Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

NoticiasLinux - Uma resposta ao artigo "O Windows é muito melhor que Software livre"

O NoticiasLinux discutiu no ano passado o artigo de Paulo Bindo " O Windows é muito melhor que Software livre", publicado no site da Microsoft no Brasil. Hoje o tema retornou à discussão, com a publicação de uma réplica assinada por Paulino Michellazzo.

Trecho:

Uma das grandes vantagens do Software Livre é o compartilhamento do conhecimento. Por não ser fechado sob patentes e/ou direitos de uma empresa, qualquer pessoa pode ver o que o software faz, como ele faz e como ele foi feito. Ao contrário do que o articulista afirma, esta não é uma característica ruim do modelo, pelo contrário. No exemplo citado, caso o administrador abandonasse a empresa, a solução seria contratar outro profissional para dar andamento no ponto que o anterior parou.

Mas virando a roda fica a seguinte pergunta: "e se a empresa do software fechado resolve encerrar o ciclo de vida daquele produto ou fecha suas portas? Quem irá atualizar e fornecer o suporte necessário àquela plataforma instalada, principalmente no momento de uma atualização crítica ou upgrade de versão?" Impossível de acontecer? Não mesmo. Exemplo disto foi o abandono do sistema operacional OS/2 pela IBM que levou instituições como o Banco do Brasil a se preocuparem mais com a questão pois todo o investimento feito até aquele momento não mais seria suportado pelo detentor do código. Resumidamente um típico "a bola é minha e não quero mais jogar".


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de jorgilson
windows melhor que linux: esse tal de paulo bindo e um tremendo xarope, fala que a rede no
linux tem que compilar, acho que ele ta falando de dez anos atras
porque meu filho de 09 anos configura tudo sozinho.
Comentário de Rodrigo de Oliveira ( Jack )
Desculpa sem nexo, e anexo.: Srs,

Esta desculpa, se a empresa for fechada, se ocorrer um tsunami e inundar todo o mundo, se, se....

E se comprarmos o windows, e daqui a 2 meses microsoft falir, ou mesmo encerar as suas operações, porque o bill gates resolveu doar todo o seu dinheiro para os necessitados na áfrica? Impossível? Acho que não? Pois bem entramos na mesma questão !!!! Quem trabalha com previsões são cartomantes,mães dinás, etc....

Deixa isso para quando acontecer, o ponto único que devemos ter consideração é que o linux está presente, está atento, está crescendo e muito. E temos várias empresas / pessoas que prestam suporte e conhecem muito não só deste SO, mas também de outros aspectos como mercado, e tudo que engloba futuro/presente/passado.

É uma solução, viável e funcional...e bem funcional !!! Não é á toa que grandes empresas como IBM/HP investem pesado na solução.

Não quero discutir, pois isso vai chegar á uma série de "achos"... acho que o windows é melhor porque? acho que o linux é melhor porque?

Finalizando a desculpa citada no texto principal não cabe, nem para SO, nem para destino das pessoas e empresas, afinal nem sei se estarei vivo amanhã, imagina então o que as empresas e comunidades de SL estão pensando em fazer, amanhã, ou seja lá daqui a 400 anos.

t+
Comentário de popolony2k
Não precisa nem de resposta: Nem precisa de resposta. Essa notícia foi colocada pelo nosso querido Brain para provocar os Troll users do Br-Linux, do qual honradamente devo ser o primeiro colocado.

Olha de onde veio o link da notícia

http://www.microsoft.com/brasil/technet/Colunas/PauloBindo/melhorqueSoftwarelivre.mspx

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Bruno Laturner
"e se a empresa do software:
"e se a empresa do software fechado resolve encerrar o ciclo de vida daquele produto ou fecha suas portas? Quem irá atualizar e fornecer o suporte necessário àquela plataforma instalada, principalmente no momento de uma atualização crítica ou upgrade de versão?"


O mesmo acontece em software aberto, caso o desenvolvedor não queira mais fazer o software, quem depender dele fica na não.

A diferença do modelo livre para o proprietário neste caso, é que geralmente um projeto livre tem mais de um desenvolvedor independente, caso ele seja importante; e que antes de um projeto morrer, ele sofre um fork pelas pessoas descontentes com o desenvolvimento, o que muitas vezes acaba num produto melhor que o anterior.

Eu particularmente acho que o modelo de desenvolvimento livre segue um modelo que vem fazendo sucesso à bilhões de anos: O da evolução das espécies. Se morreu, é por que teve algo melhor pronto pra ocupar o lugar.

----------------
CTRL+C, CTRL+V: A melhor ferramenta de programação criada pelo homem.
AjudaLinux Wiki
Comentário de Morlock
Darwinismo...: Eu particularmente acho que o modelo de desenvolvimento livre segue um modelo que vem fazendo sucesso à bilhões de anos: O da evolução das espécies. Se morreu, é por que teve algo melhor pronto pra ocupar o lugar.

Espero que não...pois não vou viver o suficiente para poder usar o kernel 4.0 x 10^{9}...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004