Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Rio Grande do Sul economiza R$ 40 milhões c/ software livre

Davi Silva (davi_carvalho@yahoo.com) avisa: É notório que o Rio Grande do Sul é um dos estados quem mais tem incetivado a produção de software livre. Esta notícia da ComputerWorld informa os milhões que foram/são economizados. Este é um claro exemplo de como o dinheiro público (o meu, o seu, o nosso) pode ser bem utilizado. Nas palavras do atual governador, Olívio Dutra : "O Rio Grande do Sul sente-se gratificado por estar contribuindo para a adoção de um projeto nacional de software livre. E essa iniciativa será levada ao Governo Lula, que também mostra-se preocupado com a socialização do conhecimento e a democratização da informação".

Postado por brain em 28 de novembro de 2002, 10:25 PM

Comentários

Bela cifra! Será que o próximo Governador vai estar alinhado com tal filosofia? Estejam certos de que há muita gente de olho nesse dinheiro...

Postado por: sgtpepper em novembro 29, 2002 12:44 AM

Rídiculamente, por outro lado, deve ser o único estado brasileiro onde a Revista do Linux não é distribuída. O motivo parece ser insistência em querer cobrar ICMS sobre o preço total da revista e não apenas sobre o CD.
Sendo o CD uma ótima fonte suplementar que evita que os usuários percam tempo e dinheiro baixando o conteúdo que vem no mesmo. O prejudicado somos nós que não podemos dispor de mais uma fonte de consulta sobre o Linux.
Espero que o próximo Governador consiga contornar esta situação, em parte antagônica, do atual Governo.

Postado por: guara em novembro 29, 2002 03:34 AM

Irrisoria a quantia calculada. Deve-se somar a esses 40 milhoes a aquisicao da tecnologia pelo corpo tecnico e docente do Estado do Rio Grande do Sul.
O governo Federal deve-se espelhar no exemplo gaucho para termos a verdadeira independencia.

Postado por: Nuno em novembro 29, 2002 08:15 AM

Sobre a questao da Revista do Linux nao vir mais pro RS, a informação que tenho do pessoal da procergs é que este imposto sobre a revista ja foi retirado faz tempo e o motivo da não vinda da revista são outros,quais?.....nao me explicaram.

Postado por: Juliano Dapper em novembro 29, 2002 08:30 AM

Realmente isso esta acontecendo. Todas as UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) receberam micros novos PIV com win98 e Conectiva Linux. Assim, os estudantes aos pocos irao perder o famoso medo do Linux e adaptar-se a ele. Acho que esse foi um grande passo do governo em parceria com a procergs do RS!!!

Postado por: clandestino em novembro 29, 2002 08:33 AM

Na minha faculdade, no centro-oeste de MG, estamos tentando difundir o Linux, mas infelizmente, a maiorias das pessoas ainda tem medo por achar que Linux não passa de um "OS de Hacker" com um "cursor piscando em uma tela preta". Mas a acho que está na filosofia do Linux a persistencia e a esperança.

Postado por: Mandark em novembro 29, 2002 09:15 AM

Gostaria de parabenizar o Governo do Rio Grande do Sul pela iniciativa. Espero que no próximo governo esse exemplo continue.
Aqui, no Distrito Federal, a realidade é bem diferente, temos a "solução M$". Também, somos quase proibidos a dizer o nome deste belo OS. Isso mostra a cegueira corporativa. Não conseguem enchergar além da ponta do próprio nariz.
Em diversos locais do Governo Federal, a compra de equipamentos é feita em grande quantidade e melhor, todos iguais. Assim, uma mesma equipe pode gerar uma estação, configurar e depois clonar. Qual a dificuldade? O RH8.0 com o Bluecurve já tem até um desktop padrão (leia-se: Editor de Texto, Planilha Eletrônica, Browser, E-mail e Apresentador de Slides).
Agora, basta usar.

Abraços.

Postado por: Alexandre Figueiredo em novembro 29, 2002 10:22 AM

gostaria de somar a minha visão do software livre a do colega nuno.
o governo federal é quem mais gasta em tudo em todos os lugares.
a adoção de, por exemplo, software livre poderia liberar alguns cifrões para o projeto fome zero, apenas para citar uma das muitas opções.
há custo para isso? há.
vai ser de uma hora para outra? não, sinto muito, mas com o linux ou qualquer outro SO diferente do mais utilizado, a coisa vai ter um custo de adaptação, e esse custo vai ser expressado em dinares.
mas esses dinares voltam no longo prazo.
eis o principal poblema que não se arrezorvesse de uma hora para outra: a mentalidade de todo mundo na gestão pública é fazer as coisas para ontem. taí o governo do RS provar a exceção à regra. parabéns ao pessoal de lá.

Postado por: alexandre em novembro 29, 2002 12:07 PM

Sou Funcionário Público Federal, solicitei a instalação do linux em uma máquina velha, para rodar o Spring ( http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/index.html )me disseram que não podiam, pois tinha uma lei que proibia, isto é verdade???
acho isso um absurdo. O grande problema da informática no governo é que tudo é tercerizado, tem muita gente mamando, cobrando fortunas para instalar um programa, uma placa, o pior, quando o governo aluga micro, o preço do aluguel é maior que as prestações mensais de um novo. Infelizmente o problema não é só a filosofia M$... é safadeza mesmo... mas acredito que soft livre pode ajudar bastante...

Postado por: Zbdeu em dezembro 1, 2002 05:27 PM


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.