Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Para Reflexão: Esnobes no Linux - a verdadeira barreira para a entrada de novos usuários?

Quem nunca tomou uma dura do tipo 'RTFM' ou 'Google is your friend'? Pois bem, essa matéria que eu achei na Net afirma que tal atitude é prejudicial à adoção ao Linux. Concordo que algumas vezes existem perguntas bobas, mas será que uma resposta educada não ajudaria? Para refletirmos, principalmente com as novidades como o Computador Para Todos e os projetos de Telecentros cada vez mais ensinando as pessoas a usarem Software Livre.” A nota foi enviada por Fábio Emilio Costa (fabiocosta0305Θgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Wilfredo
Projeto orientado a novos usuários?: Devido à diversidade de distribuições GNU/Linux -- e de programas dentro de uma mesma distribuição --, algumas vezes é difícil oferecer a um usuário iniciante uma resposta inicial satisfatória a seus primeiros problemas no novo ambiente que ele defronta. A pessoa acaba por ter algumas decepções que, se não forem superadas rapidamente, pode desmotivá-la.

Por isso, devemos ser pacientes com o 'novo colega' e com nós mesmos. As versões recentes das principais distribuições voltadas ao dito 'usuário final' incorporaram diversas facilidades para quem deseja se aventurar no mundo linuxista. Encorajem os novos usuários a usá-las e explorá-las. Auxiliem com educação e respeito, pois eles também são seres humanos e têm o direito de, entre outras coisas, usar outros sistemas operacionais e querer ver as facilidades daqueles ambientes também presentes no ainda desconhecido sistema operacional.

Muitas vezes uma dica simples, banal para os mais experientes, pode fazer *A* diferença para quem deseja começar a usar uma distribuição GNU/Linux.

Como virou moda cada grupo de usuários 'criar' sua própria 'distribuição', sugiro a eles para parar um pouco e pensar que talvez fosse mais interessante criar um novo projeto de auxílio aos iniciantes. Seria um bom programa orientado a usuários.
Comentário de Necronomicon
Necrose cerebral: O Windows faz um estrago e tanto nos seus usuários, os torna preguiçosos, esquecem que possuem cérebro...basta ir num fórum Linux e ver como muitos se comportam, querem next, next, next...finish no Linux do mesmo jeito que fazem no Windows.
Se você é educado e começa a responder com detalhes tudo que perguntam, eles voltam assim que surge outro problema, não querem estudar, não querem aprender a pescar...querem o peixe frito, arroz e um vinho se for possível...hehehe
RTFM mesmo! Quem fica parado é poste!
Vão estudar preguiçosos! Vagabundos sanguessugas!
Comentário de Wilfredo
Estupidez; e 'facilidade': Por que tanta grosseria?

Eu sou usuário de distribuições GNU/Linux em casa, no meu próprio computador, há cinco anos. E também gosto de ter as coisas prontas, ou ao menos semi-prontas para uso.
Também quero o peixe frito e bem temperado, arroz no ponto e um vinho de boa safra e sem trocadilhos com o projeto WINE. Por isso mesmo uso distribuições focadas a usuários como eu.
Já usei Conectiva e Kurumin e uso atualmente Ubuntu e Mandriva.
Comentário de Heitor Moraes
O outro lado da arrogância.: Comigo a situação é exatamente a inversa. Quando me perguntam sobre Linux eu sempre atendo. Responto cada pergunta, por mais boba que seja.

Agora quando vem me perguntar: Como faz isso no XP? Porque o Norton não deixa eu compartilhar minha impressora? Porque a "ç" só funciona em alguns programas?

PQP! Para essas é RTFM mesmo! Digo logo que só sei fazer isso no Linux e mando pastar.

____________________________________________________________

O problema com a Wikipedia é que ela só funciona na prática"
- Desconhecido
Comentário de Ednei Pacheco
Pois é...: Disso infelizmente não posso discordar. Mas por outro lado, temos que concordar que o tal "next, next, next" é uma padronização de um procedimento operacional - especialmente na instalação de programas. E isto é o que mais me incomoda nas distribuições atuais: customizações excessivas que a tornam distintas!

Sinceramente, procuro dividir os usuários finais em 2 perfis: os que fazem administração do sistema e os que usam. Os que fazem a administração do sistema normalmente são usuários medianos/avançados, e para estes sim, deveremos concentrar nossas atenções! Já os que usam, simplesmente usam o sistema e nada mais fazem, tanto é que INDEPENDENTE do SO que eles utilizam, ainda necessitam de um suporte técnico. Por isso, acho PERDA DE TEMPO dedicar construir distribuições para usuários leigos. Pelo menos agora. Quanto à criar rotinas de uso que facilitam o uso (e conseqüentemente a produtividade), sou totalmente à favor. Eis porque a importância de apoiarmos iniciativas como o KDE e o GNOME.

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Paulo Dias
Isso pega mal...: Já perdi esforços de meses convencendo usuários a migrar para Linux, por uma simples falta e educação dessas. O Linux é excelente, mas educação vem de berço. Vai ser ridículo ele começar a perder força por um motivo desses. Se você liga 1000 vezes pro suporte da Microsof fazendo a mesma pergunta estúpida eles te tratam bem 1001.
Não estou jogando pedra falando que a Microsoft seja melhor, mas já me aconteceu isso umas 4 vezes. O usuário preferiu pagar X pelas licenças da MS porque engolir sapo não tem preço. Para os que se dizem melhores que a MS isso não é um comportamento muito profissional, muito menos de adulto. Pensem melhor, olhem aonde o Linux já chegou, vai ser feio uma comunidade tão genial perder lugar pra Microsoft só por causa de molecagem.
Comentário de boi
A comparação é injusta.: A comparação é injusta. Atendentes da Microsoft são pagos para fazer o que fazem, é obrigação deles serem gentis. Você não pode exigir "comportamento profissional" de quem não está sendo remunerado.
Comentário de lucmult
Educação e respeito cabem: Educação e respeito cabem em qualquer lugar e/ou situação. ;)

Também sou a favor de tratarmos os novos usuários com o máximo de respeito e educação.

Essa postura é um grande desafio (pelo menos para mim), pois fico estressado facilmente com usuários preguiçosos.

Mas não queremos que o usuário aprendam a se virar sozinhos ? Também temos que aprender a ser educados. ;)

Até mais,

Luciano Pacheco
Comentário de Zyk
Já pensou se todos: Já pensou se todos pensassem assim? Ser prestativo porque é remunerado? O que seria do Software Livre e do Linux? Há várias formas de colaborar com Software Livre. Listei algumas que me me vieram à cabeça:

- Desenvolvendo (programação mesmo).
- Testando, experimentando, criticando e sugerindo.
- Financiando.
- Divulgando.
- Escrevendo manuais e "como-fazeres".
- Ensinar e tirar as dúvidas dos menos experientes ou iniciantes.

O voluntarismo (doar um pouco de si mesmo de forma espontânea) não é uma das forças-motrizes do Software Livre?

Não sou expert no assunto, mas após 10 anos usando o Linux, já consigo ensinar alguma coisa. Acho isso muito justo, até sinto que tenho uma dívida a pagar... aos muitos que contribuiram para que eu ter nas mãos um excelente sistema e aos que me ensinaram e tiraram muitas dúvidas minhas ao longo dos anos. Uma das formas que encontrei para dizer muito obrigado a estas pessoas foi passar adiante o que aprendi aos que estão iniciando.

[ ]s.
Comentário de Zyk
No Linux é mais fácil!!!!: No Linux é ainda mais simples:

apt-get -y install PROGRAMA
yum -y install PROGRAMA
./configure, make e make install (essa eu forcei um pouco!)

Next, next, next...finish? Já tentou instalar OpenOffice de outra forma? Ou usou o instalador mesmo...com Next, next, next...finish? E a instalação da sua distro? Você instala na unha?


Escolher o caminho mais difícil desnecessariamente ou é masoquismo ou é burrice.
Comentário de vmedina
Faça a sua parte.: Se cada um fizer a sua parte e posicionar-se de forma a compreender os iniciantes, eliminamos em grande parte essa agressividade.

Eu fiquei durante vários anos sem me iniciar no Linux por conta de um professor com excesso de arrogância e ganância. Ele não tão somente sofria desse problema como também, por conta de iniciar($$$) um curso na escola que cursava, desencorajou todo um grupo de alunos que queriam abrir um grupo de usuários na escola.

Isso nos meados de 1999. Só voltei a mexer com Linux 4 anos depois. O que ficou de primeira impressão foi aquele professor arrogante e ambicioso, ao invés de uma comunidade amistosa e inteligente.

Se cada um se lembrasse de quando era um iniciante, tivesse mais paciência e compreensão, travando um contato positivo com eles, o Linux seria muito melhor representado. Arrogância não leva ninguém a lugar nenhum.

Quando você estiver num daqueles canais da freenode e ninguém responder a uma pergunta ou ver que só sacaneiam o cara, chame ele em pvt e explique uma solução, melhor ainda faça isso no canal para mostrar como se deve agir.

Afinal, se pegam mais moscas com mel do que com vinagre.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Wilfredo
Muitos *não* querem fazer: Se todos pensassem como você... Até em Install Fests as pessoas sofrem ataques de arrogância (o que significa mesmo a palavra 'fest' no nome do evento???).
Comentário de Necronomicon
Wow!...provoquei as feras...hehehe: Eu também já respondi muitas perguntas em fóruns, no momento estou um pouco afastado porque a minha saúde está capenga...pode acreditar, trabalho em excesso mata!
Mas minha praia é Slackware, não gosto de distros "fazem tudo por você"...o que gosto no Linux é o desafio de desenvolvimento intelectual.
Comentário de Fábio Emilio Costa
Vocês sabem de uma coisa?: É uma coisa "boba", mas algumas vezes se ganha ou perde coisas por causa de um detalhe.

Acho que não podemos ser ignorantes. Nossas ações fazem nossa força. Se formos estúpidos, as pessoas nos enxergarão como chucros...

Necronomicon... Um dia você, eu e todos nós fomos iniciantes e precisamos aprender. Com certeza tivemos ajuda. Então, o que há de errado em retribuir ajudando os outros?

Meu Orkut
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote e Apóie Creative Commons;

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004