Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Incêndio na universidade de Twente

Como o PontoBR já deu os detalhes, aparentemente enviados pelos mesmos leitores que enviaram pra cá, não vou acrescentar outros links. Mas a notícia triste do dia (de ontem) é que o CPD da Universidade de Twente pegou fogo, levando consigo inclusive um servidor do projeto Debian e os serviços security.debian.org, non-us.debian.org, nm.debian.org e qa.debian.org. Vamos torcer para que a maior perda tenha sido mesmo no nível de serviços e de equipamentos, sem feridos ou outros casos de maior gravidade.

Como sempre ocorre nessas ocasiões, já começaram a surgir as piadinhas. O gwm do PontoBR acha que quem iniciou o incêndio foi um processador AMD superaquecido (será que o Bruder não apareceu por lá pra abanar?), enquanto no irc já começaram as provocações do tipo "taí a prova de que o Debian não é tão seguro, a distribuição XYZ nunca pegou fogo" e tal. Tsc tsc!

Postado por brain em 21 de novembro de 2002, 12:05 PM

Comentários

Tem que procurar saber qual a verdadeira causa deste incêndio, ficar falando que foi distribuição XYZ não leva a nada, muito menos falar que foi a AMD que na minha opnião da um verdadeiro show na intel em termo de processadores novos, o p4 não da nem pro começo perto do ATHLON.

Postado por: Ranieri em novembro 21, 2002 02:32 PM

É mesmo uma pena... Tomara q eles tenham um sistema de dual-backup p/ q os projetos possam ser novamente instalados em outro lugar. Tb espero q ninguém tenha se machucado!

Postado por: Victor Zucarino em novembro 21, 2002 03:03 PM

Independente de Distribuição :

Agora vamos ver se o SysAdmin tinha backup completo !

:-)

Serve de exemplo: Um cliente meu teve o computador roubado e todos os backups (cd´s e zip´s ) que estavam em uma caixa AO LADO foram junto.

Foi o caso de sentar no chão e chorar !

Eu resolvi o meu problema com um pequeno "script" que manda o backup diario para um servidor remoto todos os dias e sem interferencia humana ! Viva o CROND, ZIP, NCFTPPUT e BASH ;-)

Postado por: Flavio Moreira em novembro 21, 2002 03:06 PM

Quando vi a notícia publicada no PontoBR os serviços já estavam no ar.

Ou seja, sim eles fizeram backup.
Já os equipamentos... Uma pena.

Mandra

Postado por: Mandraker em novembro 22, 2002 10:42 AM

Uma coisa que eu venho percebendo, é a falta de profissionalismo em que o site pontobr,org trata as notícias sobre qualquer tipo de assunto, por exemplo, um comentário infeliz onde acusam a AMD. Sim, entendi que quiseram dizer que poderia ser um superaquecimento do processador, mas a forma que o site coloca, é relativamente ridículo. Aliás, o anti profissionalismo vai desde a forma em que as notícias são colocadas, até as enquetes, perguntas sem nexo e bobas.

Postado por: Ka em novembro 23, 2002 12:33 AM

ainda bem que foram servidores rodando debian!
menos debian no planeta

viva

Postado por: asd em novembro 23, 2002 07:32 PM

Ha, eu concordo com os meus colegas mas soh nao concordo o seguinte...
os processadores da AMD sao um lixo mesmo...
ow o K6 eh ridiculo..
eu rodo sistemas operacionais otimizados por mim toda semana em um pentium e os mesmos em K6II e garanto que eh k6 trava muito mais por falta de cache.. eh uma bosta mesmo... e tem mais... o Athlon eh mais veloz que o pentium sim mas a vida util dele eh bem menor
sao basta so ser rapido se o processador eh praticamente descartável... eu jah perdi dois processadores Athlon e nao perdi nenhum pentium...
realmente a AMD estah precisando melhoras os seus processadores!

Postado por: Victor Hugo em novembro 23, 2002 09:35 PM

Victor, os principais problemas com o K6II não eram do processador, e sim das motherboards. Como o processador era barato, os montadores usavam motherboards (e chipsets) sofríveis para ter um preço final muito baixo. Com uma motherboard decente o processador faz bem o seu serviço (mas lembre que ele fica em um ponto intermediário de desempenho entre os Pentium e os PII).

Os processadores Intel são realmente mais robustos que os AMD. O P4 por exemplo, quando excessivamente aquecido (por falha de um ventilador, por exemplo) reduz o clock interno até reequilibrar a temperatura, sem travar ou se danificar. Já um Athlon iria travar ou, em casos extremos, queimar.

Os Athlons atuais possuem internamente um diodo sensor de temperatura, o que permite à motherboard controlar o aquecimento e desligar o sistema quando super-aquecido, mas o sistema da Intel é melhor, uma vez que não depende da motherboard.

Outros pontos críticos:
> Processadores com chip exposto (PIII e Athlon), que podem sofrer microfraturas durante a instalação do ventilador.
> A mania que alguns montadores tinham de colocar etiquetas sobre a CPU, impedindo o contato direto desta com o dissipador.
> Os P4 e os Athlon dissipam muita potência, sendo necessário usar pasta térmica e um bom conjunto ventilador-dissipador neles.

Já usei processadores x86 da AMD, Cyrix, Harris e Intel e nunca tive problemas com as CPUs, mas não posso dizer o mesmo das motherboards e das memórias.

Ou seja; pelo que observei até agora, as motherboards, memórias e montagem do ventilador da CPU são mais críticas que o tipo de CPU, no tocante à estabilidade de um sistema.

Postado por: Clovis Gajo em novembro 24, 2002 09:44 AM


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.