Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Novo driver de código aberto das placas gráficas da Intel não inclui todas as funcionalidades

“O código-fonte do driver lançado para o chipset gráfico Intel 965 recentemente não é tão aberto quanto se pensava. Keith Packard (palestrante no FISL deste ano), da Intel, detalha em um post à mailing list do linux-kernel quais partes não estão disponíveis.”


A nota foi enviada por Carlos (carlosmarcio3Θyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Ao contrário do que afirmam algumas análises em sites internacionais, o driver é, sim, tão aberto quanto se pensava: sua licença é livre. Mas ele não tem todas as funcionalidades dos drivers de código fechado da Intel, embora Keith Packard explique as razões (por exemplo, há a questão dos códigos de registro da Macrovision) e também esclareça que o driver em código aberto é completo para as funcionalidades disponibilizadas nele, incluindo a aceleração gráfica.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004