Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Kurumin 1.3

Notícia publicada por brain em abril 19, 2003 06:24 PM

Ovidio (ovidio@br-linux.com) avisa: Já está disponivel para download a versão 1.3 do Kurumin Linux :-D. Entre as novidades estão as inclusões do KDE 3.1.1, o Kspread, que supre a falta de uma boa planilha das versões anteriores; o Kopete que substitui o SIM como cliente ICQ; além de novos utilitários de configuração, como o Kxconfig. Segundo o site as principais melhorias sem concetram na instalação do HD. Foram feitas melhorias nos programas de instalação, vários pacotes foram atualizados, novos ícones mágicos foram incluídos e o sistema agora vem "de fábrica" com os fontes do Kernel e o Gcc, facilitando a instalação de drivers de softmodems e de programas como o VMware, além da instalação de programas diversos. A imagem .iso cresceu de 176 MB para 196 MB. Eu já estou baixando o meu :-D

O Wander de Castro Silva (wander.c.silva@pop.com.br) complementa: Acabou de sair do forno a versão 1.3 do Kurumin (Distro Linux Brasileira que roda direto do CD). O Morimoto está fazendo um ótimo trabalho e o novo Kurumin vem com KDE 3.11, Kword, Kspread, Kontour, Acrobat Reader, Konqueror, K3B, XCDRoast, GFTP, KsIRC, xIRC, Bluefish, XMMS, Mplayer, Xine, Phoenix, Sodipodi, Kopete, GTkGnutella, Knode e várias outras ferramentas incluindo as de configuração do sistema (kernel-headers e compiladores). O bichinho ficou um pouco maior (196 Mb) mas ainda cabe nos mini-cds de 200 e 220 mb, ou seja, não deixou de ser um Kurumin "American Express - não saia de casa sem ele!".

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Davi Carvalho () em 19/04 21:20

O Kurumin 1.3 esta muito, muito bom. Já instalei na minha maquina: substituiu o Knoppix 3.2 (tive alguns problemas com o "samba" nesta versão da distro alemã; problemas que não encontrei no Kurumin). Parabéns Morimoto.


» André Magoo () em 19/04 21:23

Ouvi dizer que o Marimoto escreveu um tutorial de como personalizar o bichinho... é verdade? se sim onde posso achar?


» v1p3r () em 19/04 22:05

André Magoo, sim é verdade, você pode conferir na revista do linux deste mês.


» Carlos Said () em 19/04 22:21

Instalei o kurumin1.2 e gostaria de saber se há opção para atualização do sistema.


» Adriel Lyra () em 19/04 23:21

Toda a documentação do Kurumim voce encontra no próprio site do Morimoto http://www.guiadohardware.net
Valewww


» Roberson () em 20/04 16:57

Para quem se interessar, o Guia do Hardware tem uma lista de mirrors para baixar o kurumin...
http://www.guiadohardware.info/linux/kurumin/#download


» Ricardo () em 20/04 18:14

Ufa! Até que enfim o Morimoto resolveu colocar o kernel-source e o gcc para compilar os drivers de modem. Deixei de utilizar o kurumim porque não conseguia entrar na internet com ele. Agora ficou mais fácil.


» Carlos E. Morimoto () em 21/04 10:44


É que no começo o objetivo era só rodar diretamente do CD, entao tirei um monte de coisas importantes. Depois que muita gente começou a usar no HD, algumas vezes até como distro principal, tive que correr atras do prejuizo :-)

Mas ainda to pensando em desenvolver uma versão menor, (ou um script que faça isso automaticamente a partir do Kurumin principal) dentro da ideia original de rodar só do CD. Se eu conseguir deixar com o KDE 3.11 em menos de 120 MB eu lanço... ;-)


» Eri Ramos Bastos () em 21/04 19:56

Morimoto,
Você tá se superando a cada dia. Parabéns.
Em todas as instalações de desktop que eu estou fazendo agora utilizo o Kurumin ao invés do Debian original (convenhamos que a instalação do Debian para desktop é um pouco aquém do que gostaríamos).
Aliás, boot pelo CD mesmo, só pra clicar em instalar no HD.
Meu notebook, que me causava ódio toda vez que precisava configurar o X, agradece.

[]'s
Eri Ramos Bastos


» CarlosMS () em 22/04 09:38

Cansado de re-instalar o Windows na empresa por danos que os próprios usuário causam no sistema, resolvi instalar o Kurumim 1.3 na máquina, deletei o Windows e fiz a instalação completa, consegui configurar Internet ADSL e algo mais, só não consegui habilitar flash no Konqueror e no Opera, no Mozilla está ok, e o OpenOffice 1.01 não está acentuando, no KEdit e Kword aceita o acento, já fui no controle central e está Ok o teclado e o idioma, o que será que poder ser?

Sobre o Kurumim, pra mim foi uma boa, porque instala somente o necessário, o tipo de usuário que tenho só precisa acessar Internet e digitar texto e planilhas e ler e-mails, está muito bom assim, e instalação apesar de não igualar ao Windows em facilidade, para quem tem um pouco mais de conhecimento consegue instalar sem problemas no Kurumim Linux, ainda assim tive que usar o xterm para instalar o flash.

Valeu Morimoto, você deveria oficiliazar esta distribuição e fazê-la desktop, isto seria uma alternativa ao Windows98 e XP, com certeza os usuários agradecem, estou falando de usuários comuns.


» byCE () em 22/04 19:48

Boa noite! Alguém conseguiu instalar os drivers nvidia novos (o "famoso" .run) no Kurumin?


» Sávio () em 23/04 10:07

Caros, a distro Kurumin está muito interessante. Li que muitos pretendem instalar no HD, mas ainda existem os que a utilizam exclusivamente a partir do CD. Gostaria de informar que rodando a partir do CD não consegui configurar placas de rede da Realtek (RTL-8139). O sistema informa que o dispositivo não é suportado (não tem os drivers). Agradeço ao Morimoto e a quem mais tenha participado do desenvolvimento desta distribuição pela pérola com a qual presentearam os linuxers brasileiros.


» GRUPO GAMA DO BRASIL () em 05/07 15:43

Aqui você vai encontrar as melhores soluções para o dia-a-dia de sua empresa, desde suprimentos para informática, materiais para escritório, papelaria, impressos, materiais de limpeza, descartáveis, elétricos e muito mais.


» fdg () em 05/07 18:45

Daqui a pouco o Debian vai copiar o kurumim. haha


» Dobal () em 11/07 20:07

Gostaria de saber coo faço para identificar a placa de rede no kurumim 1.4 e como configurar a rede...


» tiago grilo () em 20/07 13:04

nao estou conseguindo navegar conectando com o Krumim, ele mesmo chega a conectar porem nao consigo navegar com o konkeror...
Estou usando o pop como servidor gratuito...
Se alguem souber de algum dica eu agrdeço desde já...


» marcelo_serafim () em 27/07 15:03

Olá, li algumas coisas a respeito e estou curioso....Inicialmente, uso o winxp..estou pensando...é possivel eu manter o winxp na maquina e trabalhar com o kurumim em cd....e mesmo utilizando ele em cd, eh possivel instalar outros aplicativos para o linux no hd sem causar conflitos?
agradeço desde jah...


» Flavio Moreira () em 27/07 18:54

Voce poderá rodar o Kurumin via CD sem interferir em nada o que já está instalado.

Não é possivel instalar programas rodando do CD ... para isso é necessário instalar no Disco.

Eu sempre recomendo que os usuários iniciantes em Linux usem MUITO por cd até estarem familiarizados com o Linux. Nisso o Kurumin é a melhor alternativa em pt_BR ... (acho que é a única)


» Vagner Antonio () em 05/08 11:39

como acesso meu sevidor que roda o windows 98, estou com o curumim 2.0 no terminal (instalado no hd)


» Ricardo () em 27/08 14:18

Oi, acabo de adquirir o Kurumim e por ser um usuario iniciante ainda não tenho muita prática no gerenciamento do mesmo, por isso eu queria saber como posso fazer para adicionar novos usuários e fazer com que o windows seja o sistema pricipal no boot do lilo, peço que me envie estas dicas por e-mail, desde já agradeço!


» Alison Oliveira () em 09/09 14:56

Gostei muito do kurumin 2.0

estou tentanto instalar a rede, aparece uns esquema ed DHP ou DHCP, sei lá, só sei q não dá certo!

espero ajuda


» WALTER () em 24/09 12:56

por favor me confirmem se é possivel usar a internet usando o cd, ou se é somente via instalação no HD, OBRIGADO


» Augusto Campos () em 24/09 12:58

É possível usar a Internet via CD sim


» Bruna Carmo () em 24/09 16:34

Apenas uma nota sobre o kurumim linux: ele é excelente... A versão 2.03 arrebentou e ele dar suporte ao meu modem, que é HSP 56 micromodem, da PCTEL... 10, 10 e 10!!!

Um abraço!


» Edson () em 09/10 18:32

Tenho uma placa ASUS A7V8X-X com som on-board, o Kurumin na nova versão dá suporte a placa de som desta placa mãe? E onde encontro novos pacotes para incrementar o sistema?

Desde já agradeço pela atenção:-)


» mardey () em 19/10 01:08

Olá pessoal tenho um grande problema.
. como faço para desinstalar o kurumim do hd ?
. como faço para criar um diskboot do linux ?
. o meu modem quando eu abro o discador, ele nao encontra o modem "impossivel achar o modem" para isso tenho que abrir uma janela para disfarçar so assim que ele reconhece e volta beleza.
Preciso de sua ajuda...
como faço para criar uma janela para linux e windows ?
Obrigado, me corresponda..


» Ronaldo Soares () em 25/10 16:50

Sou iniciante no linux instalei o kurumin, está tud ótimo, porém não consigo acessar a internet conecto via cabo. Cable modem + Placa de Rede Acer NetCard. Como Faço para Resolver este Problema?????


» Flavio Moreira () em 25/10 18:55

Coloque uma mensagem em :
http://www.guiadohardware.info/forum/viewforum.php?f=28


» lucas () em 27/10 18:02

gostaria de saber como faço pra reconhecer minha Placa de Rede Realtek 8139 no kurumim (estou com a última versão) se preciso estar com o Kurumin no HD ou c pelo CD dah pra fazer isso...

valeu


» Roberto/Japao () em 31/10 09:46

Eu tenho o Kurumim em cd mas queria instala-lo em meu HD pois fiquei sabendo do LINUX por um amigo meu que trabalha comigo a alguns dias atras e ele me aconselhou instalar o KURUMIM mas estou tendo dificuldades , ja consegui tirar a particao do windows ,sera que alguem poderia me ajudar???????????????


» Flavio Moreira () em 31/10 10:27

Duvidas no Kurumin ?

Acesse : http://www.kurumin.com.br


» Roberto () em 07/12 19:02

O Kurumim é uma idéia que deu certo, de um kra que deve ter gasto muito tempo e paciencia para desenvolver um cartão de visitas para o mundo Linux, a idéia é tão boa que quem não exige muito e tem um hardware razoavelmente decente não tem problemas nenhum em migrar para o kurumim utilizando-o como SO principal. Apesar de tudo ainda é difícil para quem comprou um pc barato sem entender nada de hardware achando que tinha feito um belo negócio sofre com os winmodems,placas sys e outras porcarias e ele chegou com um simples clique de opção para instalarmos esse tipo de hardware. Parabén! Viva os Morimotos e abaixo os Gates!


» marcio () em 11/12 16:55

Nossa galera gostei muito do kurumin 2.05!! mais não estrou conseguindo fazer, com que o kurumin reconhesa o meu modem "smart link voice 56k" se puderem me ajudar por favor me mandem um e-mail falando como eu consigo istalar o modem


» marcus () em 16/01 22:05

o curumim roda em um cd-rw ???


» Ulisses H. () em 20/01 00:32

Pow gravei o Curumim no cd de 200 meguinas, aqule mini disk, e ainda tiro onda.. hehehe.. agora eu pe;o para quem manja nos codigos para me dar uma palinha.. pois quero usa-lo ate o talo... hhehehe....alguem sabe se lee reconhece o moden lucent


» Felipe Donizette () em 31/01 17:47

è muito bom , é bem melor do que o windos


» eriko () em 10/02 17:23

como é que eu faço para instalar o kurumim no hd pois estou com o cd ??


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 10/02 17:43

eriko, veja o manual do kurumin em http://www.kurumin.org ou para suporte técnico tente os fóruns em http://forum.kurumin.org .

Perceba que o que você está perguntando é uma pergunta fácil e documentada no manual. Veja lá que você vai achar a solução simples e fácil...


» Sérgio () em 12/02 18:26

Este Kurumin é uma MERDA pior que o Rwindows, não sei como os desenvolvedores tem a cara de pau de mentir descaradamente. Nesta bosta de KU rumin não existe o comando knx-hdinstall, não existe porra nenhuma de particionadores, não existe nada alem de muito enchimento de linguiça no manual...
Estou saindo fora desta merda, ficar com um SO que não funciona no HD não interessa... Se falam que funciona deveria funcionar, mas nem em CD esta porcaria roda...

Volto ao Red Hat


» Fabio () em 27/02 17:52

Boa tarde!
Gostaria de saber onde consigo algum tipo de manual para instalar o kurumim e configurar todos os hardwares, impressora, modem etc...

Obrigado!


» Daniel () em 29/02 23:55

Finalmente lançaram um sistema operacional que se adapta ao computador, diferente dos que já existem por aí... onde o computador que deve adaptar-se ao sistema.
Parabéns Morimoto


» Daniel () em 29/02 23:55

Finalmente lançaram um sistema operacional que se adapta ao computador, diferente dos que já existem por aí... onde o computador que deve adaptar-se ao sistema.
Parabéns Morimoto


» Pedro Martins () em 10/03 22:43

Ei morimoto... instalei o Kurumin 2.20 no Hd, só que ele pediu o boot pelo Lilo e eu recusei e ele não criou corretamente o disquete de boot e agora? o que fazer?


» CeBoLa () em 30/03 12:06

Alguem pode me ajudar instalar o Kurumim Linux, estou com alguns problemas ja formatei minha maquina, só que quando eu coloco o cd, ele inicia a maquina como boot, Como devo proceder, para instalar?


» CeBoLa () em 30/03 12:06

Alguem pode me ajudar instalar o Kurumim Linux, estou com alguns problemas ja formatei minha maquina, só que quando eu coloco o cd, ele inicia a maquina como boot, Como devo proceder, para instalar?


» CeBoLa () em 30/03 12:06

Alguem pode me ajudar instalar o Kurumim Linux, estou com alguns problemas ja formatei minha maquina, só que quando eu coloco o cd, ele inicia a maquina como boot, Como devo proceder, para instalar?


» Bruno () em 30/03 13:34

Olá pessoal! Estou com uma certa dificuldade pra rodar programas que rodam no windows! Eles nem instalam! Já baixei o emulador WINE mas não sei instala-lo! Preciso de ajuda! Gostaria que fosse em uma linguagem simples e detalhada pois sou marinheiro de primeira viajem e não conheço nada do linux!
Obrigado.


» Bruno () em 14/04 13:15

Como eu faço para instalar a minha placa de rede no linux kurumim e conseguir acessar o Velox?
O modelo da minha placa mãe é Asu A7N266 VM e a minha placa de rede é onboard.

SÓ FALTA ISSO PRA EU MUDAR DE VEZ PARA O LINUX!


» Cláudia () em 22/04 21:52

Sou usuaria iniciante do curumim, gostaria de saber como configurar a conexão do velox


» Aritimo () em 22/04 22:53

Baixe a imagem ISO do kurumin 3.21 que ja existe um icone que faz a instalação automatica, sem contar que já esta muito melhorado em relação à versão 1.3


» REINALDO () em 26/04 18:03

GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES DE COMO CONECTAR E NAVEGAR VIA VELOX NESTE LINUX


» REINALDO () em 26/04 18:03

GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES DE COMO CONECTAR E NAVEGAR VIA VELOX NESTE LINUX


» Nilton () em 27/05 22:21

Gostaria de saber como configurar minha rede on-board no kurumim 3.0, minha placa mãe é uma asus a7v-8x.
obrigado.


» Marcelo Rocha () em 13/06 22:39

rodei apartir do cd o kmoppix 3.4

Pressionei Ctrl + alt + f2 para mudar para o terminal e digitei knx-hdinstall .

recebo a mensagem que o comando nao existe.

O que esta acontecendo , alguem pode me ajudar.
Valeu !!!!!


» Jah () em 22/06 12:25

É, parece que não sou o único a ter problemas com placas de rede Realtek...
Com o Kurumin, pensei: Agora vou encarar uma distro. Mas apesar da interface gráfica agradável, ainda é um mistério para um newbie linux como eu desvendar onde estão as configurações de hardware, se elas estão corretas e como instalar um novo drive. No caso da placa de rede, ISTO SIMPLESMENTE ABORTA A EXPERIÊNCIA COM O KURUMIM, já que nem a ajuda fica disponível.
O que é uma pena, pois ando ensaiando entrar no mundo Linux há alguns anos, e até que não sou um completo dummy em se tratando de PC...
Morimoto, não dá pra fazer um tutorial Kurumim de placas de rede ?!


» Flavio Moreira () em 22/06 13:33

Duvidas no Kurumin ?

Acesse : http://www.kurumin.com.br


» jorge () em 22/06 22:19

ae eu nunca tinha visto o linux antes ai eu peg uei esse talz de kurumim mais eu ainda nao consegui instalar o meu modem, ele é um motorola sms 56k, se alguem poder me ajudar eu agradeço!
valeu


» kleber () em 23/06 10:45

por favor eu quero um programa que preste

por que voces nao parecem ums verdadeiros programador


» Dvorek () em 10/07 19:23

Ae gostaria de saber se existe algum tutorial para configuracao do PCTEL HSP MR no kurumin.
Ogrigado
Acauã de Freitas


» Gilberto CS () em 29/07 10:19

Instalei o curumim 2.05 e os dirvers de som não funcionam do jeito que deveria funcionar o som fica travado em um som repetitivo, tipo som travado no windows so pra vc ter uma ideia do que está acontecendo. minha placa mãe é onboard ECS, os drivers são se não me engano ChipSet VIA. realmente o Curumim até acha os drivers da placa mas não funciona legal, se alguém souber por favor me fala por que estou gostando pra caramba do Linux Curumin 2.05


» roberto () em 09/08 02:26

gostaria de saber como faço para usar o winxp e o linux kurumin em dual boot, já tentei mas não consigo configurar o lilo do linux kurumin, estou com hds separados o master para o linux e o slave para o windows, quem souber como fazer envie um e-mail explicativo para mim desde já agradeço.


» Alan Ogino () em 21/08 12:23

Oi gostaria de saber como faco para configurar internet a cabo no kurumin 2.0 sendo que eu rodo ele apartir do cd !! grato fico no aguardo !!!


» Romulo () em 26/08 08:40

Queria por genteleza uma ajuda se possivel:
Instalei o Kurumim 3 na minha maquina e quando fui instalar minha impressora (Canon Bj-4200),conseguir instalar o driver mas quando abro o open_office(por exemplo) e quando mando imprimir ele nao ta listando a impressora Canon e sim a Generic padrao.Nao consigo apontar a impressora que instalei. Como fazer???
Agradeço...


» keno () em 08/10 05:15

1030 How can this all be as nice? Check out my site http://www.pai-gow-keno.com


» debt consolidation () em 15/10 19:13

95 http://www.rapid-debt-consolidation.com

consolidate debt


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.