Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Microsoft não quer Visual FoxPro rodando no Wine

Notícia publicada por brain em abril 22, 2003 10:23 AM

Este artigo do The Register comenta sobre a polêmica causada pela Microsoft ao impedir que um desenvolvedor Visual FoxPro demonstrasse o uso desta ferramenta rodando sobre o sistema operacional Linux através do pacote Wine. O próprio desenvolvedor apresenta seu ponto de vista sobre o assunto. Aparentemente, o argumento da MS é que o uso do VFP sobre outros sistemas operacional fere a licença do produto.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Cadu () em 22/04 13:16

O Tio Bill está com medo, é só isso. E o pior ( ou melhor! ) é que o medo dele não adianta de nada, pois ele querendo ou não, o Linux já está aniquilando e vai continuar a aniquilar outros SO proprietários ( incluindo o Windows :).
E o mais frustrante ( para a Microsoft ) : Alguns aplicativos ficam mais estáveis quando rodam no Wine do que quando rodam no Windows ( experiência própria :).


» Manoel Pinho () em 22/04 13:21

Se a moda pegar daqui a pouco vão proibir que todos os aplicativos M$, como o Office, rodem sobre o wine ou qualquer emulador. O engraçado é que a M$ comprou recentemente uma empresa que fazia um emulador semelhante ao Vmware...

Isto é totalmente ilegal e imoral. Não sou da área jurídica mas creio que cláusulas leoninas em contratos deveriam ser consideradas nulas, não ? Se bem que na terra dos gringos as leis são interpretadas conforme o interesse...


» pizza () em 22/04 17:34

Tenha dó, Visual Fox Pró.. credo alguém ainda usa isso.. :)
Mas o importante é a posição da M$, realmente eles devem estar com muito medo para se preocupar com alguém rodando esta coisa arcaica (VFP) no Linux, imagine então o que vão falar quando alguém quiser demonstrar o VisualStudio rodando no Wine.

E o mais interessante: Eles estão de olho mesmo em tudo que rola em relação ao Linux. Microsfot tremei..


» Woody () em 23/04 00:05

Não vejo problema, ja que temos muitos softwares equilivalentes licenciados sobre a GPL, além da maioria dos programas que rodam sobre wine geralmente são piratas, vivem falando mal da microsoft mais não deicham de usar, não estou defendendo, apenas falando o que vejo e pensso.


» TaQ () em 23/04 08:24

Pizza: eu não uso, mas conheço quem usa, e posso te dizer: o VFP bate o VB tranquilamente ... lógico que não quero usar nem um nem outro, to tranquilo aqui, mas em termos de comparação com qualquer outra ferramenta do Visual Studio, o VFP não perde não. Coisa estranha tb eu falando de software da m$ aqui eheheh. :-)


» Tux Master () em 23/04 08:38

O Visual Fox Pro foi, há um tempo atrás, uma das ferramentas de desenvolvimento mais usadas, inclusive aqui no Brasil. Pelo visto parece que o distribuidor de gasolina (software) só vai permitir o uso (licenciar) do seu produto para ser usado no seu próprio veículo (Sistema Operacional).

Acho que o pessoal vai ter que começar a aprender a dirigir outros meios de transporte. Por que não um mais seguro, mais confiável e mais estável?!?!?


» Adraconn () em 23/04 10:49

FVP?

Fala sério...

Acho que nem vale a pena comentar estas atitudes da M$ com relação ao "LEGADO"...


» Jimi () em 23/04 23:30

O motivo principal que alimenta uns movimentos contra a MS são justamente essas atitudes e politicas da empresa. Isso pesa mais que ser um produto proprietario com suas caracteristicas.
A MS da motivos para os ativistas exagerados do codigo aberto e deixa outros com medo de comprar um produto MS. Transmite uma insegurança todo esse movimento, Pode ser que eu compre um produto que no mes seguite não possa usar porque tornou-se ilegal devido a uma clausula qualquer. Não é essa a impressão que a SCO esta passando com essa onda de processos?


» rodrigo () em 13/08 15:37

Alguém poderia me informar qual o config que devo utilizar no wine para rodar o Visual Fox Pro.


» mau () em 01/09 15:36

qual seria o equivalente do visual fox pro p/ linux?


» Thiago Ferraz () em 04/09 22:45

O Linux é uma merda mesmo... Querendo ou não essa bosta de linux vai pro buraco... Plataforma KD é 3x mais lenta que o Windows XP... alem de que tudo que se faz tem que ficar montandodrive... pra mim é podre... Sabe quando o linux vai passar o windows? Nunca!
Visual FoxPro 8.0 não pode rodar no linux mesmo não! Porque senão estraga esse exelente produo da microsoft!


» Leandro () em 02/10 09:42

Concordo com o Thiago, o Wine é tão perfeito, que para rodar varios aplicativos win, precisamos copiar quase toda a pasta system :)
Deixamos de usar SO pirata, mas usamos varios de seus componentes de forma mais elegal ainda, para um plágio instavel... Correndo o risco de perder varios recursos desta maravilhosa ferramenta que é o VFP.


» Manoel Pinho () em 02/10 11:46

Thiago,

Deixe de ser pão-duro e use o dinheiro que vc pagaria pelo Ruindows para comprar um computador decente. Aproveite também parte do dinheiro e faça um curso de linux...

Lenadro,

O wine não é solução definitiva, apenas um remendo provisório. O que é preciso é mudar de filosofia e programas ao usar o linux. Se quiser continuar rodando programas Windows e tiver dinheiro para comprá-los então compre o Windows e pague todas as licenças associadas. O linux não é um clone do Windows, mas um outro sistema operacional.


» Ronaldãp () em 23/10 15:41

Os desenvolvedores desavisados que me desculpem, mas para falar mal do VFP, conhece apenas uma (ou menos) ferramentas de programação.

Agora rodar VFP 5.0 no linux seria o máximo, uniria o util ao agradável, alguem pode me dar uma dica de como isso é possível???


» Ronaldãp () em 23/10 15:41

Os desenvolvedores desavisados que me desculpem, mas para falar mal do VFP, conhece apenas uma (ou menos) ferramentas de programação.

Agora rodar VFP 5.0 no linux seria o máximo, uniria o util ao agradável, alguem pode me dar uma dica de como isso é possível???


» TheMenthe () em 27/10 17:50

saudações comunidade LINUX!

descobri esse endereço através de 1 amigo muito
basicamento o LINUX, mas posso garantir-lhes que
o VISUAL FOX PRO, funciona sem problemas no
server LINUX, usando o WINE e alguns truques que
preciso achar e até posso repassar.
para quem AINDA não conhece o VFP ou ainda o
confunde com FOXPRO DOS ou WINDOWS na sua versão 2.6, atualmente o VFP esta em sua versão 8.0,
migrando para a versão 9, totalmente OOP desde a
versão 3.0, este sim 1 salto IMENSO na qualidade
e rapidez de desenvolvimento, tendo ainda vantagens de BASE NATIVA RAPIDISSIMA, conexões
com qquer SGDB, classes poliformicas, conceito de
herança de desenvolvimento, onde vc desenvolve seus padroes de tela etc, e com 1 simples SALVAR COMO vc tem seu código do padrao em N telas,
bom, aconselho aos que AINDA não conhece a RAPOSA,
a brincar com esta ferramenta e sentir o PODER
da ferramenta e a RAPIDEZ em desenvolver sistemas comerciais

ate+


» Masserate () em 28/11 02:15

Olá, pessoal!

Estou com uma questão em minhas mãos, mas não sei como resolvê-la. Conto
com a ajuda de vcs...

resumidamente, é o seguinte tenho algumas estações Windows rodando
um programa em VB feito pelo meu cunhado e nós temos o código-fonte
desse programa. GOstaria de saber se existe alguma maneira de
aproveitarmos esse programa no Linux de alguma forma....
Esse é o único problema para a migração total do Windows para o Linux em
todas as máquinas e largar de vez as licenças e todos os seus problemas.

Beleza!!!!

Masserate


» RRF Sistemas () em 18/01 18:49

E impressionante como existe ainda pessoas que teimam em usar o CARDEX (controle de estoque de 1900) fichas.

O mesmo se dá com pessoas que ainda teimam em falar mal da MS, softwares vem e vão mas o VFP veio e ficou com força e vontade de um gigante, que aos poucos conquistou e esta, centenas de usuários de clipper ( que morreu ), Five Win e outros...

EU SOU VFP ATÉ O FIM...


» Nilton Paulino () em 08/03 14:06

Seguem alguns sites brasileiros que tratam de programação em Visual FoxPro:

http://www.foxbrasil.com.br
http://www.foxbrasil.com.br/forum
http://www.foxtotal.com.br
http://www2.foxbrasil.com.br


» Pablo Sollar () em 13/04 11:49

Usar o Visual FoxPro no Linux é uma outra alternativa para os desenvolvedores que são capazes de utilizar a OOP em seus aplicativos. E não somente aqueles que fazem algumas telinhas e que copiam e colam.. Antes de falar do VFP, que primeiram aprendam OOP e depois o utilizem no VFP. O Visual FoxPro é a ferramenta mais rápida que já utilizei até hoje, mais produtiva e são tantas as qualidades se comparadas a outras ferramentas de desenvolvimento que não caberá aqui neste fórum discuti-as..
Acessem www.foxbrasil.com.br e aprendam antes de falar o que não sabem!
Quem não sabe ao invés de procurar saber, critica...

Sabe porque ele funciona tão bem no Linux?
Visual FoxPro não depende de nada, não depende de dlls registradas, não depende de banco de dados, de gerador de relatórios, de componentes extras... Você faz tudo nele, coloca o executável na rede, no cd, e pronto, funciona..

Conheçam o Visual FoxPro!


» josé roberto () em 13/04 23:20

O visual fox pró é excelente. Com base de dados nativa opera em regime cliente servidor sem precisar de nenhum componente adicional.

Desafio a qualquer colega desenvolvedor em VB ou Delphi, conseguir a performance e velocidade de elaboração obtida com visual fox pró.

A sua funcionalidade no Linux irá unir a estabilidade de dois grandes produtos.


» Alex Roncelli () em 28/04 11:06

tenho um programa escrito em clipper 53 e gostaria de sabe se existe uma ferramenta que eu possa usar para converter meu codigos fontes em clipper e poder compilalos em visual foxpro


Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuu


» Carlos () em 28/04 11:49

Linux não funciona, vocês sabem disso mas não querem admitir. Falam mal do Windows porque não gostam do Bill Gates. Mesma falando mal da Microsoft, vocês usam diariamente software dela e ainda se acham os grandes.
Ninguém merece isso. Linux não funciona, só em modo texto e daí qual a vantagem, dele em relação ao Windows?
Vocês não são capazes de me dar 3 motivos convincentes para usar o Linux.

Abraços.


» Stigirt () em 30/04 14:15

3 motivos para usar o linux...
1 é LIVRE não é PIRATÃO COMO MUITOS USAM
2 Muito mais estável..
3 Infelizmente não é para leigo...para os leigos exite o windows para os mais avançados o Linux...

Sem mais comentarios..


» Alex Roncelli () em 06/05 17:42

Valeu galera ninguem me ajudou

Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu


» Alex Ronceli () em 08/05 09:59

Pra mim voces sao tudo um bando de cuzao, dizem que sabem tanto..........Hahaha

Essa linguaghem é melhor, que aquela, só leigos usam esse sistema, os avancados usam coisa melhor

falam tao mau um do outro que no fim vcs acham que sabem alguma coisa pq quem sabe mesmo nao fica se vangloreando pra niguem......
A unica pessoa humilde aqui de quem eu pude tirar alguma ajuda foi a RRF Sistemas

por favor ninguem precisa mais me ajudar


» Augusto Campos () em 08/05 10:05

Alex, vou colar aqui o aviso que tem no formulário de comentários logo abaixo. Ele explica por que você não obtecve respostas para sua dúvida. Veja:

Atenção: Este formulário deve ser usado para comentários sobre a notícia. Se você tem dúvidas ou precisa de ajuda, use o Fórum, onde mais pessoas estarão disponíveis para respondê-lo.


» Anonimo () em 08/05 11:41

Vi um bocado de pessoas detratando o Linux, só que duvido que paguem R$ 1500,00 no Office da MS, e R$ 800,00, no Xp Home, eu paguei e uso os dois porque que o Windows é o ´´unico que tem tantos jogos, adoro jogos de estratégia e aventura.
Mas para trabalhara o Linux dá um banho, e não preciso formatar a máquina de seis em seis meses, pois o registro do Windows vai acumulando sujeira e nem com o Norton Utilities dá pra salvar.
Só que só usa texto e nunca desinstala aplicativos é que não tem problemas no XP.
No mais o Linux está cada vez mehor e os admiradores do Windows acima, que procurem outra lista para mostrar sua ignorância e falta de educação.


» Alex Roncelli () em 13/05 17:49

Nao quero atacar niguem por favor MAS....

UM PROGRAMA É IGUAL A UM LIVRO DE FOR BEM ESCRITO NAO IMPORTA A LINGUAGEM ELE SERÁ BOM EM QUALQUER LINGUA.

ACHO QUE MUITA GENTE VAI CONCORDAR

bOA SORTE GALERA


» Alex Roncelli () em 13/05 17:49

Nao quero atacar niguem por favor MAS....

UM PROGRAMA É IGUAL A UM LIVRO DE FOR BEM ESCRITO NAO IMPORTA A LINGUAGEM ELE SERÁ BOM EM QUALQUER LINGUA.

ACHO QUE MUITA GENTE VAI CONCORDAR

bOA SORTE GALERA


» Cezar Schroeder () em 18/05 15:35

Bem, eu sou um iniciante em ambiente Linux, passei a usá-lo pois o Windows XP deixava meu pc lento (Pentium III 800 MHZ 256MB de RAM), e fora que existem milhões de vírus para Windows e conforme o uso o pc fica cheio de porcaria, por isso passei a usar o Conectiva Linux 9, peguei no www.superdownloads.com.br e acho uma tremenda de uma sacanagem a MS proibir o uso do VFP, apesar de eu usar o VB, vou tentar rodar o VB no Wine, se conseguir comento no forum. Obrigado.


» Scorpion.conf () em 27/05 09:55

Só falta esses caras durmirem pelados junto do Bill Gates, se não tem capacidade de entender o linux tb não critique, só critique depois de saber usá-lo


» Francisco Junior () em 09/07 17:50

tenho em minha empresa um soft em VFP no servidor , queria saber como faço pra roda-lo em estações LINUX usando o wine alguem q já consegui pode me ajudar..
??


» Ricardo () em 15/08 16:30

Galera, utilizo o VFP há muito tempo, entretanto tbém utilizo o VB e o Delphi quando melhor me convém. Posso garantir a todos que o VFP é imbativelmente mais rápido no acesso a qquer tipo de banco de dados devido entre outros recursos, a uma tecnologia conhecida por 'Rushmore' para acesso aos dados. Além disto, o ambiente de desenvolvimento do VFP é extremamente amigável e leve, facilitando muito o processo de aprendizado e desenvolvimento de qquer sistema; utiliza nativamente linguagem padrão xbase, muito popular, e aceita tbem nativamente comandos SQL, além de ser absolutamente OOP. Se estes argumentos ainda não bastam, o próprio ambiente de desenvolvimento possibilita testar comandos, funções, criar, abrir e pesquisar tabelas, etc, sem a necessidade de gerar qquer projeto, de maneira interativa e muito veloz, o que facilita muito no processo de manutenção tbem. Os maiores problemas referentes ao VFP se chamam M$ e PRECONCEITO. Se este maravilhoso produto puder rodar bem em Linux, será uma grande vitória para usuários e desenvolvedores com a mais absoluta certeza!
A propósito: Se algum dia o Linux morrer (o que duvido), isto será um fato lamentável, e uma grande perda para a humanidade, retardando seu progresso, pois isto representaria um grande retrocesso tecnológico e cultural, selando nossa total dependencia ao ambiente e produtos da M$, o que por si só, independente de serem bons ou ruins, nos coloca numa situação de escravos de uma empresa que tem o poder de modelar a seu bel prazer o nosso futuro, nos dizendo o que usar, como usar, e quanto pagar por isso.
Todos nós devemos torcer para que o Linux sobreviva e cada vez melhor, mais completo e mais estável.
Vida longa ao Linux e ao VFP!
[]s a todos.


» Evandro Pastor () em 30/09 07:22

Deus do céu!!! Liberdade de escolha pessoal! Se não gostam de linux, tudo bem, se ele não atende suas necessidades, paciência. Pague as licensas e compre o windows e seus programas originais e seu problema acabou. Mas já que consideram ele ruim, por que ficam perdendo tempo entrando em um site e afirmando, com uma comunidade de usuários desse sistema,que linux é um lixo? Ou esses caras não tem o que fazer ou trabalham pra microsoft.
Profissional é aquele que encontra e implementa a melhor solução para determinado problema. Sejam profissionais!

Não me alimentem.


» Carlos Alberto () em 30/09 11:49

Galera, não adianta ficar ai discutindo qual o melhor ou pior.
Sou programador Delphi e VFP. Posso dizer com toda segurança que o VFP é muito mais estável que o Delphi e que as mesmas coisas que fazia com Delphi faço muito mais rapido com o VFP.
E além disso, se o VFP rodar no Linux, essa é uma maravilha. E se vcs não perceberam, todos os aplicativos Linux são representados por um animal! Ora, o VFP é simbolizado por uma raposa. Veja que ele faz parte da fauna Linux, querendo ou não a Microsoft... eu aliei a Raposa ao Elefante...

Carlos Alberto


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.