Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OLPC desmente já ter recebido compromisso brasileiro de aquisição de 1.000.000 de laptops de US$100

Após um representante do projeto One Laptop per Child ter declarado já ter compromissos de compra de 4 países, incluindo o Brasil no início desta semana, o próprio fundador do projeto, Nicholas Negroponte, desmentiu as afirmações.

Segundo Negroponte, o projeto OLPC está em negociações com Brasil, Argentina, Nigéria e Tailândia, mas nenhum destes países - ou nenhum outro - confirmou encomendas ainda.


Negroponte e seu laptop
 


A nova declaração é consistente com o cronograma do governo brasileiro divulgado em maio: Governo deixa laptop popular para 2007, mas tenta salvar projeto de inclusão. Por falar neste cronograma, algum leitor pode dar notícia do plano alternativo anunciado na mesma ocasião pelo assessor especial da Presidência da República que previa 'a implantação de laboratórios com pelo menos 10 desktops em todas as escolas públicas até o fim do ano'?

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de yamane
Isso ainda vai desaparecer: Minha intuição diz que esse projeto irá sumir do mapa logo após as eleições.

Esse projeto OLPC resultará em uma máquina extremamente simplista e mesmo que o Brasil adquira essas máquinas não haverá ninquém para ensinar os alunos/professores a utiliza-las.

O projeto é teóricamente bom, assim como o socialismo :-)

- De que adianta ensina-las a usar um processador de texto se elas não sabem fazer uma redação?

Precisamos primeiro aprender a andar para depois comprar uma bicicleta.

Alguém aqui acha que os professores farão algum material de conteúdo dinâmico para os alunos?

Eles não possuem capacidade para isso (e isso não é uma frase pejorativa, mas muito realista). Simplesmente dar um computador para eles não resolverá nada.

Na minha opinião, o ensino público ainda precisa seguir os passos essenciais, que ao meu ver são:
- Capacitação dos funcionários;
- Melhores salários;
- Motivação para exercer os respectivos cargos;
- Os alunos precisariam aprender alguma coisa, e não simplesmente "passar de ano";
- Os pais precisam educar os seus filhos para a vida social (na cidade onde eu morava os professores tinham medo dos alunos, pois os alunos furavam os pneus dos carros dos professores e já houve caso de agressões físicas). Detalhe: a cidade nem possui 3.000 habitantes!

Depois que os alunos aprendessem realmente fazer uma redação e não serem mais míseros analfabetos-funcionais, assim como aprenderem a se comportar socialmente, aí sim poderíamos comprar esses quase-computadores da OLPC, e não esquecendo que o treinamento também seria fundamental.

Será que o governo enviaria professores de informática juntamente com os computadores?

Muitos professores de escolas públicas nem possuem computador em suas residências! De que adianta dar um negócio estranho à eles?
Muitos dos professores dirão: "Como funciona esse mini-game?"

Não sei se vocês se lembram, mas no mandato do Fleury (Gov. do Estado de SP) ou do Mário Covas (primeiro mandato) foram enviados uns 10 computadores (Celeron 400Mhz, se não me engano) para cada escola pública com a finalidade de ser montado um laboratório de informática.

Pelo menos foi assim que ocorreu na minha cidade.

Sabem o que aconteceu? Os computadores ficaram parados, pois não haviam professores de "informática" e nem salas disponíveis para esses laboratórios!

O ideal seria "começar pelo começo"! :-)

Um abraço,
Renato
Comentário de xultz
"Alguém aqui acha que os: "Alguém aqui acha que os professores farão algum material de conteúdo dinâmico para os alunos?"

Tenho certeza que ninguém do projeto OLPC, nem mesmo o Negroponte pensou nisso. Só você.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004