Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Convergência Digital - ODF: Governo diz que especialista da IBM é quem está "equivocado"

O ITI reagiu às afirmações de Cezar Taurion, da IBM, de que "Os questionamentos da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestação, sobre o ODF (Open Document Format), apresentadas na última semana, podem estar baseados em uma visão equivocada do governo brasileiro sobre a adoção do formato para documentos oficiais.". Veja abaixo a resposta divulgada pelo Convergência Digital.

“O presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, decidiu reabrir a polêmica sobre a decisão do governo de apenas "recomendar" o Open Document Format (ODF), como padrão oficial de documentos do governo na versão 2.0 do e-PING (Padrões de Interoperabilidade do Governo Eletrônico). Martini disse que o gerente de novas tecnologias da IBM, Cezar Taurion está equivocado ao afirmar que o governo não pretende adotar o ODF. "A raíz do problema está no fato de que ele não leu o programa de interoperabilidade do governo brasileiro. Nem sei se a IBM algum dia submeteu alguma contribuição ou se participou dos debates no programa e- PING, da versão zero até a versão 2", disse o presidente do ITI. Segundo ele, a nomenclatura "recomendado" está prevista, assim como "adotado", no programa de interperabilidade. Uma tecnologia ser recomendada, de acordo com Martini, não é "uma coisa de menos importância". Segundo ele, isso não diminuirá em nada a adoção dessa tecnologia. "Até porque nós não adotamos tecnologia com paixão ou por torcida, ou coisa que o valha. O fato de ser adotado é porque ela vai passar por um processo de homologação que fará desse padrão ODF recomendado", disse.”


Veja o texto completo em Convergência Digital.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de maiconfaria
ué ?: Que processo de homolaga?ão foi usado nos .doc ?

Comentário de Manoel Pinho
Sérgio Amadeu: Desde que o Sérgio Amadeu saiu do ITI não sinto mais a mesma firmeza de posicionamento do ITI. Parece que o lobby está bastante forte.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de hamacker
Muito estranho o Brasil: Muito estranho o Brasil estar entre os 200 listados no comite do ODF, mas no e-Ping ele ser um formato padrão porém "não obrigatório". Parece muito contraditorio.

Se organizacoes governamentais, comerciais, uma ISO e uma aliança formada com grandes nomes da industria são insuficientes para a utilização do ODF como "padrão" pelo e-ping, então não entendo o que seja...

Em muitas aplicacoes do governo eles não estão nem um pouquinho preocupados com interoperabilidade, mas quando se trata de usar um formato livre são tão exigentes...

Isso até me faz lembrar do cmt.caixa.gov.br que obrigava (nao sei se ainda hoje) a usar uma versao do msjava que nem donwload da microsoft havia. Eles são exigentes ao adotar um padrão de fato, mas para escolher uma das tecnologias microsoft não pensam duas vezes.
Comentário de brandizzi
Mão pesada: Sempre achei que o Sérgio Amadeu tinha a mão pesada demais, o que acabou nos trazendo alguns poucos prejuízos. Eu devo confessar que, mesmo naõ tendo nada contra a gestão do Sérgio Amadeu, prefiro o estilo atual.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de brandizzi
O caminho da incompetência é trivial:
Eles são exigentes ao adotar um padrão de fato, mas para escolher uma das tecnologias microsoft não pensam duas vezes.


Querendo ou não, a maioria absoluta dos (para não dizer todos) usuários e técnicos incompetentes e despreparados usa produtos da Microsoft. E, para ser incompentente não há dificuldade alguma.

Eu pessoalmente gosto do jeito em que as coisas estão andando no governo federal agora: com passos calmos, sem exageros, estudando-se gradativamente a questão, mas sem parar a migração. Espero, porém, que a adoção de um padrão decente como ODF torne-se, a seu tempo, mandatória. Só não espero que isto aconteça do dia para a noite.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de marcon
publico X privado: Enquanto isso, os cidadãos precisam comprar windows+Office (uns R$1500,00 chute) para ver documentos que DEVERIAM ser públicos?!?!?
Afinal, esses documentos são públicos ou não?
Já abordei esse assunto num dos FISL em Porto Alegre quando o Sergio Amadeu esteve lá, mas pelo jeito não adiantou nada, apesar de concordarem comigo.
O governo tem todo direito de especificar um padrão, as empresas que corram atrás para se adaptar.
Comentário de Paulo Pontes
pdf: a maioria dos documentos do governo que eu precisei consultar era em PDF
Comentário de marcon
não só pdf: Eu já recebi arquivos de órgãos do governo em planilhas do exel, por exemplo. Era uma simples tabela de três linhas e quatro colunas, dava para fazer em qualquer editorzinho usando TAB.
Comentário de Manoel Pinho
Access: E eu já recebi de outros órgãos governamentais arquivos do M$ Access para que os bancos fossem populados com dados e que os poderiam ser feitos até numa planilha...

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de joaozinho
Cara a slti é ridicula: Cara a slti é ridicula !

Nao respondeu até hoje as perguntas do Augusto e não apresenta resultado algum.

So serve para ficar postando noticias sobre acordos no exterior ... concreto mesmo e provado no governo federal só a fábula do cacic.
Comentário de joaozinho
Corrigindo :: Corrigindo :

"concreto mesmo e provado no governo federal só a fábula do cacic."

ler

concreto mesmo e provado no governo federal nada só aparece mesmo o cacic software parado no tempo e bugado.
Comentário de brain
respondeu sim, no final de junho: http://br-linux.org/linux/entrevista_do_br-linux_com_rogerio_santanna
Comentário de joaozinho
e os dados augusto ?: e os dados augusto ?
eu lembro que voce queria um resumo do que foi feito não ?
lembro que após as respostas ainda ficaram faltando algumas coisas estou errado ?
Comentário de joaozinho
agora: agora achei
http://br-linux.org/linux/taxonomy/term/2?from=56

o governo ja publicou o que foi feito e como os gastos foram direcionados ?

alias com o empenho que se tem levado a migração de formatos no governo o odf nunca será adotado hehe
nenhum órgão respeita a e-ping.
Comentário de
Eu não mandei a pergunta pra eles: Essa pergunta eu não enviei pra SLTI, apenas publiquei diretamente. Seria legal se eles respondessem espontaneamente, demonstraria atenção e transparência fora do comum - mas não dá de cobrar deles isso, uma vez que não perguntei diretamente - apenas recebi a informação de que o relatório estava sendo preparado, e deve estar mesmo. E a julgar pelo tempo que está levando, deve vir bem completo!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004