Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A semana no BR-Linux: Indiana, piratas, Java, Gizmo, Youtube, Eric Raymond, Richard Stallman e Garota sem Fio

Código aberto na educação e inclusão digital: Indiana Jones ficaria orgulhoso em saber que nas escolas de Indiana, 22.000 estudantes já usam Linux, e o número deve aumentar no próximo ano. Enquanto isso, a CNN conta que as crianças da Tailândia serão as primeiras a testar os laptops de 100 dólares, tão comentados. Estou curioso sobre o resultado. Enquanto isso, o Webinsider reacende a questão: Computador Para Todos incentiva a pirataria?



Código aberto e o Java: Na LinuxWorld, encerrada nesta sexta-feira, aSun anunciou que vai abrir o código do Java até o fim de 2006, incluindo J2SE e mencionando o J2ME como possibilidade adicional. Logo em seguida, a mesma Sun avisou os desenvolvedores Java: a abertura do código não mudará a sua vida. Será?

Multimídia e VoIP: Semana cheia! Tivemos a Petição para a Macromedia pedindo um flash player em 64 bits, a análise (com screenshots) do GNASH, o flash player livre do projeto GNU, soubemos que a Real vai acrescentar suporte a WMV e WMA no seu Helix Player - e em código aberto, conhecemos o youtube-dl e o downtube, duas opções para fazer downloads dos vídeos do popular serviço YouTube, e duas notícias sobre o Gizmo continuaram chamando a atenção do pessoal que gosta de conversar via Internet.

Distribuições: Nesta semana foi lançada a versão 1.0 do brasileiro Ekaaty Linux, saiu o RC1 do Slackware 11 (já com um tour de screenshots disponível), o Debian completou 13 anos e o openSUSE fez seu primeiro aniversário. Parabéns!

Eventos: A semana foi marcada pela LinuxWorld de San Francisco, saiu a programação preliminar do Encontro Nacional Linuxchix Brasil, e a Associação Software Livre lançou o fisl8.0, que no ano que vem ocorrerá no mesmo local do de 2006.

Outros itens que chamaram a atenção dos leitores:















Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de BrunoCosta
WMV no RealPlayer em Código Aberto: Li a errata no CNet News de que o suporte a WMV/WMA vai sair na versão fechada do RealPlayer, e não em código aberto =/
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004