Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sem censura: envie suas perguntas para a entrevista do BR-Linux com a equipe da Microsoft -- acabou o prazo!

Como prometido, trago de volta à capa o convite para que toda a comunidade envie até o final da tarde desta quarta-feira suas perguntas para a equipe da Microsoft que esteve no inédito debate promovido pelo InfomediaTV no FISL.

A Microsoft está disposta a nos responder, e cabe a nós fornecer boas perguntas. Não foi delimitado um tema, portanto sinta-se à vontade para perguntar sobre aspectos tecnológicos, de mercado ou mesmo ideológicos.

Veja abaixo os detalhes (texto originalmente publicado no último domingo), e procure nos comentários as perguntas que já foram enviadas pelos leitores. Aproveite para exercer sobre elas os seus poderes de moderação, para facilitar minha tarefa de selecionar quais deverão ser enviadas.

Atualizado: já enviei as perguntas com mais pontos de moderação. Agora é só aguardar!


Ontem, em uma discussão com o Vinicius Medina aqui no BR-Linux, surgiu a idéia de abrir para a comunidade como um todo a oportunidade de enviar perguntas por escrito para o Roberto Prado, gerente de estratégias de mercado da Microsoft e o executivo responsável pelas suas relações com o código aberto no Brasil. Em seguida surgiram vários comentários favoráveis à idéia, e encaminhei na manhã de hoje o convite a ele, nestes termos:


O comentário que recebi em seguida, do Fernando Cima, me dá a certeza de que você já está ciente da minha intenção de fazer uma entrevista com você (e quem mais você indicar) no estilo inaugurado pelo site Slashdot: a comunidade envia e classifica as perguntas, eu lhe repasso um conjunto das mais votadas, e você me encaminha as respostas por escrito, que serão publicadas na íntegra e abertas para discussão.

Tenho o maior interesse em viabilizar este diálogo. Não vejo a Microsoft como amiga ou parceira do software livre, ao menos neste momento, mas não sou descrente em relação à possibilidade de um relacionamento com menos antagonismo. Mas, embora você vá ter plena possibilidade de deixar de responder a alguma pergunta, quero que fique claro desde o princípio que o nível das questões não necessariamente refletirá este meu posicionamento. Espero, entretanto, que a comunidade aproveite esta oportunidade para fazer perguntas interessantes, que mereçam respostas elaboradas.


Ele aceitou, e agora é com vocês! Nào sou tão gabaritado quanto o César Brod para mediar este debate, mas vou tentar fazer um bom trabalho ;-)

Todos os interessados têm até as 20h da próxima quarta-feira, 26 de abril, para enviar suas perguntas nos comentários desta notícia, que será trazida novamente para a capa tantas vezes quantas forem necessárias. Todos os usuários do BR-Linux podem usar seus poderes de moderação para votar (positiva ou negativamente) nas perguntas. Dica: Mande uma pergunta por comentário, para que a moderação seja o mais justa possível. Senão eu vou ter que adivinhar, e minha escolha não estará sujeita a recurso ;-)

Na noite de quarta-feira eu vou editar (ortografia e estilo) as mais votadas e enviar para o representante da Microsoft, que responderá também por e-mail. A resposta será publicada sem edição, como notícia na capa do BR-Linux, e terá os comentários abertos para toda a comunidade - inclusive para os próprios representantes da Microsoft, se desejarem participar.

Como recompensa ao vmedina, que deu ensejo a toda esta idéia, submeti novamente ao representante da MS a pergunta sobre respeito aos padrões do W3C no Internet Explorer que ele havia enviado ontem via InfomediaTV, e que no debate ao vivo acabou não sendo respondida na íntegra. Os representantes da MS responderam poucas horas depois, e reproduzo abaixo a pergunta e as respostas, para que o próprio vmedina e os demais possam debater.

Eu escrevi:


Fica o convite: caso você tenha interesse em responder novamente a questão por escrito, para publicação imediata no BR-Linux, reproduzo-a novamente abaixo, com um pequeno acréscimo.

Segue a pergunta - a parte em destaque é acréscimo meu:

"Gostaria de saber qual será o respeito dispensado pela Microsoft com os padrões abertos, como os do W3C, visto que vários produtos dela notoriamente desrespeitam os mesmo, como o Internet Explorer." Além disso, o que devemos esperar em termos de interoperabilidade e aderência a padrões abertos na nova onda de aplicativos "Live" da Microsoft?


Segue a primeira resposta, do Roberto Prado:


Vou ver se consigo responder de forma mais clara a questão do Vinicius:

A primeira parte da questão trata do tema de adoção ou respeito a padrões abertos - a Microsoft já incorpora aos seus produtos (Windows 2003 Server é um exemplo) mais de 100 protocolos abertos aprovados por diferentes entidades como (W3C, IEEE, OASIS, ECMA, etc..) (estou copiando abaixo um texto com alguns detalhes de cada uma das entidades com exemplos). O que mencionei durante o FISL é que padrão é sempre uma base, e isso sempre foi assim, veja por exemplo as RFCs - não são raros casos onde os fabricantes implementam parte do que consta na norma ou incluem características que possam tornar seus produtos diferenciados (atender a demanda dos clientes pode requerer a implementação de requisitos que podem não estar contemplados no protocolo padrão). Nesse caso o que fazer ? Aguardar que o padrão seja discutido, votado e aprovado e só ai implementar uma nova funcionalidade ou buscar alternativas para entregar ao usuário o recurso solicitado ? Esse é um desafio da indústria não só da Microsoft. A Microsoft vai continuar participando ativamente das entidades de padronização sempre com o compromisso de respeitar o protocolo e de atender a demanda de seus clientes. Uma demonstração desse esforço é que o novo Office terá como formato de gravação de seus arquivos o OpenXML - formato aberto para documentos, planilhas e apresentações - isso significa um avanço muito importante pois existem milhões, ou talvez bilhões, de arquivos que poderão ser convertidos para um formato aberto facilitando sua integração com sistemas legados ou novas aplicações.

Especificamente sobre Web durante o debate o Denis fez referência ao encontro de desenvolvedores IE, Firefox, etc.. que teve como objetivo buscar o alinhamento na adoção e implementação de padrões.

Respondendo a segunda parte da questão: o que se pode esperar é uma plataforma cada vez mais aberta onde o protocolo XML e a tecnologia WebServices terão papel de destaque em cada um dos produtos e serviços da Microsoft. Isso inclui Live, Office, Visual Studio, Windows Server, SQL, etc..


Examples of participation in standards bodies:

W3C - World Wide Web Consortium
-Ex. of Microsoft Participation: Channel Definition Format (CDF) The Channel Definition Format is an open specification that permits a web publisher to offer frequently updated collections of information, or channels, from any web server for automatic delivery to compatible receiver programs on PCs or other information appliances. More historically, Microsoft has endorsed W3C standards such as HTML 4.0 with the release of IE 4.0
OASIS
- Ex. of Microsoft Participation: Web Services Reliable Messaging (WS-RM) provides a standard, interoperable way to guarantee message delivery to applications or Web services
IETF – Internet Engineering Task Force
-Ex. of Microsoft Participation: MTA Authorization Records in DNS (MARID) Working Group relating to curtailment of “spoofed” emails
WS-I – Web Services Interoperability Organization
- Ex. of Microsoft Participation: WS-I Basic profile includes XML Schema and SOAP to allow interoperability between Web Services.



Em seguida recebi a resposta de Fernando Cima, que ontem participou do debate sobre interoperabilidade:


Nós recebemos no stand o comentário que a resposta não tinha sido clara, e a pergunta foi repetida no segundo debate (entre eu, o Denis e o Marcone Theisen da Solis) onde tentei responder de forma mais direta. Vou repetir a minha resposta com mais detalhes abaixo.

Especificamente sobre o W3C, no desenvolvimento do Internet Explorer 7 um dos principais focos tem sido a corrigir os bugs de compatibilidade e melhorar o suporte aos padrões como CSS 2.1. A Microsoft procurou a comunidade e criou-se uma força tarefa junto com Web Standards Project para resolver estes problemas (http://www.webstandards.org/action/mstf), cujos resultados já estão aparecendo. Apresentamos na última plenária técnica do W3C na França e na conferência MIX06 o preview mais recente da versão Beta 2 do Internet Explorer 7, e este foi a resposta em no blog de um dos líderes do Web Standards Project:


[http://www.stuffandnonsense.co.uk/archives/the_ie7_mix_06_release.html]

“What I saw today from the (as yet unfinished) IE7 MIX 06 beta, it has significant standards support improvements over what we have seen from the IE7 Beta Preview and this will be the release where we can seriously start to test our work in IE7.”
…
“I have been amazed by the IE7 team's graciousness and keenness to make IE7 the browser that we all deserve it to be. Way to go!”



O Beta 2 do Internet Explorer 7 vai estar disponível ao público em algumas semanas, e eu convidaria o Vinícius e a outros membros da comunidade a testarem esta versão e verificarem o progresso que foi feito, e se possível nos dar feedback onde podemos ainda melhorar.

Sobre os serviços Live, o time da MSN tem feito um esforço em fazê-los compatíveis com outros browsers e em documentar as APIs e schemas XML para interoperarem com outras plataformas. Eu não uso o Firefox, mas uso bastante o Opera e tenho lido os meus emails no Live Mail e usado o Live Local sem problemas. O nosso CTO Ray Ozzie recentemente na Etech demonstrou um novo serviço - Live Clipboard - usando o Firefox, e as especificações deste serviço foram licenciadas pela Microsoft usando Creative Commons na forma Attribution Share-Alike.





Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de RockerTux
Por que o suporte ao OpenGL: Por que o suporte ao OpenGL se tornou uma camada do DirectX, no Windows Vista? Quem deveria cuidar isso não são os drivers de vídeo? Ou é só mais uma tentativa de EEE?

Vocês falaram muito em interoperabilidade. Então por que não abrem as especificações dos fomatos do MS Office ou aderem de verdade ao OASIS?

--
Jabber: rockertux [spammer] gmail [maldito] com
Comentário de Manoel Pinho
Pergunta: Por que ainda vemos algumas atitudes recentes da Microsoft como:

- recusa da adoção dos formatos OASIS (consórcio do qual a própria Microsoft participa) usados no OpenOffice.org e outros programas, mesmo como filtro de importação, na nova versão do Microsoft Office;

- não oferecimento do .Net para linux, mesmo quando é oferecido para FreeBSD, um sistema operacional muito menos popular e, portanto, com muito menos demanda dos clientes dessa versão

?

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de brain
Gerenciadores de boot: Os sistemas operacionais da Microsoft não têm histórico de suportar, preservar ou colaborar com sistemas gerenciadores de boot (como o GRUB e o LILO no Linux, ou seus equivalentes de outrsos sistemas operacionais), o que acaba se constituindo em uma barreira de entrada para usuários desktop que instalam o Linux em dual boot com o Windows e passam a ter dificuldades para manter a configuração que desejam, a cada atualização do Windows.

Como você descreveria a possibilidade de esta situação mudar no futuro próximo, com as rotinas de instalação ativamente suportando ou ao menos preservando as configurações de dual boot dos usuários dos gerenciadores de boot mais comuns?
Comentário de brain
Campanha de marketing: Recentemente foi noticiado que a Microsoft iria iniciar uma nova campanha de marketing, em moldes diferentes da antiga (e infame, e parcial, na minha análise) campanha Get the Facts. As análises da imprensa mencionavam que o orçamento desta campanha no Brasil era desproporcional ao dedicado a outras economias com características similares, atribuindo isto à posição do Brasil em relação ao código aberto.

É verdade que o orçamento dedicado ao Brasil é superior? A atribuição disto ao código aberto procede? De que forma a empresa pretende abordar esta relação? Que tipo de iniciativas já podem ser mencionadas neste momento envolvendo campanhas de marketing relacionadas ao código aberto no Brasil em 2006?
Comentário de Manoel Pinho
Outra pergunta: Segundo o que foi falado, a Microsoft está buscando melhor a mentalidade sobre interoperabilidade mas acho que os treinamentos oficiais e a mentalidade da grande maioria dos profissionais certificados para os produtos da Microsoft tende a promover exatamente o contrário, ou seja, uma plataforma homogênea ou com soluções exclusivas da Microsoft. Cito como exemplo concreto disso as atitudes de um dos MVPs (http://www.microsoft.com/brasil/mvp/mvpawardees.mspx) mais conhecidos no Brasil e velho conhecido da comunidade linux, Aurélio Minerbo, nickname Baboo (http://www.baboo.com.br/mvp/), que é altamente agressivo contra o linux e softwares livres em geral e que ignora qualquer problema de interoperabilidade com outras plataformas usando como argumento a hegemonia quase absoluta do windows e dos produtos da Microsoft em geral no mercado.

Como vocês vêem isso ?

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de eje del mal
!YET BSD: O .NET para BSD imprime strings que é uma maravilha, mas não espere nada mais que isso. A M$FT tem que chutar o balde das patentes e deixar o Mono se desenvolver antes que a tecnologia morra (lembre-se que ela não usa em nenhum produto e não há quem não sinta saudades do VB6).
Comentário de
Richard Stallman, FSF e ASL: No debate que ocorreu durante o FISL, a ruidosa manifestação de Richard Stallman a partir da platéia tornou-se fato conhecido de todos. Confesso que se estivesse no seu lugar, sentado à mesa de debates, eu não teria resistido à tentação de ceder a palavra ao fundador da FSF para que ele pudesse realizar algum questionamento, ou no mínimo de procurá-lo após o debate para uma rápida photo-op - as conseqüências em termos de visibilidade na imprensa especializada mundial são óbvias. Neste momento, fico feliz que você não o tenha feito, afinal a Microsoft já tem visibilidade mais do que suficiente, e temo que a imagem do emérito fundador da FSF sem sapatos gritando palavras de ordem em latim pudesse ser mal interpretada por parte da imprensa e do público.

Este pensamento não lhe passou pela cabeça durante a intervenção de Stallman? Hoje você não pensaria em tomar a iniciativa de procurar o fundador da FSF, ou algum representante dela no Brasil, e dar-lhes a oportunidade de diálogo que eles afirmaram não ter?

Na mesma esteira, você pretende realizar algum tipo de auditoria para verificar por que o convite alegadamente enviado pela ASL para a participação da Microsoft no evento não chegou à sua mesa?
Comentário de Vagner Rodrigues
Wine:
Qual a visão que a Microsoft tem de projetos que permitem a execução de aplicativos Win32 em ambiente Gnu/Linux (Wine, Crossoffice e Cedega ) ?
Poderia algum dia a Microsoft cooperar com este tipo de tecnologia ?



-----
Vagner Rodrigues
http://www.litrixlinux.org
Comentário de Manoel Pinho
Outra pergunta: Nos próprios cases da Microsoft, como pode exemplo esse

http://www.microsoft.com/brasil/Casos/interna.aspx?id=322

é freqüente ver que as soluções apresentadas quase sempre envolvem a substituição completa, do alto a baixo, de todos os sistemas operacionais e softwares concorrentes por soluções Microsoft, mesmo que envolvam a substituição total do hardware, o não aproveitamento das licenças de softwares proprietários já existentes e remoção completa das soluções de softwares livres existentes.

É evidente que a Microsoft e seus parceiros visam ao lucro e tem o software livre e empresas de software proprietário como concorrentes, mas como se pode ver imparcialidade nos serviços de consultoria (que normalmente envolvem restrições de interoperabilidade com o parque existente de software e hardware) destas empresas quando elas mesmos VENDEM (ou ganham comissões por isso) licenças de software e, portanto, para ela é muito mais lucrativo que o cliente substitua o máximo de softwares existentes pelos seus ? Como falar em interesse que ocorra interoperabilidade para uma empresa que a cada ano engloba diversas áreas da informática e compra tecnologias e softwares concorrentes visando oferecer soluções completas e "completamente integradas" a seus clientes ?


------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de RockerTux
Ainda sobre o Wine, é caso: Ainda sobre o Wine, é caso pensado a mudança na API do Windows justo quando o Wine está quase totalmente pronto? Foi assim no Windows 3.1 pro Windows 95 e NT e está sendo assim com o Windows XP pro Windows Vista.

--
Jabber: rockertux [spammer] gmail [maldito] com
Comentário de anakinpendragon
Preço do windows: Eu gostaria de saber por que a Microsoft não tem preços diferenciados para paises emergentes como Brasil na linha de seus produtos, visto que é uma grande entrave para o uso do software legalizado no país?

Para mim estrategias como o XP Start edition causam tanta pirataria como pessoas que compram maquina com linux para depois formatar e instalar WinXP Professional, pois a pratica que vejo é a mesma.

Gostaria de saber se o sr Roberto Prado acredita realmente no Windows pre pago?

Considerando as vanatagens que o Linux tem, não me parece que esse tipo de iniciativa tenha algum valor.

Agora aquela campanha de Marketing chamando seus clientes de Dinossauro,
quem fez isso? profundo mal gosto, meus clientes que usam windows não gostaram.
Ainda bem que uso linux

Comentário de bardo
Patentes:
É notável a aproximação que a Microsoft está tentando fazer, junto à Comunidade de Softwarei Livre. A ponto de liberar alguma "propriedade intelectual" sob licenças não-proprietárias. Mas uma coisa preocupa a Comunidade: a questão da patentes. Podemos realmente confiar que vocês não vão, em um futuro próximo, acionar patentes e "anular o efeito" de terem liberado linhas de código com uma licença aberta?

"Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net
Comentário de Manoel Pinho
Mono: Agora tem o Mono, que vai levar outros 10 anos para implementar todos os recursos do .Net da Microsoft e rodar todas os aplicativos feitos para windows sem adaptações :-) (sorriso maldoso).

Mas não se preocupem porque a API win32 vai continuar firme e forte no Vista. Se tudo fosse feito em C# como a Microsoft prometeu inicialmente a configuração mínima para rodar o Vista seria o Blue Gene/L da IBM :-)

http://www.magnet.com.br/bits/produtos/2004/09/0040

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de lucmult
Padrão OASIS: Reescrevi sua pergunta, pois queria votar somente na segunda pergunta. ;)

Moderei positivamente você e o Manoel Pinho

- Apesar do discurso de interoperabilidade. por que não aderem INTEGRALMENTE o padrão OASIS?

Luciano Pacheco
Comentário de lucmult
Moderei negativamente ("Fora: Moderei negativamente ("Fora do Tema"), pois acho que esta pergunta eles serão evasivos, vou responder com coisas como:

"essa é uma postura do Baboo e não podemos fazer nada, ele é livre para expressar a sua vontade"

Apenas minha opnião ;)

Luciano Pacheco
Comentário de vmedina
OpenXML e OpenOffice.org: Tudo isso de ser aderente, fazer parte do W3C, do OASIS e tantos outros não importa se não existe nenhuma afirmação concreta.

O que eu, e acredito que nisso falo pela maioria da comunidade, quero saber é: Quais são as medidas que garantirão a que os padrões publicado pela microsoft poderão ser utilizados de forma completa pela comunidade de Software Livre?

Se precisa de um exemplo, podemos citar o OpenXML. A comunidade poderia adota-lo, sem depender do uso de propriedade intelectual da microsoft, como um dos tipos de arquivos no OpenOffice.org, e este seria 100% interoperável com o Microsoft Office?

A Microsoft irá permitir o uso total de seus padrões, em nome da interoperabilidade? Ela está disposta a dar este passo?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Luciano, posso apontar vc: Luciano, posso apontar vc para esse comentário?

http://br-linux.org/linux/perguntas-entrevista-microsoft-br-linux#comment-39154

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Manoel Pinho
Não precisam se justificar: Não precisam se justificar não. Isso é uma democracia, não ?

Mas na minha opinião se uma empresa como Microsoft entitula alguém como MVP e inclusive recomenda este tipo de profissionais no seu site assume de alguma forma os riscos da postura dele, especialmente quando ela tenta agora fazer uma imagem contrária a isso tudo. É diferente do caso do linux em que o Linus Torvalds ou o Stallman podem falar o que quiser porque não representam a comunidade linux como um todo.

Quanto ao Baboo eu não o perdôo mesmo porque ele é um cara nojento. Me lembro dele participando do br-linux há muitos anos e de artigos como esse


O Sr. Sérgio Amadeu e os erros do radicalismo ideológico




Mas depois que o Bill Gates recebeu um título de Sir da rainha da Inglaterra eu não estranho mais nada.

Acho que estou muito xiita hoje... Talvez influência do Stallman :-)

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de luizgeron
Qual será a jogada dessa: Qual será a jogada dessa vez? Uma extensão MS-Only, descendente dos padrões abertos, assim como o IE com os padrões web? Uma licença que impeça softwares GPL de usarem o formato? Um jogo como o .net, que também tem especificações "abertas", mas que nunca poderá ser alcançado totalmente pelos desenvolvedores do mono?
Comentário de vmedina
Calma... primeiro vamos: Calma... primeiro vamos esperar eles responderem. Vai que eles estão falando sério deste vez?

Nunca se sabe né?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de luizgeron
IE: Se é verdade que o IE não aceita os padrões web porque desta forma ele pode mostrar uma "vantagem competitiva" e "dar aos clientes o que eles querem", por que raios até hoje ele não suporta transparência em png, posicionamento fixo em css e nenhuma versão estável suporta abas? Será que não é simplesmente porque a MS *não estava a fim*, e como ela é um enorme gorila, pode simplesmente ignorar todos e fazer como bem entende? E quanto à união "carnal" do IE com o Windows? Até quando a segurança vai ser deixada de lado para dar lugar a uma oportunidade de engolir o mercado com seus próprios padrões? Falando nisso, qual a estratégia da Microsoft na questão segurança X facilidade de uso, no que diz respeito ao Vista?
Comentário de luizgeron
TCO: A campanha sobre o TCO levou em conta o quanto uma instalação windows requer em termos de investimento em segurança, softwares especiais, e assim por diante, a mais do que uma linux?
E quanto à facilidade de uso? Afinal, o que é mais complicado, 'apt-get upgrade' para corrigir uma falha no gimp, ou fazer um disassembling do windows para corrigir uma falha no wmf?
E quanto ao suporte? Se o windows original do meu vizinho pegar um vírus quantas pessoas vão ser capazes de *resolver*? Ou será que se ele ligar para o suporte oficial da Microsoft, vocês dirão que é só formatar que está tudo bem?
E por aí vai...
Comentário de luizgeron
(Power)User Friendly: Desde que comecei na informática, percebi que a filosofia de usabilidade da MS em alguns de seus produtos é ser "Idiot Friendly", isto é, não deixe o usuário mexer no sistema, ele é burro e vai estragar tudo (claro que quando aparece vírus essa teoria se confirma, é tudo culpa dele).
O que eu quero dizer é, algum dia o Windows vai ter um shell decente, vai rodar aplicações linux populares (amarok, por exemplo)(suponho que não é pra isso que o SFU vai estar embutido no Vista), vai suportar temas sem ter que quebrar todo o SO, não vai se meter no meu jeito de usar o computador e assim por diante?
Enfim, desejos de alguém que de vez em quando é obrigado a aturar uma interface nada amigável...
Comentário de fzero
NTFS, Samba e outros protocolos implementados "na marra": Essa eu também mandei na hora e vão foi respondida:

A MS fala de interoperabilidade, mas vários drivers de sistemas de
arquivos e protocolos de compartilhamento como NTFS e SMB foram
integrados ao Linux na base da engenharia reversa.

Nessa "nova era" de cooperação, qual será a política da MS? Esses drivers e
protocolos serão documentados para que alternativas livres possam ser
criados da forma correta?
Comentário de fzero
Worms e total disclosure: Em todas as análises de segurança divulgadas pela MS os números sobre danos causados por worms são quase sempre excluídos (eu diria mesmo convenientemente excluídos), concentrando-se apenas no número de bugs/falhas e na velocidade de release dos patches. Já houve worms que atacaram aplicações livres (apache e php são os primeiros que vêm à mente), e os desenvolvedores nunca tentaram negar ou se desviar desse fato, mas sim agir o mais rápido possível para ter soluções num curto espaço de tempo.

A grande diferença é o que se chama de total disclosure: falhas descobertas em SL em geral são divulgadas integralmente assim que são encontradas, o que agiliza as medidas de segurança. A MS adota uma política contrária, de manter escondidas as falhas até que ela mesma possa providenciar um patch - o que pode demorar, já que com o código fechado ela é a única que pode fazê-lo. É esse lag entre a descoberta das falhas e o patch que favorece o aparecimento de worms, criando um círculo vicioso.

O que a equipe de segurança da MS tem a dizer sobre esse assunto? Existe algum projeto para a adoção do total disclosure por parte da MS?
Comentário de brain
Diálogo entre desenvolvedores: Você pode descrever alguns detalhes interessantes dos frutos das conversações que vem ocorrendo entre a equipe do Internet Explorer e os desenvolvedores de navegadores livres? Além disso, há outras áreas em que a Microsoft já se reune publicamente com desenvolvedores de projetos livres concorrentes? Nos casos mencionados, a iniciativa foi da MS, dos projetos citados, ou de terceiros? Como um desenvolvedor livre deve se aproximar da Microsoft caso acredite ter um assunto de interesse mútuo para discutir?
Comentário de jchaves13
Pirataria == Melhor disseminação?: Algumas pessoas, vêm na pirataria a força do Windows & cia, uma vez que cada cópia "pirata" instalada em um pc ou Desktop de pequena empresa formará usuários que, quando em estatais ou grandes empresas, que não usarão cópias "piratas", serão opositores de qualquer solução que não use tais ferramentas. O que vocês pensam sobre isso?

ps: Para esse contexto, favor ignorar o debate sobre "Pirataria não é o termo correto".
ps2: Alegar que este procedimento seria mais vantajoso para o SL por ter custo mais baixo não seria uma boa resposta, uma vez que Windows & cia já estão "consolidados" no mercado.
Comentário de lucmult
+1: Pronto Vinícius, moderei esse também para "Importante".

Achei essa pergunta melhor estruturada que as 3 anteriores sobre o tema. (a do RockerTux, a minha e a do Manoel Pinho)

Grato,

Luciano Pacheco
Comentário de lucmult
+1: Brain, tudo isso é uma pergunta só !?

De qualquer forma eu achei a abordagem interessante, principalmente a última frase:

Como um desenvolvedor livre deve se aproximar da Microsoft caso acredite ter um assunto de interesse mútuo para discutir?


até mais,

Luciano Pacheco
Comentário de vmedina
Obrigado!!: Obrigado pela preferência e pelos elogios! :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de gl
Mas não é/foi isso que: Mas não é/foi isso que ocorreu/ocorrerá, na real é um layer apenas quando o driver da vga não suportar opengl.
Comentário de Randolph Oliveira
Pergunta: Muito se fala sobre a Microsoft contribuir com a comunidade, mas poucos percebem que algumas inovações implementadas em softwares proprietários estão em alguns softwares livres (na área de usabilidade de software, por exemplo). Na sua opinião quais conceitos, projetos ou inovações existentes no mundo do software livre poderiam contribuir para melhorar a qualidade do software produzido na Microsoft e conseqüentemente melhor atender às demandas de seus clientes?
Comentário de cppware
Hotmail: Comprovadamente, os mais importantes navegadores (principalmente o Mozilla) são compatíveis com o W3C. Não há nada de errado quanto a isso. Contudo, porque, quando se acessa sites de serviço da Microsoft, como, por exemplo, o hotmail, quem não usa o IE recebe uma mensagem dizendo que seu navegador não está preparado para suportar as novas tecnologias? Será que não era possível deixar o hotmail seguindo o padrão W3C? E, além disso, dizer que com o Mozilla não pode-se aproveitar dos recursos da página, não está rebaixando-o de maneira enganosa?
Comentário de Dm7
Aproximação até que ponto?: A Microsoft aceitaria em suas páginas um anúncio pró software livre? Em outras palavras, qual é o limite de aproximação que a Microsoft aceita com o movimento do software livre? Do quê isso depende?
Abs,
Comentário de brain
Anúncios: Eu acho que a Microsoft não publica anúncios em seu site corporativo (microsoft.com), mas ela publica matérias sobre software livre com regularidade no MSNBC, e aceita anúncios comerciais sobre softwares livres no portal MSN.com. Se você está querendo publicar um anúncio lá, pode começar por aí.
Comentário de adilson
Essa resposta eu gostaria de ver.: Uma das respostas possíveis, principalmente em relação ao SMB, (não sei quanto ao NTFS) é que este já é documentado então não deveria haver dificuldades no quesito interoperabilidade.
Em 2002, eu tive a oportunidade de conversar por um bom tempo com o Jeremy Alison, um dos "cabeças" do Samba sobre isso e quis saber porquê tanto trabalho para implementar o SMB. Ele foi contundente: a documentação do SMB não corresponde à implementação. Se for seguir a documentação, simplesmente não vai funcionar, por isso todo o trabalho de engenharia reversa.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Leandro R. M. de Marco
Mais sobre OASIS e OpenDocument: Quando se acompanha as notícias realcionadas ao consórcio OASIS (do qual a Microsoft faz parte) e o formato OpenDocument, vê-se que a Microsoft não quis participar da elaboração do formato ODF (OpenDocument). Porque a Microsoft toma essa política de se isolar e não participar da elaboração de um padrão da indústria? E agora queo formato está pronto, dá declaraçõs erradas de que é um formato suportado por um software (dizendo que o KOffice possuí a mesma base de código que o OpenOffice, quando na verdade isso não é nem um pouco verdade, e memso que fosse, existem outras empresas e suites de Office suportando o ODF).

Além disso, porque a Miceosoft adota em seu OpenXML um formato fechado para desenho vetorial ao invés do SVG que já é amplamente utilizado e capaz?
Comentário de nemesis
querida M$: "Examples of participation in standards bodies"

não é uma pergunta, mas gostaria de esclarecer que pôr um ou dois representantes em órgãos de padronização -- como a M$ tem feito há muitos anos com a W3C -- apenas para posteriormente ignorar quase por completo os padrões por elas estabelecidos, não é prática vista com bons olhos por entidades que gostam de comprometimento real com padrões abertos.

Minha pergunta: levando em consideração que a M$ recentemente desfavoreceu SVG, o padrão W3C para gráficos vetoriais na web, em favor de sua própria solução implementada na camada de apresentação Avalon do Vista e que a M$ tem um longa história de adotar padrões quando lhe convêm e quando tem todo o mercado em suas mãos passa a dar menos atenção ao padrão e mais às suas extensões, vc realmente espera que a comunidade engula esse "comprometimento" de ocasião da M$?

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Peter Parker
Instalação: Até o Windows 98 era possível fazer uma instalação avançada do sistema, escolhendo quais componentes instalar, quais não instalar. Por que a partir do Window 2000 não é mais possível o usuário escolher o modo de instalação (entre normal e avançado)? Ou seja, por que eu preciso instalar TUDO, e depois remover o que eu não quero.

Comentário de Luiz Fuzaro
Modelo de negócio e outras coisas mais.: Observo que tem se falado muito sobre modelos de negócios que o mais adequado para o Software Livre deveria ser voltado primáriamente a venda de serviços, consultorias e correlatos.
Dada a estrutura e canais de vendas utilizados pela Microsoft não seria complicado e caro demais entrar neste novo mercado ?
Uma das maiores barreiras de entrada no mercado de serviços seria a criação de uma rede de parceiros prestadores de serviços competentes, isto não seria o resultado de um bom plano de negócios com um bom investimento ?
Quanto ao core do negócio, ou seja, uma distribuição, a Microsoft não poderia injetar alguns dinheiros e arregimentar alguns talentos e ter um MS-Linux ?
Quanto a base instalada, não seria uma boa hora da empresa se reinventar e garimpar na sua própria base de clientes, os que estariam "motivados" a trocar suas tecnologias gerando recursos ?
Resumindo: estratégia, dinheiro e clientes acredito que a "raposa do século XXI" tem de sobra.
Os CEO estão tímidos ?
Será que os acionistas estão mais preocupados em sangrar o velho modelo em detrimento de uma evolução tecnológica mais ampla. O que está faltando ? A audácia e a coragem de quem abandona Harvard por um negócio ainda incerto ?
Interoperabilidade, comunicação, meias licenças e meias parcerias com comunidade parecem a enrrolação e a balela de quem não quer largar o osso e querem só ganhar tempo.
O monopólio tecnológico está quebrado é só uma questão de tempo.
Não existe mais espaço para concorrência em commodities, isto custa muito caro para todos é desperdício de talentos e de recursos.
A unicidade, a convergência e a consolidação não deveriam ser as palavras do momento ?
A inovação, os diferenciais e valores agregados não devem ser a síntese da "dialética" das atuais tecnologias ?
Comentário de miguel
TCO real: Em vários meios de comunicação e campanhas publicitárias, a MS diz que seu TCO é inferior ao de alternativas utilizando SL, pois aumenta-se muito o custo de suporte, treinamento, implantação, etc.
Obviamente esse argumento nunca foi válido, já que os preços dos softwares da MS SÃO salgados.

Dou como exemplo a empresa que trabalho, onde ano passado montamos um projeto para se ter um servidor de e-mail interno. Um consultor nos trouxe um orçamento utilizando 100% soluções MS. Chegou-se a um custo astrônomico de cerca de R$ 30,000 só em licensas de diversos aplicativos, pois para vários recursos é necessário aplicativos de terceiros.

Ficou fora de cogitação, e meu gerente, muito receoso e com todo respeito, ignorante no que se refere a Linux e SL em geral, me autorizou a montar um servidor em critério de teste. Bom, Debian+Postfix+SpamAssassin+ClamAV basicamente. Temos esse servidor hoje funcionando fulltime, sem necessidade de reiniciar a mais de 200 dias, a um custo ZERO para a empresa.

Supondo que eu não soubesse nada de Linux, e a empresa me pagasse um treinamento, que esse treinamento custe R$ 3000,00 (obviamente treinamentos Linux são muito inferior a isso), ainda assim estaríamos economizando muito. E não optamos simplesmente pelo custo, mas sim pela qualidade também.

Efetivamente onde que fica mais barato usar MS do que SL? A MS não tem nenhum plano para simplificar seu licenciamento?
Comentário de Paulo Pontes
concordo com tudo menos o: concordo com tudo menos o preço do curso...
eu só tenho visto curso de linux salgado (4k para cima)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004