Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Washington Post: Google vai fornecer os dados do Orkut à Justiça brasileira

Segundo a imprensa internacional, a Justiça brasileira receberá do Google os dados solicitados sobre participantes de comunidades de pedofilia, homofobia e racismo no Orkut.

“Segundo informações publicadas nos EUA pelo Washington Post, o Google divulgou ontem que irá atender às determinações judiciais brasileiras de disponibilizar dados que possam identificar os usuários acusados de participarem de comunidades on-line do serviço Orkut que encorajam o racismo, pedofilia e homofobia. A mesma declaração informa que a justiça brasileira vinha encaminhando suas requisições à representação comercial do Google no Brasil, o que serviu para gerar atrasos no atendimento das solicitações, uma vez que a parte que deveria ser contatada é a empresa Google Inc., que tem representação legal no Brasil.

As autoridades brasileiras estão particularmente interessadas em obter endereços IP dos usuários que participaram destas comunidades, em conjunto com as datas e horários de seus acessos.

Especialistas jurídicos consultados pelo Washington Post informaram que o Google não tem alternativas neste caso - dados que estejam em seu poder podem ser requisitados pela Justiça, por mais que isto levante questões quanto à privacidade dos usuários. O comunicado do Google acrescenta que a empresa pretende contribuir para a investigação de crimes sempre que estiver ao seu alcance, procurando sempre equilibrar isto com os interesses de seus usuários.”


A nota foi enviada por André Cruz, que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Leonardo Peixoto
Caras de pau: "According to Google, the judge mistakenly thought the company was resisting because court orders had been sent to Google's Brazilian subsidiary, Google Brazil, instead of to Google Inc. headquarters in the United States. So far, has complied with 26 court orders that have been redirected to Google Inc., Wong said. Google has stored information relating to at least 70 more cases in anticipation of a court order, she said."

Como é que depois de tanto insistirem que o pedido de informações devia ser enviado diretamente à matriz da Google agora eles tem cara de pau para dizer que o Juiz é que "SE ENGANOU", pensando que o motivo de não fornecer os dados era esse ?
Chega a ser falta de respeito com a Justiça Brasileira ...
Além disso esse "jornalista" deveria ao menos ter lido o histórico recente desse caso, para não sair reproduzindo qualquer besteira que os entrevistados digam... Na verdade, o correto mesmo seria ouvir a outra parte também (mas imagina, contratar um interprete inglês-português só para entrevistar um juizinho brasileiro ???)...
Guenta coração...
Comentário de Antonio CV Silva
Cara-de-pau II: Vcs vejam só que interessante: na China todo mundo piou bonitinho quando o governo local mandou censurar as páginas que NÃO referenciam estes assuntos e estão relacionados com a liberdade de expressão, democracia, direitos humanos.

Aqui, porque a justiça quer chegar às pessoas que usam estes mesmos argumentos na divulgação de seus temas recistas e preconceituosos, o google faz beicinho!!!

Na verdade, pegou muito mal para eles pois ainda vale o verdadeiro ditado: "quem não deve não teme"!!!!

Ponto para ajustiça brasileira, que está fazendo um excelente trabalho no Brasil em não deixar-nos esquecer que ainda há possibilidade de vivermos com seriedade!

Comentário de rickf
"Na verdade, pegou muito mal: "Na verdade, pegou muito mal para eles pois ainda vale o verdadeiro ditado: "quem não deve não teme"!!!!" (sic)

Porque você diz isso? Por acaso você acha que o Google "deve"? Seria o Google uma empresa racista que estava fomentando o que foi divulgado no orkut? Não entendi seu "argumento".
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004