Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais informações sobre o Luminux

O Sérgio Salgueiro (sergio_salgueiro@yahoo.com.br) manda mais informações sobre o Luminux, a (até o momento) nebulosa distribuição brasileira da qual ouvimos falar na semana passada. O relato completo dele está em DETALHES, mas aqui está um trechinho para inspirar a leitura: Os terminais de texto foram suprimidos. Não há como digitar control+alt+f1 e sair da tela gráfica, por
questões de segurança. O terminal (xterm, rxvt) também não está presente, sendo que tudo deve ser feito com as ferramentas do próprio Luminux. Para instalar algum pacote, há um instalador. Mas o sistema sempre será reinicializado (boot) após a instalação.
.

Mais um pedaço: A licença de uso é pessoal e intransferível, sendo que a instalação só pode ser feita em uma única máquina.

Vou ver se consigo obter contato com os responsáveis pela distribuição, e aí posto a posição deles. Leia os DETALHES antes de comentar, é curtinho :-)

Bom dia.

Hoje tivemos uma apresentação do Luminux
(www.luminux.com.br) na nossa empresa, e eu gostaria
de informar à comunidade o que está sendo feito.

Em primeiro lugar, ele é uma distro que usa o Blanes
como gerenciador gráfico. A instalação é simples, mas
nem pense em usar duas partições e manter outra
distribuição ou mesmo o Windows. A instalação destrói
todos os dados do disco e se instala no disco todo,
como no Windows. Ela detecta todo o hardware, e deixa
o micro pronto para ser usado.

Os terminais de texto foram suprimidos. Não há como
digitar control+alt+f1 e sair da tela gráfica, por
questões de segurança. O terminal (xterm, rxvt) também
não está presente, sendo que tudo deve ser feito com
as ferramentas do próprio Luminux. Para instalar algum
pacote, há um instalador. Mas o sistema sempre será
reinicializado (boot) após a instalação.

Na instalação do OpenOffice, o nome dos aplicativos
foi alterado. O Writer passou a se chamar Lumi-writer,

e também há o Lumi-calc, Lumi-point, e assim por
diante. Ao término da instalação do OpenOffice, mais
um boot.

O sistema será sempre rodado como o usuário root,
abrindo assim toda a segurança que o Linux propiciava.

A licença de uso é pessoal e intransferível, sendo que
a instalação só pode ser feita em uma única máquina.

Um abraço,

Sérgio.

Postado por brain em 10 de dezembro de 2002, 10:47 AM

Comentários

Cara, se isto for verdade, voltamos aos problemas parecidos com o Win95,98 e ME.

Que m!##$%¨&

O que adianta comprar um SO assim ? Sem garantia de segurança! Sem opção de voltar ao sistema anterior !

Esta distribuição está fadada ao fracasso !!!

Agora, eu escutei um boato que a COPEL (distribuidora de energia do Paraná) comprou 450 licenças (caixas), alguém pode confirmar ?

Postado por: Marcos Laureano em dezembro 10, 2002 10:52 AM


Essa e o tipo de distro que podemos passar muito bem sem ela...
Sem seguranca, excesso de reboots, sem console..
Realmente parece com o Windows. Tem certeza que a distro nao e um Windows disfarcado ?
Por causa de distros assim que tem gente que ainda fala mal do Linux.

Postado por: Alex-Gurgel em dezembro 10, 2002 11:03 AM

Alguem pode me dizer se há violação de licensa do Open Office ao se mudar o nome dos aplicativos e vendê-los?

Postado por: Mandark em dezembro 10, 2002 11:23 AM

Tem muita gente que gosta de dar
160, 180, 200 km/h numa estrada,
pular de paraquedas, sky-coaster,
bung-jump... o que tem de mais
instalar um Luminux?? Hehe... é
adrenalina...

Postado por: Felipe Raposo em dezembro 10, 2002 11:29 AM

Sou novo no mundo do Linux. Mas não é errado eles
venderem o Linux e não permitir que ele seja
instalado em vários computadores, assim como o
Windows faz?
Além disso acho errado na deixarem a distribuição
para download no site, mas acho que isso não
desrespeita nenhuma "lei", apenas é minha opinião.
Se eu estiver errado, por favor, me corrigam.
Obrigado.

Postado por: Daniel Oshiro em dezembro 10, 2002 11:40 AM

O Baboo é que vai gostar.

Acho incrível como alguém que tenha a capacidade técnica suficiente para alterar e customizar uma distribuição Linux, não tenha o mínimo de senso comercial pra poder enxergar que o produto deles não traz nenhum valor agregado, pelo contrário! Traz custos e baixo nível de segurança! Isso sem contar demérito da comunidade Linux. Imagine alguém postando uma dúvida sobre o Luminux numa lista de discussão!!?
Francamente...

Postado por: Penetro em dezembro 10, 2002 11:43 AM

Não acredito, no primeiro momento achei que fosse sacanagem. Adorei o suporte: "Existem diversos drivers para um mesmo modelo de impressora (...) Para solucionar esta situação remova a impressora instalada e a instale novamente (...) tente este procedimento algumas vezes até que se encontre o driver correto".
Finalmente o Preço: R$ 90,00; mais baixo que a licença do Ruindows, mas prefiro o Conectiva, brasileiríssimo, ou RedHat, adorável. Alias o senhor José Antonio Caldeira, Diretor, não era do Caldeira Linux? E para encerrar um dos links é aqui do Linux in Brazil.

Postado por: Rafael Lopes em dezembro 10, 2002 11:44 AM

Será que afinal fizeram com o Linux alguma coisa que presta???
hehehehehehe... ... hehehehe...
Brincadeirinha... (Sou usuário fixado em Red Hat)
Acho que eles fizeram o que provavelmente estamos fadados, suponho que algumas distribuições irão se aproveitar da deixa e fazer a mesma coisa...
Mas pelo menos ele faz algo de bom...
Ele destrói a partição do Windows... hehehehehehe...
Pensaram que só havia pontos negativos?!?!?!?
Mais positivo que esse impossível...

Postado por: Diego em dezembro 10, 2002 11:46 AM

Concordo com o Marcos, essa distribuição está fardada ao fracasso. Quem quer esse tipo de coisa (reboots, problemas de segurança, código fechado...) é melhor ficar com o windows mesmo. Nem tentem mudar para um negócio desses, é só para dar problema.
Essa é uma daquelas distribuições de vitrine. Com certeza é bonitinha, mas só isso. Na hora que você for instalar um mplayer, ou mesmo atualizar, não vai conseguir.
Era bom ver se eles estão violando a GPL. Um programa que eles fizeram, tipo o instalador, não precisa ser liberado, mas o resto, sim. Se fizeram alguma alteração no openoffice, além do nome, tem que liberar o código fonte.

Postado por: Daniel Dantas em dezembro 10, 2002 11:52 AM

"mas prefiro o Conectiva, brasileiríssimo"

Rafael, então faça o seguinte:

digite:
B (poiseh, isso abre um terminal)

Digite gnome -- :1

Verá que não tiraram nem os papeis de parede
hauahauua

Postado por: cueio em dezembro 10, 2002 12:49 PM

Antes de mais nada, sou usuario fiel do Debian GNU/Linux e nao o troco por absolutamente nada. Ao ler tal noticia, nao podia crer que fosse realmente verdade. O que estamos lendo e vendo eh o que pensei que algum dia pudesse acontecer. Aconteceu com o StarOffice e esta acontecendo agora. Um software que era de graca (mas nao livre) eh pago agora. Acho que a comunidade deveria investigar e realmente comprovar a veracidade das informacoes a respeito do OpenOffice e da nao distribuicao do SO. Os produtores desta nova distro sao obrigados a liberar os fontes de seus softwares (os binarios nao). Mas, se as informacoes que aqui estao sao realmente verdadeiras, realmente nao vejo futuro para esta distro.
Existem outros casos de distros que foram ao fracasso, como a Definity, de Campinas. Outra distro sem sal e sem acucar, que nada tem a acrescentar aos usuarios!
Necessitamos de distros que realmente tenham algum diferencial, que realmente chamem a atencao! Conectiva eh em portugues. Mandrake eh facil de usar. Debian eh a maior de todas e a mais estavel. Slackware eh robusto.
Um recado para quem esta pensando em criar sua distro: maos a obra! Pensem em algo que realmente os usuarios se interessem e os facam optar pela sua distro. Caso contrario, ela sera apenas mais uma no mercado!

Abracos a todos

Postado por: Rogerio Acquadro em dezembro 10, 2002 01:44 PM

Em rápida visita ao website do luminux eu pude notar que os screenshots do produto mostram algo que realmente leva a crer que a declaração do amigo Sérgio Salgueiro seja verdadeira, pois o produto tem seu desktop realmente baseado em blanes e em um dos screenshot existe uma citação sobre a divulgação do mesmo sem cartão de registro.

É importante que os profissionais sérios se mobilizem para que a imagem ascendente do linux não seja explorada por profissionais sem escrupulos, que buscam somente uma forma de ganho momentâneo, baseada na crescrente tendência de adoção do linux em desktops.

Também gostaria de registrar a minha opinião sobre a falsa imagem que o site da referida empresa vem passando sobre um possível pacote de automação de escritório exclusivo que na realidade não existe, pois os screenshots que estão publicados no site são do openoffice.

É necessário desmistificar a imagem de que uma distribuição linux precisa ser orientada para uma determinada aplicabilidade, pois distribuições tidas como mais difíceis, como o slackware, debian, etc.. Podem perfeitamente funcionar como desktop.

O que é necessário é uma divulgação e apoio mais sólidos dos gerenciadores de janelas como o KDE, Gnome, etc.. Pois são eles que tornam possível a utilização do linux em desktops. O resto é balela!

Postado por: Marcelo R. Minholi em dezembro 10, 2002 01:46 PM

Papagaio de Pirata!!!
Não é à toa que o símbolo desta distro é um papagaio!!

Postado por: Penetro em dezembro 10, 2002 01:59 PM

Essa distribuição é uma piada. Fazer uma distro voltada ao desktop tudo bem, agora o que ele fizeram foi somente ajeitar um sistema e colocar algumas ferramentas de configuração propietárias nele.

A interface blanes é a pior que existe para customização, seria bem melhor ser baseado num kde ou gnome. Garanto que criar um icone nos menus do blanes seja impossível pois que eu saiba não existe nenhum editor grafico para isso. só editando os arquivos diretamente.

Esconder os terminais? Nem o windwos esconde o prompt do dos. Isso deve ser somente para esconder a fragilidade do sistema que roda todo como root.

Ainda por cima o sistema está bme desatualizado pelo que vi.

No menor problema nas ferramentas de configuração deles fica impossível configurar de outro jeito os dispositivos.

E pelo que vi essa instalação deles é tipico de quem não sabe criar uma instalação descente, por que eles simplesmente copiam uma imagem pronta para o hd e depois sugerem criar partições fat para guardar arquivos no restante do hd.

Sem conter que a distro vem com poucos pacotes e pelo que entedi eles vão criar pacotes encomendados mediante a um pagamento.

Pior iniciativa que eu já vi.

Postado por: Marcelo Anton em dezembro 10, 2002 04:22 PM

Pois é, o negócio é que você paga 90 reais pelo software proprietário que eles desenvolveram.

E a Copel não comprou nenhuma caixa ainda.
Nós temos um grupo de estudos que acha que é melhor montar a própria distro do que pegar o Luminux, porque você estaria fatalmente amarrado com um único distribuidor.

A comunidade precisa saber o que está realmente acontecendo.

Um abraço.

Postado por: Sergio Salgueiro em dezembro 10, 2002 04:52 PM

Tirado do Site do Luminux...

Quando fui olhar se eles disponibilizavam os códigos fontes, olha só com o que eu me deparei...

Por problemas técnicos, não estão disponíveis os fontes para download. Se desejar os fontes entre em contato pelo telefone: XXX-XXXXX

Fica quase proibitivo ter os códigos...

Postado por: Éder Almeida em dezembro 10, 2002 05:28 PM

Outro Windows !!!!!!!!!

Postado por: Adriano Filadoro em dezembro 10, 2002 06:19 PM

Éder Almeida, eles só precisam distribuir os fontes para quem adquiriu os binários deles. E eles não são obrigados a disponibilizar os binários.

Postado por: Patola (Cláudio Sampaio) em dezembro 10, 2002 06:53 PM

Ouvi alguém da Luminux, não guardei o nome mas deve ser alguém importante (usa paletó e gravata), dizer que o mercado para o produto é o da pequena e média empresa que quer sair da "pirataria". Alguém já ouviu falar neste mercado?

Postado por: victorbe em dezembro 10, 2002 07:27 PM

Embora o que eles estejam fazendo é imitar aquelas distribuições americanas para "dummies", como a Lindows, Xandros, etc. Eu acho que essa distribuição está condenada ao fracasso porque aqui no Brasil, até pela falta de grana, nós usamos o "jeitinho brasileiro" e fazemos quase tudo sem dinheiro, mesmo que seja muito mais difícil. O linux se popularizou aqui justamente porque é maleável e gratuito. Quem não entender o nosso mercado e tentar dar uma de M$ vai se dar mal, até porque o pessoal mal paga o Ruindows, quanto mais pagar por algo que não é inteiramente compatível com padrão de fato, que é o Windows/Office.

Postado por: Manoel Pinho em dezembro 10, 2002 08:10 PM

Ao ver a página da Luminux, você tem a impressão que os softwares Lumi-Word, Lumi-Point, Lumi-Calc e Gimp foram desenvolvidas por ela. Isso que eu achei sacanagem.

Não duvido que essa empresa ainda ganhe dinehiro. É trieste, mas vai ter muito gerente de TI que irá adquirir essa distribuição para se livar da pirataria.

Postado por: Rafael em dezembro 10, 2002 08:31 PM

As vezes vejo coisas que não dão pra entender, quer dizer, tentar entender. O Linux era a mais ou menos 4 anos atrás um "Jogo de Rpg" em que poucos e paciêntes usuarios tentavam "jogar". Hoje aproveitadores estão ganhando mais grana com Linux do que com qualquer outro SO. Peceberam quantas revistas usam de propaganda enganosa para leigos e com isso ganham dinheiro e ainda espantam quem quer mesmo aprender ou usar Linux. Um vizinho comprou na banda um revista com Slackware e ainda dizia conter tutorial e outras vantagens. O pior de tudo que quando ele me trouxe a revista só tinha um zipSlack versão antiga e os outros softers do CDRom eram todos par Windows. O Tutorial da revista era todos de Links de páginas, algumas sem nenhuma lógica ou gabarito. Não tem nada que atrai tanta grana hoje como Linux e Hackers. São cursos de LInux de 20hs e com certificado e Jornais ,sites e até em colantes de poste aqui no Rio. Não tenho nada contra quem tenta ganhar dinheiro honestamente. Mas o que vejo mais nesse rol de sucesso do Linux é desonestidade. Imaginem daqui a 2 anos o congestionamento de Distros e complexidade de cada uma. Dá vontade de rir , saudades do tempo do Linux "undigrundi"...

Postado por: Dick Vigarista em dezembro 10, 2002 08:55 PM

Olha meu deixa os caras fazerem o que quizerem o Linux é grátis mesmo, quem for trouxa que compre, eu não compro nenhuma distro, Conectiva também cobra, red hat tambem o Mandrake também o suse nem se fala esta eu nem instalo mais no meu micro eles são muito abusados em cobrança, o Lumin sei la o nome não instalo também pois pelo que vi é muito devagar perto do que uso, Blaner ou sei la o nome, so instalei uma vez no Techlinux que desapareceu ou estou enganado, pois desta distro ninguem fala, é uma droga, o que uso é o Mandrake 9.0, pois gosto é de desktop mesmo e o Mandrake é o melhor para isso, conectiva muito falho, da muito problema, quanto a suporte, ah ah ah, nenhum da um que preste, suporte por telefone, prefiro usar o RUwindows, os foruns e sites na internet são melhores do que muitos suportes por ai, e no mais vão estudar e aprender a configurar seu linux que é muito melhor e mais divertido, isso que o Linux é muito divertido e prazeiroso. bla bla bla
Fui...........

Postado por: gaucho em dezembro 10, 2002 11:03 PM

Aih Gaucho, nao concordo com vc qto ao suporte, pois linux eh o q + suporte dah, em relaçao a tudo, seja em software ou hardware. Quem procura , acha. Eu nunca deixei de achar a documentaçao q eu queria.
Qto ao Luminux, eh uma vergonha ver o mundo *nix receber tal notícia . Ao invés de contribuir na luta contra o monopólio e o codigo fonte fechado, criam um linux anti-linux ? Mas a luta tem q continuar ... =)
Enquanto isso, continuo tentando convercer pessoas q estao hipnotizadas pelo ruindows a mudar pra linux, e mais tarde começar a usar slackware
heheheheh
slack owns !!!
Abraçao e viva o UNIX

Postado por: Adriano Carvalho (ch0wn) em dezembro 11, 2002 01:42 AM

"A licença de uso é pessoal e intransferível, sendo que a instalação só pode ser feita em uma única máquina."
Hauahauhaua, cara isso soa MS basico...
Onde fica a historia de "Liberdade" ???
Epa, tem algo errado. Pelas minha rodadas pela net, vi algo sobre a MS vender ou fazer algo sobre softs Linux,, serah jogada de marketing ???
Hehehe, nao faço nem questao de baixar essa "DISTRO", to feliz com meu slack/mandrake/knoppix, hehe
Cya
:-)

Postado por: SHDW em dezembro 11, 2002 08:27 AM

Eu tive a infelicidade de compra a revista com o zipSlack, que aliás nem funciono no meu computador, uma vergonha.. dinheiro jogado fora...
O comentario do gaucho foi muito tosco, mal merece resposta, mas la vai: as distros que voce falo combram por serviço, voce pode baixa elas na internet se voce quiser, se não quiser porque num tem net rapida, pode compra a pcmaster, que essa sim é uma revista descente.
Esse luminux é uma vergonha, alguém já aviso o stallman o acontecido hehehe? porque qdo avisaram do united linux ele num poupo comentarios... ele podia fala sobre isso também, afinal ele tem muito mais credibilidade que nós, pobres zé-manés...

Postado por: Knuckles em dezembro 11, 2002 10:13 AM

Só uma, se viola GPL tem que ser punido.
De resto nem precisa de comentários, eles já se destruiram.. "Os terminais de texto foram suprimidos. Não há como
digitar control+alt+f1 e sair da tela gráfica, por
questões de segurança."..
será a mesma questão de segurança que faz o sistema sempre logar como root???
Sem mais..

Postado por: Thiago em dezembro 11, 2002 02:08 PM

Sem sacanagem.... Eles mal começaram e já se ferraram com essa M de sistema sou mas o Techlinux ou o Redhat mesmo e se ales continuarem a cobrar estarão falidos em pouco tmp valeuuu!!!!!!!!
E que caia a MS E Luminux tb

Postado por: Luciano em dezembro 11, 2002 02:17 PM

Essa pseudo-distro Luminux, acreditem, colocou até comercial na TV e espalhou outdoors aqui em Curitiba, que é onde fica seu bunker. A frase do outdoor é algo como "saia da pirataria". Um total desrespeito ao Linux sério.

Postado por: winkler em dezembro 11, 2002 02:19 PM

na boa, nunca escrevi nada aqui, mas isso foi um absurdo...
Fizeram um linux versao windows...
"Windows Linux - O pior dos dois mundo"

o que tem que fazer é por fogo nos outdoors desta empresa de merda

Postado por: 4n42c0 em dezembro 11, 2002 03:02 PM

Abe tive sua baleia branca, o linux tem o seu segundo vaporware (first lindows, second luminux).
Perdoai-vos o senhor, pois eles não sabem o que fazem ...

Postado por: Zarathos em dezembro 11, 2002 03:07 PM

Gostaria de saber por que o pacote de rede nao esta incluso no luminux tem que comprar separado??????????????

Postado por: Augusto em dezembro 11, 2002 06:07 PM

Dae galera gostei muito do luminux.

Postado por: Root em dezembro 11, 2002 06:10 PM

Quando fiquei sabendo a respeito da mais nova distribuição curitibana de linux logo fiquei louco para conhecê-la, mas ao entrar no site não achei nenhuma "iso", como estava empolgado resolvi ligar para a Luminux, pois a resposta por e-mail demora um século para quem esta desesperado. Liguei, mas o cara que atendeu não sabia me informar quando seria liberado, e disse que apenas os softwares de código aberto (aqueles que eles não "desenvolveram", entenda-se modificaram) estariam disponíveis para download, ai já começou a minha decepção. Depois em uma breve troca de e-mail's resolvi perguntar quando ela estaria disponível para download, e eles me disseram que não estaria. Foi ai que eu fiz a sugestiva pergunta " eu não posso obter o Luminux sem pagar ? " e a resposta foi " isso mesmo, o Luminux é uma distribuição comercial ".
Mas o que é o Luminux, o Luminux faz parte da nova onda de distribuições linux que estão surgindo, assim como O Xandros, o Lindows e outras distribuições voltadas para o usuário mais leigo, que tipicamente usam o sistema operacional windows. Essas distribuições buscam atender esse tipo de público, por isso elas têm muitas semelhanças com o windows.
Elas são mais amigáveis e tentam corrigir o problema que todos ao falar do linux comentam, que o linux é um S.O. (sistema operacional) para pessoas com um conhecimento mais avançado, e que suas aplicações estão restritas praticamente a servidores, ou seja, além de ser mais difícil de se usar ainda não existem softwares que atendam minhas necessidades mais básicas (e.g. editor de texto = Word). Felizmente cada vez mais o número de pessoas que pensam dessa forma vem diminuindo, e agora a comunidade começa a despertar um lado critico para com esse tipo de distribuição, tentando fazer do linux o que ele deve ser, livre. O que tem que ser feito é se provar por a+b que o linux não é difícil de se usar, existem aplicativos pra ele, tão bons quanto os proprietários e que mesmo assim ele ainda pode ser um free software + opensource. Basta seguir a filosofia, afinal de contas tudo o que sabemos hoje foi porque alguém que descobriu inventou essa coisa não pensou apenas em si, divulgou o seu feito, imagine se todos os físicos tivessem guardado suas descobertas só para si, não preciso nem falar as porções de coisas que não teríamos hoje devido a isso.
Bom isso nos faz pensar que apenas o opensource nos permite evoluir e através dele chegar a lugares antes já mais imaginados.
Quem no séc. XV pensava em um computador, ou até mesmo na ida para a lua, mas publicações físico, matemáticas tornaram tudo isso possível.
Abram suas mentes, abram os códigos. Deixe que a vida siga seu curso natural, aonde todos tendem a evoluir.
Copyleft.

Postado por: smith em dezembro 11, 2002 11:17 PM

Sinceramente, para ter uma distro dessa prefiro comprar o Windows.
Ela simplesmente vai contra os princípios que levaram (e levam) o Linux ao sucesso.
Duvido muito que esta distro sobreviva.

(só é rodado como root??? sacanagemmmmmmm!!!!!)

Postado por: Rodrigo em dezembro 12, 2002 12:45 AM

Realmente é estranho esse esquema de "Distribuição Comercial"...
Tem um colega de Faculdade q trabalha com Micro$oft e fica lambendo-os, mas esses dias ele me disse algo q fiquei pensando: Se o software é Open Source, como a empresa vai c estabilizar, isso é, vai pagar todas os custos pessoal/maquinários/etc...
Na minha opinião, licenças estilo GPL são um futuro lógico...
Mas em um país que naum é uma linha reta economicamente, por enquanto isso é quase impossível... Vejam o caso de empresas grandes no ponto de vista de qualidade do produto (como a Mandrake)...
As empresas atuais tem q achar alguma forma de ganhar uma bufunfa, pois o custo/manutenção naum é tão baratos, vcs sabem disso...
Está certo q essa Luminux é Ridicula, mas...
C vcs vissem o qto elees gastaram em Marketing aqui em Curita...
É de ficar d Cara!!!

Grande Abraço...

Postado por: Alexandre em dezembro 12, 2002 09:11 AM

Poxa, não to entendendo, porque tão metendo o pau no Luminux, comprei uma caixinha dos caras e a instalação foi incrivelmente rapida no meu PIII 600 128 Mb, pcships(merda) 9 minutos e trinta segundos com formatação e parcionamneto automatico, apertei 3 enter e pasmem troquei meu mouse serial por usb e ele não perguntou nada e reconheceu o mouse sozinho!! Porra comprei varias caixinhas da Conectiva, RedHat e o Luminux da um pau em facilidade!!! To implementanado o mesmo na empresa que trabalho, prefiro pagar R$ 90,00 para eles que são brasileiros que R$ 1.200,00 para a droga dos gringos da Microsoft!!!!
Valeu!!!!
Fabricio (gerente de CPD)

Postado por: fabricio em dezembro 15, 2002 06:12 PM

Direto da FAQ -- Segurem-se

P: Posso fazer o download do Luminux no site?
R: Não, estaremos disponibilizando apenas o código fonte dos componentes GNU (GPL) inclusos no Luminux.


Postado por: dermeister em dezembro 15, 2002 07:47 PM

Pois é, tudo bem a parada é paga, mas e daí?? Não é um preço robado pra cara@@# que nem os produtos da MS, os cara já falaram que o esquema é pro pessoal que não tem as bases, eles mesmos recomendam que se use um servidor com um RH e tal. E SIM!!!! ao contrário da maioria de vcs eu já mexi no luminux, e só pra avisar os grandes sábios que nunca viram a parada EXISTE TERMINAL, pra abrir usa uma combinação de 4 teclas.
Mais uma, realmente pra quem é altamente virgem em linux é muito mais fácil, mas concordo aqueles noezinhos pros aplicativos do openoffice (lumi-isto, lumi-aquilo) ficaram ridículos.

Postado por: Madera em dezembro 19, 2002 10:44 AM


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.