Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Primeira análise brasileira do SuSE Linux

Notícia publicada por brain em abril 24, 2003 11:17 PM

Recebi antes do feriadão uma cópia para avaliação do SuSE 8.2 Professional, e preparei uma análise exclusiva. É a primeira no Brasil, assim quando o produto for lançado no nosso mercado, todos vocês já estarão informados ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Ricardo () em 25/04 09:34

Só uma dúvida: é lícito copiar os cd's de alguém que já o tenha?


» Félix () em 25/04 10:38

Boa pergunta. Aliás, ótima. Pela licença (GPL), concluiria que sim, já que a distribuição não pode ser restringida. Mas a SuSE tem políticas meio esotéricas, que se fica até com dúvidas se pode ou não copiar os CDs. Enquanto os CDs "econômicos" doutras marcas se encontram com facilidade em vários sites, nem vestígios dos da SuSe.


» Marcos Laureano () em 25/04 11:12

Minha interpretação para a questão acima:
Uma vez que a Suse disponibiliza os pacotes para serem baixados, se você montar um cd e disponibilizar é licíto !!!

Agora uma dúvida, na distribuição comercial, o instalador utilizado é proprietário (até hoje sempre instalei o SUSE a partir dos cd´s originais), o instalador via FTP é o mesmo ??? Pois se for, é válido disponibilizar imagens destes cd´s também (desde que você não esteja cobrando pelas cópias e somente pelas midías).


» Manoel Pinho () em 25/04 17:25

A única vez em que usei o SuSe foi, por incrível que pareça, numa Sun Sparc pois a Red Hat parou de lançar versões para Sparc e resolvi experimentá-lo (para Sparc a SuSe disponibiliza as imagens iso ...). O sistema é bom e estável e o Yast é interessante. O sistema parece uma mistura de Red hat com algumas coisas diferentes (que dizem lembrar o Slackware).

Para uso num PC, porém (na minha opinião) não vejo muita vantagem no uso do SuSE. O Red Hat, Mandrake e Conectiva suprem praticamente todas as características encontradas no SuSe e são mais práticas de instalar (por causa da disponibilidade de imagens ISO), as caixinhas são mais baratas (pelo menos no CL) e os instaladores não são fechados. Eu acho uma política muito ruim usar um instalador proprietário num sistema operacional opensource...

Talvez na Alemanha haja uma certa vantagem no uso do SuSe, mas aqui no Brasil e especialmente depois que o CL passou a ter muito código comum ao SuSe (por causa do United Linux), não vejo muito motivo para gastar uma boa grana na caixinha.


» Ricardo () em 25/04 18:02

A única vez que instalei o Suse, foi quando saiu na revista PC Master, se não me engano, um só CD de instalação. Para se ter uma idéia, a instalação ainda não era gráfica. O Yast, ao ser invocado da linha de comando, carregava em alemão. Havia a opção de Português (Portugal), mas deveria ser informado na linha de comando. Também a interface gráfica era bem fraquinha. Bom, sei que muita coisa mudou, mas o fato de não poder testá-lo a não ser no cd, me desanimou.


» SuseUser () em 25/04 18:12

E o cara se acha só por que fez a primeira analise nacional. Fala sério.


» Trombel () em 25/04 18:52

Antes que alguém se empolgue com o SuSE 8.2, com a leitura da análise do Augusto, e pense em comprar o produto, sugiro leitura do artigo SCuSE-me Please! (http://www.linuxandmain.com/modules.php?name=News&file=article&sid=333)
Talvez a crítica mais devastadora já escrita contra uma distribuição Linux que já li. Não sobrou pedra sobre pedra.


» Trombel () em 25/04 18:58

Com relação à legalidade da cópia do CD da caixa, deve-se lembrar que sempre há software proprietário, que possui licença com cláusulas que não permitem a cópia livre. O próprio Yast2 é proprietário e não é disponibilizado via ftp anônimo.


» Augusto Campos () em 25/04 20:50

Trombel, nada contra você pessoalmente, e nem quero virar "advogado do SuSE". Mas embora o YasT não seja mesmo um software livre, é bem fácil fazer o download dele através do ftp anônimo da própria SuSE. Veja, por exemplo, em ftp://ftp.suse.com/pub/suse/i386/8.1/suse/i586/ (procure na letra Y, claro). Eu não acho legal a licença dele, torço para que um dia ela mude, mas daí a dizer que ele não está disponível via FTP anônimo é um grande passo :)

A análise que você apontou é mesmo arrasadora :) Mas também achei um grande passo você dizer que ela diminui a validade da minha análise. Para contrapor a ela, ofereço outras duas:


a) http://www.madpenguin.org/article.php?sid=75&mode=thread&order=0 - bem positiva em relação ao produto, veja um trecho da conclusão: "All in all, SuSE has struck a home run with this release as they have with all of their other offerings (even though it has those few things that need to be tended to in my opinion). Setup and configuration are simple and painless, performance is excellent, and with the included commercial software it makes for an excellent migration solution."

b) http://www.osnews.com/story.php?news_id=3163 - um pouco mais morna, mas olha um trecho da conclusão: "if you are a user who has never tried SuSE, then this might be a good version to try out for the first time. "


» badalo () em 26/04 00:05

hahha
moro em boston - usa
uso SuSE a muito tempo..
ja utilizei.. conectiva,
mandrake, redhat, entre outros..
nao sgosto da licença do SuSE..
mas nao troco ele por nada..
muito completo, facil e agil
para instalar e utilizar..
nao é a toa q o criador do linux
usa SuSE..
:))


» MediaSonic () em 26/04 00:36

Nossa, o hardware do articulista do LinuxMain é ruim pacas heim? :-)

Sobre o SuSE, posso dizer seguramente que é uma excelente distribuição. Um verdeiro tudo em um. Vc escolhe o perfil e aguarda o final da instalação. Nunca tive problemas na detecção do hardware, é rápido, possui uma excelente ferramenta de administação/configuração, etc. Isso sem contar com a interface gráfica. Muito bonita, mesmo se tratando do 8.1, que usa o KDE 3.0.2.

Sobre o instalador, é bom lembrar que o YaST é muito mais que isso. É uma suite completa e user friendly para conf. e administração do sistema.

Agora, cá entre nós, o cara do LinuxMain exagerou.

Abraços,
_________________________________
MediaSonic [ www.geleira.org ]


» Trombel () em 26/04 10:14

Caro Augusto, em nenhum momento afirmei que o artigo SCuSE me Please, de algum modo, diminuiria a validade da sua análise. Postei aquele sítio apenas com a intenção de mostrar que esta moderna distribuição pode apresentar graves problemas de instalação quando se tenta instalá-la em equipamentos também atualizados.
Longe de mim qualquer tentativa de diminuir ou apoucar suas análises, que sempre leio com interesse. Respeito seus conhecimentos e, sobretudo, suas opiniões relacionadas com o mundo linux.OK?
Quanto ao Yast, você tem toda a razão. Lá está o dito cujo disponível para download. Estava errado. Um abraço !


» bob () em 26/04 14:25

Ah dane-se as licenças... quem preferir comprar os cd's ao inves de copia-los tem problema mental ou mto dinheiro sobrando.

oh nao é errado!... foda-se!

Os politicos roubam de nos e ninguem fala nda, agora copiar cd's de uma distribuiçao alema é errado ? foda-se... viva as copias piratas!

ps; aposto q a maioria q vai xingar tem varios cd's piratas em casa de bandas q gosta.

afinal, quem define o que é certo e errado neste mundo ?


» rogatti () em 01/05 15:49

Qualquer (LEIA-SE SUSE 8.2 PROFESSIONAL) distribuicao LINUX esta disponivel no Edonkey / Emule. (formato iso, obvio, usar o MD5 para checar a integridade da mesma).

Qto a distribuicao SUSE fica a indagacao: porque esta a mesma entre os 10 mais vendidos no AMAZON a frente do REDHART e WINDOWS XP (nao me digam q. a Alemanha toda resolveu comprar o sistema, heheheh).

Abracos!


» Neufeld Josh () em 20/01 19:11

God had some serious quality-control problems.


» MARCELO () em 23/03 11:56

Comprei recentemente uma SPARC STATION IPX (SUN), quero instalar o SUSE ou DEBIAN, gostaria dos comandos de instalação passo a passo.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.