Notícia publicada por brain em maio 6, 2003 12:55 PM
| TrackBack
William (wrochal@linuxit.com.br) avisa: "Aproveite os computadores obsoletos em sua rede e monte um servidor de terminais gráficos. Com ele, as estações não precisam nem mesmo de disco rígido." Ele publicou uma cópia da tradução oficial do guia Baixando e Instalando LTSP, versão 3.0, que foi feita pelo Marlon Dutra (marlon@debian-rs.org). Para ver no LinuxIT, basta seguir o link.
O Linux Kurumin já faz isso :
http://www.guiadohardware.info/forum/viewtopic.php?t=452
Não precisa instalar/compilar nada ... basta usar !
Opções de escolha!
Parabéns ao Marlon Dutra pelo trabalho.
Abraços,
André Luiz Rodrigues Ferreira
Algúem saberia me responder se isso funciona com os terminais da Samurai (www.samurai.com.br)?
Gostaria de saber muito isso?
Alguém já usou? Gostou?
[ ]s
Será que o Kurumin faz isso sem ter que ter cd-rom? Apenas com um diquete ou apenas com uma placa de rede(gravando a imagem de boot na EEPROM)?
Estou perguntando pois realmente não sei a resposta.
Parbéns as Marlon Dutra, pois isso ajuda a divulgar esse projeto e pode ser uma das soluções para os problemas que temos no dia-a-dia.
Utilizando-se uma placa de rede Intel pro/100 ou outra que possua protocolo PXE, é possível dar o boot na rede sem necessidade de drives (CD-ROM, floppy,etc).
O modo mais prático de se fazer isso é instalando o K12LTSP, um projeto voltado a escolas, baseado no RedHat 8.0 e que traz tudo pré-configurado.
Uma curiosidade: nos EUA, a Intel patrocina a implantação desse projeto doando um servidor XEON e terminais celeron para as escolas que solicitarem. Seria interessante uma iniciativa dessas no Brasil, onde o acesso a tecnologia é muito mais caro e restrito a meia dúzia de privilegiados.
Utilizei o Fedora Core 1 para configurar o LTSP.
Estou com uma dúvida: não consigo utilizar o floppy da estação. Quando monto o floppy, é o floppy do servidor que é montado. Como faço pra montar o floppy da estação?
Obrigado,
Rodrigo
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.