Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

PSL Brasil - 'Veja Mente: A veja não viu? É melhor não ver a Veja. A Veja é um panfleto.' [atualizado]

O PSL Brasil publicou manifestação de Sérgio Amadeu, que deixou o comando do ITI em 2005 mas continua defendendo tenazmente o software livre, e cujo histórico de combatividade em prol do software livre no Brasil o habilita a ser lido com muita atenção, ainda que sua resposta não tenha caráter oficial.

Atualização: Trouxe a notícia de volta à capa porque fui alertado de que o link original (que continua publicado ao final desta notícia) saiu do ar. Caso você tenha tentado ver a íntegra da mensagem sem conseguir, use este link alternativo, da reprodução da mesma mensagem na lista PSL-Brasil.

Trecho: “A revista Veja novamente divulga uma matéria mentirosa. Chamada O Grátis que sai caro, a matéria procura atacar o avanço do software livre usando releases publicitários da Microsoft, empresa monopolista que vai perdendo seus lucros monopolistas diante do avanço do modelo de software aberto. Como o jornalista Eduardo, o Duda, tem muita experiência sabemos que seu texto não trouxe enganos, mas mentiras” Veja o texto completo em PSL Brasil - Veja Mente: A veja não viu? É melhor não ver a Veja. A Veja é um panfleto. Por Sérgio Amadeu.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de acefalo
Ótimo texto. A se: Ótimo texto. A se considerar verdadeira - e tem todo o jeito de ser - a afirmação do Sérgio Amadeu de que o responsável pelo empréstimo das urnas é o TSE e não o Executivo, fica claro que houve má fé da Veja neste ponto ao menos.

Se considerarmos também o que está sendo discutido no observatório da imprensa, creio que o Software Livre nem é tanto o que está sendo agredido e nem deve ser o motivo da nossa maior preocupação. Se não bastassem os problemas que estamos vivendo - o Estado aparentemente impotente perante as ações de bandidos -, vem a revista mais lida no Brasil, grande formadora de opinião e tida pela grande maioria como séria, colocar em descrédito nossa imprensa.


Comentário de kiss the blade
Minha resposta ao texto: Minha resposta ao texto, quando ele foi postado na lista do PSL-Brasil:

http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2006-May/012492.html

Sim, eu sou mal-educado e antipetista. Não percam seu tempo apontando isso.

Estão havendo várias discussões (e muito ruído tambem) nessa lista a respeito da matéria, quem se interessar pode ler o histórico.
Comentário de Avelino de Almeida Bego
Muito estranha, essa matéria de Veja....: Muito estranha.
Não há números.
Só há a constatação de que o nosso "governo" não saber governar...
Ilusão do software livre?????
Onde????
Parece que leram o "Get the Facts" e fizeram a matéria!
Mas, a Veja não tem culpa!
Se a principal revista de informática da casa (Abril) é horrível (Info Exame), não seria a Veja a fazer a melhor reportagem sobre o assunto.....
Comentário de Avelino de Almeida Bego
Em tempo....: Números eles apresentaram - quanto ao número de técnicos contratados.
Eu falo em como chegaram a conclusão de que empresas oferecem até 5 anos de suporte grátis e como o software livre é mais caro que o proprietário.
Outra coisa: tá claro que preferem pagar milhões de dólares em software ao invés de gastar com pessoal (salários)....
Comentário de hamacker
O unico erro de Sergio: O unico erro de Sergio Amadeu foi dizer que a Revista Info é conceituada. Talvez tenha chegado a isso nos ultimos meses porque na época de assinante era uma revista cheia de crassos erros (especialmente nos testes comparativos), tinha mais anuncios do que materias, sem falar que desprezava Linux ou qualquer iniciativa pró-SL.

Se alguem aqui assistiu observando a imprensa na TV cultura de ontem (16/05), deve ter notado que a Veja começa a cheirar mal entre os jornalistas, um ponto que me chamou a atenção foi um jornalista dizer que o basico do jornalismo é a presença do contraditório, e faz tempo que a revista Veja a deixa ausente por completo ou deixa apenas um comentário de uma 1 linha ao contraditório versus laudos completos no que a revista deseja destacar. Nassif completou dizendo que procura ter "orgasmos infinitos" e isso prejudica a credibilidade do jornalismo.

Se eu fosse leitor da Veja cancelava ainda hoje minha assinatura, não apenas por causa da aversao da revista ao SL, mas devido a estes "vamos brincar de jornalismo" que a revista tem.
Comentário de froger
Técnicos contratados: Eu não li a matéria completa na revista impressa, mas se disseram que o SERPRO contratou 2000 técnicos para desenvolvimento de software livre foi engano dos mais absurdos. Na verdade como o Sérgio falou no seu texto houve sim concurso para contratação de analistas e técnicos para atuação em todas as áreas inclusive software proprietário. Estou no SERPRO a 7 meses, o SERPRO nada mais é do que uma empresa pública mas que funciona como uma empresa de TI do setor privado pois atende aos clientes (governo federal) de forma a oferecer e dar suporte nas soluções que eles querem e tenta sempre que pode apresentar software livre como alternativa viável. Exemplo que contraria a matéria é a Receita Federal que não tem pretensões de usar sistemas operacionais baseados em software livre.

Fabio Rogerio
Linux User 222742
http://froger.eti.br

Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Respeito a posição do: Respeito a posição do Sérgio Amadeu, e louvo a sua luta pelo software livre. Mas estamos esquecendo que ele saiu do governo (ITI) em setembro do ano passado se dizendo descontente com os rumos da adoção do software livre no governo. Certamente alguma coisa estava errada, será que era só falta de dinheiro como ele alegou?

O empréstimo das urnas aos países vizinhos prejudicou sim a indústria nacional e é mais um caso da louca política externa adotada pelo Marco Aurélio Garcia.

Fiquei indignado com a matéria da Veja, mas considerando o desconhecimento do público geral e da maioria dos repórteres sobre tema e ainda a estratégia da Microsoft de implantar informações distorcidas na imprensa - ou sabe lá o que mais - eu já estava esperando uma matéria contra o governo que envolvesse injustamente o software livre. Temos que separar as coisas. A comunidade deve defender o software livre independente de governo e partidos. Já o governo tem que se justificar perante a sociedade sobre os atos que praticou durante estes anos. Nada mais democrático.
Comentário de vmedina
Calma lá...: Ao contrário da Veja, a Info tem publicado matérias muito boas sobre software livre, contando com o depoimento do CIO das casas bahia, que por 3 meses seguidos falou que só poderia manter as operações de missão crítica com o Linux.

A Info é também conceituada pelas análises que faz do mercado, produtos e softwares.

Isso já vem desde setembro passado, pelo menos.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de philippe
por que prejudicou?: por que o empréstimo prejudicou a indústria nacional?

o paraguai utilizava um sistema manual, como se usa no mundo todo (exeto no Brasil!), e eles experimentam o que existe de mais moderno no mundo. certamente eles vão querer repetir a experiência e o Brasil pode começar a alugar suas máquinas.

não acredito que o governo paraguaio fosse pedir pra empresas brasileiras criarem a urna eletronica paraguaia. então, no meu ver, nao prejudicou.

a politica exterior do brasil falhou por culpa do populismo dos governos de esquerda da américa: bolivia, argentina e venezuela especialmente. mas eu tiro o chapeu, que foi o único governo sulamericano que pensa um pouco nos outros... faltou parceria, fazer o que?
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Primeiro prejudicou o povo: Primeiro prejudicou o povo brasileiro porque quem pagou a conta fomos nós. Transporte das urnas, técnicos envolvidos, desgaste do equipamento - imagina o custo total dessa brincadeira. Segundo, porque, se havia interesse em divulgar a urna eletrônica esse interesse deveria ser da indústria que fabrica o equipamento e não do governo.

Está claro que este empréstimo teve como objetivo fazer média com estes países para que votassem a favor do Brasil para as vagas na ONU, OMC e finalmente o Brasil seria o "grande" líder político da América do Sul.

Podemos fazer um paralelo entre o episódio do empréstimo das urnas e a campanha que o Lula fez a favor de Evo Morales. Deu no que deu.
Comentário de vmedina
Diplomacia é isso... dar para receber.:
Primeiro prejudicou o povo brasileiro porque quem pagou a conta fomos nós. Transporte das urnas, técnicos envolvidos, desgaste do equipamento - imagina o custo total dessa brincadeira.


Devemos pouco ligar para esse custo. É interesse do Brasil ter um ambiente democrático na América latina, pois qualquer coisa que queiramos fazer precisamos de parceiros e não teremos eles se não ajudarmos a democracia nos nossos vizinhos.

Está claro que este empréstimo teve como objetivo fazer média com estes países para que votassem a favor do Brasil para as vagas na ONU, OMC e finalmente o Brasil seria o "grande" líder político da América do Sul.


Estava mais do que na hora de termos um governo que quisesse brigar com esta intenção. Uma vaga no conselho de segurança da ONU é importante! Nossa atuação na OMC é necessária para o nosso comércio! A liderança brasileira na América do sul é mais do que merecida, e já não era sem tempo de brigarmos por isso.

Esse tipo de coisa é diplomacia. O quê FHC e sua corja faziam era apoiar cegamente tudo que os EUA achassem melhor. Ainda bem que ele não assinou a ALCA.

Sobre o gasoduto e quem colocuo ele lá, veja na Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gasoduto_Brasil-Bol%C3%ADvia

Culpa quem construiu tá?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de hamacker
Como eu disse entao deve ter: Como eu disse entao deve ter mudado nos ultimos meses, eu nao sei, nao compro mais.
Comentário de vmedina
Tá valendo a compra...: Por quê temos vários elogios feitos pro gente que não é "nossa".

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Ambiente democrático com: Ambiente democrático com Hugo Chavez e Evo Morales? Para mim eles estão mais para ditadores que vivem desrespeitando o estado de direito. Ao invés de apoiar estes presidentes, o Lula deveria se associar com os presidentes do Chile e do Peru estes sim são países democráticos.

Não! O Brasil não precisa de parceiros como Hugo Chaves!

Claro que o Brasil merece uma vaga permanete na ONU e um representante na OMC. Só que estas vagas não são conquistadas como nas campanhas eleitorais, com promessas ou benécies a países vizinhos. O País deve ter uma política externa consistente e que funcione. Mas, não... o que vejo hoje é o Mercosul indo pro buraco. Chega de retóricas utópicas e vazias. Eu quero é competência.

Vinícius, você acha sinceramente que o governo do Brasil só começou a almejar cadeiras na ONU e na OMC no mandato do Lula? Isto já vem de muitas décadas, só que o governo Lula resolveu de forma arrogante desprezar o trabalho de longo prazo feito pelo Itamaraty para tentar uma estratégia tosca, que evidentemente só fez piorar a situação.

Não é possível se auto-decretar líder político da América Latina. Isto é uma falácia. Ou o país é ou não é lider político. E o Brasil, infelizmente não é.

Enquanto o Brasil fica neste marasmo de crescimento (2,3%), o Chile, Peru e Colômbia que fazem acordos bilaterais com os EUA crescem bem mais. O próximo é o Uruguai. E nós ficamos para trás.
Comentário de The Darkness
Como já coloquei em outro: Como já coloquei em outro tema, vende mais falar mal de alguém do que falar a verdade.
E a VEJA quer audência e lucro. O compromisso com a verdade sempre fica em segundo plano quando os lucros podem ser muito altos seguindo o caminho torto.
Cabe a sociedade organizada, demostrar que esse tipo de atitudes não é mais tolerada e que nós queremos a VERDADE.
E cabem aos orgãos públicos difamados, mostrar a VERDADE para a sociedade.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de kiss the blade
Lula é irrelevante: Lula já está sem moral internacionalmente há muito tempo.

No último encontro de líderes dos países do Mercosul, Lula foi o ÚNICO que compareceu. TODOS os outros presidentes deram desculpas pra se ausentar. O encontro teve que ser mudado para uma reunião de assessores para que o presidente não ficasse mais queimado do que já está.

Lula tirou do Brasil o pouco respeito que ele tinha. Hoje ele é humilhado pelos bolivianos, que fazem pouco caso dos acordos internacionais (com o apoio de Lula!)

Hugo Chávez humilha Lula é hoje o líder da América Latina:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u107621.shtml

E os outros países estão crescendo em ritmo muito maior que o Brasil, como o Chile e a Argentina, que estão num período de sucesso econômico graças aos acordos com os EUA e as grandes potências.

Enquanto Lula está usando dinheiro do contribuinte para apoiar republiquetas e se associar aos líderes da esquerda festiva do continente, outros países crescem e nossa presença global diminui cada vez mais.

Lula é o maior responsável pelo fracasso internacional do nosso país.
Comentário de Pablo C. Vasconcelos
Meu e-mail à Veja!: À redação da revista Veja:

Prezados,

procurando manter o espírito de liberdade de expressão e democracia, gostaria de expressar-lhes minha discordância à referida matéria publicada na edição anterior [13-14/5].
Em um país historicamente e indiretamente submisso em muitos aspectos, na área de tecnologia não seria diferente. Contra isso o Software Livre aparece como uma alternativa comprovadamente viável de liberdade e disseminação de tecnologia e redução de custos.
Será que é tão ruim para o Brasil assim poder ter seu próprio corpo de técnicos qualificados, universidades e alunos criando e desenvolvendo, novas ferramentas surgindo para uso de todos, sem distinção???
Será que não compensa investir agora, num processo de transição e implantação desses novos sistemas e principalmente dessa nova filosofia em vez de se pagar licenças a empresas - a maioria estrangeiras - para o resto da vida sem que se detenha o conhecimento?
Até quando teremos que ser submissos e dependentes? Por que não gastar treinando e capacitando pessoas para que num futuro próximo o país não dependa mais de contratos mi ou bilionários com gigantes de outros paises?
Acho que já passou da hora de deixarmos de olhar para nossos próprios interesses e pensarmos no interesse comum.


At.
Pablo Cavalcante de Vasconcelos
Comentário de bebeto_maya
Ecossistema!: __Não gosto de argumentos ad hominem de nenhum dos lados, apesar de ser do Exército do Amadeu, chamar um periódico de panfletário porque ele não infla teu ego, é estúpido...Mas todo mundo gosta de fazer isso. É falacia pura.

__Mas o problema é que Veja já mentiu tanto e de tantas formas que fica díficil não atacá-la, de qualquer forma, os argumentos de Amadeu foram muito bons. Só me lembrei do Computador para Todos, o pessoal tá comprando micro, o mercado tá vendendo, e até os micreiros tão ganhando dinheiro, pousando sobre a carniça e instalando WIn/Office Piratex por 30 contos...Cara, isso que é ecossistema...No final ninguém usa, mas sem ele o equilíbrio desaba.

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de nemesis
urnas: ainda estou tentando entender o que essas urnas têm a ver com software livre.

A Veja pegou um saco-de-gatos com seu rancor contra o governo e aproveitou pra meter o pau no software livre. Qualquer desculpa vale, mesmo que nada tenha a ver com software livre...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de lmveloso
Que coindiceincia memorável!: Olha que interessante a opinião desse jornalista sobre outra matéria da mesma edição da Veja que estamos discutindo aqui.
Você percebe alguma coincidência ?

"""
NOS PORÕES DA IMPRENSA
Jornalismo de Veja não vê, chuta
Por Alberto Dines em 16/5/2006

A edição nº 1956 de Veja (17/5/2006) transformou-se instantaneamente num clássico da impostura jornalística. A justificativa posterior, assinada pelo diretor de Redação Eurípedes Alcântara, não ficou atrás: é um clássico de cinismo. Juntas, convertem-se na bíblia do parajornalismo – combinação de chantagem, espionagem e paranóia.
(...)

Tudo na matéria é assumidamente inconsistente, incoerente, duvidoso, incerto e inseguro.
(...)
"""

Nota se refere a matéria "A guerra dos porões" e foi retirada do 'Observatório de Imprensa'.
Pode ser lido na íntegra aqui:
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=381IMQ001

Pelo visto não somos os únicos! :)

This post recommends GNU/Linux

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004