Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Redimensionando partições Windows com o FIPS

Notícia publicada por brain em maio 2, 2003 05:40 PM

Lucas Martinez (lucas@dglnet.com.br) avisa: Como todos sabemos o problema do usuário de Windows que querem migrar para o Linux, é perder todos os seus dados contidos no hd, já que em geral é preciso refazer o esquema de particionamento. Mas isso não é bem assim. Tem um programinha chamado FIPS que cria uma outra partição no seu hd mantendo sua partição antiga. Este manual orientará a usar o FIPS de maneira simples e rápida."

O tutorial é útil, mas vale dizer que existem outras ferramentas de particionamento livres e mais fáceis de usar (como o GNU Parted) - as distribuições mais "amigáveis" incluem redimensionadores de FAT e VFAT no seu próprio procedimento padrão de instalação, e o CD de instalação das mais recentes (como o SuSE 8.2) redimensiona até mesmo partições NTFS (típicas do Windows NT, 2000, XP...). Mas lembre-se de fazer um bom backup dos seus dados importantes antes de qualquer operação que envolva particionamento ou formatação - por melhor que seja o programa utilizado, basta uma opção errada para perder tudo ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.