« Chamada de trabalhos para o II Festival de Software Livre da Bahia | Main | Linux 2.6 faz um ano »

sábado, 18 de dezembro de 2004

Dell anunciando computadores com Red Hat no Brasil

Nyx (ricalsp@ig.com.br) enviou este link e acrescentou: "Eu vinha me perguntando há muito tempo: Por que a Dell não vende seus produtos com algu... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 13:25

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Rodrigo () em 18/12 13:41

Vendo essa notícia, me lembrei de um caso recente na empresa onde trabalho. Temos um parque de mais de 200 computadores da DELL, e recentemente acionamos o suporte da mesma pois estávamos com um problema em uma placa de rede de um micro com Linux instalado. Queríamos saber se eles sabiam de algum problema, ou BUG, ou algo do tipo com o driver padrão de um linux instalado (no caso, instalamos Debian e Fedora). A resposta do suporte da empresa me pegou de surpresa. A pessoa disse que eles não davam suporte para linux !!! Um pouco estranho achei a resposta deles vendo essa notícia acima ... Quer dizer, me faz entender que eles vendem o produto, mas não dão suporte pro mesmo !??!?! Isso pq no site tem um driver para linux, sendo que o mesmo apresentou o mesmo problema do driver default.
Espero que agora não tenhamos mais esse tipo de resposta deles !!!

» Comentário de Wagner () em 18/12 15:40

Bom, acho que tem alguma coisa errada, pois a Dell mostra o Red Hat como opção de configuração, mas quando você tenta realmente comprar eles só te dão a a opção do windows 2000 ou XP.

» Comentário de Kaled () em 18/12 16:35

Se vocês repararem existem um aviso logo no topo sa página: " A Dell recomenda o Microsoft® Windows® XP Professional".

» Comentário de Penetro () em 18/12 18:08

O que me deixa impressionado é a baixa qualidade destas máquinas ditas "de marca". Na empresa onde trabalho vejo diariamente vários problemas com máquinas HP, mas tenho visto também muitas dell paradas.

Como sempre, o paradigma é de que há uma grande empresa por trás, para dar suporte, e que vai garantir que existirão componentes de reposição, e etc, etc... (tal qual a ladainha da MS e seu sistema e softwares). As empresas pagam caro, porque querem a "segurança" do suporte, mas na hora que precisam, descobrem que o suporte MUITAS VEZES somente lhes agrega mais custo ??

Quando será que alguém, em alguma empresa, vai bypassar os layers da burocracia corporativa, pegar uma calculadora e fazer as contas???


Mas duvido que algum gerente de TI vá assumir que tomou a decisão errada, ao recomendar comprar aquela máquina, com aquele SO. Nao... Nunca com o emprego dele em jogo ( principalmente os que acreditaram no SAP :) )

Bom.. já viajei demais na batatinha...

Viva o Micro Genérico!!!!

PS: Acredito que o motivo de vc nao ter escolha no SO dos micro Dell, é que para isso eles teriam que aumentar o leque de ""suporte"" deles aos outros micros também, ou seja, supostamente, eles deverão ter feito antes de vender testes em todas essas configurações pra garantir que o Linux funcione em todos elas, mas pelo que o nosso amigo Rodrigo relatou, parece que nem as máquinas básicas eles estão ""suportando""

» Comentário de Adilson Oliveira () em 18/12 18:19

Bom, não sei quanto aos desktop mas eu já comprei servidores Dell e eles deram suporte ao Linux (no caso RedHat 8, acho) sim.

» Comentário de ahctux () em 18/12 18:57

Não me lembro onde li, mas havia um boato dizendo que a dell ia fornecer computadores com o SuSE para fazer frente a IBM + Red Hat.
Sera que ela mudou a distro pq a divisão de hardware da IBM mudou de mãos?
Outra pergunta que deixo para o pessoal que usa o suporte da dell: O suporte ao RH é comprado a parte (eles te repassam para a RH)?

» Comentário de Kid X () em 18/12 20:56

Quem está levando todo o mérito é a Red hat!
Ae RH! Você é sortuda hein?! Você se acha a PROPRIETÁRIA do Linux e do Software Livre, não é verdade?! A comunidade que se dane!
É isso mesmo, Red Hat! Mas eu sou tão feliz por usar Slackware e saber o que tem de melhor neste infinito universo do Software Livre.
Eu posso comprar uma máquina da Dell com RH, mas depois eu formato e instalo uma distro MELHOR! Quer dizer, não preciso falar distro melhor, qualquer outra distro é melhor! hehehehe...
Não alimentem a Red Hat.

» Comentário de walfredo () em 18/12 22:42

no inicio de 2004 comprei um servidor DELL e eles me perguntaram que tipo de S.O. iria instalar e quando mencionei Linux eles perguntaram se eu queria com o REDHAT instalado e eles cobrariam uma pequena taxa por isso e mandariam configrado pra mim. Portanto pra mim não é novidade isso.

» Comentário de Henrique Paiva () em 18/12 22:51

Lembrando que a hp também vende micros com o mandrake a bastante tempo. Mas, infelizmente pararam na versao 9.1.
Mesmo assim, uma grande vantagem que voce nao precisa pagar pela licença do Windows.

» Comentário de Kid X () em 18/12 23:23

Por isso eu prefiro as máquinas montadas!
Eu escolho o hardware (as peças) e os softwares, sem falar que sai mais barato.
Atualmente, eu escolheria o Slackware 10.0 tanto para desktop quanto para servidor...
Eu sei que o Slackware não é distro para iniciantes, mas quem já conhece a área do Linux pode usar o Slack sem problemas... ;)

» Comentário de bebeto_maya () em 18/12 23:56

__O suporte tímido a PC`s com Linux vem das pressões da Microsoft sobre o fabricante: A Dell ganha um desconto enorme em licenças de PCs vendidos com Windows, mas em troca tem que dá a exclusiva, senão os preços disparam.É a lei suja do mercado.Isso sim representa um mal para o Linux, e não as propagandas mentirosas que não surtem nenhum efeito!

__E antes que me venham com:¨E por que ela dá suporte a servers??¨, é lógico. Servidores têm um mercado em Linux muito grande.Então lamber as botas da Microsoft não compensaria o aborrecimento causado ao consumidor.Ninguém deposite fé na Dell HP, IBM, Google. . .Esse pessoal ama o que faz, e o que fazem é GANHAR DINHEIRO!

» Comentário de Eu () em 19/12 12:23

Alguém sabe se os computadores com Linux também vão ser mais caros que os com Windows, como acontece nos EUA?

» Comentário de CWagner () em 19/12 13:21

O que o bebeto_maya dise faz sentido, claro, tirando um certo exagero, mas é fato que a M$, assim que começou a ganhar dinheiro com o Windows, fez e ainda faz pressão sobre os fabricantes e integradores de hardware para que eles instalem e desenvolvam drivers para os seus equipamentos. Creio que alegando que se assim não o fizerem não venderiam seus produtos.

A meu ver, seria como agir tal qual a máfia, que cobra pagamento para que os comerciantes possam se proteger dela mesma.

Quando isso vai acabar? Acho que mais ou cedo ou mais tarde os fabricantes verão que devem se preocupar em atender os seus clientes, em todos as suas necessidades, sejam elas quais forem. E caso não o façam, poderá surgir algumas "opções alternativas", assim como o Software Livre. Afinal de contas já existem projetos de PDAs, Placas de Vídeo 3D, e até mesmo processadores com especificações abertas.

» Comentário de Escovadordebit () em 19/12 23:11

Os fabricantes relutam muito em adotar o Linux. Ao meu ver apenas alguns deles descobrirar que o negócio não é vender o produto e sir o serviço. Grande parte deles ainda estão amarrados ao modelo "eu tenho uma solução exclusiva que os concorrentes não têm". O problema é que este modelo esta acabando.
Outra coisa... Eu também não sou fã da Red Hat mas tenho que reconhecer que se o Linux deu um salto e atraiu grandes fabricantes, mais desenvolvimento de drivers, hardware e software, foi devido ao sucesso comercial da Red Hat. Gente... sem dinheiro no negócio a coisa não anda. Monopólios são ruins, reconheço; mas pensar que a coisa vai vingar sem dinheiro no negócio é mentira. Ninguém vide de ar. Deve haver sim é um equlíbrio entre o preço e o serviço. O que não pode acontecer é o que acontece hoje: os micros (máquina) ja são vendidos com O Rwin, como se fosse um padrão de mercado. Pô... onde está a liberdade de escolha???

» Comentário de Henrique Paiva () em 20/12 00:02

Pelos menos é uma oportunidade de vc comprar uma maquina mais barata.

» Comentário de bebeto_maya () em 20/12 01:36

Henrique disse. . .
"Pelos menos é uma oportunidade de vc comprar uma maquina mais barata."

__Deveria ser Henrique, mas o fato é que não é assim que as coisas funcionam. . .A MS pode, através de seus programas, disponibilizar versões do Windows XP Home por $50, R$150,00 a grosso modo, a Red Hat caberia o suporte técnico por máquina, o que sairia quase pelo mesmo preço. Já que o suporte da Red Hat é bem salgado. . .A vantagem para o consumidor final, estaria na possibilidade de instalar os CDs, que obteve na compra em outras máquinas, além de ter um sistema estável, seguro e completo, já com todos os programas. Então, nesse aspecto, é uma grande vantagem, pois o usuário tem algo que funciona de fato.Já que quem usa o Windows, tem que adquirir todos os softwares e pagos, e torcer para não ser infectado pelo próximo vírus da moda.

__Se isso vingar, com a Dell eu acho díficil, devido a sua política totalmente antí-ética, teremos mais profissonais no mercado, aí o custo de suporte certamente diminuirá!

» Comentário de PEB () em 20/12 07:34

Caros,
Eu comprei recentemente um power edge 2800 com red hat diretamente da DELL. Com suporte e tudo. A notícia deve tratar então do desktop, pois com esse eu já tive problemas de drivers para as placas e para isso não davam suporte mesmo.

» Comentário de henrique paiva () em 20/12 09:16

bebeto_maya

Concordo com voce, mas pelo menos no site da HP, se não me engano, uma maquina com a mesma configuração voce consegue até +-R$450,00 mais barato.

Com Mandrake = R$1904,00
Com XP Professional = R$2361,00

Isto já uma diferença considerável.

» Comentário de Eu () em 20/12 13:46

"Já que quem usa o Windows, tem que adquirir todos os softwares e pagos, e torcer para não ser infectado pelo próximo vírus da moda."

Engraçado. Eu podia jurar que existia OpenOffice.org para Windows, antivírus grátis e eficiente para Windows, programas livres para reprodução de vídeos e áudio para Windows, e muito mais.

Portanto, quem usa o Windows não TEM que adquirir todos os softwares pagos. Ele pode usar softwares que têm a mesma qualidade que os existentes para Linux, sem ter que pagar nada por isso.

» Comentário de Henrique Vicente () em 20/12 14:14

Eu, eu, eu...
certo que muitos que usam windows usam programas piratas, mas me desculpa.. você já viu alguém no windows ter no mesmo computador:
Navegador, leitor de email, leitor e queimador de cds/dvds livres, agenda eletrônica livre, player de música livre, pacote office livre,..?
Fora que muitos "aplicativos" simplesmente não funcionam em plataforma windows.. por exemplo, o KDE... e o KDE possui uma porrada de coisa que no windows você nem sonha...
provavelmente nem aproveitamos uma boa parte das coisas.. mas o KDE por exemplo, depois de você colocar um cd de música no drive, em determinadas distribuićões que já montam o cd..., simplesmente você pode arrastar as músicas e copiar para onde queira, seja em ogg, seja em mp3... e ainda você pode escolher a "resolućão" da música fácil fácil.. pager no r$w1nd0ws? notícias em RSS sem necessitar de instalar algum programa por fora..?
Monitor para rede wireless? Servidor de arquivos públicos? No rw1nd0wx essas coisas se integram ao ambiente? se sim realmente faz um bom tempo que eu não uso esse tal de sistema operacional.. porque até a versão alpha, vulgarmente popularizada como èx pê eu acho que isso não existia...
aaaaaaaah, como é que eu mudo de faixa de música e aumento/abaixo som nesse sisteminha? posso usar o teclado? ou o mouse? calma! quando eu digo o mouse é simplesmente aquela roldana.. que eu posso ir para o ícone do mixer e aumentar/baixar o som ou ir para o ícone do music player e mudar de faixa..
Tem fast switch? Tem um console em modo texto que facilita muito a vida por vez ou outra para os com "algum conhecimento"?
e os temas? até onde posso deixar do jeito que eu quero nessa meleca? são por causas dessas coisas que eu discordo no que você disse.. você tem razão em parte, mas tem coisas que não substituem um sistema bem feito.. afinal, mesmo que tivesse como no ru1mdow$.. o que adiantaria se ele travasse a cada minuto?

» Comentário de Patola () em 20/12 14:32

Eu criticaria um computador que viesse com Windows + programas livres. Apesar de ser um avanço em relação ao que vemos hoje, acho que seria um avanço pífio.

Eu também criticaria um computador que viesse com Freedows ou Linspire, distribuições proprietárias. Mesmo elas tendo a base em software livre.

Acho que avanço de verdade só haveria tendo uma distribuição que realmente deixasse o modelo proprietário para trás, como o Conectiva Linux. O que às vezes não quer dizer nem que a distribuição não posso incorporar softwares proprietários, apenas não deve se basear neles.

» Comentário de Eu () em 20/12 14:51

" você já viu alguém no windows ter no mesmo computador: Navegador, leitor de email, leitor e queimador de cds/dvds livres, agenda eletrônica livre, player de música livre, pacote office livre,..?"

Claro que já. Muitas. Eu mesmo, por exemplo, quando estou no Windows uso Firefox, Thunderbird, OpenOffice.org, Foobar2000 e Windows Media Player Classic.

Pager? Leitor de RSS? O Firefox faz.

Servidor de arquivos públicos? O Apache não serve?

Ripar CDs? Existem inúmeras alternativas livres, para Windows também.

Tudo grátis, tudo fácil de instalar e de usar.

Não existe nenhuma dúvida que é possível utilizar o Windows sem gastar um centavo para comprar programas extras, e sem ter que recorrer à pirataria. A sua incapacidade de aceitar isso parece o papo das pessoas anti-linux que dizem que o Linux, por ser grátis, não pode ser bom.


"o que adiantaria se ele travasse a cada minuto?"

Aprenda a utilizar o sistema, pare de rodar os programas não-confiáveis que você baixa do KaZaA, e ele vai parar de travar. Os Windows da série NT (2000, XP) são tão estáveis quanto qualquer Linux que você quiser comparar. Esses Windows só apresentam problemas caso o usuário seja um retardado. Mas nesse caso o Linux também apresentaria problemas.


"Acho que avanço de verdade só haveria tendo uma distribuição que realmente deixasse o modelo proprietário para trás, como o Conectiva Linux."

O CL vem com Flash e Java, que são proprietários.

» Comentário de Patola () em 20/12 15:03

O "Eu" disse:
"O CL vem com Flash e Java, que são proprietários."

Mas eu (eu mesmo!) já tinha dito na minha mensagem:
"O que às vezes não quer dizer nem que a distribuição não posso incorporar softwares proprietários, apenas não deve se basear neles."

Logo, dessa vez a resposta já estava lá, bastava o "Eu" tê-la lido...

» Comentário de hamacker () em 20/12 16:18

"Eu" (nao eu, mas ele) concordo quando diz que no windows pode-se usar programas gratis (shareware, freeware e até mesmo opensource), mas nao tem como comparar estabilidade do XP versus Linux no desktop. Para voce ter estabilidade num windows, voce teria de descartar o usuário, se ele nao tocar o sistema entao o windows vai ser estável. Porém mesmo nos servidores (onde ninguem mexe) de tempo em tempo temos que dar uma reiniciada.

Aqui nós travamos os windows (usando poledit e outras ferramentas), mas na prática por mais perfeita que seja a instalação e configuração do windows do 98 ou xp terá de ser re-instalado de novo algum dia. Já é de praxe nós gravarmos uma imagem do HD para sua posterior re-instalação depois.

No meu notebook antes de colocar linux nele eu tinha apenas windows xp, com um antivirus offline (clamav) e firewall básico e rodava muitos programas gratuitos e obviamente não tinha problema com estabilidade (tá ok, as vezes travava) mas era inevitavel re-instalar tudo mais tarde seja pela perda de performance ou comportamentos estranhos.

Mesmo no linux tem coisas que nao me agrado, como programador nunca me agradei do KDE ser um chupa-cabra de memória, eu tenho 512ram e quando ligo o meu note ja ficava com 200mb ocupados. Cerca de 3 semanas atras eu conhecí o XFCE4 que mesmo versao beta está muito estável e me agradando mais, e agora eu ligo a maquina e apenas 60mb ficam ocupados.

Um sumo, no linux ainda que estabilidade fosse a mesma (Windows vs. KDE) e não é, eu nao tenho que reinstalar tudo depois de um tempo. Além disso tenho opçoes de escolha no desktop, coisa que no windows nao existe.

[]'s

» Comentário de Death Warlock () em 20/12 16:51

Eu só vou comemorar quando for possível comprar um micro de grife com os sistemas da Microsoft, Red Hat, SuSE, Mandrake, Conectiva ou com o HD zerado acompanhado de um CD com os drivers para Windows 9x, ME, NT, 200x, XP, Longhorn, Reh Hat, SuSE, Mandrake, pacotes DEB ou fontes para compilação.

Nesse dia os usuários terão realmente liberdade sobre qual S.O. quer utilizar.

» Comentário de Henrique Vicente () em 20/12 18:45

Eu, você pelo jeito pulou algumas linhas que eu falei...
Poder usar é diferente de usar...
Se a pessoa está em um ambiente onde em geral as coisas são livres a tendência é usar outras coisas livres, concorda nisso?
Por favor só não me diga que não porque pode colocar um vmware... eu quis dizer, que o esperado seria usar a maioria sendo livres...

Pager com o Firefox? Acho que você não me entendeu.. pager é aquilo de ambiente, que em geral muda apertando ctrl+tab.. se o Firefox tem alguma mágica para ativar um pager no ruw1nd0w$ eu não sei, se tiver me diz.. o leitor de RSS que falei foi algo transparente.. e leve, como por exemplo colocar no background usando karamba.. ou numa barrinha como essa que tem K, no caso do ruimdux nessa barrinha que tem uma janela.
o servidor de arquivos públicos que eu comentei foi o do KDE, que você aperta nessa barrinha com o botão direito do mouse.. Add, applet, e lá tem public server... muito útil, e algo transparente, e se você for falar que o apache faz isso, eu concordo mas ai já não é simples ao ponto de uma pessoa sem nenhum conhecimento fazer.. também garanto que no rwin$ não tem um VNC que pode ser usado de forma simples como o do KDE.. ao menos não vejo muitos usuários rwin$ comentando sobre isso..
Não sei se foi isso que você me entendeu nem tenho tempo para ler novamente o que escrevi mas não falei em ripar cd e sim de pegar as músicas de um cd áudio e facilmente gravar no computador com os dados das músicas e tudo mais.. de forma transparente sem precisar de um programa que você tenha que abrir..

Ahh, não sei se vocês sabem do X-Chat que o cara que faz tá com alguma coisa que não quer liberar para o w1#dows de forma livre.. não entendi direito, ele tá cobrando dinheiro de quem quer usar no ruwindo$,.. acho isso uma má idéia, "não legal".. o que deu nele, alguém sabe de algo?

E Eu, não tou dizendo que é impossível de usar ruwin$ assim, tou dizendo que existe alternativas mais simples, traduzindo, o rindows é um sistema não trivial.


Primeiro, não preciso de fazerr o que você disse, aprender a usar ruwin$ não está nos meus planos mas convenhamos que já cheguei a ver computadores com 2ooo apenas instalado travando sem nenhum aplicativo "suspeito"..
agora se flash, java machine, M$IE e office forem aplicativos não confiáveis, está justificado. Do contrário além de retardado eu sou um lunático, :)

» Comentário de Henrique Vicente () em 20/12 18:48

Antes que você venha dizer que o GNU/BSD/seiláoque/Linux não é um sistema trivial também, ai eu te pergunto:
quantas distribuićões existem?
existem distribuićões voltadas para servidores?
existem distribuićões voltadas à "geeks"?
existem distribuićões voltadas à cientistas?
existem distribuićões voltadas ao usuário final?
existem distribuićões não triviais?
existem distribuicões triviais?
.. acho que isso já responderia.

» Comentário de Patola () em 20/12 18:55

"também garanto que no rwin$ não tem um VNC que pode ser usado de forma simples como o do KDE.."

O netmeeting é mais poderoso e tem o protocolo mais rápido para máquinas Windows do que o VNC. Além de compartilhar desktop, permite compartilhar janelas de aplicação, permite conversar pela webcam, chat e ainda desenhar em uma tela branca compartilhada. O netmeeting do Windows é um pouquinho mais fácil de ativar do que o servidor VNC do KDE.

» Comentário de Eu () em 20/12 19:25

http://www.tightvnc.com/download.html

Existe alguma coisa MAIS simples do que o TightVNC? É mais fácil do que andar para frente!

» Comentário de IJ () em 20/12 21:11

Henrique Vicente :

"Ahh, não sei se vocês sabem do X-Chat que o cara que faz tá com alguma coisa que não quer liberar para o w1#dows de forma livre.. não entendi direito, ele tá cobrando dinheiro de quem quer usar no ruwindo$,.. acho isso uma má idéia, "não legal".. o que deu nele, alguém sabe de algo?"


PÔ ! é UMA BOA IDEIA !

» Comentário de Henrique Vicente () em 20/12 21:33

peraí patola,
se o Netmeeting pode fazer tudo isso é do meu desconhecimento, mas se você diz, aceito, é claro, você não iria mentir sobre isso..
mas deve existir alternativas livres que faćam isso, Eu, pelo jeito o tightvnc parece fácil (não entendi se foi ironia ou não sua), mas convenhamos que o KDE possui um sistema já integrado que é bem simples, e pela sua simplicidade acho o "ideal".

ij, isso não é uma boa idéia não, isso é uma terrível idéia, a pessoa deve ser livre para escolher o que usar, além de que isso é bem provável que faća a pessoa usar um vulgo cliente de irc proprietário muito utilizado (infelizmente graćas a brasnet e brasirc que acabaram com o IRC no Brasil, nem tanto) chamado mirc.

» Comentário de against () em 21/12 03:28

Onde eu trabalho queimou um hd de um desktop dell de 2 anos de idade. Ligamos no suporte, a unica informacao solicitada foi um numero de uma etiqueta que fica grudada em cima do gabinete. No dia seguinte apareceu um tecnico com um hd novo e efetuou a troca. Nao eh lindo ?

» Comentário de bebeto_maya () em 21/12 05:28

Eu disse. . .
"http://www.tightvnc.com/download.html

Existe alguma coisa MAIS simples do que o TightVNC? É mais fácil do que andar para frente!"

__Mais conclusões desleixadas do nosso amigo Eu, os pré-requisitos pra se usar o Windows sem corromper o sistema, limitam a função do usuário a ligar e desligar o computador, já que lendo E-mail, ele corre o risco de pegar vírus, e não me venha com o papo de que é "pra isso que tem anti-vírus", parece-me aquela história: "Ser aleijado não é tão ruim, pra isso tem muletas".

__A propósito, mais fácil que TightVNC é "apt-get" com "Synaptic", conecta na internet, instala o programa e já joga no menu sem que o usuário tenha que ser invadido por cookies e spywares de programas "Frees". Ah , o Windows tem algo semelhante, mas vocÊ passa até a cor das suas cuecas pros servidores da Microsoft. . .Isso é o que chamo de "World DOminaton".

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.