Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

IBM só quer saber de Internet Explorer?

Notícia publicada por brain em maio 6, 2003 10:00 AM | TrackBack


Helder J. Amarante (hjamarante@ig.com.br) avisa: A IBM não vai mais dar suporte para o Netscape a partir de julho. O prazo de licença da IBM com a Netscape acaba este ano. Por isto, a empresa já dá um conselho aos usuários de seus serviços web: ´Se você quer minimizar os problemas e continuar a ter o Help Desk, você deve trocar pelo Internet Explorer antes da data´.

Onde ficou o suporte ao software livre, dona IBM? E o Mozilla e o Konqueror? Mais detalhes no link que o Helder enviou.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Alexandre Martins () em 06/05 14:07

Pois é, outro dia eu fiz críticas à IBM (em função de sua participação no holocausto) dizendo que ela não é tão "boazinha" só porque começou a "investir" no Gnu/Linux e o povo caiu de pau... Agora vejam então qual é a política da bb!!!


» Augusto Campos () em 06/05 14:56

Peraí, peraí. Temos aqui uma série de fatos:
1) A política da IBM com relação ao Linux e ao software livre (e.g. Apache) tem sido de apoio já há alguns anos.
2) A notícia de hoje, sobre suporte ao IE em detrimento de browsers abertos, não é boa, e merece manifestações negativas, cobranças, etc.
3) A IBM aparentemente vendeu e suportou mesmo sistemas usados pelos alemães durante a segunda guerra mundial.

MAS, usar o fato número 3 como argumento para reforçar o fato número 2 ou diminuir o valor do número 1 fica meio forçado né? Cobrar dela algum tipo de reparação pelo fato 3 é massa, eu acho digno de apoio. Só não dá de ficar misturando tudo na mesma cesta. Tentar implicar que "a IBM é má mesmo, ela não suporta o Mozilla porque apoiou os nazistas na segunda guerra mundial" é pura falácia - os dois fatos podem até ser reais, mas não tem relação direta, nem causalidade.


» Anderson () em 06/05 17:17

Esses caras só pensam em uma coisa: faturar. Se custa caro dar suporta a Netscape/Mozilla eles simplesmente não o farão. E pensando na totalidade de usuários da internet, estes browser são usados por uma parcela muito pequena de internautas. Vamos mudar isso? O primeiro passo já foi dado que é o Mozilla, o segundo é o seu novo projeto, que se não me engano é baseado no phoenix e é bem mais leve que o Godira atual.


» spectra () em 06/05 17:46

Só que tem um porém Augusto, tá certo que ela está ajudando o LINUX assim como muitas outras empresas que estão desenvolvendo soluções e doando melhorias sob a licensa GPL, porém isso só mostra como o jogo de interesses está acima de um ideal. Com certeza a IBM colaborou com os alemães na segunda guerra por que era interessante economicamente. Também ela aderiu ao LINUX pois viu nele um grande filão, uma tendência que vai lhe ajudar a ser mais competitiva e competir com a Microsoft/SUN, sem ter que manter seu próprio OS.

E com certeza ela não vai suportar outros Browsers por que isso custa caro!!!!

Quer dizer que devemos valorizar o que a IBM está fazendo pelo GNU/Linux mas com cuidado, sem super valorizar isso! Não estou dizendo que você está fazendo isso. Gostei do seu comentário pois realmente não é para cair no outro oposto. Só temos que nos conscientizar de qual são realmente os interesses de cada um, seja pessoa ou empresa, quando apoia o GNU/LINUX.


» MediaSonic () em 06/05 19:13

A IBM assim como qualquer empresa visa lucros, logo, se o custo de deixar as coisas portaveis é alto e o retorno não tão compensador, a decisão é puramente estrategica. Quando a IBM apoiou o Linux, é porque havia enxergado uma oportunidade.

Não podemos generalizar raciocinios.


» PeBKaC () em 06/05 19:49

Mais sobre o assunto em...
http://www.theinquirer.net/?article=9228
Só pode ser trapalhada do webmaster. :)


» Paulo () em 06/05 23:20

Uma questão apenas Augusto, sem polêmica. Alguém tem algum amigo, conhecido ou similar trabalhando na IBM ? Essa pessoa pode confirmar se o Help Desk da IBM é dela mesmo ou se é terceirizado ? Essa "ordem" da reportagem partiu do Help Desk. É muito mais comum do que imaginam empresas do porte da IBM simplesmente terceirizarem o suporte ao usuário. Em outras empresas que trabalhei era assim e tenho outros amigos que trabalham em empresas que têm a mesma política. Essas empresas terceiras geralmente têm autonomia através dos seus contratos de definir o escopo de softwares que ela prestará suporte.
[]´s
Paulo


» Evandro Guglielmeli () em 07/05 01:15

spectra (e demais "comentaristas"),

Ideal quem tem são as pessoas, como você, eu, o Augusto e todos os que comentamos aqui (até mesmo os trols); empresas tem é metas, sendo (quase) sempre a principal a do lucro.

Não perca sua paz por isto,... neste caso vale a máxima: "Prazer é sexo, o resto são negócios."

PS. Se não me engano, estou parafraseando o Pink.

Evandro


» Jimi () em 07/05 01:22

Sou usuario do OS/2 Warp desde 1994 e, lembro que um ano antes da IBM parar com desenvolvimento do OS/2 Warp recebi um aviso que o suporte seria feito por terceiros, não havendo mais o número 0800. Se lembro bem foi la 1998. Havia na internet um site que foi contruido por uma comunidade, técnicos da prória IBM, em que poderia ser encontradas informações, e software antes mantidos em um BBS da IBM. Parece que o suporte se extendia a outros softwares também. Na época o Netscape 4.62 para OS/2 e Windows estava disponivel. Só havia um suporte direto da IBM para o mercado corporativo, como no caso de Bancos. Até o momento o suporte que encontro é somente no site IBM.
O OS2/Warp foi descontinuado no momento em que o Linux surgia como uma plataforma com qualidade comercial suficiente. Será que a IBM trocou o OS/2 pelo Linux ? Falando em faturar e lucros até faz sentido essa troca, mas é uma caracteritica do codigo aberto, todos se beneficiam do que é desenvolvido pela comunidade , inclusive empresas que tenham um interesse comercial nesse desenvolvimento.


» Félix () em 07/05 01:41

Talvez a IBM peça ao tio Bill para portar o IE para Linux, assim seus clientes que aderiram à mudança não ficarão sem suporte. :P


» multic () em 07/05 09:52

só uma pequena duvida...
A IBM abandonou o OS/2 ?


» hamacker () em 07/05 10:05

Nao sei onde esta a polemica ?
A IBM não dará suporte ao browsers <> de IE, por um acaso a IBM fabrica browsers para ter que dar suporte ?
Ate mesmo dar suporte ao IE já é um absurdo total.
A IBM só tem que fazer o seguinte : criar suas aplicações modulares baseadas em internet que sigam o padrao aberto W3C, JAVA, ANSI, ISO, etc... só isso.
O resto deixa para a comunidade opensource que tem se virado muito bem até agora.
[]'s


» Augusto Campos () em 07/05 10:35

Aí que está, hamacker. O anúncio no site dela (que agora, segundo o comentário do pebkac, pode até ter sido um "engano" do webmaster de lá) avisa que as aplicações web dela passariam a ser testadas apenas no IE, sem compromisso de que funcionariam em algum outro browser.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 07/05 12:01

"Alguém tem algum amigo, conhecido ou similar trabalhando na IBM ? Essa pessoa pode confirmar se o Help Desk da IBM é dela mesmo ou se é terceirizado ? "

Paulo, eu trabalhei na IBM de São Paulo e de Campinas por um tempo. O Helpdesk da IBM daqui do Brasil é dela mesmo, apesar de haver lá funcionários terceirizados.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.