Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now! - Novo sistema de tecnologia da CEF irrita donos de casas lotéricas

A migração dos sistemas das lotéricas para a nova aplicação baseada em software livre está sendo mal recebida pelos donos das lotéricas. Vamos torcer que sejam apenas as dores da fase de transição!

“Os proprietários de casas lotéricas têm criticado o novo sistema de tecnologia e gerenciamento desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, previsto para começar a operar na próxima segunda-feira (14/08) em todo o País.

A troca do sistema foi iniciada em fevereiro deste ano e, desde então, cerca de 21 mil máquinas já foram instaladas. Com a implantação do modelo lotérico, a empresa estatal passa a ter o controle do negócio no País.



“O resultado que o sistema apresenta não é a realidade que as casas lotéricas operam durante todo um dia de trabalho. Sempre tem uma diferença ou para mais ou para menos”, disse o presidente do Sindicato Empresas Lotéricas do Distrito Federal, Roger Denac. De acordo com ele, outro problema é a lentidão no processamento de dados do sistema da CEF, que provocou uma queda de 40% no movimento nas casas lotéricas da região. “Com o baixo rendimento, muitas lotéricas passaram a demitir funcionários”, revela. ”


Veja o texto completo em IDG Now! - Novo sistema de tecnologia da CEF irrita donos de casas lotéricas.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
Na minha opinião não são: Na minha opinião não são dores de transição, mas dores de incompetência. O problema é o legado negativo que algumas pessoas e instituições podem trazer ao software livre, não é porque o sujeito não sabe usar a ferramenta que ela é ruim. O problema é ter que correr atrás depois...
Comentário de cenoura
Não sei de quem é a culpa: Não sei de quem é a culpa pelos problemas das lotéricas, se o sistema foi mal implementado ou se mal dimensionado. Pelo menos a lotérica que eu costumo frequentar vive com o sistema fora do ar desde que o sistema foi migrado. Fora que muita gente perde muito mais tempo nas filas hoje que anteriormente.

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de bebeto_maya
A culpa é sempre do pinguim!: __O terrível disso, é que continuamos a engordar o Get The Facts da Microsoft...Por que não migram para Linux, naquilo em que ele está preparado a uns 3 anos? Desktops monofuncionais...Que têm uma curva de prendizagem baixissima e são simples de se instalar...Semana passada peguei um mandriva de um HD de 3GB e configurei para um cliente que swó usa um sistema de bibliotecas via browser...O servidor é Windows 2003...O mandriva detectou tudo na máquina e já configurou a rede para acessar o servidor e carregar o software.

__Deveriam começar pelo mais simples. Que não é o servidor. Ao contrario do que a maioria dos linuxers pensam.

__Antes que eu me esqueça...A prestadora de serviços foi acusada de corrupção e está envolvida em diversos crimes...Mas a culpa sempre recai no Linux...
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de TrabalhadorDaCEF
Os problemas não são de Software Livre: Para que vocês saibam, trabalho do lado do pessoal que opera o sistema na Caixa. Nas lotéricas não tem grandes problemas, o que acontece é indisponibilidades do sistema da Caixa e, algumas vezes, do sistema de transmissão. Muito pouca coisa foi relatada sobre as estações que funcionam muito bem até onde eu sei.

Claro, boa parte dos problemas é que o assunto é complicado mesmo e a implementação escolhida podia ter uma arquitetura melhor no lado centralizado (Caixa). A parte dos Terminais Lotéricos (chamado TFL - Terminal Financeiro Lotérico) tá boa, funciona. O pau mesmo é fazer os jogos pois o sistema da Caixa não responde em alguns casos. Mas tá bem melhor que há algumas semanas, agora o sistema tá estabilizando. Ainda vai dar pau? Com certeza mas vai diminuir a indisponibilidade a cada dia. Se vocês soubessem quantos especialistas das empresas envolvidas estão lá, vocês veriam que o negócio é sério.

Para quem não sabe menos de meia dúzia de empresas no mundo conseguem cuidar de loterias na parte tecnológica, sendo que uma é a famigerada GTECH. A Caixa agora está entrando nesse clube seleto e mesmo com os gastos de implantação e indenização que irá fazer aos donos de loteria (ninguém diz isso mas eles vão ser indenizados e estão chorando o máximo possível para receber o máximo possível, claro) ainda será mais barato para a Caixa operar o sistema que deixar na mão da GTECH. Com a internalização será possível à Caixa expandir os serviços disponibilizados nas lotéricas e ganhar ainda mais dinheiro.

Eu pessoalmente não concordo com algumas escolhas ocorridas no projeto, quase todas relativas à arquitetura do software que roda na Caixa e não nos TFLs. Para quem quiser anotar, a previsão é de ter 25000 terminais lotéricos nos próximos anos, todos com Linux. É um deploy muito grande e bem sucedido. De novo, o problema NÃO está na lotérica, está na Caixa ou no caminho até ela, quase tudo na Caixa.

E eu nem estou aqui, vocês não me viram, não sei nem escrever (se me identificarem pega muito mal para mim). Essa mensagem se autodestruirá após a leitura :)
Comentário de alepaes
Infiltrado: Obrigado Seu AnonimoTrabalhadorDaCaixa!

Há tempos eu gostaria de ler algo de alguém de "dentro" sobre o problema, mas nada encontrei.

O que mais me chama atenção nessa história toda é o gostinho de "vamos implantar e a gente vaí testando no caminho". A grande magnitude da implantação é considerável, mas será que pelo fato do contrato com a GTECH estar expirando, o que faltou foram mais testes ?
Toda ver que passo em frente a uma lotérica, eu acho que a Mega Sena está acumulada devido ao tamanho da fila !

Agora, que o uso do Linux somado ao problema (que segundo nosso amigo anonimo não está relacionado ao Pinguim) alimentam o 'Get the facts' de Redmond, não tenho dúvidas. :(


Alexandre de Arruda Paes
Comentário de Arara Azul
complemento:: De alguma forma estive ligado no projeto dos terminais lotericos, o que eu posso dizer eh: o hardware eh muito ruim, fizeram a escolha por unidades flash ligadas na contoladora ide, essas unidades sao de 512 mB e atualmente o sistema esta com problemas de espaco em disco... alem disso a placa de video soh fuciona usando vesa ou fb, ou seja, o desempenho do video ficou muito ruim.

A implementacao linux, ta bacaninha... =), o problema esta no aplicativo em sim, ele foi feito em java (nada contra, mas que eh c++ e gtk/qt ficaria melhor, ficaria...), e testado numa rede local de 100 mbps, quando levaram ele para rodar em campo, usando links via satelite a coisa ficou preta, perceberam que nao haviam pensando que no "mundo real" ha latencia, perdas, a largura de banda eh limitada... ou seja aqueles pacotoes nao funcionariam nesse mundo...
-- foi quando descobriram a picaretagem da gepetch, ai nao dava mais tempo de resolverem as coisas e tiveram que ir pra guerra com esse filho mal parido...(que, dizem nos bastidores, foi desenvolvido no ambiente windows, tanto eh que a versao server soh roda no windows, apesar de ser em java...) -- ai comecaram a tentar remendar, mas mesmo assim nao deu para fazer muita coisa.
Pelo que pode-se observar nos bastidores, nao a criterio tecnico por la, apenas criterios politicos, o que e' uma pena, pois o filme do software livre vai ficar cada vez mais queimado....

ps. o povo da veja vai adorar essa noticia...




Comentário de manoel_lobo
Pois é... a culpa é sempre: Pois é... a culpa é sempre do GNU/Linux e das plataformas ditas "alternativas".

Como o sistema redmondiano é o "oficial", é o "cão de raça com pedigree", e não é "santo de casa" (afinal, ele não faz milagres), isso acaba criando uma "válvula de escape", que quando bem utilizada pela mídia (talvez por conveniência e/ou reportagens encomendadas), tem um poder de destruição enorme.

Analisando friamente...

Alternativo é o SO que insiste em ser utilizado com poderes administrativos para realizar tarefas que dizem respeito ao usuário, com conta limitada.

Alternativo é não poder colocar diversas partes/componentes desse sistema em armazenamentos diferentes (partições ou HDs), aumentando suas chances de perder dados em casos de falhas.

Alternativo é o sistema de arquivos que se diz "journal-aware", mas que na maioria dos casos, precisa do utilitário de manutenção para corrigir inconsistências que não deveriam existir.

Alternativo são reboots e BSODs inesperados, causados pela presença de um mero driver de placa de rede sem-fio (DWL-G520, não recomendo).

Alternativo é... são tantas emoções, "bixo"!

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de ricardomoc
Minha posição: Existe diversas informações que foram omitidas aqui. Sou ligado a Caixa Econômica Federal, uma empresa pública, e não estou autorizado a falar sobre os trâmites internos da Caixa. Porém, posso dar a minha visão pessoal do assunto. Talvez muitos de vocês não acompanharam o problema que tivemos (Brasil) com a Gtech, os problemas relacionados a CPI dos bingos e outras tramóias da empresa que prestava serviços para a Caixa. O que posso dizer com toda a certeza é o seguinte:
1) a Caixa foi obrigada, em um exíguo espaço de tempo, a tomar as rédeas da situação, ou seja, assumir toda a parte tecnológica, devido a problemas com a Gtech, única empresa no Brasil (talvez no mundo) capacitada a operar com a parte tecnológica de loterias. Problemas esses políticos. Para quem tiver curiosidade, basta procurar pela palavra Gtech e governo federal no Google.
2) As máquinas foram adquiridas segundo regulamenta a lei 8.666, lei das licitações à qual a Caixa está subordinada.
3) Trata-se de máquinas de última geração, onde o software foi cuidadosamente planejado (apesar do exíguo espaço de tempo).
4) Após o período de transição, tenho certeza que a Caixa redimensionará os recursos necessários para um bom funcionamento do sistema.
5) A tecnologia é toda NACIONAL. Ou seja, ao contrário do sistema da Gtech, todo importado e dos quais desconhecíamos o fonte, no caso do novo sistema, sabemos exatamente o que ele faz, além de pouparmos recursos que antes eram enviados ao exterior.
6) Temos problemas de transmissão sim, mas devido à segurança do processo, foram feitas várias licitações, onde a empresa que faz a transmissão não é a mesma que fornece o hardware. Caso a empresa não consiga se adequar às necessidades do processo, poderá ser substituída seguindo os trâmites legais.
7) Devíamos nos orgulhar desse gigantesco trabalho feito pela Caixa, pois é uma empresa NACIONAL, dona de toda a tecnologia, reinvestindo cada centavo gasto em solo NACIONAL. Além do mais, será uma das poucas empresas no mundo capaz de trabalhar com todo o processo relativo a loterias, podendo no futuro exportar tecnologia referente a loterias.
8) As reclamações por parte dos lotéricos procede, pois precisam ganhar o seu pão de cada dia. Mas é necessário ressaltar que a alteração não foi por vontade unilateral da Caixa, mas sim uma necessidade tanto legal quanto política.
Espero que tenha sido claro. Um abraço.
-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de Henrique Vicente.
Nacionalismo é uma: Nacionalismo é uma porcaria.

Devemos estar preocupado é se o dinheiro vai ser bem investido e os problemas vão ser resolvidos. Bem, apenas uma curiosidade... É usada transmissão de dados via satélite em todos os pontos? Não seria mais barato usar conexões "comuns" nas cidades grandes, por exemplo? Qual a vantagem em se usar satélite em todo lugar?
Comentário de glenio
Alternativo são reboots e: Alternativo são reboots e BSODs inesperados, causados pela presença de um mero driver de placa de rede sem-fio (DWL-G520, não recomendo).

Sobre a D-Link DWL-G520, eu trabalho com ela, e não tenho problemas com BSODs, (só da incomodação que é ter de instalá-la).
Comentário de Flavio Machado
São várias tecnologias de comunicação: Além do satélite tem n outras formas, nas cidades grandes podem ser usados links dedicados e outras formas, sem problema, até porque é mais barato e rápido para a empresa que coleta os dados. Está tudo no edital. www.caixa.gov.br, procure em Licitações (nacionais, encerradas) que você deve achar lá. É um site meio enrolado mas com tempo você acha. Satélite é mais para onde não tem rede de dados razoável.
Comentário de Marcos T
Fico feliz de saber que o: Fico feliz de saber que o sistema roda em linux e foi feito em java. Mesmo a parte desktop. Vi um comentario dizendo que o GTK e o C++ seria melhor, mas sinceramente, trabalho com java a 5 anos e conheço a tecnologia a 6. Por favor tire isso da sua cabeça, pois seria muito dificil desenvolver um sistema lento em java sendo ele simples como o proposto. Em java é melhor que C++ sim, a menos que tenha que conectar perifericos diretamente. Mesmo assim é possivel se utilizando uma interface em C para isso (sim java conversa com C numa boa).
Agora esta história de feito em java e só rodar no windows não faz o menor sentido. Se o sistema realmente é assim então tem algo muito errado. Se foi feito 100% em java ele roda em qualquer SO que java de suporte. Para mim o problema real aí é exatamente fora dos softwares. Não tem nada a ver com o linux ou com o java e sim com a infra-estrutura utilizada. O java oferece muitos recursos client-server web ou não. Não sei qual deles foi utilizado, mas talvez tenha sido utilizado de forma errada. Mas eu acho que o problema é na conexão ou no lado servidor da coisa (não se esqueçãm que envolve banco de dados, concorrência e atende todas as casas lotericas do Brasil enviando e recebendo dados ao mesmo tempo). No lado cliente da coisa deve estar tudo funcionando redondo ou relmente a empresa que fez é muita porca.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004