Notícia publicada por TaQ em abril 13, 2003 12:09 PM
Saiu no Slashdot e achei importante colocar aqui: saiu o fork do XFree86, liderado pelo Keith Packard, inclusive vocês podem conferir o site aqui. No link do Slashdot tem muita discussão sobre como será ter dois servidores gráficos ... o que vocês acham? Interessante, e importante.
o que é fork???
É quando um projeto de software (ou um processo) se divide em dois, independentes.
A muito tempo já achava que o XFree86 precisava de uma reformulação, tentar torna-lo mais leve e mais moderno. Até onde sei, parece que para isto ocorrer, precisava-se mesmo haver um fork, Keith Packard, que contribui muito para a modernização do XFree86, estava começando a ter problemas e intrigas com alguns desenvolvedores mais conservadores. Keith Packard a muito já mostrou ser capaz e tem boas idéias, então acho que um fork atualmente é a melhor saida, com o tempo veremos quem estava com a razão.
O XFree é muito lento. Parece que não tem nenhuma aceleração de hardware.
> O XFree é muito lento. Parece que não tem nenhuma aceleração de hardware.
Na verdade, ele é um dos poucos que provém drivers acelerados no [GNU/]Linux (na maioria das distros, um dos únicos). A SVGAlib é outro exemplo, porém, é derivada do XFree 3.3.3.6.
--
Agora um comentário sobre a notícia em si: Não foi criado realmente um fork() do XFree, só uma comunidade alternativa para discussões. Citando o site:
"xwin.org is a forum for community participation in X, not a development project. The X development community needs to work together to form a government. The hope is that community governance will encourage rapid advances in the X window system"
Para se evitar mal-entendidos, recomendo a seguinte leitura:
$ man 2 fork
É isso.
O X não é lento. Essa é uma falsa impressão que muitos têm. O XFree é que realmente não emprega toda a aceleração de hardware que existe em certas placas, mas isso também é culpa dos fabricantes, que não fazem drivers para linux e também não liberam as especificações. Quem já usou placas de vídeo decentes no linux (Matrox, Nvidia, etc) sabe que a velocidade é muito boa.
Outra coisa que não costuma ajudar no desempenho é que muita gente tem pouca RAM no computador e pelo fato dos programas gráficos precisarem de várias bibliotecas gráficas diferentes (Qt, GTK, Motif, etc), o consumo de RAM é maior e isso pode reduzir o desempenho em micros fracos. É injusto comparar com o Windows, que possui somente 1 API gráfica e que está sempre carregada na RAM.
Resumindo: pegue parte do dinheiro economizado das licenças e compre hardware decente, que é mais negócio. Uso o linux como desktop avançado e nãotenho nada a reclamar a não ser a falta de alguns programas comerciais muito específicos.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.