« Renasce a enciclopédia sobre o Software Livre | Main | Garantindo políticas de segurança com OpenBSD/PF »

quarta-feira, 24 de novembro de 2004

Réplicas ao protesto contra o projeto de Lei do Software Livre

Começam a pipocar respostas espontâneas da comunidade ao protesto contra o projeto de Lei do Software Livre, mencionado ontem aqui no BR-Linux. O Vinicius Medina, da P... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 20:08

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Matheus Villela () em 24/11 21:47

"Dennes Torres, diretor da Búfalo Informática, criador da comunidade mugBrasil, líder do grupo devASPNet e co-líder dos grupos devSQL e getWindows escreveu uma carta protesto contra a lei que obriga órgãos públicos a fazerem uso de software livre."

O cara é tudo isso e até agora só 44 "protestos" foram enviados?

Quando a notícia saiu aqui eu visitei o link e estava em 35.

Acho que ele tem que se esforçar mais pra tentar mobilizar o número de pessoas suficiente, senão pelo que ele luta(com argumentos ignorantes por sinal) não vai conseguir nada :)

Eu pessoalmente acho a lei perfeita desde que o governo faça investimento em pesquisa e estimule desenvolvedores nacionais, se for pra ficar só de chupim do que os gringos codam(não necessariamente gringos, digo + projetos de empresas do exterior) não adianta em nada :(, aí dará sentido à quem faz o tipo de protesto de tal carta.

Quantos envios teria uma carta protesto contra essa carta protesto? E o principal: a diferença de nível do que seria escrito em tais cartas ;)

» Comentário de CWagner () em 24/11 22:03

Acho que a réplica do Fábio de Almeida está bem escrita. Ao meu ver não falta nada (ou quase nada).

Creio que fica claro para leigos, incluindo-se aí a maioria dos políticos, as diferenças entre Software Livre de Código Aberto (SLCA) e Software Proprietário, bem como as vantagens dos governos adotarem o primeiro no lugar deste último.

São argumentos bem amarrados, sem passionismo e até mesmo sem traços da tão criticada ideologia a favor do Software Livre. Acreidot que este texto poderia até mesmo servir como base para uma eventual palestra ou apresentação do que é Software Livre.

Detalhe de nota de rodapé: "Se quiser acrescentar ou modificar os dados deste documento ou traduzí-lo para outras línguas que não o Português do Brasil fique à vontade para fazê-lo e acrescente seu nome no subtítulo superior."

» Comentário de Pierre () em 25/11 08:22

Eu perdi a fé na politica e nos politicos do Brasil, temos uma constituição sem bases claras e com leis capengas nem sempre claras. Não creio que o Software Livre vai acabar com a corrupção e com a evasão exagerada de divisas que vao para MS. Acho um absurdo tanto dinheiro ir para Microsoft, mas tenho certeza também, se entrar Linux e Software Livre, os corruptos de Brasilia, vão arrumar um esquema para IBM, NOVELL e tantas outras. Não acreditar que isso vá acontecer é ser muito infantil. O problema não é a Microsoft apenas, o problema são os ladroes que administram o dinheiro do povo.
Por isso nao me envolvo e nao perco meu tempo com estes manifestos tudo isto é utopia.

» Comentário de alvaro () em 25/11 08:58

Não sei porque essa mania de querer fazer lei pra tudo. Se já há regras gerais pra fazer licitações, que usem essas regras sem prejudicar nem dar preferência a ninguém. Que a decisão seja feita apenas pelos méritos técnicos de cada solução.

PS. não adianta criar uma lei desse tipo (leia-se "dar preferência quando houver equivalência"), pois é muito fácil simplesmente dizer que não há equivalência e pronto. Concordo plenamente com o Pierre e mais, o que o Brasil precisa é diminuir o poder do governo e deixar que cada um (e cada empresa) decida o que deseja fazer...

» Comentário de CWagner () em 25/11 09:37

A raão pra tanto roubo é impunidade. As leis existem e são claras, o que falta é punição para que as infrige.

» Comentário de CWagner () em 25/11 09:37

A razão pra tanto roubo é impunidade. As leis existem e são claras, o que falta é punição para quem as infrige.

» Comentário de Fabricio L. C. Moeller () em 25/11 10:02

Gostei muito o que o Alvaro falou sobre diminuir o poder do governo. Nós não podemos dar ao luxo de pagar os impostos para que o govero varra a nossa calçada com vassouras norte americanas ao invés de nós mesmos varremos e ficarmos com o dinheiro para nossas necessidades.
Agora também gostaria de lembrar uma palestra que vi com o americano Maddog que esta freqüentemente no Brasil, ele disse "Acreditem em vocês, eu olho para vocês e vejo que vocês não acreditam no que fizeram ou podem fazer".
Ele falou isso com muita fé, muito amor,muita esperança, mas também com praticidade. Existe uma fraze sufi que diz "Um homem que não usa seu conhecimento é como um burro com uma carga de livros nas costas. Lembram que quando os Portugues e cia vieram para o Brasil carregaram todo o nosso ouro porque não sabiamos o valor que ele tinha, é assim também o seu conhecimento. A política esta mais ai para confundir e desinformar do que ajudar. Talvés até tenhamos pessoas bem intencionadas mas que não tem uma autoridade legitima como no caso do Linux Torvalds. O que precisamos é nos concentrar no trabalho como falou o Pierre. Lembrando novamente o Linux Torvalds quando ele falou que nunca fez o kernel pensando no sucesso mas sim pelo prazer de ser um engenheiro, por gostar do que faz, e isso é notadamente visto pela facilidade e bom humor que ele enfrenta os questionamentos, porque ele não se preocupa com eles e sim com o kernel. Aqueles que reclamam que precisam se sustentar mas não conseguem ganhar a vida com software livre, paciêcia. Eu sou um exemplo disso, tenho um comércio, sou professor de informática e consigo estudar, escrever um livro para a escola, remasterizar cds, fazer instalações para amigos (cobro R$ 40,00 para um desktop), tudo com linux e me sinto satisfeito, fui promovido na escola por este conhecimento e nem pensei nisso, sempre trabalhei com prazer e não a ambição de ser algo grandioso.

» Comentário de Morvan () em 25/11 11:16

Na verdade, não é uma Carta Protesto. É uma Carta Pretexto. Ao Invés de discutir estas abobrinhas com estes lacaios da Ti-Plim (M$), procure convencer ao tonto (no mais das vezes) gestor da sua empresa / repartição o porquê do uso do SL. Sejamos práticos, não é mesmo?

» Comentário de Ralph () em 25/11 12:22

O que me deixa indignado é que uma pessoa na posição do Sr. Torres que logo de inicio mostrou todos os seus titulos, cargos e eméritos, sua experiencia em informatica e tecnologia, suas preocupações com os rumos que as mesmas podem tomar, cita a informatica, computadores e o conhecimento obtida da mesma como "Simples ferramenta de trabalho".
Convenhamos, alguns anos atras poderia-se dizer isso mas hoje em dia pouquissimas atividades podem ser realizadas sem esses meios, a informatica e suas tecnologias tornaram-se uma forma de linguagem, quem não conhecer e saber se utilizar dessas ferramentas num futuro bem proximo será um analfabeto tecnologico.
E é nisso que o S.L. vem a facilitar em muito as coisas em Países que buscam melhorar a SUA situação e não a de outros.

Não me alimentem !!!!

» Comentário de vmedina () em 25/11 12:43

Mas eu e o Fábio, pelo espírito da carta dele, não estamos tentando convencer o sr. Torres. Se você tentar convencer um "evangelista" da Microsoft como ele suas palavras vão ser gotas de água em um deserto. As nossas palavras são melhores aproveitadas nos usuários. Eu não pretendo convencer ele e sim quem está lendo a minha resposta, que só por ter ido ali no site para ler o que escrevi demonstra que tem dúvidas sobre o software livre e não acredita que tudo aquilo que o sr. Dennes Torres tenha escrito seja realmente a verdade.
Pessoal, essas pessoas que não são da counidade e querem ver as respostas até esperam respostas através de insultos. Até porque durante toda a carta o sr. Dennes Torres martela insultos atrás de insultos para provocar. Porém, ao respondermos com argumentos técnicos e inteligentes mostramos a seriedade da comunidade e a nossa própria.
Por falar nisso este senhor acima citado postou, através do seu blog, um pedido para que o pessoal da sua comunidade assinem a carta de protesto. Este link
http://br.thespoke.net/myblog/dennes/MyBlog_Comments.aspx?ID=8470
Aponta para o post dele. Já foi posto um comentário pedindo que ele leia as nossas cartas. Todos que tenham um MSN passport podem acessar e comentar, peço somente que o façam sem ataques a pessoa do Sr. Torres. Não permitam que ele possa usar os seus comentários para desqualificar vocês e a comunidade.

[]s!

» Comentário de vmedina () em 25/11 15:26

Pessoal, sai a tréplica já. Quem se habilita a ler?
http://br.thespoke.net/myblog/dennes/MyBlog_Comments.aspx?ID=8636

» Comentário de vmedina () em 25/11 15:26

Pessoal, sai a tréplica já. Quem se habilita a ler?

» Comentário de Kid X () em 25/11 15:56

Eu não li toda essa carta (não tive saco!)...
A única qualidade que eu li sobre o Software Livre que o Sr. Dennes escreveu naquela carta, foi o custo gratuito de aquisição. É verdade que tem de pagar pelo suporte e o profissional ser mais caro, mas se o SL fosse bem usado (difundido), o preço do profissional, o custo de treinamento e até o custo de suporte seriam mais baratos!

» Comentário de Henrique Vicente () em 25/11 20:53

Kid X,
taí.. gostei de você ter dito se fosse bem difundido...
será que isso não é paranóia? uma vez dizem que software livre não dá dinheiro ainda e outra dizem que o suporte é caro... então, se você tem conhecimento em software livre... por que não cobrar um preço barato? :P Não seria uma antitese? Eu discordo sobre ser tão caro o suporte como dizem... para mim economicamente software livre compensa e muito, e "filosoficamente"... nem preciso dizer que para mim compensa :)
Uma coisa engraçada que aconteceu comigo hoje... fui numa "loja de informática" parceira da M$, eles exibem contentes alguns selos escritos Ruwindow$ XP nas portas de uma forma bem brega, um do lado do outro, e na parede num quadro com uma proteção de vidro pendurado em um prego um certificado escrito lá algumas baboseiras da M$...
então eu fui lá já que não tinha nada para fazer e eu estava esperando minha aula de inglês (na frente de lá) começar e ninguém tinha chegado.. e eu tou lá ne... e chegam dois rapazes querendo corrigir um problema no pc, então a mulher disse que o único serviço de software que prestavam era de instalação (e reinstalação), eles não resolviam problemas procurando.. apenas formatando e reinstalando :) e eles foram embora sem nada porque usavam software pirata... eu tive vontade de soltar uma piada na hora do tipo: "ué, mas software pirata em casa não é um dos melhores amigos da M$?" mas preferi ficar calado... mas em fim, vejam que suporte maravilhoso da empresa...
detalhe, meu curso de inglês vive com os computadores (com ruwindows) dando pau e o suporte quem é? eles mesmo :)...
sei que uma unidade dele usa Conectiva, não sei a versão, mas deve ser antiga pelo que um amigo meu que estuda lá disse que o ambiente parecia algo bem "velho", mas segundo ele nunca dava pau..
acho que só continua com ruwindows porque é franqüia e não de um único dono.. ah, mas já usam openoffice lá :) bom começo... infelizmente o inteligente que trabalha lá não achou que minha idéia de colocar o Firefox seria boa para diminuir os problemas... simplismente ele descartou-a... cabeça dura mesmo... e segundo ele, ele disse já para mim que não coloca GNU/Linux porque se não as versões de windows lá (usam 95/98) iam ficar jogadas sem serem utilizadas.. é p/ rir ou chorar?

» Comentário de Henrique Vicente () em 25/11 21:12

A parte mais ridicula que achei na resposta dele foi: "Por outro lado, conforme eu citei, a Microsoft também tem software livre. Os detalhes com relação a licença shared source são detalhes."
Resumindo, detalhes são detalhes.
e as reservas de mercado que ele vive repetindo..
Outra coisa, será que o governo deve escolher softwares apenas por aspectos físicos.. num caso hipotético de por exemplo adotar um apache fosse mais caro que um m$ http server, qual deveria ser adotado? Para mim o livre, O GOVERNO NÃO É APENAS UMA EMPRESA, ELE DEVE SE ENVOLVER SOCIALMENTE.

aiai, agora ele falou em colocar em lei o MSDN AA... ou eu tou com problemas nos olhos? Ele e suas pluralidades... aiai.
opa, mas uma coisa, por que o MSDN AA? não seria um software proprietário de qualquer companhia? Acho que para ele a M$ é a única "fabricante de softwares proprietários".
Fora que ele não conhece nem licenças, como ele pode falar de software livre e proprietário sem conhecer licenças?

Ele deve pensar:
(I) livre = free
(II) free = gratis
Fazendo (I) = (II)
livre = gratis

sem comentários..

» Comentário de CWagner () em 25/11 21:30

Pelo que li da tréplica :P o autor fala muito que a decisão deve ser baseada em aspectos técnicos, e não políticos.

Mas acho que ele esquece que por trás das decisões de se empregar tecnologia proprietária existem muitos interesses (nem sempre corretamente) políticos, e pouca análise técnica. Ou seja alguém "indicou" tal programa, então especificam um sistema que caia exatamente no perfil daquele sistema e voilá, dentro de alguns meses, ou anos, ou mesmo semanas, sai um edital de licitação para comprar AQUELE programa, mas esperem... como aquele programa só pode ser vendido por AQUELA empresa (vide o caso da TBA até pouco tempo), de quem vamos comprar?

Ou ainda: eu sou um tomador de decições de uma empresa pública, utilizo softwares piratas em casa (quem não usa?), me acostumo com aquele programa, mesmo com seus vícios e defeitos (veja que eu digo "acostumo", e não "aprendo"), se tiver oportunidade de indicar um programa que faça exatamente, ou quase, a mesma coisa que o primeiro programa, qual indicarei para compra?

Isso pra não se falar dos "agrados" que alguns políticos recebem de algumas empresas (e não falo só de Software), antes, durante e depois de ampanhas eleitorais. Onde estão os "aspectos técnicos"?

Por último: Alguém aí lembra que o advogado da M$, na época do FUST, era o irmão do ex Ministro da Educação?

» Comentário de Maria () em 25/11 22:37

Tenho certeza que com a implantão do software livre, será o melhor pra todos;
socialmente justo,ecomicamente viável,tecnologicamente sustentável.
Falo,galera!!!

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.