Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Pesquisadores de Harvard têm algo a dizer sobre a competição entre Linux e Microsoft

Uma resposta acadêmica à sempre presente questão: o código aberto vai algum dia tomar a liderança do modelo tradicional de mercado de software?


“Dois pesquisadores de Harvard resolveram aplicar os modelos econômicos da dinâmica competitiva à disputa entre Linux/Código Aberto e Microsoft, procurando responder academicamente à questão: o código aberto vai algum dia tomar a liderança do modelo tradicional de mercado de software? O trabalho deles está concluído e foi aceito para publicação em uma edição especial da revista Management Science.

As conclusões são muito interessantes e não dá para sumarizá-las aqui - interessados, leiam o texto do link na íntegra! Mas um dos pontos que mais me atraíram a atenção foi que eles não conseguiram criar nenhum cenário em que um dos 2 competidores consiga eliminar o outro completamente - a Microsoft começa a briga tendo uma fatia muito grande do mercado, e o código aberto tem benefícios demais para poder ser anulado genericamente por qualquer oferta concorrente. Nem mesmo se a Microsoft zerasse o preço de seu sistema operacional esta equação se altera.

Tem várias outras questões interessantes analisadas no modelo criado por eles, sempre considerando o longo prazo: os efeitos da adoção do Linux por usuários estratégicos (governos, grandes corporações...), as vantagens sociais, os efeitos de um possível duopólio, a questão do FUD, como a pirataria de software afeta positivamente o desempenho estratégico da Microsoft, e muito mais.

Administradores e economistas não podem deixar de ler!”


// Enviado por André Cruz, acompanhado deste link para referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
Os segredos da M$: Só para complementar o texto que faz um comparativo entre os modelos M$ e FOSS, sugiro uma leitura do livro:

Os segredos da Microsoft de Michael A. Cuumano e Richard W. Selby.

Que explica em detalhes os processos de criação e atualização de produtos bem como compartilhamento de infomações dentro de uma grande empresa de software como a M$, acho que seja até um conceito único.

Muita coisa útil é tratada no livro, até mesmo para o mundo Open conhecer um pouco sobre esse inimigo?!?!!?!

O livro data de 1996, antes do Boom da internet onde a M$ ainda não se preocupava com problemas causados pela sua inserção às pressas na teia mundial. De lá pra cá muita coisa mudou, mas ainda assim o livro é útil.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de vmedina
Um dos melhores artigos sobre SL do ano.: Melhor parte da entrevista é essa:

"We find that while a monopoly of Linux is always preferable (from the point of view of societal welfare) to a Windows monopoly,(...)"


Realmente, nada melhor que um "monopólio" de tecnologia aberta.

Muito bom o artigo, e eu comentei no meu blog. Pega o link aqui em baixo.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de greek
Como é possível distorcer uma conclusão...: Vi um artigo no IDG now comentando esse mesmo estudo. Enquanto o estudo diz que um monopólio de Software Livre é sempre preferencial a um monopólio do Windows, do ponto de vista social, e que não está claro se um duopólio seria mais benéfico que um monopólio, devido à divisão de esforços de desenvolvimento entre duas plataformas distintas, o autor diz "A terceira descoberta dos estudiosos é que o Linux não significa necessariamente um efeito de bem-estar social melhor do que o Windows".
Alguém entendeu assim???
fonte:http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2006/09/11/idgnoticia.2006-09-11.3554208066/IDGNoticia_view
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004