« União Européia debate adoção de software livre | Main | Nova versão da licença GPL vai lidar com patentes de software »

segunda-feira, 22 de novembro de 2004

Oracle 10g no Conectiva 10

Anônimo (sexto.empirico arroba gmail.com) enviou este link e acrescentou: "Um autor que prefere permanecer anônimo publicou um roteiro de como instalar Oracle 10g no Con... (Ler na íntegra)

Publicado por brain às 20:21

Comentários dos leitores

(Termos de Uso)

» Comentário de Alexandre Arruda Paes () em 23/11 09:40

Sempre estou vendo tutoriais de instalação do Oracle para o Linux, mas tente procurar um de DB2(o concorrente mais "direto" do primeiro)... Uns dirão que o Oracle é mais famoso, mais usado mas a verdade para mim é uma só: o Oracle é um parto para se instalar no Linux. Quem instalou o DB2 uma vez na vida sabe disso: basicamente ./db2setup e um menu interativo(texto) lhe guia por toda a instalação. Na versão 8.0 a instalação ocorre em modo gráfico, mas sem nenhuma firula para instalar.
Não acreditei quando ví no tutorial que a "aclamada" versão 10g não trouxe nenhuma novidade em relação à facilidade de instalação...

Em tempo: o PostgreSQL 8.0 deve sair em dezembro. Hoje ele já é uma peça de software de qualidade indiscutível. Com a nova versão que inclui Point-In-Time-recovery(PITR), versão nativa no SO concorrente --sim! isso conta para gerentes de TI :( -- e várias outras coisas, dão a ele uma posição ímpar como na decisão de escolha ou migração... :)

» Comentário de Peter Parker () em 23/11 10:40

Alexandre: se Oracle fosse fácil de instalar e manter, não teria curso só pra isso. Até pq daria um mercado da Oracle se perderia (estas certificações).

» Comentário de SFLV () em 23/11 10:44

Bom, se a forma de avaliar softwares é pela forma e facilidade de como são instalados, tem muito cavalo de tróia bom por ai. Indiscutivelmente o Oracle é o Banco de Dados que disponibiliza a maior quantidade de recursos para se trabalhar. A questão da instalação não é complicada, exige apenas um pouco de conhecimento e não é qualquer usuário que possui os conhecimentos dos requisitos de instalação.
É um banco de dados seguro e exige profissionais competentes para a sua utilização.

» Comentário de Ricardo () em 23/11 11:52

>>O SGDB vai ocupar uns 1,2GB de espaço em disco<<

Puxa, que bom que os binários do PostgreSQL não ocupam mais que 15MB (estou no trabalho, no Ruindous e chutando o pior caso ) e seus Banco de Dados padrão pós-instalação não ocupam mais que 10 MB em /var ( chutando de novo, mas acredito que não longe da verdade ).

Sempre desconfiei o que exatamente leva o Oracle a necessitar de 3GB de instalação... será spyware, software para controle remoto de meu servidor? documentação extensa e difícil ( a do PostgreSQL é um primor e muito bem organizada, mas bem compacta em html ).

Bem, deve ser mais pra dar a impressão de que se trata de um sistema para GRANDES empresas.

» Comentário de Pierre () em 23/11 12:06

Cada coisa que aparece!!! Oracle lotado de spyware, realmente nao merece comentarios!!! Uma coisa é gostar, apoiar e usar o Software Livre, outra coisa é falar besteira por demanda.

Quanto a instalação no Conectiva, ja usei e nao tive problemas, o que acontece e que vocÊ nao tem o suporte da Oracle, porque ele e homologado para Suse e para o Red Hat.
O Postgresql é um ótimo banco também.

» Comentário de Vidal () em 23/11 12:39

uma luz no coração dos xiitas :-D .. brincadeira ...
trabalho com Oracle e sempre ouvi falar muito bem de PostgreSQL e MySQL, até que o primeiro é mais semelhante ao Oracle que o segundo.
Atendo-me ao PgSQL, pelo que pude pesquisar, o nível dele é realmente muito bom (em especial os "locks") e exponho o que o Oracle oferece ainda não disponiveis no PgSQL :
* "clusterização" fácil de servidores : conceito do "grid computing" na versão 10g = adição de servidores facilitada ;
* suporte a LOB ("Large Objects") : baseado em http://advocacy.postgresql.org/advantages/?lang=br
* "Snapshot" (agora "Materialized View" desde 9i) : parte (ou todo) de dados (tabelas/visões) atualizado de acordo com período configurado (não é replicação)
* indice baseado em funções : indices criado com alguma função na sintaxe a fim de otimizar consultas
* etc ;
posso estar errado em alguns pontos, mas apenas quis expor a razão de ser do Oracle.
abraço.

» Comentário de Hugo () em 23/11 14:09

A grande desvantagem do Oracle é não ser SL.
Por esse motivo continuo com PgSQL e MySQL... até pq as coisas que eu faço são de pequeno/médio porte e até SQLite da conta ;-), hehehe

» Comentário de Alexandre Arruda Paes () em 23/11 16:13

SFLV,

Realmente não pode ser medido por isso. Até porque se não tivessemos binários do KDE, XFree e afins, teriamos "partos" muito mais dolorosos para se instalar esses ótimos softwares. Como citou o Vidal, tem coisas que o Oracle tem que o Pg ainda não tem, mas instalação é um ponto importante a se pesar sim no quesito escalonamento: imagine a necessidade de troca do sistema operacial de um servidor de produção. No PG ou no DB2, depois da instalação do sistema, eu coloco esse servidor novamente no ar em no máximo duas horas para bases de 10-20 Gbytes. Isso também acontece no Oracle ?
Tudo o que eu disse influencia gerentes a muitas vezes optar pelo Windows pela facilidade de instalação e assim ter a possibilidade de economizar em horas técnicas do DBA e paralização do sistema... ;)

» Comentário de Odair Beraldo Nunes () em 23/11 17:09

Meu... oracle nao eh nenhum monstro pra instalar no linux... um moleque de 16 anos instala, bota o bixo pra roda, sobe o database nele, e ainda de quebra faz um shell script pra fazer backup do banco :P

» Comentário de Pierre () em 23/11 17:22

Odair,

Sabe o que acontece com o pessoal? Eles vivem falando as coisas, sem terem instalado ou estudado, vejo muitas reclamações sem nenhuma sensatez, como as que apareceram nestes comentarios. Ando irritado com este fanatismo de alguns membros da comunidade, difamam, caluniam e reclamam do que nunca usaram. O Postgresql é muito bom, mas o Oracle nao fica atrás e acho que vai demorar um pouco para corporações rodarem missao critica com Postgres, neste quesito o Oracle ainda é imbativel.
Lembro-me do papai smurf falando no desenho:
"Vamos destruir tudo que nao conhecemos".

» Comentário de Ricardo () em 23/11 18:09

>>Cada coisa que aparece!!! Oracle lotado de spyware, realmente nao merece comentarios!!!>exponho o que o Oracle oferece ainda não disponiveis no PgSQL>O Postgresql é muito bom, mas o Oracle nao fica atrás>"Vamos destruir tudo que nao conhecemos".<<

Esse Papai Smurf era um sábio, sem dúvida... ;)

» Comentário de Cobarde Anonimo () em 23/11 18:34

O que acontece muitas vezes é que somos viciados em receita de bolo pra executar a instalação de muito software que existe por ai. Eu mesmo já fui um e estou largando esse vicio e aprendendo muito mais ao ler as manpages e a documentação oferecida. Mas o que isso tem a ver com o tópico?
Tem a ver que qualquer pessoa é capaz de instalar o Oracle, basta que se interesse pela documentação.
Nunca usei porque nunca foi preciso, pois MySql atende a minha necessidade, mas nem por isso eu vejo com desprezo o Oracle ou qualquer SGDB e espero ansiosamente por uma oportunidade de experimenta-los quando eu tiver mais tempo. De toda forma é sempre muito bom ter uma instalação e manutenção mais intuitiva e facil.

O formulário de comentários está desativado devido à mudança de sistema de gerenciamento de conteúdo.