Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Screenshots e novidades do Amarok 2.0


“Nikolaj Hald Nielsen, desenvolvedor do Amarok, postou em seu blog novidades sobre o Amarok 2.0.



Diversas melhorias foram feitas recentemente e dentre elas se destacam o novo visual do Amarok, melhorias no desempenho graças ao cache de imagens utilizadas recentemente, solução de bugs na playlist que causavam sobrecarga na CPU, e mais..”


Enviado por André Benedetti Toda (andrebtodaΘgmail·com) - referência (andrebtoda.blogspot.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Clésio Luiz
Boa: Eu estava preocupado com a mudança do design da interface do Amarok, mas após ver esses screenshots, fiquei mais tranquilo, pois a interface está com um aspecto bonito e ao mesmo tempo funcional.

O Amarok atual tem um aspecto que embora funcional, é muito feio e assusta muito um usuário iniciante, que fica meio sem saber por onde começar (foi assim comigo).

Achei interessante o formato da playlist, pois os dados da música como nome, artista e album estão num formato bom para o espaço lateral mais estreito. O cara que postou a screenshot usa uma tela widescreen para disfarçar o aspecto achatado que a playlist terá numa tela 4:3.

Acho que atualmente o Amarok é o mais popular e famoso dos player para Linux, enquanto que o antes onipresente XMMS não vem nem mais instalado por padrão em quase nenhuma distro. Visitei a página do projeot e descobri umas coisas interessantes. Se o pessoal se interessar acho que posso escrever um artigo para postar aqui mostrando um pouco do rolo que se transformou o XMMS.

"... e não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."
Comentário de Márcio H. Ferreira
interface terrível: Bem, não gosto muito de comentar essas coisas de maneira negativa, mas vamos lá, talvez ainda exista esperanças. Estou completamente insatisfeito com essas mudanças, e coheço várias pessoas que também estão. Reclamam para os desenvolvedores, e eles fingem que não e com eles. Toda notícia sobre o novo amarok 2.X vem com uma penca de comentário negativos na notícia, por causa dessas mudanças. Podem conferir no link original no blog do amarok no site do kde

Na série 1.X tentaram fazer essa mudança que forçaram agora, e a recepção foi tão negativa que tiveram que reverter no svn a versão anterior.

O pessoal que tem comentado que é bonito e tal (eyecandy puro) acho que não percebeu os problemas de uso que essa interface vai trazer. Não conheço ninguém que tenha gostado, entre os meus conhecidos. Aqui um cara apontou alguns problemas ( esse link estava nos comments do blog citado):

http://img251.imageshack.us/my.php?image=amarokha7.png

Alguém reparou que a playlist está "otimizada" para 10 ou 15 músicas? Todo mundo que usa playlists maiores que isso (uma fração de 99.9999% dos usuários) vai se sentir desconfortável....

Alguém tem a mínima idéia do que acontece naquele retângulo azul no meio da tela, ocupando 60% do espaço? E porquê tem 4 links para sites enormes no lado esquerdo? É pra navegar na internet ou pra ouvir música? Parece aqueles aplicativos com propaganda no windows... Tiraram os campos de search da janela (pqp).

Eles poderiam deixar que o espaço interno da janela fosse customizado do modo que as pessoas preferirem, por exemplo, com a playlist em destaque como é no amarok 1.X. Mas essa possibilidade foi removida pelos desenvolvedores, todo mundo será forçado a ficar com o media browser (aquela janela azul enorme) no meio da tela, e não será possível mudar isso.

Se eles pudessem deixar como é hoje, em que é possível ocultar ou mostrar as colnas e tal, acho que eles poderiam mudar a interface sem que causasse transtorno para as pessoas que gostam da playlist ocupando a maior parte da tela, que eu sinceramente acho que é a maioria das pessoas que mudou para o amarok, vindos por exemplo do xmms, que tinha outro conceito. Aliás esse conceito de playlist na janela ficou sendo o dominante.

Não vejo porque irritar e forçar tantos usuários a seguir essas mudanças. Como eu já disse, pessoal vê screenshot e acha que é a mesma coisa que ir lá e usar o programa... Seguindo o conceito de configurabilidade do KDE, forçar essa nova interface é uma coisa que eu simplesmente não compreendo. Não compreendo porque não deixar as pessoas simplesmente fecharem a porcaria do media browser. O meu media browser no amarok 1.X eu não me recordo qual a última vez que eu o abri.

Esse negócio de forçar os usuários algo que eles não querem fazer ou não permitir mudanças é uma característica que observamos no gnome e não no kde, e isso piora e muito a situação.

Se isso continuar vejo que muitas pessoas trocarão o amarok por outros players (na verdade toda vez que vejo uma discussão sobre isso, também levantam a possibilidade de um fork, mas acho que se fosse ter mesmo, ele já teria acontecido). Vejo que o juK seria uma alternativa, espero que ele não esteja marginalizado quando o amarok 2.X tiver release... Porque sinceramente com essa interface não dá.

Comentário de Otávio Maia
Antes de fazer qualquer: Antes de fazer qualquer avaliação, prefiro esperar sair a versão estável, instalar e usar para ver como é que é....

esse negocio de mudança sempre mexe com resistência natural do ser humano
Comentário de Lucas_Panurge
o único amarok q eu gosto: o único amarok q eu gosto é o do mike oldfield ;p

-------------
http://gentletraveller.wordpress.com

Hail to power and to glory's way!
Comentário de Wallacy
A parte do meio é para usar: A parte do meio é para usar plasmas.....
segue exemplo:
http://www.kde.org/announcements/announce_4.0-beta2/amarok-big.png

E se não estou enganado, eles fizeram isso pois dai qualquer um vai poder criar "plasmas for amarok", que seria um "a mais" do que controlar só o esquema de cores dele como tema, provavelmente vai ter vários disponíveis com o tempo no kde-look.org.

Essa não é a interface final, logo é muita coisa vai mudar, a imagem que eu postei por exemplo já tem diferença da que você mostrou...

Essa interface se assemelha com a idéia do itunes, com a parte superior dedicada a parte de "reprodução", e tudo abaixo para listagem das musicas, informações dos álbuns, e coisas do gênero.... Considerando que o itunes é um player muito popular, justamente por esse "padrão" creio que a aceitação desse visual será boa para muitos usuários, principalmente os "novos", muitos que migram sentem falta de "um itunes "(como de muitos outros)....

Não creio que eles estejam obrigando, é bem provável que tudo abaixo da barra de reprodução possa ser mudado...

Eu gostei desse novo Amarok, bem, pra mim um programa para reproduzir audio não tem que ter muita coisa, pois só estou interessado na musica, logo estou um pouco indiferente sobre como vai ser a versão final, mais é normal essas reclamações, as pessoas costumam rejeitar as coisas que são diferentes, porem nesse caso está ficando mais semelhante ao itunes, talvez ganhando um novo nicho de utilizadores...

Se quiserem baixem o Live-CD
http://home.kde.org/~binner/kde-four-live/ tem o KOffice 2 SVN e o Amarok 2 SVN...
-----
Para aquele que controla o próprio pensamento, todo o resto se torna simples jogo de crianças...
Gandhi.
Comentário de Márcio H. Ferreira
os problemas: Cara, o que importa é que eles decidiram que:
1) a playlist é para 15 músicas no máximo e ponto final, foi o que eles decidiram
2) Você não pode desabilitar a maldita janela do meio (como, eu disse, todo mundo ficaria contente se você pudesse ocultar aquilo, e usar todo o espaço para a playlist)
3) Não tem search
4) Não tem como fazer queue das músicas

E toda vez que o pessoal reclama, eles falam que "todo mundo gostou, que ninguém prefere a interface antiga". Mas vai lá ler os comments...

Ou seja, eu não sei onde eles querem chegar com isso, mas todo mundo que usa o amarok com a playlist ocupando toda a tela (como eu, por exemplo), será marginalizado só porque eles não querem adicionar um pequeno botão que faz um hide no media browser. É completamente estúpida essa posição, só server para afastar usuários.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004