Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Uso do Netscape cai 74% em um ano

Deu no Yahoo que o número de usuários que usam o navegador de Internet Netscape, da America Online, despencou 74 por cento em um ano. Nesse meio tempo, o software da rival Microsoft, integrado ao sistema operacional Windows, aumentou sua participação para 96 por cento do mercado mundial de computadores. "A guerra dos 'browsers' é de fato um massacre", afirmou em nota divulgada à imprensa na quarta-feira Geoff Jonhston, presidente de marketing da companhia norte-americana de análise da Internet WebSideStory, responsável pela divulgação dos dados.
Mas peraí, ta tudo meio preto-e-branco, e o resto dos browsers, será que a gente é tão insignificante assim ou esse povo é muito burro pra ver que tem vários outros browsers no mercado e um monte de gente que usa Linux (consequentemente, sem aquela coisa do ie) ?

Postado por TaQ em 29 de agosto de 2002, 08:31 AM

Comentários

Pra variar a pesquisa deve ter sido feita somente entre usuarios doi Ruindows, pra no final das contas dizerem q a microsoft esta dominando e q o IE é bom...

Postado por: Spy_BR em agosto 29, 2002 08:44 AM

Viva o Opera...

Postado por: Dieguito em agosto 29, 2002 08:45 AM

Concordo com o comentário do Dieguito porque só para dar um exmplo eu falo com vários usuários de linux... e eles usam: Galeon, Konqueror, Opera, Netscape e principalmente o Mozilla depois de ter lançado sua versão 1.0 (finalmente para a alegria de todos) :0)

Postado por: Ednei em agosto 29, 2002 08:54 AM

Olha, eu sou Mozilla na cabeça.

Postado por: Powered by Linux em agosto 29, 2002 08:56 AM

Eu só uso Mozilla. Caso o site que eu esteja visitando só funcione com o IE, eu simplesmente fecho a janela.

Postado por: Roberto Valle em agosto 29, 2002 09:11 AM

Eu, mesmo em ambiente M$Ruindow$, trabalho com Mozilla (estou usando o 1.1 no momento, e é show de bola!!). Essa é obviamente mais uma notícia pra "formar opinião"... furada, mas é opinião.

Postado por: Bogo em agosto 29, 2002 09:53 AM

Eu mesmo uso Mozilla desde as versoes 0.alguma_coisa.

Postado por: Marcus Grando em agosto 29, 2002 10:26 AM

Ola sem citar que no mercado americano muitos servidores nem ambiente grafico tem eu adoro e ultilizo muito o Lynx quando não estou navegando para lazer com ele eu consigo todas as informações em banners ou outras coisas chatas. nos meus momentos de lazer ultilizo muito o Opera ja que adorei muito o Mozilla 1.1 mais as fontes me irritam :) Sei la estas pesquisas parecem artigos da revista INFO que somente publica o que se paga :)

Postado por: Rubens Eduardo em agosto 29, 2002 10:46 AM

A pesquisa com certeza é tendenciosa mas peraí gente... eu gosto do Linux, defendo o uso do Linux gosto do Mozilla e por muitas vezes até defendi seu uso mas... se tem alguma coisa que a Microsoft faz melhor é o Browser, temos que parar com essa mania de não enchergar as deficiências do Linux porque o primeiro passo para melhorar algo é reconhecendo as deficiências.
Eu infelizmente tenho de trabalhar com o Windows que tem muitos problemas mas na hora de navegar ele é o mais rápido, o mais bonito e o que funciona melhor.

Ps.: Sei que um monte de gente vai me criticar por dizer isso, mas deixem a ideologia um pouco de lado e verão que eu tenho razão.

Postado por: Everaldo Canuto em agosto 29, 2002 11:58 AM

Everaldo: não se esqueça que é o que trava mais tb ... hoje em dia me parece que ele qdo trava pelo menos não trava o resto do sistema inteiro, a tão chamada "integração com o sistema operacional", que só servia para aumentar o monópolio da m$ e dar dor de cabeça pro usuário qdo o maldito travava a máquina inteira. Fora que também o ie é o melhor jeito da m$ dar uma "banana" pra todo mundo e socar goela abaixo os padrões malucos deles pra HTML e afins. :-p

Postado por: TaQ em agosto 29, 2002 12:12 PM

Concordo com tudo que você disse, mas vou usar como examplo minha irmã que tem 15 anos e não é da area de informática, ela detesta o Mozilla, já tentei convence-la mas não consigo... o IE não é o mais estável por isso disse mais rápido e mais bonito. embora comigo o IE tem travado bem menos do que o Konqueror e o Mozilla mas isso deve ser por causa de algum recurso que os sites colocam que só é compativél com o IE então não posso criticar os Browser's.

Sei que não tem nada a ver com o tópico mas pra mim o problema das interfaces Linux são os toolkits QT e GTK, as aplicações escritas com QT travam tanto quanto as do Windows, e as aplicações GTK mesmo com os temas não ficam tão amigáveis quanto as do Windows exemplo disso é o dialogo de abertura de arquivo do GTK que é ridiculo. Acho que tá na hora de surgir uma outra alternativa talvez eu faça algo ao invés de ficar só criticando mas por enquanto...

Postado por: Everaldo Canuto em agosto 29, 2002 12:34 PM

Olá Everaldo,

Concordo contigo, as bibliotecas devem melhorar sim, mas acredito que o QT está no caminho certo, é uma biblioteca completa e elegante. Quanto ao GTK, realmente os dialogos são no mínimo pífios, em termos de produtividade e praticidade ficam bastante a dever. De volta ao QT, não acho que esteja travando tanto, houve uma evolução muito significativa nesta biblioteca, hoje dá bem menos problemas, e ainda se tem a vantagem de ser cross-plataform, ou seja, é possível criar aplicações para diversas plataformas com o mesmo aspecto.

Sobre o Mozilla, bem, foi uma espetacular evolução. O Mozilla 1.0 é realmente um browser de respeito. Não gosto do IE, mas tenho que usa-lo pois alguns proxies exigem uma espécie de token de autenticação e por ser integrado com o Windows, fica impossivel usar qqr outro navegador diferente do IE. Hoje tenho convicção de que o Mozilla finalmente tornou-se competitivo e bate de frente com o IE, sendo melhor em diversos aspectos: Usabilidade (Tabs), Estabilidade (O Mozilla não perde conexão), Design e principalmente segurança.

Vcs devem estar se perguntando o que quero dizer com "perder a conexão", bem, não sei se alguém já passou por isso, mas ao digitar um endereço, o IE estabelece a conexão e fica tentando receber os dados, e apenas fica, pensei que fosse um problema no proxy, porém qdo se abre uma nova instancia, o mesmo site abre qs que instantaneamente. Conclusão, inconsistencia. Até o momento, o Mozilla nunca fez isso.

De qqr forma, é uma briga boa.

Um abraço a todos,

Postado por: MediaSonic em agosto 29, 2002 01:44 PM

Você tem razão. Eu tambem tenho esse problema com o IE. Estou agora baixando o Mozilla, vou usa-lo durante uma semana e ver como esta estabilidade da versão atual.

Abraços

Postado por: Everaldo Canuto em agosto 29, 2002 01:59 PM

Eu uso o Mozilla e to feliz da vida com ele, apesar de como foi dito pau em alguns sites (tem uns de flash que acabam com ele).
Mas, a respeito as interfaces blá blá blá eu sinto na pele aqui na empresa tb, a gente tem um programa (não um applet, gente) escrito em Java e que roda nas maquinas windows e Linux. Estamos em processo de erradicação do windows e instalação do Linux, meu, ces tem que ver o que nego reclama (eu reconheço, no windows fica bem mais bonitinho) qdo troca, mas depois param de reclamar conforme o uso (mais estável).
E isso ainda por que no Java a interface AWT (a mais leve dele) é bem mais feinha que a interface do Mozilla.
No caso da irmã do Everaldo, acho que seria questão de costume mesmo, se um dia precisar parar de usar o ie o choque não seria tão grande, e a recompensa com o tempo é bem maior. :-)
É uma questão de parar de tomar refrigerante e tomar suco (mais saudável). Questão de costume e hábitos ehehe. :-)

Postado por: TaQ em agosto 29, 2002 03:38 PM

Estou usando o Mozilla 1.1 já faz dois dias. Sei que é pouco, mas como fico o dia inteiro navegando fazendo pesquisas, visitando sites de notícias, procurando drivers de periféricos pra Windows e tal, posso dizer que o Mozilla está atendendo a 100% das minhas expectativas. O único porém é com relação a um script de autenticação da minha empresa, logo na primeira página do dia (no meu caso, webmail do Terra) que não funciona no Mozilla. O que eu faço? Abro o IE, faço a autenticação, fecho, abro o Mozilla e trabalho feliz da vida. Nesses dois dias eu não tive nenhum tipo de problema, seja instabilidade ou perda de conexão. Ele é tão rápido quanto o IE durante a navegação. Apenas demora um pouco pra abrir da primeira vez, mas como ele fica o dia inteiro aberto, não me faz muita diferença.

Postado por: Bogo em agosto 29, 2002 04:26 PM

estou usando o opera no ®windows desde a versão 5.12, estou agora com a 6.01 e ele é muito bom, muito leve, quase nunca trava tem uns skins muito massa, abre java e flash direitinho, tem um gerenciador de downloads com opção de "resume" próprio, cliente de email muito bom e prático, o único problema é que não consigo usar os plugins do realplayer e o mediaplayer nele pra ouvir algumas rádio, mas não troco ele por nada

Postado por: rodrigo em agosto 29, 2002 05:44 PM

CARA PODEM FALAREM O QUE KISEREM !!
MAIS O I.E EH O MELHOR.............
NO LINUX PRA MIM O NETSCAPE É O QUE MAIS SE APROXIMA COMO A MAIORIA RECLAMA EU TAMBEM VO RECLAMAR KIELE SÓ PERDE POR CAUSA DAS FONTES ESCROTAS, EU SÓ NAO LARGO DE USAR WINDOWS, POR CAUSA DO I.E E DE SOFTs ESTILO KAZAA E IMESH, JA QUE NO LINUX QUANDO EU AXO UM DO MESMO ESTILO NAO CONECTA NEM A PAU NO SEVIDOR ://

VIVA I.E !!! ELE É O MELHOR SOFT KI O TITIU BILL GATES JA FES

TODOS DEVEM CONCORDAR

Postado por: IE ateh o momento eh o melhor em agosto 29, 2002 07:35 PM

É mole ?! Tem gente que aceita "cabresto" !

Postado por: algorix em agosto 29, 2002 08:14 PM

Falar é browser, cliente de e-mail e distribuição sempre vai ser complicado, sempre terá uma coisa que um é bom e outro não. Eu uso nestcape 4.7 para entrar em site de banco e outros que utilizam Java, e o Opera 6.0 para os demais e estou muito satisfeito. Agora falar que IE é bom, outlook tbm? é realmente é bom ter um programa que executa qualquer coisa, virus etc.. que trava sempre entre outras coisas, e pior ainda dizer que não sai do Windows por causa do Browser.. essa não vale nem comentar..

[]s

Postado por: Carlos Eduardo em agosto 29, 2002 09:12 PM

Na BOA, o MOZILLA detona o IE.

Faz 6 anos que uso Linux e pelo menos 2 que eu uso o Mozilla, nunca deixei de usar o Netscape o Konqueror e o Opera, mas por não usar o rWindows, fazia tempo (acho q desde o IE4) que eu num usava o IE.

E eu falo uma coisa, o tanto q o Mozilla e os outros browsers evoluiram o IE fica no chinelo. Eu to numa empresa que todos os terminais tem rWindows 2000 e to usando de vez em quando o IE6.
O bagulho é podre. Nem tabs tem ainda!!!!

Como tomo conta do CPD da empresa apresentei um projeto pra colocar Mozilla em todos os micros da empresa, instalei o Mozilla na Diretoria e presidencia pra estes testarem e a resposta foi um unânime SIM.

Não use drogas na sua conexão, use Mozilla.

Postado por: Lewis em agosto 29, 2002 10:12 PM

Galeon .......sem comentários esse é o Browser tem todos recursos do mozilla.....aceita todos plugins do mozilla....
mais leve que o mozilla ....aí dizem, mas ele não tem programa de e-mail interno....já resolvo seu problemas assim quando clicar no e-mail em algum site ,eis que vem aí o Evolution.....
Configure o Galeon pra chamar o Evolution vou postar o Comando aqui .. depois me digam o que acham..
Configure assim.
Configurações-> Preferências->Gerenciadores->Programas->Gerenciador de E-mail digite isso.....
evolution mailto:"%t"?subject="%s"
Adeus Explorer...
com o Galeon até o Famigerado site da FoxKids
www.foxkids.com.br Funciona

Postado por: Anonymous em agosto 30, 2002 12:12 AM

É verdade, quem tem falado do Internet Explorer como se fosse infinitamente superior ao Mozilla aqui não tem a mínima idéia da asneira que está falando. Asneira mesmo! Provavelmente baseiam suas impressões nas versões velhas e sem recursos do Mozilla, e ainda soltam declarações como a de o Internet Explorer ser muito mais leve.

Acordem, adoradores do IE! O Mozilla não só está muito mais usável (tabs, smart bookmarks e outras coisas) como é muito mais seguro e dá menos pau! E se determinadas páginas parecem mais bonitas no Internet Explorer, é porque os webmasters fazem justamente para que seja assim - fazer o contrário também é muito fácil.

Eu por mim nem o Mozilla direto uso, uso o Galeon porque acho mais prático e muito mais bonito (aliás, estou escrevendo isto através dele).

Postado por: Cláudio Sampaio (Patola) em agosto 30, 2002 11:52 AM

So queria saber como eles valiam esses numeros.
Se for baseado na informação fornecida pelo navegador não funciona.
O que encontro de Linux, com Opera, Konqueror...que esta configurado para enviar strings MS-Win98 com IE.5.5 não ta na conta.
E os usuarios fazem isso para poderem entrar em sites que só aceitam IE.
Como no meu caso que enviei uma informação falsa par poder entrar no site da GVT que só abre se for IE. E não havia nescessidade de fazerem isso.

Postado por: JAS em agosto 30, 2002 11:23 PM

Achar um bom navegador em Linux era um grande problema, mas era... Agora com o Galeon + Mozilla... Ainda pode ser problema pra quem tem uma maquina fraca como eu! Preciso usar um combinado de Opera + Dillo + Links para fazer tudo que quero :)

Postado por: michel em agosto 31, 2002 10:08 PM

só vale lembrar uma coisa:
o IE só consegui essa proeza graças a uma concorrência desleal, embutida no RWINDOWS e vendida em 90% dos computadores, sem uma alternativa...
se houvesse uma versão do netscape ou do opera embutido no windows, consequentemente este estaria com ampla maioria de usuários. e se tivesse os três, haveria equilibrio.

muitos desses usuários são leigos, outros são preguiçosos, ou seja não tem paciência para baixar outros programas, e tem os que não gostam de experimentar coisas novas, agindo que nem criança que não gosta de comer determinada verdura sem sequer ter experimentado antes e ainda faz birra....

Postado por: reed em setembro 1, 2002 11:25 AM

Ola a todos.

No momento acho que todos mostram diferentes pontos, como o IE so pode ser utilizado no windows que trava, que o mozilla tem fontes terriveis, o Opera nao é free e etc...
Acho que deveriamos levar em conta qual faz o trabalho final e nao alguns pontos altos e baixos de cada um.
Entao, qual desempenha melhor trabalho no final das contas.
para mim é o IE por varios motivos que nao irei citar aqui.
Acho que o mozilla tem varios pontos melhores que o IE porem no final das contas o IE continua sendo melhor que o mozilla entao acho que o mozilla ainda tem que aperfeicoar um pouco para deixar o IE comendo poeira.

Postado por: Yuri_Harrison em setembro 1, 2002 04:32 PM

O IE e os produtos da Microsoft são, visualmente, mais bonitos. Essa é a realidade. Isso acontece porque os produtos da Microsoft estão há mais tempo no mercado. Mais de vinte anos de desenvolvimento. Mas... Os produtos utilizados pelo Linux vem se desenvolvendo rapidamente. Acho que a tendencia é o IE perder mercado cada vez mais...

Postado por: Flavio Ace em setembro 2, 2002 07:03 PM


O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação) notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter histórico, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.