Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Projeto Kororaa conclui: não há provas de que incluir os drivers da NVidia em Live CDs viola a GPL

Em uma atualização da notícia da semana passada em que o Live CD com suporte a Xgl Kororaa anunciou que havia suspendido a disponibilização de seu live CD devido a acusações de violação da GPL ao distribuir o kernel Linux já linkado aos drivers da NVidia, e solicitou que a comunidade enviasse informações que pudessem confirmar ou negar as acusações, o mantenedor do projeto divulgou sua conclusão, que resumo em 3 pontos:


  1. não há nenhuma evidência de que violações estejam de fato ocorrendo ao se realizar esta distribuição;
  2. o criador do kernel (Linus Torvalds) e o autor do driver afirmam que nenhuma violação está ocorrendo;
  3. o convite para que interessados enviem evidências de que há violações da GPL ocorrendo continua de pé.


As explicações técnicas estão na página do Kororaa, e incluem vários exemplos e análises das cláusulas da GPL que definem os termos para 'trabalhos derivados' e o que é 'mera agregação', além de diferenciação entre o que é incluir e o que é carregar código em tempo de execução, e um detalhamento dos mecanismos internos dos drivers da NVidia, comparando com outros projetos similares como o NDISwrapper. Assunto interessante para quem se interessa pelos detalhes das licenças e direitos autorais, e importante para outros autores de Live CDs que também distribuem drivers com 'blobs' não-GPL (como o da NVidia e o da ATI).

Um aspecto adicional interessante é que o autor do Kororaa parece ter ficado de 'saco cheio' de ter de provar inocência, ao invés de simplesmente poder deixar o ônus da prova com quem o acusou. Ele não disse o motivo assim tão claramente, mas vai suspender o desenvolvimento de novas versões do Live CD, e passar a desenvolver apenas o Kororaa instalável. Versões antigas do Live CD continuarão disponíveis para download.

Se você acredita ter o argumento que é a 'bala de prata' provando a presença ou ausência de violação à GPL neste caso específico, entre em contato com o autor do Kororaa.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Gonçalves
...: Continuo achando estranho o fato do nome do acusador não aparecer.

Alguém te acusa, vc resolve que vai parar com seu projeto e tudo mais por causa disso e nem diz o nome dele?

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de MnB Linuxer
Minha opinião: Incluir drivers proprietários por padrão em uma distribuição(gpl) é um erro sim. Poderia estar na distro, mas não instalada como padrão. Algumas pessoas usam Linux pelo fato do sistema estar livre de drivers proprietários(e vai la saber o porque).
Deveria haver no mínimo um aviso prévio no site do projeto avisando.
[]'s
Comentário de Grobsch
Livecd é diferente...: Olha, ninguém iria usar o livecd sem ter os drivers para aceleração 3D, livecd é diferente, tem que trazer tudo já pronto e funcionando dentro dele. O usuário vai abrir o menu do GoblinX e clicar na entrada do Cube e nada? Tem que ter os drivers para aceleração 3D sim, ainda mais porque o tal driver 'nv' do Xorg não é bom.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de brain
os motivos: Bruno, o autor do Kororaa publicou os motivos pelos quais não achou necessário divulgar o nome dos seus acusadores. E eu também não vejo em que transformar a questão em algo polarizado entre pessoas mudaria a análise dos argumentos.
Comentário de Copernico Vespucio
Outra Opinião: Pelo que eu entendi, foi esclarecida a diferença entre "trabalho derivado" e "agregação".

Uma distribuição teoricamente tem a liberdade de incluir qualquer coisa que julgue necessário para cumprir seus objetivos. Posso inclusive distribuir uma versão que usa o Linux para rodar meus softwares proprietários (como existem algumas por aí). Mera agregação.

Agora, as pessoas escolhem entre uma distro e outra por inúmeros critérios, incluindo aderência a alguma técnica, prática ou filosofia que lhe interesse.

Gentoo tem a prática de atualizar tudo a partir dos fontes, Debian tem o compromisso de distribuição exclusiva de software livre (embora conte com outros softwares no repositório), Ututo tem o compromisso de máxima aderência à GPL, Kurumin tem a prática de fazer o que seja necessário para compatibilizar o hardware mais usado em território nacional, etc.

Na questão das distros, cada um que escolha o sapato certo para o seu pé.

A questão foi se a distribuição dos drivers proprietários viola ou não a GPL e está parecendo que não.
Comentário de builder
A NVIDIA já se pronunciou ??: Não é mais fácil pedir ao fabricante que publique uma carta liberando ou não a distribuição dos drivers.

A mim parece ser mais sensato que ela libere a distribuição, afinal eles vendem hardware e não driver.

"2.1.2 Linux/FreeBSD Exception. Notwithstanding the foregoing terms of Section 2.1.1, SOFTWARE designed exclusively for use on the Linux or FreeBSD operating systems, or other operating systems derived from the source code to these operating systems, may be copied and redistributed, provided that the binary files thereof are not modified in any way (except for unzipping of compressed files)."

Link : http://www.nvidia.com/object/nv_swlicense.html

Pelo que entendi, existe uma excessão para sistema *nix, liberando a redistribuição desde que não seja modificado os binários.
Comentário de escovadordebit
Não é tão simples.: A mim parece ser mais sensato que ela libere a distribuição, afinal eles vendem hardware e não driver.

Seguindo este raciocínio seria lógico indagar do porquê da não abertura do código destes drivers, para que a comunidade pudesse melhora-lo. Mas sei que não é tão simples assim. As vezes a forma como o software interage com o hardware é que é o "pulo do gato". A própria nvidia tem tecnologias de acesso a discos SATA (hardware+software) que (segundo ela) podem fazer os discos alcançarem taxas de transferência realmente incríveis.

Fabricantes guardam as tecnologias a quatro chaves. Não podemos esquecer que existe uma ATI do outro lado da rua.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Connochaetes Taurinus
Erro ?: Erro ? Não sei, foi escolha do desenvolvedor, e a ele pareceu correto... O que importa no caso é se houve ou não violação da GPL ou do licenciamento da nVidia. É uma questão legal.
Comentário de Copernico Vespucio
questão: Não sei se entendi bem, mas creio que a NVIDIA não é a parte ofendida na questão.

A NVIDIA distribui seu driver básico para Linux, para que usuarios dessa plataforma possam comprar e usar seus produtos. Ela tem tudo o que podia querer.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004