burrão pra programação, mas se aprendi HTML(que sei não se comparar com PHP, sendo uma linguagem simples) por que não o PHP ou ASP.

Então vai a pergunta, uso qual, o PHP ou ASPX?
Valeu!!!


» Walter Scharf () em 27/04 11:39

Para Oliver:

Meu amigo, primeiramente, a comparação não foi entre ASP e PHP, e sim ASP.net e PHP. E qto a isso, fi, não existe como querer discutir qual deles é o melhor. Neste ponto, concordo com Daniel. Não existe como comparar ASp.net e PHP. ASP.net é uma ferramenta completa de desenvolvimento WEB. É simplesmente a primeira ferramenta RAD para isso! As facilidades de desenvolvimento e a integração total com toda a plataforma .Net (e vale destacar, com o padrão XML) à torna a maior revolução existente nos últimos anos.
E repito: ASP.net não é linguagem de programação! é uma ferramenta de desenvolvimento WEB. Tanto que podemos fazer programas em ASP.net usando VB.net, C#, J#, C++ e até COBOL!!!! Realmente indiscutível...


» Hermes Neto () em 15/05 23:35

De fato,

Não se compara ASP.Net com PHP. Nem se compara ASP.Net com ASP. O ASP.Net é uma grande evolução no modo de programar para web. Destaco: Programação totalmente orientada a objetos, Multilinguagem, o .Net Framework por que não? (Namespaces), ia dizer compilação também e por causa disso mais rápida e segura que PHP ou ASP.

Oliver:
"Sem comentários , acho que nenhum profissional agredita ainda em comparações unilaterais ou matérias pagas ou pequisas..."


Oliver, meu caro... você está comparando asp com php... nao asp.net com php. Você já ouviu falar em windowsupdate? E outra, comparações unilaterais ou matérias pagas... certo então só vale pra você pesquisa feita por linuxers né? certo. Você está no caminho certo.

Daniel:
"O ASP.net não tem mais o foco do ASP 3.0, velho conhecido de muitos. Tanto que um script .ASP nem roda em um .net Server (que roda scripts .ASPX)."

Daniel, aqui está rodando o w2k3 (o seu .net server) e está rodando asp e aspx tranquilamente... Será que fiz mágica? tsc

Bom... acho que todos sabem também que recentemente foi lançado o projeto Mono (www.go-mono.com) que está na ver. Beta 1. Com ele é possível rodar .Net em linux.

Que o asp.net é uma evolução é. Mas entendo os programadores de php... Acho que essa palavrinha de tres letras que tem antes do .net não agrada muito vocês né?


» Bruno () em 29/06 05:03

Acho que não exite melhor linguagem. A melhor não é aquela mais segura, mais rápida ou mais fácil, e sim aquela que se encaixa perfeitamente ao atender nossas necessidades.

Segundo uma pesquisa da Reuters, daqui a 5 anos, 80% dos projetos serão desenvolvidos em Java ou .Net. Realmente eu gosto muito dessas duas linguagens, em especial a .Net, pois é possível você desenvolver um sistema que se comunique com o mundo externo de forma mais simples. Além disso a .Net é gerenciada e compilada, por isso é até 6 vezes mais rápida que ASP e 2 vezes mais que PHP e, de longe, mais segura que as 2.

PHP é muito bom pra brincar, assim como ASP. Mas não vejo muito futuro numa linguagem que não seja realmente OOP, interpretada e para pequeno porte.


» Adriana () em 06/07 08:47

Gosto muito do ASP e PHP, mas respondendo por aplicação no Brasil o PHP é o que se enquadra melhor, relação custo benefício favorável.
Quase 91% dos meus clientes, leram minhas resoluções financeiras apresentado sobre um projeto com dois caminhos um em GPL e o outro em MS. É claro que o gosto da empresa se embasa no windows mas depois de perceber custos e conseguirmos a comunicação entre o banco de dados atual da empresa, até os terminais são GNU/LINUX.

Acho que cada um tem algo de para se aproveitar.

Adriana Sylvia


» Daniel Farias () em 10/07 21:13

Se ASP.Net é tão ruim, então porque a SUN copiou a Microsoft criando o Java Server Faces?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.