Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now! - Protótipo do notebook de 100 dólares já está em teste nos EUA

Complementando a notícia Governo federal testa um pedaço do laptop de US$ 100 em maio, publicada na última terça-feira, o IDG NOw acrescenta alguns detalhes interessantes sobre o andamento do projeto.

“O protótipo do notebook de 100 dólares de Nicholas Negroponte já está sendo testado nos Estados Unidos. A chegada da placa de circuitos – no início de maio, de Taiwan – que será o núcleo do laptop idealizado pela fundação One Laptop Per Child (OLPC), e que será usado por crianças de países emergentes no aprendizado, é um marco para o projeto. O governo brasileiro vai receber as placas do laptop para testes até o final de maio, informou o assessor especial da presidência César Alvarez para o IDG Now! Alvarez disse também que a Intel apresentou sua proposta concorrente de notebook educacional, cuja preço é estimado em 400 dólares. No entanto, a agenda já está bastante atrasada e há uma série de obstáculos para que os equipamentos cheguem às mãos das crianças. O preço dos materiais é um deles. O computador utilizará uma memória flash – que economiza energia – no lugar do disco rígido. Negroponte dis se inicialmente que a memória seria de 1 GB, mas a capacidade já foi reduzida ao meio, por causa do custo.

Analistas alertaram que seria difícil chegar a um aparelho de 100 dólares com 1 GB de memória. “Acho que eles tinham razão”, disse Walter Bender, presidente de software e conteúdo da OLPC. O projeto que mudou de nome para enfatizar o preço de 100 dólares disse que os primeiros modelos custarão cerca de 130 dólares e deve cair de preço em poucos anos, chegando a 80 dólares. O protótipo traz ainda mudanças no poder de processamento, que era de 500 MHz, com o chip Geode, da AMD, e caiu para 400 MHz chip. Bender disse que foi mais fácil conseguir a quantidade necessária do processador de menor capacidade.

Mas possivelmente a principal mudança será a tela. A tela projetável será substituída por um LCD que muda do formato de alta resolução em branco e preto para baixa resolução em cor. Bender disse que a nova tela será “de arrasar, barata, supereficiente e linda”, mas seu desenvolvimento ainda precisa ser completado.
” Veja o texto completo em IDG Now! - Protótipo do notebook de 100 dólares já está em teste nos Estados Unidos.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004