Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Crônica: Uma Ferrari com a Gisele Bundchen ou um FIAT Uno com a Zezé Macedo?

“Achei interessante enviar meu texto para análise aqui no BR-Linux, visto que sou um 'usuário-goiaba', mas que tem boa vontade de entrar no mundo Linux... mesmo sem saber nada de programação. Abaixo segue o meu texto na íntegra.
 
À medida que entramos pelo mundo da informática, notamos a preguiça das pessoas no que toca o “conhecer” outras coisas... outros “universos”. O Windows, por exemplo, virou sinônimo de verdade. Quando alguém fala em Windows, é como se este sistema fosse parte integrante da máquina e a única escolha para o gerenciamento do seu computador, o que não é verdade. Acredito sinceramente que 99% das pessoas que conheço, que usam windows, tem o mesmo em versão pirata, e utilizam softwares ilegais para fazer TUDO. Sabendo-se que em sua maioria estas pessoas apenas usam computador para trabalhar com textos, planilhas, escutar mp3, ver vídeos e navegar na internet, uma opção livre, seria a utilização do Linux, uma plataforma livre, de código aberto, que disponibiliza quase na sua totalidade softwares livres incorporados e de boa qualidade.

Um utilizador padrão, para ter instalado em seu computador um windows + office + antivirus gastaria mais que o preço do computador, à medida que se utilizar softwares de código aberto, seu custo é zero. É de certa forma engraçado receber dia após dia arquivos PPS(PPT) gerados em Ms Powerpoint como se TODOS tivessem este software. Já faz parte da idéia dos utilizadores “padrão” ter um Office e a versão mais atualizada de todos os softwares na sua máquina, ainda que esta não possa suportar estas versões. Particularmente, acho que a melhor versão para as suas necessidades é sem dúvida a que lhe proporciona rapidez e interação com outras versões. Não me adianta de nada ter um Windows XP cheio de efeitos de janela, quando “rodo” meu sistema num Pentium III 700. Não citei um PII por piada. Estas máquinas são ótimas, só precisam ser bem aproveitadas com o sistema correto.

Um bom Linux “correndo” em um PIII é completamente normal, e posssibilita de certa forma, uma economia substancial para o usuário final. Há quem diga que Linux é difícil, que é feio e que não há compatibilidade. Isto está longe de ser verdade. Para quem nunca usou Windows, utilizar Linux é tão simples como seria se você não tivesse o termo comparativo da Microsoft. Se o Windows utiliza nomes do tipo: C: D: E: para os discos... o linux usa: HDA1 HDB2. Não acredito que isto seja motivo para uma vida de Softwares piratas. Acho que a migração do usuário comum para plataforma Linux já teve sua época negra, mas hoje as interfaces gráficas estão cada vez mais intuitivas e com Design bem avançado, possibilitando o aluno da escola, o advogado e a dona de casa a utilizarem este sistema em larga escala.

Trocando estas idéias por uma metáfora, acredito que a escolha das pessoas em geral é: Andar em um Fiat UNO todo ilegal, podendo a qualquer hora ser apanhado pela “justa” com drogas no carro “software pirata e código fechado”, e a Zezé Macedo (Ele só pensa NAQUIIIILO) no banco do carona... ou andar de Ferrari com TUDO em dia e com a Gisele Bundchen do lado (Softwares livres e um kernel de respeito).

Bem, eu prefiro andar de Ferrari e (as vezes), quando não tenho uma oficina de confiança (drivers) , ajeito o meu “carro” na mão... perguntando em fóruns sobre “a minha distribuição de Ferraris”.

Acredito que é possível conquistar mais adeptos do Linux, explicando de forma 'rasteira' como isto funciona. Acredito ainda, que software livre é um momento ímpar na humanidade, e que de certa forma, nós estamos inseridos neste momento.

Em resumo... Vamos tentar chamar a atenção do usuário médio para o linux. Não vejo linux como futebol (uma caixinha de surpresas). Linux é a possibilidade de apresentar a muita gente uma nova realidade.

Ps: não sou programador Não sou radical Sou uma pessoa que gosta do movimento 'open source' e que tento ajudar usando 'Ferrari'.



A crônica foi enviada por Carlos Magno (passarododoΘhotmail·com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
Questão de gosto.: Eu tb prefiro usar minha Lamborghini Turbo (Linux - Slax vrs. Kill Bill - Amarela).

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Dm7
Boa crônica!: Reflete bem a realidade de boa parte dos usuários "goiabas" :-D
E é claro... Ferrari e principalmente Gisele!!

Comentário de Paulo Pontes
ignorar a existência de um problema não ajuda a resolvê-lo: o texto seria muito bom se fosse verdadeiro.

não dá para ter a mesma produtividade no linux... vc passa tempo demais tunando o sistema e o que interessa é aplicação...
Comentário de RAOL
IMHO, o intuito principal de: IMHO, o intuito principal de corporações como a Microsoft, Oracle ou Adobe não é que o usuário comum (AKA doméstico) tenha seus softwares registrados. Aliás, é até vital que ele não o tenha, pois assim torna-se mais fácil espalhar a cultura do software proprietário.

O importante para essas companhias é que a pessoa, no trabalho, exija o software deles, alegando não saber operar outro similar. E a empresa sim, vê-se obrigada a registrar os produtos.
Comentário de popolony2k
Overhaulin: Pois é, bem que o autor disse que "O Windows, por exemplo, virou sinônimo de verdade."

Sobre tunar o sistema, pelo menos tunar é torna-lo melhor e mais produtivo, enquanto no outro universo paralelo você precisa detonar o sistema com Anti-Spywares, softwares anti-virus e outros coisas que deixam o sistema lerdo a ponto de um Pentium 4 se transformar num 386 (que diga-se de passagem rodam bem o Linux).

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de CWagner
Sou apenas eu ou ninguém: Sou apenas eu ou ninguém mais usa Disco Rígido na máquina?

Pelo que eu saiba o processo de personalização de qualquer Ambiente Gráfico pode ser divertido, mas chega um tempo que cansa, e a maioria dos intocáveis usuários comuns que eu conheço chegam apenas a esse nível de tunning dos seus computadores, tenha ele instalado o Linux ou o Windows (pirata ou não). Nenhum mitológico ser divino intitulado por muitos como "usuário final" (ou seria em fase terminal?) tem conhecimento ou mesmo interesse em saber coisas como gerenciamento de processo, memória virtual, firewall, etc.

Para esse tipo de pessoa existem dezenas de distribuições como kurumin, Ubuntu e outras até mais simples, com centenas de temas de cores, papéis de parede, protetores de tela, XGL, etc.

Para os que precisam de sistemas personalizados sempre haverá os técnicos, hackers e curiosos, dispostos a usarem dezenas de horas, buscando tutoriais, sites e fuçando arquivos de configuração.

Para os que não querem ou não precisam aprender Linux para usar seus computadores, sempre haverá algumém disposto a receber R$ para ensinar ou ajustar o computador, ou sempre (pelo menos até hoje) haverá um meio de se instalar o XPiratão.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Marcos Vinicius M. da Silva Junior
Bom, vc pega um emprestimo: Bom, vc pega um emprestimo de 3mil reais num banco. Por motivos pessuais quaiquer, não paga, 1 ano depois o banco te liga e lhe oferece um acordo para vc pagar apenas 600reais, vc acredita que realmente o banco perdeu dinheiro?
É assim com os Win$$ pirata. A MS$$ perde mta receita por causa dos Win$$ pirata, porem não liga mto ;-)
E concordo plenamente com nosso amigo Carlos Wagner...pensar em usabilidade e interatividade é o caminho quando se quer atingir os "usuário finais". A internet talvez seja o nosso futuro mais proximo...uma vez vi um post interessante do Ian (criador e mantenedor do Debian), quando lhe foi perguntado qual cliente de e-mail ele usava, a resp que todos pelos posso garantir que a grande maioria esperava era que ele usasse o Thunderbird. Mas ele disse que usa o Gmail.

Desenvolver um software é complicado. Lidar com pessoas, é extremamente complexo.

Att,
MV
Comentário de brandizzi
Sinceramente...: ...quase todo mundo com quem lido "computacionalmente" é *muito* mais produtivo num Linux que no Windows XP (para falar da versão boa). **MUITO**. Você provavelmente vai dizer que já estamos habituados. De fato. Do mesmo modo que você está habituado com Windows. A diferença é que estas pessoas são tão produtivas em Windows XP quanto você, provavelmente.

Vai por mim, Linux tem seus problemas, mas improdutividade "ad hoc" não é um deles...

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
Bom!: Foi o melhor artigo a la "Linux para dummies"[1] que já vi. O autor escreve tão bem que eu me senti como quanto instalei meu primeiro Debian Woody :)

Parabéns, cara!

(Só pesou a mão um pouquinho no final, mas quem não pesa? :p)

[1] "Dummies" não tem sentido pejorativo, é só para parafrasear a clássica série de livros :p

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de atf
Ferrari e Bündchen: Simples com "abrir os olhos". Muito bom, Carlos Magno, se é que minha opinião valha algo.
atf
LinuxUser#142898

Comentário de ano@nimo.com
Caro goiaba, bem vindo.: Caro goiaba, bem vindo. Legal sua mensagem, continue escrevendo.

Só achei sua metafora meio esquisita; ferraris Giseles etc. Não funcionou. Talvez você possa dar uma "guaribada" nela para funcionar.

A proposito, nada contra a Gisele, mas eu queria lembrar que ela trabalha numa carreira que tem prazo de validade. A Zezé, por outro lado, faz parte da historia do cinema e televisão brasileiro. Quem dera que nós chegassemos até onde ela chegou sem ser uma Gisele.

Há alguns anos atrás, quando comecei a usar o Linux, a interface grafica era muito feia, e se eu fosse usar isto como criterio para decidir se continuava a usar ou não o Linux, com certeza eu teria desistido.

Continue escrevendo.


Comentário de ledcrash
Cara, adorei sua critica: Cara, adorei sua critica ...

Uso linux desde suas primeiras versões (é, aquelas em que a gente tinha
que compilar o kernel e fazer uma porção de coisas para que o linux rodasse).

Infelizmente, eu adoro jogos ... e os melhores jogos são feitos somente para
windows e, olhe lá, nem todos, para MAC.

Será que se todas as pessoas no mundo passarem a usar linux, os fabricantes
de games passarão a escrever versões de seus jogos para esta plataforma?

Se o fizerem, seus jogos não poderão custar esta 'nota' que custam ( em
média R$90,00) uma vez que vão rodar sobre uma plataforma opensource e free.

A desculpe deles hoje é que tem que pagar direitos à microsoft por usar seus
frameworks de jogos e incluir o nome windows nas embalagens ...

Já tentei de tudo para "emular" jogos de windows no linux e, sinceramente,
ficam uma bosta ... e acabo por ter a "versão genérica" do windows fazendo
dual-boot com meu linux para ter diversão ...


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004