Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

TV Digital: Brasil adota oficialmente o padrão japonês

Parece que sim, continuaremos nas mãos deles... 'O Presidente da República assinou nesta quinta-feira o decreto que implanta a TV digital no Brasil, que vai começar pelas capitais e o Distrito Federal. No prazo de sete anos ela deverá estar funcionando em todo o país. O Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBDTV-T) vai ser baseado no padrão de sinais japonês (ISDB-T), incorporando as inovações tecnológicas brasileiras.'” A nota foi enviada por Rodnei Reis (studiozΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Heitor Moraes
Isso não é só o broadcast?: Se não me engano o sistema é composto de 3 camadas:

* Broadcast
* Codec
* Software

Eu acho essa divisão meio ridícula, mas é como a industria tá dividindo.

O(s) CODEC(s) escolhido(s) deve(m) ser MPEG2 ou 4(ou ambos), independente de padrão. No Japão eles usam o MPEG4 para a faixa dos celulares e o MPEG2 para as TVs. Ogg é legalzinho, mas precisaria de componentes customizados e na industria isso é muito caro.

O software, que do meu ponto de vista é a parte mais importante pra nós, vai ter que ser feito aqui. Não tem nem como adaptar a versão japonesa. Segundo o que eu tenho ouvido, é bem provável que ele seja desenvolvido livre.

Enfim:

* Os Japoneses já abriram mão do royalty;
* É o único com envio de TV gratuito pra aparelhos móveis;
* É o único que funciona bem em veículos em alta velocidade;
* Vão montar dois centros no Brasil, com funcionários brasileiros (um para estudo do desenho do software e uma fábrica);
* E só vamos fazer uso do sistema de broadcast - o que não invalida o uso de software livre na TV digital.


Acho que foi uma solução acertada.

____________________________________________________________

O problema com a Wikipedia é que ela só funciona na prática"
- Desconhecido
Comentário de Carlos Vitoriano
Vou me informar melhor, mas: Vou me informar melhor, mas parece que a escolha do padrão japonês teve como ponto forte a modulação. A topografia do Japão se parece com a do Brasil (montanhas, picos, vales, depressões, ou seja, bem acidentado).
Ainda não sei os detalhes, mas o jornal do CREA-MG não gostou nada da escolha de um padrão externo. Mas vou me informar melhor.
Comentário de liquid
Tá desatualizado irmão ! O: Tá desatualizado irmão ! O brasil tem uma tecnologia própria superior tecnicamente por ser mais nova. Funciona em alta velocidade , funciona em aparelhos móveis , permite acesso à internet, tem imagem de alta definição assim como o modelo americano mas peca por ter políticos à mercê da rede globo.
O modelo japonês não permite a democratização da transmissão, ou seja, não teremos muitas novas emissoras....

Veja esse vídeo ele fala de como os 50 milhoes de reais que foram destinados à pesquisa da tvigital... 75 instituições de ensino em 22 consorcios, fizeram um puta trampo pra nada !

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/06/356214.shtml

O fato é que as grandes emissoras tem medo da fragmentação da publicidade , o que significa menos $$ em caixa, o padrão japones tem restrições ao número de programas simultâneos por emissora o que garante que nada mude ou seja do monopólio ao monopólio digital. Foi um erro assinar esse acordo e não sou só eu que estou falando...

Até parece que o lulinha ia arrumar briga com a globo em ano de eleição.... agora serão mais N décadas de monopólio, de controle político, religioso e dança da bundinha !

E mais, o brasil jogou no lixo a chance de liderar essa tecnologia na américa do sul, agora a bola da vez é a argentina que tem um modelo de tvdigital pior que o feito pelo brasil e já começa a negociar com outros paises da américa do sul... pois é deixamos de receber roylties só por causa de políticos bundões ! BUNDÕES !
Comentário de Cadu
É verdade.: Bundões serão os que vão votar neles de novo.
Comentário de leonardoav
Vote certo, vote NULO: Por isso eu proponho aos meus colegas,
a campanha:"Vote certo, vote NULO".
Essa é a maior palhaçada que já vi
neste governo.
Comentário de alsimoes
Será que o problema é 100% dos políticos?: Será que o problema é 100% dos políticos?

Não sei, o lob não é algo 100% desonesto (depedendo do emprego ou não de dinheiro) mas da mesma forma que as grandes empresas/indústrias/etc "investem" em parlamentares para garantir o lob, a comunidade ou pelo menos as empresas que investem em software livre deveriam vazê-lo também.

Isso faz parte do "processo democrático" gostem ou não os profissionáis de TI.

Curiosidade:
Eu procurei por "lob" com referência a política na wikipédia e não encontrei nada.

Mostre a sua cara!
Get Mono!
Quem sou eu!
Comentário de CWagner
Procure por lobbying em: Procure por lobbying em inglês ou lobby em português.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de doutor.zero
Calma pessoal, os "bondosos": Calma pessoal, os "bondosos" japoneses vão instalar uma moderna fábrica que fará o encapsulamento de semicondutores no nosso país!

O que é o mesmo que importar um carro pronto e parafusar o retrovisor, ganhando em troca um monte de incentivos fiscais.

Fora isso essa decisão é absurda e imoral, e talvez até inconstitucional porque permite às emissoras terem até 4 canais em baixa definição (se não estou enganado) o que contrária a (porca) lei, já que concessões precisariam ser feitas pelo poder público (não é possível dar concessões a ninguém sem mais nem menos).

Triste, quando ACM, SS, Globo e Saad comemoram, alguma coisa está errada.
Comentário de Heitor Moraes
Acho que você não entendeu.: Quase metade desse dinheiro foi usado pra criar salas experimentais. Que foram certificadas pra testar os 3 padrões pré-escolhidos.

Não era pra criar um sistema de broadcast, e sim pra saber o que realmente estamos escolhendo. Foi nessa parte que o padrão americano foi descartado. Depois que eles certificaram nossos laboratórios, foram feitos os testes e ele foi escolhido o pior padrão.

O que você não esta sabendo separar é que está sendo escolhido. O ISDB-T não significa deixar de lado o que está sendo desenvolvido. Boa parte do que você acha que vai ser jogado fora, na verdade foi pensado desde o início para completar o sistema escolhido.

Infelizmente algumas instituições quiseram fazer mais do que foi atribuido - fazendo mal uso do dinheiro público. Parece até que uma Escola Politécnica tava no meio desse grupo desmedido, mas não vou queimar ninguém aqui.

____________________________________________________________

O problema com a Wikipedia é que ela só funciona na prática"
- Desconhecido
Comentário de liquid
Aqui na USP no laboratório: Aqui na USP no laboratório de sistemas integrados e nas outras universsidades não foram testes com padrões estrangeiros o foco do trabalho. Foi desenvolvido toda a tecnologia, desde os aparelhos, sistema operacional, e formato de transmissão de mídia. Pelo jeito vc nao assistiu o vídeo que eu passei no link , ele é pura apologia ao padrão brasileiro e não aos testes com outros formatos...
Esse é o problema, falta informação pra galera entender o tamanho da burrice que foi a escolha do padrão japones....
Alias a tal fabrica de semi-condutores não é garantido pelo governo japones..

Comentário de Carlos Mafort
Middleware do SBTD-T é GPL: http://www.telemidia.puc-rio.br/~rogerio/maestro/

"MAESTRO é o nome do middleware declarativo para o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).

MAESTRO é baseado na linguagem Nested Context Language (NCL) e reúne um conjunto de ferramentas que estão disponibilizadas através deste site como software aberto e sob a licença GNU GPL (General Public License)."
Comentário de tauscheck
PKP...: Definitivamente nossos cientistas são melhores que os dos outros (e não apenas os japoneses...).
Quer dizer que com os parcos milhões destinados pelo governo desenvolvemos e testamos desde os aparelhos, sistema operacional, e formato de transmissão de mídia? E esse padrão é anos luz superior aos outros, mais barato, mais fácil de usar e tudo de bom...

Só pra saber, ele cuida das crianças também???

Aprende à pensar como gente grande, leia o que foi assinado e depois discuta alguma coisa.


Fernando Tauscheck
fernando at tauscheck . com
Comentário de tauscheck
Leia e fale depois...: O padrão japones permite a transmissão de mais de uma programação ao mesmo tempo. Porém todo mundo já avisou que não vai usar isto além dos programas de esporte pq como você mesmo comentou vai pulverizar as verbas de publicidade.

Um ponto que você está esquecendo é que se fosse criada um padrão apenas brasileiro os custos para criação de uma nova emisora seriam altíssimos, afinal os equipamentos seriam produzidos única e exclusivamente para nosso mercado (no máximo o Paragua e a Venezuela UAU). Isto sim tornaria TOTALMENTE impraticável novas concorrências. Procure não olhar o mundo sobre a ótima mais simples e principalmente, esqueça de tudo o que você assistiu em Matrix. Você não está em um sistema... Você está no mundo real (o que quer que isso queira dizer).

Fernando Tauscheck
fernando at tauscheck . com
Comentário de Heitor Moraes
E aparentemente você não leu o decreto do presidente: O SBTVD usa um modulador japonês.
Não significa que nós usaremos o sistema japonês de tv digital.

E é claro que eu vi o vídeo.
Você é que está misturando as coisas.

____________________________________________________________

O problema com a Wikipedia é que ela só funciona na prática"
- Desconhecido
Comentário de Alexandre_Martins
Favorece o pior: Até entendo tua indignação (já que estamos 'off-topic'), mas voto nulo é como o nome diz, não vale nada, e PIOR, TAMBÉM NÂO MUDA NADA.

Toda campanha tem gente pedindo isso que jamais vai ser consenso, então, NA MINHA opinião, seria melhor observar os candidados/agentes políticos que contribuíram não apenas com o software livre, mas com algum avanço na defesa da soberania nacional em geral e fazer uma escolha. Não escolher é uma escolha mas, novamente a meu ver, pelo resultado é meio burra.


Alexandre Martins

"O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem!"
(Jean-Paul Sartre) www.nuca.org.br
Comentário de Thiago Martins
Não quero novela em ALTÍSSIMA DEFINIÇÃO!!!: EU QUERO INFORMAÇÃO!

O que eu sei é que:

1) Essa escolha não permite a democratização do espectro.

2) O Brasil NÃO precisa assistir a Globo com uma qualidade de imagem SUPERIOR ao padrão DVB ou similares.

3) QUERO ACESSAR A INTERNET VIA TV DIGITAL!!!

4) A Globo não quer o bem da nação.

4.1) O Lula MUITO MENOS!

5) O padrão japonês é lindo, maravilhoso, para quem MORA lá no Japão!! Onde em todos os lares eles JÁ tem Internet rápida, logo, eles não precisam utilizar mais a TV Digital como segundo ponto de acesso! E então fizeram a TV Digital mais nítida, mais definida da Terra, utilizando todo capacidade da nova tecnologia só para isso! Descartanto os recursos que SERIA MUITO ÚTEIS AQUI!!!

5.1) Acontece que o aparelho que vamos comprar para receber o sinal digital, vai JOGAR fora toda a alta-definição para você poder assistir na sua TV analógica! PARA QUE ISSO??

6) Seria muito mais lindo termos acesso a Internet, muito mais canais no mesmo espaço do espectro (O QUAL NÃO PERTENCE AS EMISSORAS!) e TERMOS UMA CONECTIVIDADE A NÍVEL NACIONAL!

Mas a Globo NUNCA pensaria no nosso bem!

Eu vou sabotar essa merda de padrão Japonês!

Vou usar toda minha capacidade e contatos para ACABAR com essa implementação que não tem nada haver com as necessidades do nosso País!

Ou vocês vão comprar TVs la do Japão para poder usufruir de TODA a alta-qualidade de imagem?!?!?!

Por favor, me ajudem!

Onde está o foco de resistência contra o padrão japonês??
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004