Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Análise do Yellow Dog Linux 3.0

O OSNews traz uma análise do Yellow Dog Linux 3.0 rodando em um Apple iBook. A impressão que dá é que os usuários de PCs podem ficar com inveja do quanto o hardware dos Macs é bem suportado por esta distribuição. Ah, e o programa de instalação é o mesmo do Red Hat 8. Alguém aí já usou (mesmo que seja uma versão anterior) e pode dizer suas impressões?

Postado por brain em 25 de março de 2003, 11:11 AM

Comentários

Eu testei uma vez em um iMac, funcionava muito bem, comparada com qualquer x86. Claro cada um com a sua arquitetura. A única coisa que achei ruim era que na versão anterior para poder instalar a maquina tinha que ter no mínimo 64Mb de RAM. Agora nessa nova versão não sei...

Abraços

Postado por: Marcus Grando em março 25, 2003 03:50 PM

Usei em um iMac 266 e achei muito fraco...Nem mesmo suporte a plugins existia para os browsers... Agora o visual parece que melhorou, pois estão usando algo parecido a bluecurve do Red Hat. Não sei se o problemas dos browsers foi resolvido, mas navegar pela web sem plugins hj em dia é praticamente impossivel !!!

Postado por: Marcelo Ulianov em março 25, 2003 09:10 PM

Eu usava em um Powerbook g3, era fantastico! O unico problema, era que não existia [existe] plugin do macromedia flash para ppc. De resto, era uma maravilha. Agora estou com o debian para ppc nesse notebook. Estou pensando seriamente em voltar para o yellowdog, por ser na minha humilde opnião o melhor linux para macs.

Postado por: Toti em março 25, 2003 09:38 PM

Eu testei num ibook... Nao e tao bom quanto se anuncia... Falta muita coisa, ja que eles se concentram nos macs G4 para clusters... o resto dos macs e lucro apenas... muuuuuito mais completa e a distribuicao Debian para o mesmo...

Postado por: Pedro Cavalcanti em março 25, 2003 11:20 PM

E o Flash ??? Sem chance ??? Não tem mesmo ??? Nem o Debian vem com ele ???

Postado por: Marcelo Ulianov em março 26, 2003 10:06 AM

desculpe a pergunta idiota...
num da pra usa o mesmo plugin que usa nos pcs normais? afinal o plugin e para o browser e nao para a arquitetura inteira?
se num der, alguem pode me explicar o porque?

Postado por: Knuckles em março 26, 2003 11:31 AM

Dentro das limita**es da m*quina (um PowerMac 5500 com um PPC603@250MHz e 128MB RAM) e da pr*pria Linux/PPC (n*o rola Flash, muito embora o libflashplayer ajuda nas anima**es simples)...
Eu usei a s*rie 2.x nesta m*quina, e era bem legal, muito mais r*pido que o MacOS 9 :-) (o X n*o roda nessa m*quina) Dava um bom desktop.

Claro, a vida para quem usa Linux fora do x86 * bem mais dura, mas vale a pena.

Postado por: Cesar Cardoso em março 26, 2003 11:31 AM

Enquanto não estiver " COMPLETA" continuo no excelente Mac OS 9.2 !!! Aqui td funciona e ainda tem muito o que queimar !!! Mas fico de olho e assim que a cosa estiver pronta, volto a experimentar !
;-)

Postado por: Marcelo Ulianov em março 26, 2003 08:56 PM

Meu Power Book roda o 3.0, eh redondo, sem problema nenhum, um pouco mais rápido que o MacOSX mas nada assustador, o que posso dizer é q pelo menos no Titaniun ele roda como uma luva.

Postado por: Tiago em março 27, 2003 04:27 AM


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.