Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

LinuxChix-BR ganham um /hate site/: Mulheres e Computação uma análise interessante

Uma análise entre perfils diferente de mulheres que participam da computação mas com propósitos e conteúdos distintos Envolve um pouco da história da Linuxchix grupo qual teve sua forte idealização no Brasil influenciada por Sulamita Garcia, mais detalhes no link.” A nota foi enviada por Antonio Costa (kaspenΘgmail·com), que enviou este link para mais detalhes.

Trecho do site [a propósito do artigo da Vanessa "Bani" Sabino publicado na edição corrente da Revista da Sociedade Brasileira da COmputação]: “A menina é formada em Administração, aprendeu um rélele de programação prestou alguns serviços para empresas, mas e na comunidade? alguem ja viu o código, artigo de cunho científico dessa santa para a computação? Computação dos valores morais:.. pegar meia dúzia de gente do sexo feminino, e fazer um blablablablablabla político é o que há.. . talvez não né… o pior é a cultura padrão, como acontece com a maioria dos "egocentristas br da informatica aka computação é tudo mesma coisa, não é mesmo? ROFL." no caso aí, deve ter aprendido alguns switch case, clusters, algumas biblioteca, e se sente no âmbito até de aconselhar as meninas fazerem computação.. é mole?

Cabe a observação de que quem acha que formação acadêmica em Administração reduz o valor de contribuições ao software livre talvez deva procurar outro site imediatamente, já que o BR-Linux foi criado e é mantido por um administrador ;-) Como disse uma vez o Aurélio "verde" Marinho Jargas (autor das funções ZZ, do txt2tags e de um guia de expressões regulares, todos sob licença livre), na comunidade livre a existência de um "hate site" pode ser um dos indícios de que você realmente é conhecido e que seu trabalho é percebido pelas pessoas. Ele havia "ganho" um, na época.


 

Eu acho que ainda não tenho um, mas tendo a concordar com ele - até mesmo porque alguns dos participantes genuinamente "malas" da comunidade nunca ganharam seus próprios "hate sites", enquanto outros que realizam eventos, escrevem documentação, promovem cursos, arranjam espaço na imprensa, divulgam o software livre e batalham de forma visível e reconhecida por suas causas acabam ganhando ;-)

Acho que não são muitos os grupos de usuários brasileiros que conseguem tanta visibilidade para o software livre quanto as Linuxchix, que frequentemente aparecem nos meios de comunicação, promovem eventos de divulgação, treinamentos (presenciais ou online) abertos ao público, disponibilizam documentação e ainda estimulam a participação de seus integrantes (dos quais apenas 40% são mulheres) em projetos nacionais e internacionais de software livre. Ainda assim, os "hate sites" surgem, incluindo argumentos como "fulana me baniu injustamente de um canal de irc", "beltrana não tem formação acadêmica de acordo com os padrões que eu exijo de quem queira divulgar o software livre", ou "ciclana não é simpática com quem não é amigo dela", "não conheço casos de mulheres que tenham se sentido segregadas em ambientes de computação, portanto a idéia de apoio mútuo não pode ser verdade", ou ainda "a associação de pessoas com características e interesses em comum sempre é uma forma de estímulo ao preconceito" - como um indício de que a tese do Aurélio pode estar certa, afinal ;-)


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rockixe
Como dizia Nelson Rodrigues...: ¨Toda unanimidade é burra¨

E não é?

Ponto para LinuxChix!
Comentário de patrick
Larry Wall: A formação acadêmica do Larry Wall (criador do Perl) é na área de humanas. Ele é um linguista, aqui no Brasil teria estudado Letras.

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de manu
noça ele num asserta huma co: noça ele num asserta huma conkordamssia.


Comentário de Nasty Chix
Até tu Brain?: Que belo nerd paga-p das chix você é em.! boa garoto! Assim você garante sua namorada!
A questão é uma, menina querer pousar numa revista de computação falando neuras e mais neuras é d+. as Neuras no caso seriam o fato das mulheres blablabla,...
muito técnico, não acha?
Tanto que nimguém fica admirado com soluções técnica desse tal grupo linuxchix-br, por acaso você encontra alguém comentando, nossa, as linuxchix manda muito no code... viu a última contribuição que legal?, elas são boas mesmo né?..
Mais fácil você encontrar comentários em qualquer lugar como, "A bani é uma gata... a misfit também uma princesa pena q blablablalba..."
Por aí você percebe o tipo de respeito que a comunidade responde em relação ao trabalho delas.... mas por que isso? somos preconceituosos? será mesmo? ou é o tipo de trabalho delas que da apenas esse retorno?

Fazer o que, viver num país onde o presidente da República tem 4º série. É assim que valorizamos nossa cultura não é mesmo querido?
Por acaso você encontra textos de Machado de Assis, dissertando sobre cálculo numerico?, ou G. Rosa discutindo sobre Algebra linear?
Por acaso você conhece alguem formado em Administração que fez um S.O.
e escreve livros sobre o mesmo, sobre organização de computadores, redes, distribuição de sistemas?
Eu conheco um matemático vulgo Bill Gates, dono de uma das maiores empresa de software, do mundo no qual boa parcela da população mundial usa. em fim.. matemático marketeiro, ah sim...
Muita coesão e coerência nas áreas né?
Hate Site? não distorce, queremos apenas mostrar uma face muito boa das chix que é tentar demonstrar um ser profissional que na verdade não é, devido a certas mentalidades antiética, que andam por lá :)
cursos?.. qualquer um dá..
evento? qualquer um organiza.. não teve uma menina ai que organizou um installfest? e aí, precisou das linuxchix pra divulgar? ou melhor, precisou de alguma chix para o evento? e pra isso não precisa se mutuar em um monte de escandalosa, no qual a própria lider diz: "Produto Vetorial? Vetores? tem gente que acha que é a essência da computação".. mal deve saber a coitada que um bit representa um vetor, mas em fim isso nao é assunto técnico que se discuta com Sulamita Garcia, afinal de contas o negócio dela é política/informática, não computação.


Tdo bem Brain, sei que o amor é cego...
mas a culpa não é sua..
Comentário de Renato
Outro caso para psiquiatra!: Cara, de vez em quando aparecem uns mala sem alça, com a rodinha emperrada. Dái-me paciência!
Comentário de
O código: Boa sorte com seu hate site, mas eu ficaria bem interessado em ver as suas contribuições também.

Se você não tiver organizado (ou participado da organização de) eventos, divulgado o software livre para públicos superiores a 100 (vá lá, a 50, ou 25) pessoas, disponibilizado uma série de tutoriais, sido publicado mencionando software livre num periódico relevante da comunidade acadêmica, promovido cursos presenciais e a distância (e abertos so público), contribuições consideráveis em código-fonte também serão interessantes. Ou se o que importa é o currículo, ou a área ou curso da graduação, talvez seja o caso de você demonstrar o valor do seu diploma.

Não que você não possa falar mal do trabalho dos outros se você não tiver feito melhor, mas eu agora fiquei curioso pra saber se o seu histórico fala a seu favor ou se o seu negócio é mesmo apenas jogar pedra.

Agora, esse negócio de exigir condições (diploma, consonância de ideologia, compatibilidade de personalidade, etc.) de quem queira fazer algo em prol do software livre é meio tolo, né? Principalmente esta parte da carreira de graduação, e principalmente em um campo como o do software livre, movimento iniciado por um físico.
Comentário de IGNUMATICKS
Vieram pra desmoralizar: Hmm... eu também acho que "a associação de pessoas com características e interesses em comum sempre é uma forma de estímulo ao preconceito". Nem sempre, mas o risco é grande e eu acho que as chix já caíram nessa armadilha.

O chato desse site nasty chix é o nível absurdamente baixo das idéias, do estilo e de toda a argumentação. Uma grande porcaria. As Linux Chix realmente têm alguns defeitos graves que deveriam ser bem criticados e quem sabe corrigidos, mas um imbecil como este nasty chix consegue desmoralizar qualquer crítica que venha a ser feita contra as Chix.

E a propósito, eu também discordo de um monte de coisas que o Aurélio Jargas fala ou escreve por aí. Parece que virou moda citar o cara para se adquirir razão automaticamente. Ele também não é dono da verdade não. Por essa lógica dele, também não existe trabalho mais reconhecido no mundo do que o trabalho do Bill Gates, do George Bush e do Charles Manson, não é mesmo?
Comentário de Nasty Chix
Código meu você acha sim :): Cada um com seu pensamento, eu ao contrário de querer disputar para vamos ver quem é o melhor....
Tenho o bom senso de na medida do possível ajudar no que for preciso,
Dou palestras a troco de sobrevivência (alimentação, transporte e lugar para ficar).
Eu não defendo Software Livre como religião/politica, quem tiver interesse bem, quem não tiver respeito.
Em relação a tutoriais, contribuo com dicas, modificações, adptações, traduções.
Diploma? está na parede mais tarde vejo no que sou formado.
Mas sim, tem código meu no kernel do linux, no xine, alguns pacotes para LaTeX, não é muita coisa, mas procura la @techlinux.com.br :).
Comentário de brain
Parabéns, continue assim ;-): Parabéns, continue assim ;-)
Comentário de Wilfredo
Não tenho 'hate site': Ainda não fizeram um 'hate site' sobre mim.
Fico feliz ou triste com isso?
Comentário de Nasty Chix
Você também!: Adoro o br-linux :)!
Comentário de .; ç~
Wil, nós te amamos. E quem f: Wil, nós te amamos. E quem fizer um hate site pra você, odiaremos-los. :)
Comentário de .; ç~
Wil, nós te amamos. E quem f: Wil, nós te amamos. E quem fizer um hate site pra você, odiaremos-los. :)
Comentário de . ;ç
Segregar sexualidade na busca: Segregar sexualidade na busca de um ideal é algo completamente estúpido. O feminismo está se tornando uma doença (assim como todos os outros '*ismos').
Comentário de ;. ~
Talvez ele concorde com a nob: Talvez ele concorde com a nobreza do antido Partido Nazista Alemão... Com tantos sites anti-nazistas, se torna óbvio que o nazismo é algo bonito.
Comentário de Wilfredo
(off) ???: Quem é vil neste sítio?
Por que você não consegue escrever corretamente uma simples frase?
Comentário de YODA_
LinuxGay - A concorrente!!!: Pq estes GNU/Malas ficam azucrinando a vida dos cristaos?
Sério...
O cara deveria abrir a LinuxGay...

Pq ele nao ataca outros manés que tambem *trabalham* pelo software livre?

Que tal:
PSL
FSFLA
LapTop de 100 dólars (agora com desconto)
Free Software e seu freedows
Cobra
etc etc etc


Pq este mané fica patrulhando o que o fulano fez, faz ou nao faz...

Tá em busca de notoriedade bem?

Tá?

Parece mais nenê cocô...


Faz assim...ó

Coloca um ABBA bem alto... pega umas roupitchas do quarto de mamae...
... Dança... te solta...

Seja feliz!!!


(risos)
Comentário de Wilfredo
Desinformação e preconceito: 1) Alguma coisa contra homossexuais masculinos (e femininos, também suponho)?

2) Por que você acha que todos os gays se comportam de tal maneira?

Acho que o tópico serviu para expôr os preconceitos escondidos
no antro de alguns -- ou vários -- freqüentadores do sítio.
Comentário de ;. ç
(off - para o carismático Wil): 1º Não acusei ninguem de vil... Ainda! Acusarei quando esse ser sem alma - ainda desconhecido - te fizer um hate site!

2º Sou analfabeto funcional, caro Wil.

Agora me diga, quando você vai deixar a armadura do seu grande coraçãozinho de lado e vai agradecer por ser tão querido? Estamos todos ansiosos por esse dia que será inesquecível, Wil.


[]'s
Comentário de Wilfredo
Homenagens póstumas?: Daqui a pouco teremos homenagens a Pol Pot,
o maior ditador do século 20.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol_Pot
http://www.an.com.br/1998/abr/17/0mun.htm

Comentário de Wilfredo
(off) Mensagens inúteis: Moderação, favor apagar as mensagens inúteis da notícia. Inclusive a acima!!! Afinal, ninguém merece ler tanta bobagem.
Comentário de bebeto_maya
A ciência da imposição!: __Acho academicismo uma coisa estúpidade e imoral. Francamente! Uns imbecis com tese de doutorado decidindo o que será bom pra mim no futuro, se devo beber água com fluoreto, ou comer soja transgênica.

__Essas universidades todos os dias formam a mão de obra da MIcrosoft, formam "Drauzios Varelas" da vida, que acham certo e ético colocar vacinas em tomates através da transgênia, ou afirmar que todos os cientistas são éticos quando a maioria é corrupta e usa uma máquina inquebrantável para defender seus consensos hipócritas junto a governantes corruptos.

__Somos bombardeados todos os dias por radiações eletromagnéticas de maneira arbitrária, respiramos um caudo que chamam de ar, e bebemos um suco de químicos, como cloro, ácido hidroflúorsilicico, Hidróxido de aluminio, alumínio monovalente, ferro, cobre, chumbo e o escambau...Tudo porque os acadêmicos disseram que é "seguro"...Sou estudante universitário e portanto conheço o meio, essa gente não vale o que come, discriminam e mal-tratam pessoas com um ponto de vista diferente e tecem comentários demagógicos do tipo "Devemos fazer ciência para o bem da humanidade!", mas nunca perguntaram as pessoas sobre suas reais necessidades.São uns hipócritas!

__Parábens ao Linuxchix e a Sulamita Garcia, idéias todo mundo tem, mas vocês as converteram em fatos, ninguém precisa aceitar, vocês não impuseram nada. E isso é o belo.
Comentário de Prefiro não dizer para não ser...
E tu perguntou a elas? Apartheid!: Caro bebeto,
por acaso você perguntou as pessoas se uma organização para combater a discriminação onde ela é - simplesmente - quase que invisível seria algo legal?

Bem,
você pode interpretar o apartheid de duas formas. Da forma que diz que o negro é inferior e da forma que diz que o branco é superior. Mas inferior/superior? Que tal... São raças diferentes?

Então... Considerando que são raças diferentes, que o branco normalmente era mais rico (sem considerar o meio como conseguiu chegar lá) podemos dizer que o apartheid foi legítimo! Afinal, os brancos pagavam mais impostos, mereciam ter mais benefícios! Os negros menos, menos benefícios...

Aí chega uma babaquise como o Linuxchix e separa as mulheres dos homens... Faz favor... Se isso não existisse ninguém iria sintir falta. Álias, o que eu considero imoral que fique bem claro é a falta de ética da Toskinha quando fala com pessoas de opniões diferentes da dela, além de considerar uma coisa prejudicial a existência de um grupo como o Linuxchix. Por que separar mais? Poxa, gosta de rosa? Criava um grupo para fazer um desktop rosa... Sei lá, enfeitar o KDE, Gnome... Fazer tabela de menstruaçào, etc... Até aí beleza!

Mas quando chega no ponto de fazer um grupo apenas para separar... Isso é L.O.U.C.U.R.A.!

E uma coisa é ser mulher e mexer com software livre (normal), outra coisa é defender algo absurdo como o feministo (loucura). Linuxchix = feministo. Portanto, fazendo (I) = (II) .:. Linuxchix = loucura, apartheid.

Acho que vou deixar de falar da falta de ética da Toskinha, porque sempre o povo se esquece de falar do que realmente está em discussão (o apartheid). O problema é que eu fico muito triste quando vejo que tento ajudar, a pessoa não aceita a ajuda e ainda por cima me maltrata por discordar de algo, mesmo sem desrespeitar ninguém... :-/
Comentário de Necronomicon
A casa dos pernósticos: "Tanto que nimguém fica admirado com soluções técnica desse tal grupo linuxchix-br, por acaso você encontra alguém comentando, nossa, as linuxchix manda muito no code... viu a última contribuição que legal?, elas são boas mesmo né?.."

Isso é verdade, ilusão não leva a nada, mas a pequenez técnico/científica é geral, dizer que é só elas é pura maldade.

"Mais fácil você encontrar comentários em qualquer lugar como, "A bani é uma gata... a misfit também uma princesa pena q blablablalba..."

Ser geek/nerd não quer dizer necessariamente ser assexuado...


"Fazer o que, viver num país onde o presidente da República tem 4º série."

Argumento falho, FHC é dotô pela USP e olha o buraco aonde ele nos enfiou, o Lula "apenas" está completando a destruição, meu fio...diploma não implica em idoneidade moral e muito menos em boas intenções...

"É assim que valorizamos nossa cultura não é mesmo querido?
Por acaso você encontra textos de Machado de Assis, dissertando sobre cálculo numerico?, ou G. Rosa discutindo sobre Algebra linear?
Por acaso você conhece alguem formado em Administração que fez um S.O.
e escreve livros sobre o mesmo, sobre organização de computadores, redes, distribuição de sistemas?"

Aqui ficou difícil...os meu tico-teco não conseguiram descompilar...=P


"Eu conheco um matemático vulgo Bill Gates, dono de uma das maiores empresa de software, do mundo no qual boa parcela da população mundial usa. em fim.. matemático marketeiro, ah sim..."

Huahuahua...daqui uns 100 anos, os livros de história registrarão...

The art of computer programming
Author: Bill Gates
Revisor: Donald Knuth

"Muita coesão e coerência nas áreas né?
Hate Site? não distorce, queremos apenas mostrar uma face muito boa das chix que é tentar demonstrar um ser profissional que na verdade não é, devido a certas mentalidades antiética, que andam por lá :)
cursos?.. qualquer um dá..
evento? qualquer um organiza.. não teve uma menina ai que organizou um installfest? e aí, precisou das linuxchix pra divulgar? ou melhor, precisou de alguma chix para o evento? e pra isso não precisa se mutuar em um monte de escandalosa, no qual a própria lider diz: "

De tudo que já li sobre elas, nunca afirmaram que o objetivo era a programação...para fim sempre foi claro que são administradoras de ambiente Linux


""Produto Vetorial? Vetores? tem gente que acha que é a essência da computação".. mal deve saber a coitada que um bit representa um vetor, mas em fim isso nao é assunto técnico que se discuta com Sulamita Garcia, afinal de contas o negócio dela é política/informática, não computação."

Como um bit representa um vetor ?

Comentário de
apartheid?: apartheid de gênero em um grupo em que as mulheres correspondem a apenas 40% dos participantes e cujas atividades (como o curso de Perl anunciado hoje) são abertas ao público em geral? Fica difícil sustentar essa idéia sem recorrer a malabarismos...
Comentário de Nasty Chix
oh brain pipen!: 1) 40% dos participantes da onde? é toda mulher que se interessa por informática?
vamos fazer apartheid na física, matemática, forças armadas, política, onde o grupo de mulheres é baixo...

Uma coisa é o grupo ser baixo mas as mulheres não serem aceitas coisa muito dificil no nosso país, outra é o número ser baixo e as mesmas não se interessarem, ou se interessarem mas serem como Sulamitas da vida...

beijinhus ;***!
Comentário de vmedina
Não curte educação? Tenta a ficar leigo e alheio!: "__Acho academicismo uma coisa estúpidade e imoral. Francamente! Uns imbecis com tese de doutorado decidindo o que será bom pra mim no futuro, se devo beber água com fluoreto, ou comer soja transgênica."

Se quem decidisse se a sua água vai ser fluoretada e sua soja transgênica fossem pessoas com doutorado estaríamos muito mais bem arranjados.

"__Essas universidades todos os dias formam a mão de obra da MIcrosoft, "

Eu curso uma particular e boa parte dos professores estão mais interessados em usar Linux do que te ensinar a ser um MCP bonzinhoe cordial. Na maioria das instituições eu creio que eles são pelo menos neutros nisso.

Do mundo acadêmico é que sai muitas das coisas interessantes para o SL. Trabalhos produzidos e implementados que trazem inovações significativas e benéficas para a comunidade.


"Sou estudante universitário e portanto conheço o meio, essa gente não vale o que come, discriminam e mal-tratam pessoas com um ponto de vista diferente e tecem comentários demagógicos do tipo "Devemos fazer ciência para o bem da humanidade!", mas nunca perguntaram as pessoas sobre suas reais necessidades.São uns hipócritas!"

Então a sua universidade deve ser uma de "gênios malucos malvados". Só pode, por quê o que eu vejo na minha, e na minha relação com os professores, é um respeito mútuo e eles tentam sempre demonstrar coisas para nos tornar capazes para o mercado de trabalho e para a vida. Pode até ser pela minha ser bem menor que a maioria e os professores terem mais contatos com os alunos, mas tenho amigos que cursam maiores e eles não tem muito problemas com isso.

"__Parábens ao Linuxchix e a Sulamita Garcia, idéias todo mundo tem, mas vocês as converteram em fatos, ninguém precisa aceitar, vocês não impuseram nada."

Nisso concordamos! :)

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Fabio A Mazzarino
Se é pra ser reconhecido:
Brain:

Se é pra ser reconhecido, não se preocupe eu junto uma galerinha pra fazer um hate-site pra vc.

Não que odiamos vc, mas reconhecimento é uma coisa que vc merece.
Comentário de
estatística: Respondendo à sua pergunta, 40% dos participantes do LinuxChix-BR são mulheres. Acho que fica difícil dizer que há segregação de gênero aí.

Assim como não há segregação em um Centro de Tradições Gaúchas no Mato Grosso do Sul (que aceita participação de não-gauchos em seus rodeios), na sociedade Silberfluss em Joinville (que convida não-alemães para seus bailes e atividades culturais, e inclui crianças de todas as origens em suas atividades educativas), na Rede Feminina de Combate ao Câncer, no PSL-Advogados ou na Hebraica em São Paulo (que não impede pessoas de outras origens étnicas de participarem das atividades culturais e esportivas do clube).

Não é necessário ser adivinho para apostar que a diretoria do CTG do Mato Grosso do Sul tende a ser comandada por gaúchos, e o Silberfluss em geral é dirigido por pessoas de origem alemã. Mas qual é o problema de estas pessoas se associarem para perseguir objetivos comuns, procurando agregar outras com as mesmas características, em geral criando algum tipo de retorno para a sociedade, e sem segregar pessoas de outros grupos que possam ter interesses compatíveis?
Comentário de brain
Obrigado!: Dispenso a homenagem, Fabio ;-)
Comentário de Grobsch
Quero ajuda também... hehehe: Gostaria que elas ajudassem um pouco o GoblinX também, como fazem, e agradeço, o Slacklife e o Slackware-brasil... apenas um adendo fora do tema, a cada dia tenho visto mais e mais desenvolvedores desanimados... isto é curioso porque deveria ser o contrário... mas o fato é que conheço um bando de gente deseonvolvendo algo com ZERO de ajuda da tal 'famosa' comunidade...
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de Red Baron
Me sinto mais tranqüilo... : Me sinto mais tranqüilo...
Pensei que só eu achava a Sulamita, seu neo-feminismo e grosseria crônica um SACO!
E tem gente que gosta! :-)

Comentário de feraf
Reclamar é fácil, o difíci: Reclamar é fácil, o difícil é tomar a iniciativa. Esse grupo de garotas tomou a iniciativa, portanto, merecem respeito. Quanto as alegações desse site, eu considero as tão significantes quanto este site: http://www.pudim.com.br

Por favor, não deem page views para esse idiota.
Comentário de Renato
E toma mais preconceito...: Não é uma tese de doutorado ou diploma na parede que tornam você uma pessoa melhor ou destacada na sociedade ou no seu grupo social.
Teu problema pelo jeito é sério. É a segunda vez (que tenho visto aqui) você falando mau dos acadêmicos, cara vai se reciclar um pouquinho e arejar sua mente.

Radiação eletromagnética não é apenas causado pelo homem. Em todo caso se não gosta (da radiação) vista-se de papel alumínio e desligue seu computador.
Comentário de .;.,
Falsa analogia: É completamente diferente um grupo que defende um ideal, do que um grupo que segrega gênero para tal.

Você consegue me dizer que direito uma mulher tem no software livre que difere do direito de um homem? Se fosse uma causa mais lógica, mais sensata, como defender o direito das mulheres de votar, mas "LinuxChix" me soa tão idiota.

Não é auto-evidente que defender a "Tradição Gaúcha" é um objetivo mais sensato e útil do que defender um feminismo exacerbado dentro de um segmento em que não há diferenciação homem-mulher? Embora homens sejam a maioria, estuda quem quer! Nunca vi ninguem negando ajuda ou emprego pra uma mulher. Aliás, até onde vejo (sim, isso é uma evidência anedota) os homens ficam todos molhadinhos e com esperanças, quando uma garota pede ajuda. :)

Homens tem mais facilidades com exatas, isso se vê em qualquer curso. Não é só em Informática ou especificamente em Software Livre. Cursos de humanas comumente tem mais mulheres que homens. O que os biologos devem fazer? Um BioMasculous? Não tem sentido!

Independente da porcentagem dos participantes do site, há segregação de gênero sim! Entre no site! Ele é rosa, tem frases feministas e coisinhas femininas! Isso não é segregar? A diferença é que existe a ilusão de que isso não ocorre, já que homens na informática são a massiva maioria e logo serão maioria em tudo que esteja relacionado a informática.

Respondendo sua pergunta, que não foi feita pra mim: O problema é que a linha do "lutar pelos direitos do grupo X" (que nesse caso nem tem direito algum) e do preconceito, são tênues, por isso deveriam ser evitadas. De certa forma, pode ocorrer o inverso do esperado. Alguem pode ficar nervoso com tanto feminismo (eu particularmente tenho nojo de tantas segregações inúteis), e gerar preconceito homem-mulher, que até então, era nulo.
Comentário de
??: Não, eu não saberia te dizer se há alguma diferença de direitos, espero que não haja. Mas isso não é suficiente para eu achar errado que elas se organizem para afirmar isto, ou para fazer alguma coisa em prol do software livre, principalmente se neste processo elas não segregam a participação masculina.

Você esperaria que um site de um grupo tradicionalista gaucho não fosse decorado com motivos típicos do RS? Ou que a lista do PSL-advogados não falasse em jurisprudências e cláusulas pétreas? Eu acho muito natural que o material produzido por um grupo qualquer reflita as características deste grupo. E acho bem complicado o salto necessário para tentar caracterizar isso como segregação.
Comentário de .;.;
Ainda com falhas analogias: O problema de um grupo se unir para afirmar que não existem diferenças entre gêneros, onde de fato elas não existem, não é um problema. Só começo a ver problemas quando esse grupo se une e afirma algo que ninguem duvida! Isso gera preconceito, um preconceito inútil, diga-se de passagem.

Usei a decoração do site como exemplo do feminismo que está contido lá. Não disse que um site feminista deva ser azul :) .

Embora seja tentador dizer que não há segregação por conta da participação masculina, isso não é verdade. Ok, fico "feliz" que o LinuxChix aceite homens feministas, mas isso não tira a idéia sectaria contida no site.
O incentivo à mulher do uso do software livre é tão infundado quanto eu incentivar apenas homens a fazerem parte do Green Peace.

Também falei do conteúdo do site como evidência do conteúdo feminista dele, não que ele devesse falar de outra coisa :) . O problema é que feminismo (e todos os outros 'ismos') gera segregação e preconceito, quando são aplicados onde são desnecessários.
Comentário de .;.;
Errinho de portuguÊs: Só um errinho de português, no final: "quando é aplicado onde é desnecessário". :)
Comentário de .;,
Incrível que seu comentário: Incrível que seu comentário seja censurado e o do bebeto seja 'selecionado'... E olha que discordo de ambos sobre a LinuxChix.

Essa é a lógica bizarra de alguns leitores do BR-Linux.
Comentário de brain
comum: Acho que o agrupamento feminino em torno de determinadas atividades onde o público masculino é maioria absoluta é bastante comum. Lembro agora de torcidas femininas de futebol, agremiações femininas associadas a partidos políticos conhecidos (geralmente como o nome de Pxx-Mulher, onde Pxx é o nome do partido), e até mesmo organizações como as Filhas de Jó.

Não é só com o público feminino que isto ocorre. mudando o enfoque para classificação por faixa etária, encontramos as torcidas jovens, as agremiações juvenis associadas a partidos políticos conhecidos ("Juventude do Pxx"), e até mesmo organizações como a ordem De Molay.

Eu acho que facilitar o acesso de pessoas de qualquer estrato ou grupo é do interesse de todos, e se uma parte da comunidade se sente mais feliz atuando em um conjunto coeso aproximado por características em comum, é bom pra elas também. E parece que vem funcionando, e nem notei alguém sendo prejudicado. Pelo contrário, há benefícios bem evidentes...
Comentário de bebeto_maya
Simplismos estúpidos: Caro, Renato...

__Poderia moderar seu comentário, mas não vou fazê-lo...Continue no seu continho de fadas, você está revoltado, unicamente porque toquei em sua ferida.Isso é normal,mas não racional...Não GENERALIZEI, existem bons acadêmicos, mas em geral, a maioria é de ruim para péssima...Não só no sentido técnico, mas no sentido ético e humanista.

"É a segunda vez (que tenho visto aqui) você falando mau dos acadêmicos, cara vai se reciclar um pouquinho e arejar sua mente."

__Você me conhece? Não.Estudo e me reciclo diariamente, falo do conhecimento de causa, mas você não sabe quem sou...Como é meu grupo social...Se quer que eu pare de falar sobre a frieza metálica dos acadêmicos, talvez por ser um, sente e espere, porque não vou fazê-lo...Tenho liberdade de expressão, garantida constitucionalmente.Portanto seria bom pensar um pouco antes de falar para mim. Mesmo porque você não é psicologo e se o for, está praticando exercício ilegal da medicina.

__A radiação magnética emitida pelos computadores é mínima, em geral uma tela simples é suficiente para detê-la...A radiação gerada por aparelhos microondas e celulares é sabidamente cancerigena, porque suas ondas são curtissimas, as ondas de rádio são inofensivas...Lógico que como tal qual um "bom acadêmico ruim", você usa de arrogância para me desqualificar e apela a simplismos que "enganam bem".

PS.: Responda a mensagem na mensagem, se quer ser levado a sério.

Bom final de semana!
Comentário de nemesis
e daí?: linguagens de programação *são* -- veja só! -- linguagens!

As categorias de linguagens definidas pelo famoso linguista Noam Chomsky são até hoje ensinadas em teoria da computação e formam a base teórica para compiladores e interpretadores em geral...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
zzzzzzz: tarde lenta de domingo, hein?... :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de bebeto_maya
Não estou justificando a ignorância.: __Não estou criticando o conhecimento, mas a deturpação dele, que é muito frequente nas universidades, mas isso varia de curso para curso...Obviamente, por ter exposto pontos de vista tão extremos, acabei mechendo com "paixões". Mas via de regra, o academicismo é idiota, porque suprime o diálogo e a criatividade.

__Doutorado não signigfica nada, sabemos que cientistas têm gostos particulares e isto influencia diretamente no conteúdo explicitado...Acredito na ciência como ferramenta de escolha e não de imposição.Senão vamos virar nazistas...Sabemos também como a ciência sofre por interesses políticos, e pessoais e isso não pode ser negado. E que ,também, esses fatores acabam escrevendo os livros que lemos nas escolas e damos a nossos filhos,(você já viu como são ruins nossos livros didáticos?).

__Hoje a situação está um pouco melhor, mas quatro anos atrás, no Brasil, ciência da computação era trabalhar com ides da Microsoft, programas em DirectX, e, para os mais exóticos, JAVA...E os professores achavam que isso era o correto.

__Passaram cem anos nos empurrando mercúrio no Merthiolate, amálgama dentário e no Mercurio Cromo. Sabe por que? Porque a soberba academicista dos médicos, químnicos e cientistas vinha com aquele papo de "só a dose faz o veneno", quando se deram por conta de que pessoas adoeciam, por "comer" mercúrio, como quem não quer nada, tiraram a substância do mercado.

__Esse é o academicismo imbecil de que falo, aquele que padece da falta de humildade e que acaba prejudicando milhões de vidas.

__Quer mais? Vide DDT, um organoclorado cancerígeno, minha avó conta com nostalgia da época em que se negava a receber O "fumacê" em casa e era chamada de "ignorante", duas décadas depois a substância foi proibida, os cientistas cairam na real...E tome academicismo.

__Não vou entrar no tópico Talidomida...

__Prefiro as bibliotecas que as acadêmias, lá você reune os dados e tira suas próprias conclusões. Sem os vícios dos professores soberbos.

__Não estou justificando a ignorância, muito pelo contrário, ela é o combustível da submissão que abomino.Mas por favor, interpretem corretamente minhas palavras.

Grato.
Comentário de Prefiro não dizer para não ser...
.;., praticamente deu a minha resposta: bem, eu tava pensando ontem a noite justamente nisso!
Se o Linuxchix não existisse (ou fosse uma organização apenas para enfeitar as coisas, digamos, criar temas rosas para o KDE, Gnome, fazer algum programa de fofoca, hahaha, a fofoca é brincadeira...) as mulheres estariam integradas ao software livre como já estão ou mesmo de forma melhor.

Por quê?
Uma comunidade feito o Linuxchix forma vários indíviduos com pensamentos diferentes:
1) os preconceituosos (acha que a comunidade é feminina não quer nem ver e fala mal sem conhecer)
2) os discriminadores (é anti-mulher (eu diria gay sem noção) acha que o que o grupo faz é pouco, ou sei lá o que, e trata de discriminar as chixes e até mesmo as mulheres que não participam disso)
3) os que querem ficar mais perto das mulheres e chegam a falar absurdo ou apoiar cegamente o Linuxchix, alguns devem ficar por lá só por causa da maior relação mulher/homem
4) os contra um grupo assim por achar que é um grupo que causa segregação. Normalmente esses (o qual eu me incluo) são vítimas de preconceito e discriminação. Preconceito porque se eu disser que sou contra o Linuxchix tem gente que vai logo olhar feio para minha cara. Discriminação porque mesmo se eu me explicar um povo sem noção e cego vai me colocar lá embaixo e me tratar como um discriminador...

Certo, brain, pode não existir uma segregação bem determinada. 40% mulher, maioria homem... Mas continua existindo. Imagina que desses 40% de mulhares, 75% não participa de mais nenhum outro grupo. E 80% não se movem em nada fora ou mesmo dentro do Linuxchix (o que? Você realmente acha que os 100 que estão no #debian-br na freenode agora contribuem no Debian? Se achar, diminua esse percentual para o que achar a realidade, eu apenas escrevi uma hipótese). Então, isso não é segregar? Você quando entra em um grupo Você pode argumentar que não porque há homens lá. Mas, e fora do Linuxchix? Ou será que todo homem deve participar dele?

Feminismo é algo perigoso.
Comentário de Não aguento a Toskinha
Também me sinto, mas infelizmente...: Infelizmente tem gente que parece não ser contra o neo-feminismo e grosseria dela, mas ser contra mulher... E isso acaba nos fazendo (nós que somos contra esse neo-feminismo e grosseria) vítimas, álias, por isso escondo minha identidade...
Comentário de
Ainda que fosse verdade: Ainda que fosse verdade, e um grande percentual dos participantes do grupo "X" não participassem de nenhum outro grupo, mas esse grupo "X" tivesse iniciativas e atitudes favoráveis ao desenvolvimento ou divulgação do software livre, qual seria o prejuízo? Contra quem? Não é algo bom que eles participem do grupo "X", se o grupo "X"faz algo de positivo? Quantos outros grupos no Brasil fazem tanto ou mais que o Linuxchix? E quantos fazem menos? Estes que fazem menos não deveriam ser extintos antes, se a questão é essa? Ou no caso destes, você assume que as pessoas que participam deles tendem a participar de outros grupos também?

Já saquei que você (e mais 2 pessoas que se manifestaram também encobertas pelo anonimato) prefeririam que o Linuxchix-BR não existisse, e vão apresentando uma grande gama de hipóteses para tentar explicar a razão. Eu acredito que uma forma prática de conhecer o valor de uma árvore é pelos frutos, e tenho visto as Linuxchix fazerem bastante pela divulgação do software livre aqui no Brasil. Não tenho nenhuma razão para lamentar a existência delas, independente de compartilhar ou não de todas as ideologias delas.
Comentário de .;.
comum é, mas seria melhor se não fosse.: Sim, não discordo de forma alguma que é comum. Mas, como estou tentando dizer, isso deveria ser evitado pelos motivos que já expus. O problema não é só da LinuxChix.

Juntar grupos é interessante, mas até que ponto? Particularmente, não veria nenhuma utilidade em um grupo de profissionais de software livre que são contra o a.b.o.r.t.o... (incrível... essa palavra foi pega pelo sistema do drupal como spam).

Mesmo que o LinuxChix traga alguns benefícios, duvido que essses benefícios só viriam a tona pela LinuxChix. Quais objetivos que o site promove e que só assim trariam os benefícios atuais?

Também prefiro não só olhar uma comunidade pelos benefícios, prefiro olhar de todos os ângulos.
Comentário de .;.
Na verdade, "celular dar cân: Na verdade, "celular dar câncer" é sabidamente um hoax. Até onde sei, nenhum estudo sério concluiu que o uso prolongado de aparelhos celulares causa câncer.
Comentário de Prefiro não dizer para não ser...
Brain, é o següinte... O Li: Brain, é o següinte... O Linuxchix existindo faz com que as mulheres se agrupem nele. Agora te pergunto, qual seria o melhor? 50 mulheres reunidas na comunidade virtual Linuxchix ou 50 mulheres espalhadas pelo Brasil e cada uma ativa no seu PSL-Estado?

Claro que PSL-Estado! Um PSL-Estado pode trazer muito mais benefício que um grupo para reunir mulheres em todo um país... Afinal, o PSL-Estado tende a ser bem mais unido que um grupo que abrange todo o território nacional...


E se eu já participo de um grupo eu estou menos propenso a participar de outro. Oras, sou um ser humano. Unm, ao menos eu acho que não sou nenhum computador quântico... Será que tou errado? :| Eu não seria capaz de participar ao mesmo tempo do desenvolvimento do XFCe, Fluxbox, Gnome, KDE, Linux, Firefox, Audacity e, de quebra, fazer contribuições regulares na Wikipédia!

A minha tendência é me ocupar em apenas um deles, me especializar...
No máximo participar de mais um ou outro, com menor freqüência...

Essas minhas hipóteses não são os motivos de achar que o Linuxchix deveria não existir. Se fossem eu seria contra, mas não tanto (exceto pelo fato de considerar um apartheid).

O que me leva a ser contra é que ele é assumidamente um grupo feminista e eu sou contra feminismo e machismo.

Se o ideal é vivermos juntos por que vamos nos separar? Há problemas? Vamos resolver juntos, não criar grupos específicos para resolver os problemas. Em um mundo ideal os problemas seriam resolvidos juntos ou separados?

Não estou falando que o Linuxchix faz pouco ou muito, apenas falando que ele é algo que não deveria existir ou, ao menos, não existir com esse fundamento feminista. Eu posso até partilhar com parte das idéias dele, mas a idéia principal (feminismo, incluindo apartheid) me faz repugná-lo.
Comentário de vmedina
Cara, tudo que você expõe n: Cara, tudo que você expõe no primeiro parágrafo seja em mais do que, digamos, 10-20% dos corpos docentes de todo o país. Eu fiquei sinceramente ofendido pela crítica, pois atacar uma coisa tão importante baseado numa parte tão pequena de um universo imenso é injusto. Desculpe se ofendi.

"__Doutorado não signigfica nada, sabemos que cientistas têm gostos particulares e isto influencia diretamente no conteúdo explicitado...Acredito na ciência como ferramenta de escolha e não de imposição.Senão vamos virar nazistas...Sabemos também como a ciência sofre por interesses políticos, e pessoais e isso não pode ser negado."

Mas a metodologia científica está aí para isso. Ela permite que você teste e compare os resultados em escala mundial. Será que isso não basta?

"__Hoje a situação está um pouco melhor, mas quatro anos atrás, no Brasil, ciência da computação era trabalhar com ides da Microsoft, programas em DirectX, e, para os mais exóticos, JAVA...E os professores achavam que isso era o correto."

Quem abrir o Jornal O Globo, do RJ, vai se deparar com um convite da Estácio de Sá para um evento chamado "mulheres no mercado de TI", se não me ffalha a memória, que trás uma palestra dizendo que a MS é a que mais da oportundade para as mulheres no mercado. Esse tipo de coisa realmente é má.

"__Esse é o academicismo imbecil de que falo, aquele que padece da falta de humildade e que acaba prejudicando milhões de vidas"

Mas esse tipo de coisa normalmente ocorre fora das faculdades. A maioria dos professores que eu tive aula estão felizes em desafiar noções e estimular a quebra de paradigmas. Talvez não seja em todas, mas não creio que na maioria isso não ocorra.

"__Prefiro as bibliotecas que as acadêmias, lá você reune os dados e tira suas próprias conclusões. Sem os vícios dos professores soberbos."

Mas nas bibliotecas não há supervisão. Muitos professores apontam caminhos para alunos e os deixam com liberdade para seguir se quiser.

"__Não estou justificando a ignorância, muito pelo contrário, ela é o combustível da submissão que abomino.Mas por favor, interpretem corretamente minhas palavras."

Tá, mas o esclarecimento ocorre largamente também em faculdades, as vezes a sua experiência não é padrão.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de bebeto_maya
Mal uso da metodologia científica!: __Se fosse em 10 ou 20% seria ótimo! VOcê não leu o que postei...Quebramos paradigmas na área de tecnologia, mas facilmente...Trabalho na área de artes e não consigo quebrar o paradigma de que no computador se faz arte também, e isso em grande parte das universidades.80% dos professores e colegas meus acham que arte no computador é uma coisa interessante, porém inferior...Portanto, ao meu ver, sua teoria está errada.

__Você não quebra o paradigma quando há uma crença embutida...No passado médicos arrancavam dentes de seus pacientes para curar reumatismo...Muitos cientistas se opuseram, mas a soberba do establishment científico, (ou pseudo), fez com que uma pratica bruta durasse 100 anos para ser banida...É o caso semelhante ao mercúrio que citei.

__Mas como disse, existem excessões, e me parece que você está em uma...Mas o que vejo é que a maioria das Universidades não liga para código aberto, e não incentivam a inventividade...O que fazem é remoer a mesma literatura de sempre e abaixar a cabecinha.

__Desculpe, mas depois de sofrer o Diabo com os "magistrados" prefiro ma abster de falar que são bons...

"Mas a metodologia científica está aí para isso. Ela permite que você teste e compare os resultados em escala mundial. Será que isso não basta?"

__Mas é exatamente dela que estou falando. Quando querem adulterar dados, cientistas que gozam de uma visão ou postura corrente, usam a metodologia científica, que é correta, e adulteram os dados...Seja por amarem suas praticas ou por simples interesse, até mesmo financeiro...Cara, veja o que está acontecendo com a AIDS, as universidade contribuem com pesquisas para cura do HIV, mas são financiadas por laboratórios farmacêuticos que não querem curar a AIDS. Pra quê? Um doente pode consumir remédios por 20 anos...Sabe quantos médicos criticam essa postura dos laboratórios : 1%.

__Obviamente se você faz as coisas certas, não tem com que se preocupar...Mas eu, que sou honesto e sincero, não confio nos meus professores, com excessão de 1 ou 2.
Comentário de bebeto_maya
Vai nessa...Use bastante!: __Em que mundo você vive? Vários médicos e cientistas comprovaram que celular pode causar câncer no nervo auditivo, certamente não é do interesse da indústria...Mas se você acha que não...Use a vonteade.

__Isso já foi matéria em várias revistas e jornais, inclusive Nature.E estudos "sérios" foram feitos até na Universidade de Harvard. Um estudo para ser sério precisa ser publicado, e esses foram.

__Não a toa médicos sugerem o uso de fones de ouvido, para diminuir a passagem de microondas que podem penetrar na caixa craniana...É o principio precaucionista.

__Muito cuidado com Hoax, pois nem tudo é Hoax assim como nem tudo é verdade.Obviamente eu uso celular, mas não em excesso.
Comentário de Arthur Alceu Ataliba Ávila
Spinach site: Se essa besteira chata de poeira cósmica não for embora logo, eu mesmo vou tratar de criar um spinach site pro Augusto já já.

Mas o meu vai ser spinach site - site de espinafrada - porque esse papo de ódio é coisa de bicha má. Aaaaaai, que ódio! Cruzes!
Comentário de Hugo
Um bit pode representar até: Um bit pode representar até uma cochinha de frango com catupiri se eu achar que essa abstração é útil para eu alcançar meus objetivos... acho que o cidadão foi meio infeliz ao afirmar que 1 bit é um vetor e ponto final.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Prefiro não dizer para não ser...
bebeto, : bebeto,
a quantidade de radiação emitida por um telefone celular é relativamente baixa...

Não há um cientista que diga que ela causa, ela pode até causar. Mas não há nenhum estudo que diga isso.

A anos atrás não sabiamos da presença de várias substâncias em outras... Agora sabemos. Ela é culpa da poluição ou já existiam e só sabemos devido ao avanço tecnológico? Ou seja, não sabemos ainda, mas vai que cause...

Por isso alguns dizem para o povo ser cauteloso, outros dizem que não precisa de nenhum alarde, etc...

Isso d-e-f-i-n-i-t-i-v-a-m-e-n-t-e não escondido por transnacionais.

Quanto ao software livre isso é bem relativo... Depende das faculdades e, principalmente, dos seus alunos e professores...

Não seja cético a esse ponto.
Comentário de espardo
ô...: e a noite também...

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de .;.,
Já saquei que você (e mais: Já saquei que você (e mais 2 pessoas que se manifestaram também encobertas pelo anonimato) prefeririam que o Linuxchix-BR não existisse[..]
Espero que você não esteja falando de mim. :)

Se for, que coisa feia! Diferir um ad hominem para tentar provar um ponto de vista é algo torpe e indigno, principalmente quando seu leque de argumentos fica comprometido. Procurei te respeitar a discussão inteira, só expondo pontos de vista... Aliás, tentei usar o mínimo possível de achismos, como não dizer que os homens que frequentam o LinuxChix são "baba-ovo" das mulheres...

Nada pessoal contra o LinuxChix, nem conheço essa tal de "Toskinha" também, e se conhecesse, não teria porque ofende-la aqui (como não fiz), só tenho algo contra segregações *istas. O esforço usado pra esse tipo de grupo poderia ser empregado de forma mais inteligente com resultado maior se não procurassem fazer um site rosa.

E por último: Fico no "anonimato" (como se alguem aqui não ficasse...) porque não concordo com o sistema de moderação do site. Não me cadastro porque certamente teria meus comentários censurados, e não por serem ofensivos, mas por irem contra a idéia de alguns usuários cadastrados.

E se não for, não leia as frases acima. :)
Comentário de .;.;
Se foi publicado, pode me mos: Se foi publicado, pode me mostrar a publicação? :)

Sinceramente, esse papo de "a indústria não quer que você saiba" não me ilude. Isso me lembra alguns comentários que o desodorante é que causa o mau cheiro na axila, ou que a AIDS não é causada pelo HIV e tudo isso é lobby de indústrias farmacêuticas.
Comentário de vmedina
"80% dos professores e colega: "80% dos professores e colegas meus acham que arte no computador é uma coisa interessante, porém inferior...Portanto, ao meu ver, sua teoria está errada."

Eu acho que me posicionei em termos nacionais. Se não expliquei isso, erro meu.

Me posicionei tb achando que vc era de TI. desculpe! Arte é meio assim mesmo, tem mais preconceitos que um setor que é mais dinâmico. Porém orgulhe-se, você é pioneiro como tantos outros. Não fique mal por ele estar falando besteiras da sua arte. Muitos outros artistas já foram desprezados para depois serem admirados.

"__Mas é exatamente dela que estou falando. Quando querem adulterar dados, cientistas que gozam de uma visão ou postura corrente, usam a metodologia científica, que é correta, e adulteram os dados..."

Se adulteram, os dados não podem ser repetidos, logo não tem validade. Se não é possível replicar, é por quê é falso.

"_Obviamente se você faz as coisas certas, não tem com que se preocupar...Mas eu, que sou honesto e sincero, não confio nos meus professores, com excessão de 1 ou 2."

Já pensou em mudar de faculdade?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de bebeto_maya
Celular é potencialmente cancerigeno SIM!: __Por favor, não seja tendencioso jogando tudo no mesmo saco de gatos, porque assim você gera confusão.É como a teoria de que "a dose faz o veneno" que se deturpada, joga tudo no mesmo saco de gatos de que falei.Nem tudo é teoria da conspiração.

__Bom, na Suécia, em meados de 2002, descobriram que muitas crianças tinham Déficit de atenção e distúrbios neurológicos...Quando cientistas sérios investigaram, descobriram que, nas escolas primárias 90% delas tinham algum tipo de aparelho celular, e que as "microondas" eram a causa dos distúrbios, pois tais ondas têm um comprimento de onda muito curto, eu estudei eletrônica e telecomunicações e sou formado pela Escola Técnica Redentorista, e sei disso, e tinham grande facilidade de ultrapassar a caixa craniana fininha delas, provocando alguns distúrbios...Não foi comprovado, inequivocamente, que causa câncer, mas o princípio precaucionista, largamente adotado por ecologistas, mandou as operadoras construir aparelhos mais isolados...E se você acha que a ""radiação"" é muito fraca, releia os estudos...Façam vocês mesmo as pesquisas.

__Isso NÃO é hoax, foi muito intensa a polêmica até recentemente, e japoneses desenvolveram umn isolamente melhor para os telefones...Não misturem radiação com "micoondas" e teoria da conspiração, porque não
vou mais responder se houver deturpação.

__Celular pode ser cancerigeno sim.
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI618356-EI4796,00.html

__Outro texto:
FONTE:: Téléphones Cellulaires Danger? Marco Pietteur, Bélgica

__Obviamente não vou deixar de usar celular por isso, porque é muito subjetivo, agora se você não acredita, problema dos seus filhos, infelizmente. Negar a verdade me parece estúpido:

__Dica de busca no Google:
Celular+saúde
__VOcês receberão muitos estudos, uns positivos e negativos. Se você acha que a indústria diz sempre a verdade, problema seu, também. Mas ninguém quer deixar de vender celular ou ter que pagar indenizações milionárias...

__Não gere confusão, com analogias falsas!OK? Isso é falacioso.

Abraços.
Comentário de bebeto_maya
Celular pode Fazer MAL, sim! Aqui estão os tópicos!: __Respondi lá embaixo e agora aqui.

"Sinceramente, esse papo de "a indústria não quer que você saiba" não me ilude. Isso me lembra alguns comentários que o desodorante é que causa o mau cheiro na axila, ou que a AIDS não é causada pelo HIV e tudo isso é lobby de indústrias farmacêuticas."

__Não deturpe as coisas, seu argumento foi falacioso, você mistura alhos com bugalhos e gera confusão.Uma coisa não exclui a outra...A questão do HOAX tem sido usada até para destruir a verdade, o HOAX está virando o argumento preferido por mentirosos de esquerda e direita.Acredita na indústria? Vá em frente...Mas eu desconfio, saudavelmente.Sem paranóia, porque tem coisas boas e ruins.

__Quer provas? Não posso dá, ninguém pode, inequivocamente, mas é altamente sugestivo, pois não existe valor absoluto em ciências biológicas...Algo que te faz mal, pode me ser benéfico, por exemplo.Mas existe o principio precaucionista, que fala que a ausência de certeza ciêntifica não deve ser usada como argumento favorável. Este argumento é legitimado por instiuições científicas e visa proteger o meio-ambiente e as pessoas que nele vivem.

Leia os Links, ou faça um pesquisa:
"Celular é ameaça à saúde infantil, dizem médicos"
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI618356-EI4796,00.html
"Telefone celular dá câncer?"
http://www.instrutec.com.br/dicas/celular.html
TELEFONE CELULAR Amigo ou inimigo?
http://www.watchtower.org/languages/portuguese/library/g/2005/2/8b/article_01.htm
"Celular prejudica a produção de esperma"
http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_exibe.asp?cod_noticia=1534
__Regulamentação da implatação de torres, aplicação do principio precaucionista que citei.
http://www.meiobit.com/arq/006825.html
Outro Link:
http://www.netmarkt.com.br/noticia2005/5928.html

__São sites sérios...Muitos médicos vão dizer que não há estudos, mas não há porque não leram. E existe a questão do interesse..."Eu uso, meus pacientes usam...Então é melhor não gerar pânico."

__A questão é que de fato não há motivo para pânico, entretanto os próprios cientistas advertem que é bom usar o aparelho adequadamente e somente quando necessário...Assim como eu faço...Sem etremismos, do tipo: "pode usar a vontade".
Comentário de Patola
Método Científico: Publicação: Em ciência, existe o protocolo de publicação de artigos em algumas poucas revistas centralizadores (mais respeitadas: Nature e Science) que têm o expediente de peer-review, a revisão do artigo meticulosamente feita por outros cientistas. Portanto, esqueça notícias comuns de sítios como Terra/Uol ou até mesmo sítios de divulgação científica: uma teoria científica ou interpretação de dados só é considerada "séria" quando é publicada nessas revistas e é esse tipo de referência que você precisa.
Comentário de Patola
De novo: Bebeto, não cite terra e sítios de notícias comuns como confirmadores de dados científicos. Eles não são... o correto mesmo é colar algum artigo peer-reviewed da Nature ou Science.
Comentário de troll
bigua = user da brasnet : bigua = user da brasnet
precisa falar algo mais ?
Comentário de Matator de trolls
E o que isso tem a ver?: E o que tem a ver ele ser da brasnet?
Agora acho que foi infeliz em seu comentário, Na brasnet você encontra varios canais de ajuda em linux e de distros que realmente ajudam, diferente de canais da freenode onde você já entra e dá de cara com um topico "Aqui não é canal de ajuda" ou então "use o google e se vire"...
Comentário de brain
ad hominem?: fe eu nem consegui identificar qual parte que você considerou um ataque ad hominem. Eu identifiquei uma característica em comum entre os 3 ativistas anti-linuxchix que encontrei, mas não tentei usar isto para invalidar o argumento de ninguém. Usar pseudônimo é previsto nos termos de uso do BR-Linux, inclusive. Mas também há quem não tenha problemas em associar seu nome às suas idéias, felizmente.
Comentário de Toskinha
Não funciona assim: Você vive insinuando que eu sei quem você é, e eu já disse que vc pode ser gente demais, e que eu não me importo quem você seja. O simples fato de você não ter peito para dizer quem é já me desinteressa. Apesar de todo seu esforço pra chamar atenção e tentar desesperadamente que eu descubra quem você é, isto pra mim não faz a menor diferença.

Fazer pouco ou muito, é um peso de cada um. Eu acho que eu faço muito, se eu for contabilizar as horas por mês que eu gasto com trabalho não remunerado em torno disto vai muita coisa. Já disseram que o Tosatti fez só uns patchezinhos e mais nada, já disseram que o Linus só fez um kernel, já disseram que o Morimoto só traduziu uma distro(como se isto fosse pouco trabalhoso ou sem valor). Vendo por este lado, então acho que no fim ninguém faz nada, e vamos é fechar a bodega pq estamos perdendo tempo.

Felizmente, tem muita gente sensata que sabe reconhecer o trabalho e esforço alheio, porque muita gente já se beneficiou, já teve seu emprego salvo pela ajuda em listas, em documentos, por mail, ou simplesmente se sentiram acolhidos. Afinal, tomar conhecimento de uma tecnologia e um movimento que se apresenta como "revolucionário e em prol do conhecimento da humanidade", e depois ser recebido da forma como conhecemos, é desanimador para muita gente. E além do mais, sendo uma comunidade livre, cada um faz o que acha melhor. Ou apenas código para você é válido?

E por último, infelizmente, tanto para você como pra mim, o Linuxchix existe e tem seus motivos. De tempos em tempos é lançado um argumento novo que até ajuda o grupo a estudar e se empenhar mais, como o que mulheres não contribuiram para a historia dos computadores e apenas estavam reivindicando um espaço que não tinham direito, que não existiam mulheres na computaçao, entre outros. Este seu argumento é velho. Pelo contrário, se não houvesse o Linuxchix a participação feminina seria, como era, imensamente menor. As mulheres raramente são recebidas com naturalidade numa lista ou forum. Ou os caras acabam brigando entre si para quem consegue mais atenção dela, quem é mais prestativo, ou ela encontra piadinhas ou ofensas diretas. Se o Linuxchix não existisse, não só ela mas muitos homens também teriam desistido do Linux e toda a comunidade sairia perdendo sem as contribuições que eles fizeram/fariam. Talvez seja da vontade mesmo de alguns que isto vire só um clubinho fechado. Mas de qq forma, o Linuxchix foi muito importante para que elas tenham apoio para contribuírem para outros projetos, apesar de toda a carga contra. O dia que a igualdade existir, não precisaremos mais do grupo. Nem digo o dia que aprendermos a respeitarmos aos outros, porque para isto o mundo precisaria mudar. A mentalidade no Brasil, então, nem se fala.

Agora, achei que você estivesse falando sério. Quer dizer que Linuxchix dispersa energia e PSL é um bom projeto? Olha, minha vez de perguntar: posso saber o que é que eles fazem? Espero que os 538 PSLs espalhados no país tenham feito alguma coisa. Pelo menos bem mais que o Linuxchix, afinal, é um só grupo inserido numa minoria.

Eu realmente não entendo porque vocês se importam tanto com o fato de um grupo se reunir para se apoiar, anyway. Nunca foi dito que o objetivo era produzir código, era criar mais uma distribuição ou qualquer coisa do gênero. Nunca prejudicamos nem tiramos a vaga de ninguém, muito pelo contrário, ajudamos muita gente a se firmar na carreira. Vocês é que deviam pensar no porque se incomodam tanto. Atrapalha o que na vida de vocês? Por que, porque apenas mostra que tem gente que faz, que se importa com os outros, com compartilhar conhecimento, que arruma o que fazer para construir algo bom? Ou um grupo que tem reconhecimento pelo seu esforço incomoda tanto assim?
Comentário de KernelHacker
Contribuições: Concordo. Curso, evento, artigos, qualquer um faz.
Já mudar o formato dos comentários no código do kernel é um trabalho muito mais valoroso!!!!!!!!! Como é que você não está na capa do InfomediaTV??????????
Que injusticia!!! Pelo menos você tem seu nome no kernel né? Que tal um curso de portugues também????
Comentário de patrick
Karolinska Institutet: Bebeto, não cite terra e sítios de notícias comuns

O Karolinska Institutet fez um estudo, noticiado pela BBC, que sugere que o uso do celular de maneira continuada (por mais de 10 anos) pode quadruplicar os riscos de tumores no ouvido. O Karolinska Institutet participa, anualmente, da escolha do prêmio nobel de medicina.

Mas, quem preferir, pode varrer essa informação para debaixo do tapete.

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de Prefiro não dizer
Não é bem assim: Certo,
talvez você realmente tenha muitos inimigos e gente que não gosta de você...

"O simples fato de você não ter peito para dizer quem é já me desinteressa."

Tenho mesmo não! Sabe o problema? É que um monte de gente iria me tratar mal simplesmente por eu dizer que sou contra o Linuxchix. Se eu falar uma vez só, beleza. Elas me olham mal. Mas se eu falar muito eu vou ser massacrado. Concorda?

Não falei em se o Linuxchix e/ou suas integrantes faz pouco ou muito. Falei que ele por não ter um objetivo sério (já que in my humble opnion praticamente não existe discriminação e preconceito na área da informática) vocês fazem menos do que a capacidade real de fazer, já que se ocupam com algo sem motivo de existir.

Não falei em que só se contribue escrevendo código. Falei desenvolver, ok. Mas não tirei daí tradução, etc. Afinal, se isso não é desenvolver é o que? Não quis dizer que vocês fazem pouco ou muito, quis dizer que se o Linuxchix não existisse fariam mais (provavelmente).

E eu estou dizendo que o trabalho bom de vocês não é reconhecido? Ë sim. Mas o ruim estraga, estraga e muito. O ruim = o Linuxchix existir com os ideais dele e fazendo o apartheird.

A participação seria imensamente menor? Você pode até estar certa, mas não que esteja. Por que diz isso? O que vocês fazem não é agrupar mulheres que de alguma forma tem contato com o software livre [numa espécie de clube da luluzinha]? Se ela não tiver contato com o seu grupo e tiver com o software livre e gostar ela vai atrás do mesom jeito... Certo, até admito que no Sudeste vocês possam ter alguma importância para atrair, mas ainda assim eu não vejo o Linuxchix com bons olhos.

Sobre os homens brigarem entre si, nunca vi isso... Mas acho que pode ser verdade. Afinal, isso é do instinto humano (ainda que não seja o ideal). Sobre a mulher ser mal-tratada, eu acho que isso só acontece no submundo (o mesmo onde você encontra fóruns de lamers, etc) e apenas quando os homens têm "womanfobia" ou a acham feia.

Não acho que ninguém estaria desistindo... Certo, é desagradável "só ter homem", mas se sobreviveu assim até agora... E os outros países que não possuem isso? Aí que tá um ponto importante: será que o Linuxchix não faz as mulheres estarem juntas nesse grupo e não se espalharem ainda mais em outros projetos?

"O dia que a igualdade existir, não precisaremos mais do grupo."
Ainda bem que você pensa isso! Eu fico mais calmo em saber... Mas eu acredito que o melhor caminho para esse "dia ideal" é se desfazer mesmo que seja aos poucos. Por exemplo, exércitos... Se não existissem não haveria o motivo para os mílicos falar da "necessidade" dele existir. Então por que não começar logo com tratados para diminuir o poder mílico dos exércitos (já que eu sou o único doido que quer que ele acabe do dia para a noite)? :)

Não estou falando nem que um seja bom nem que outro não seja. Conheço pouco o PSL, apenas usei como exemplo. O Linuxchix pelo que vejo faz tanto coisa boa quanto ruim. A boa? Contribuir como contribui para a comunidade ué... A ruim? Acaba separando as mulheres (que já são poucas) dos homens. Você pode dizer que eu posso me unir ao Linuxchix aí vou ter mais contato com elas, certo? Mas Ciclano não se interessa nisso, o que ele se interessa (por exemplo) é VI e Emacs...

O que eu me incomodo principalmente é com a separação entre homens/mulheres que o Linuxchix causa. Uma vez que a tendência é as pessoas "se especializarem". Ou seja, estar em um ou outro grupo...

Eu pensava que você era uma monstra, mas agora vi que o que parece é que está andando pelo caminho errado e quer por que quer provar que ele é o certo.
Comentário de Prefiro não dizer
bebeto, entenda...: bebeto,
toma cuidado com o sensacionalismo.

A superinteressante iria falar que causa câncer... Porque é uma revista ridícula..

Como Paçoca falou... existe uma coisa chamada método científico...


Os níveis de radiação do celular são baixos. Não há ainda como saber se realmente causam malefícios ou não.

Isso não é papo para médico apenas, álias, é mais para físicos que para médicos...

Celular pode ou não causar. É uma hipótese. Causa? Sei lá. Daqui uns 20 anos nós descubrimos o quanto ele é prejudicial, se for... Será que ele apenas deixa a nossa orelha escurinha 20 anos após o uso diário contínuo ou será que ele causa algo grave imediatamente ou ainda grave a longo prazo? Imediatamente pelo que nós conhecemos, não. A longo prazo, sei lá... Faz pouco tempo que o celular surgiu...
Comentário de Eu sou outro eu.
claro que ajudam... : claro que ajudam...

Com raras excessões a resposta mais dada deles a tempos atrás era rm -rf /*...

Acho que hoje tá menos, mas ainda deve estar assim...
Comentário de Toskinha
Fala sério: Voce realmente acha que não existe? Você acha realmente que existe um grupo internacional, howto, regionais em todo o mundo, pesquisas salariais mostrando diferenças, queixas, piadas machistas, sites "hate you", tudo porque não existe discriminação? Você realmente acha que todas estas mulheres estão sem mais o que fazer? Ou você poderia se dar ao trabalho de fazer uma pesquisa bem básica no google e descobrir que elas tem motivos?
Por favor... é por isto que você vai ser recriminado, porque não sabe do que está falando. Porque você simplesmente acha que sabe de tudo e se dispoe a criticar, jogar pedra e achar repugnante. Porque o Augusto demonstrou que suas idéias eram falsas, e você está tentando encontrar alguma outra coisa que prove seu ponto.
Até agora você não deu um argumento válido. Que tal saber do que está falando antes de criticar?
Comentário de oito
a ciencia e seus pares: Patola, acho que você esperava alguma coisa assim:

JE Moulder, KR Foster, LS Erdreich, and JP McNamee, "Mobile phones, mobile phone base stations and cancer: a review", Int. J. Radiat. Biol. 81, 189 (2005).

Abstract (...) "Overall, a weight-of-evidence evaluation shows that the current evidence for a causal association between cancer and exposure to radiofrequency energy is weak and unconvincing." (...)

No entanto, bebeto, esse estudo parece não confirmar o que você leu nos sites de notícias. Mas mantenha-se alerta, isso é só ciência.
Comentário de bebeto_maya
Mas o estudo foi PUBLICADO, sim!!!: __Mas você não entendeu Patola??? Ou será que acha que não sei???? O estudo foi PUBLICADO sob encomenda da União Européia, foi um estudo enorme, feito por cientistas imnparciais austriacos, eu já li o estudo...Para ser publicado o estudo precisa ser avaliado.

__Portanto você está ENGANADO, o estudo não precisa ser publicado na Nature ou SCIENCE, existem outras revistas médicas e científicas reconhecidas, como as revistas dos grupos médicos...Revista de canderologia, Revista de Imunologia, Revista de Psicologia.Que são as revistas dos próprios acadêmicos, basta ser publicado nelas...A Nature não tem páginas para todos os estudos.

__E caso você não saiba, meu querido amigo, o estudo teve uma matéria na Nature, a Inglesa...Portanto antes de refutar algo, se informe.

__O que o Terra fez, foi retransmitir o estudo e não publicá-lo...Deve-se usar o celular com cautela e não deixar de usá-lo...Por favor não use falácias.
Comentário de bebeto_maya
O estudo foi PUBLICADO patola, não deturpe.: __Mas você não entendeu Patola??? Ou será que acha que não sei???? O estudo foi PUBLICADO sob encomenda da União Européia, foi um estudo enorme, feito por cientistas imnparciais austriacos, eu já li o estudo...Para ser publicado o estudo precisa ser avaliado.

__Portanto você está ENGANADO, o estudo não precisa ser publicado na Nature ou SCIENCE, existem outras revistas médicas e científicas reconhecidas, como as revistas dos grupos médicos...Revista de canderologia, Revista de Imunologia, Revista de Psicologia.Que são as revistas dos próprios acadêmicos, basta ser publicado nelas...A Nature não tem páginas para todos os estudos.

__E caso você não saiba, meu querido amigo, o estudo teve uma matéria na Nature, a Inglesa...Portanto antes de refutar algo, se informe.

__O que o Terra fez, foi retransmitir o estudo e não publicá-lo...Deve-se usar o celular com cautela e não deixar de usá-lo...Por favor não use falácias.
Comentário de bebeto_maya
Cara, você não entende????: Cara, você não entende????

__O estudo foi feito utilizando MÈTODO CIENTIFICO, NÃO foi publicado no TErra UOL, Superinteressante, ou seja lá qual for.Foi publicado em revista cientifica sob encomenda da UE. Se não fosse publciado não poderia ser REPORTADO ao público.

__Uma bancada enorme de cientistas avaliaram o estudo e provaram que ele era válido, mas não definitivo.Por tanto, precaução nunca é demais.

__Ele foi REPORTADO nessas revistas...O que é BEM diferente de ser PUBLICADO.

__Cara, isso já tá ficando chato. Se você não sabe interpretar as palavras, ou acha que todos que são contrários a visão do establishment são doentios e errados, então a questão é pessoal. Como o colega citou: Varra pra debaixo do tapete e finja que não existe, mas não ache que os outros são ignorantes porque areditam.Isso é imposição ideológica.

Abraços!
Comentário de Prefiro não dizer
Eu sei do que estou falando.: Existir? Ué, discriminação existe em todo lugar e com todos. E é por isso que eu devo juntar uns amigos para promover meu grupo porque ele se sente descriminado? Não. Vamos tentar quebrar o mal pela raiz, direto no problema. Não formando um grupo...

E eu acho mesmo absolutamente pouca a discriminação no meio do software livre... Há bem mais falta de educação que discriminação...

Quem que tá lendo isso aqui não é ou já não foi discriminado na vida?

Se eu procurar no Google vou achar milhares de sites de notícias falando sobre mulheres espancadas por maridos, etc... Ok, o inverso também, mas é menos. Mas peraí, eu nunca vi uma desenvolvedora de software livre ser espancada pelo namorado ou ser chamada de prostituta (por fazer program, ha-ha) ou coisa parecida na Internet...

Não acho que sei de tudo. Apenas estou defendendo my point of view. Mas levando em conta que eu sei de tudo, você sempre está certa... hahahaha, não é não? (tu vai dar a resposta que eu daria em teu lugar, algo como: "posso até não está, mas quanto a isto estou") :P

Não estou recriminando. Apenas acho que o Linuxchix não é uma boa idéia. Como falei, acredito que devemos cortar o mal pela raiz. Você mesmo disse que sem discriminação não seria necessário isso. E como falei, para mim não vale o argumento que existem exércitos para sustentar um [exército].

Augusto discordou delas, não demonstrou que eram falsas.

O que (para mim) prova meu ponto é que nada melhor que se reunir a um grupo que (na sua visão) não é muito amigável comigo para que ele passe a ser.
Comentário de Prefiro não dizer
Sim, mas...: Não vi esse studo, mas vou levar em conta que foi publicado.

Há meses atrás um cara falsou a clonagem de animais, não foi?

Agora esse estudo provou realmente isso ou que um rato recebendo a mesma potência 24h por dia durante um ano comparada a emitida por um celular sob o limite máximo estabelecido pelo iee teve algum prejuízo?

Você acha que os físicos e biólogos irião esconder se celular fizesse esse mal como tu fala? Isso seria conspiração. Sabe quantos físicos e biólogos existem no mundo? Levando em conta que 1% no mínimo deles tenham conhecimento na área, será que se isso fosse algo tão provado assim como você afirma ser eles ficariam calados? Não! Eles estariam fazendo sabe o que? Loucos estudando por materiais para colocar na parte da frente do celular que diminuissem a absorção de radiação pelo ouvido, etc...
Comentário de Nasty Chix
Bloguito atualizado na integra: Confira, uma nova tentativa política (hm.. 1 ano?) da Sulamita Gaga..
O artigo foi feito para vocês pensarem e discutirem o assunto sobre o mesmo, não adianta pegar 1 brincadeira e ficar analisando isso como ponto principal, ("Viw Brain?")
http://nasty.unixchix.net
Comentário de Patola
Cadê?: Mas você não entendeu Patola??? Ou será que acha que não sei???? O estudo foi PUBLICADO sob encomenda da União Européia, foi um estudo enorme, feito por cientistas imnparciais austriacos, eu já li o estudo...Para ser publicado o estudo precisa ser avaliado.

Não basta, pra seguir o Método Científico tem que ser publicado numa revista científica conceituada com peer-review.

Portanto você está ENGANADO, o estudo não precisa ser publicado na Nature ou SCIENCE, existem outras revistas médicas e científicas reconhecidas, como as revistas dos grupos médicos...Revista de canderologia, Revista de Imunologia, Revista de Psicologia.Que são as revistas dos próprios acadêmicos, basta ser publicado nelas...A Nature não tem páginas para todos os estudos.

Eu realmente não conheço todas as revistas científicas, mas não são muitas que têm o peer review bom o suficiente porque ele sai bem caro. Portanto, não é bem assim tão descentralizado quanto você diz.

E caso você não saiba, meu querido amigo, o estudo teve uma matéria na Nature, a Inglesa...Portanto antes de refutar algo, se informe.

Que ótimo. Cadê a matéria? Link, páginas, etc.? Já mostraram aqui nessa discussão uma referência científica, peer-reviewed que, ao contrário do que você diz, considera fraca a hipótese de os celulares causarem câncer. Portanto você ainda fica devendo a referência científica, peer-reviewed.
Comentário de Patola
Ciência não tem escolha: Acredito na ciência como ferramenta de escolha e não de imposição.

Então se deu mal, porque a ciência é tudo, menos "pessoal". Ela não permite a você escolher: ela te obriga a testar para sempre tudo o que afirma e obrigatoriamente aceitar apenas o que passa pelos testes. A verdade (ou "o modelo que funciona") simplesmente lhe é imposto, sem escolha nenhuma. O máximo que talvez acontecesse seria você poder escolher entre dois modelos diferentes que fossem completamente equivalentes em comprovação, falseabilidade e previsibilidade, mas não conheço em nenhuma área do conhecimento tal coisa.
Comentário de Patola
Foco, bebeto! Foco!: __Quer mais? Vide DDT, um organoclorado cancerígeno, minha avó conta com nostalgia da época em que se negava a receber O "fumacê" em casa e era chamada de "ignorante", duas décadas depois a substância foi proibida, os cientistas cairam na real...E tome academicismo.

__Não vou entrar no tópico Talidomida...


Nos dois casos citados você está criticando a imposição de tecnologia e os interesses capitalistas, coisas muito diferentes d'A Ciência. Um método científico bem aplicado teria evitado ou pelo menos previsto esses desastres. Por razões sociais e não científicas, o equilíbrio é algo difícil de se obter. Se você ficar eternamente testando algo, além de gastar rios de dinheiro sem fim você acaba evitando aplicá-lo AGORA - por exemplo, para salvar vidas ou nutrir os famintos. Se você não testar o suficiente e liberar a produção, pode acabar liberando um cavalo de Tróia. Se você acompanhar os fóruns dos remédios mais promissores do momento para o câncer e a AIDS, você verá muitas reclamações de pessoas que estão sofrendo com essas doenças por eles estarem demorando tanto a ser produzidos.

Não adianta culpar a instituição Ciência (que inclusive foi a que gerou o conhecimento de como o DDT fazia mal) como culpada por isso. Ela não é. Precisamos ter foco na origem real dos problemas - no caso do DDT, a necessidade econômica da eliminação das pragas da lavoura e o "jeitinho" que se deu para a tecnologia ser liberada sem testes abrangentes.
Comentário de Patola
Ativistas anti-linuxchix?: Eu identifiquei uma característica em comum entre os 3 ativistas anti-linuxchix que encontrei

Ativistas anti-linuxchix é nova! Você desenvolveu toda uma nomenclatura de vilificação, desde classificar um blog de críticas (não lá muito boas, é verdade) como "hate site" até quem tem alguma reserva sobre o linuxchix-br como "ativista anti-linuxchix"... Putz.

OBS.: Não sou o anônimo.
Comentário de Augusto_cdbr
Uia!: Briga de egos!!!
Pude observar que muita gente não gosta das *chix mas porquê? Cada qual na sua, cada um faz o que acha melhor pelo SL...
flws
Comentário de nemesis
plena terça-feira...: ...e o tédio continua...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Patola
Linus: Linus Pauling foi Nobel de Química e receitava 6 g de vitamina C por dia. E daí?

O processo científico exige um artigo peer-reviewed para uma hipótese ser legitimada como "aceitável" pela comunidade científica. Sinto, mas um artigo na BBC não é suficiente. Uma indicação ao Nobel é feita em cima de artigos científicos peer-reviewed, então basta achar esses artigos. São relacionados a esse estudo? Eles o legitimam?

Você pode varrer todas essas perguntas para baixo do tapete também, se quiser. :)

OBS.: Consegui achar a página daquele estudo - o "Reflex Study" - que é mencionado na notícia do Terra (sem links) e ele conclui que as evidências de câncer são fracas. Inclui um PDF que diz que existem 57 artigos publicados em revistas peer-reviewed, mas ainda não achei as referências desses artigos. :( (Passei o PDF rápido)
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão
  • .

Comentário de oito
sobre a ciência e seus pares 2: O trabalho que o bebeto_maya fala deve ser esse que foi noticiado na Nature, não publicado com peer-review, em
Mobile-phone radiation damages lab DNA.

A publicação desse trabalho saiu em outra revista, no ano seguinte:

E Diem, C Schwarz, F Adlkofer, O Jahn, H Rudiger, "Non-thermal DNA breakage by mobile-phone radiation (1800 MHz) in human fibroblasts and in transformed GFSH-R17 rat granulosa cells in vitro", Mutat. Res. 583, 178 (2005).

E poucos meses depois este artigo recebeu um comment:

Vijayalaxmi, JP McNamee, MR Scarfi, "Comments on: 'DNA strand breaks' by Diem et al. [Mutat. Res. 583 (2005) 178–183] and Ivancsits et al. [Mutat. Res. 583 (2005) 184–188]", Mutat. Res. 603, 104 (2006).

Um comment é aceito, basicamente, quando o editor da revista reconhece que errou em aceitar o artigo para publicação
Comentário de Renato
Definitivamente você não existe.: Você deve ser uma garatuja digital!

Boa sorte na sua crença e em suas fontes. Sim, sou acadêmico, leio muito, até os seus posts. Mas de agora em diante vou pular.

A sua ignorância, no bom sentido, é fenomenal. Lembrar-se até do amalgama com um empulhação acadêmica é demais para mim. Mas deixa para lá. Discutir, às vezes, é muito estressante, ainda mais quando o interlocutor é tão versado nas artes e na ciência.

Prefiro a minha burrice acadêmica!
Comentário de espardo
não é?: ainda bem que essa semana é curta.

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de Patola
De novo? :): Muitíssimo obrigado pelas referências, e pela lição de Método. :D
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão
  • .

Comentário de Kimie
Intolerância: Se olharmos outros nodes com notícias mulheres&SL, sempre há os que manifestam preconceito, se não grosseira, qdo falam sobre a presença feminina na informática. É só olhar em http://br-linux.org/linux/node/2946#comment-34695 ou http://br-linux.org/linux/node/3197/36745#comment-36745 para saber do q estou falando. E se isso não for preconceito, o que será?!

E curiosamente, parece q tem alguém que costuma usar 4 nomes iniciando com A, demonstra ódio particular pelas mulheres, a julgar pelos seus comentários.

Comentário de patrick
Quem receita remédio é médico: Linus Pauling foi Nobel de Química e receitava 6 g de vitamina C por dia.

Ganhar um Prêmio Nobel de Química não dá a ninguém o direito de tirar registro no CRM.

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de bebeto_maya
Antes ignorante que ESTÚPIDO!: __O ámalgama dentário está sendo gradativamente banido da odontologia. Devido a alta taxa de mercúrio...Ele ainda é usado, mas em menoer quantidade...Muitas pessoas desenvolveram problemas de hipersensibilidade a ele...

Você é um idiota mesmo, que acredita cegamente não na ciência mas nos cientistas...

Gente como você me enoja.

Sem mais.
Comentário de bebeto_maya
Leia o estudo! Somente.: Leia o estudo! Somente.
Comentário de bebeto_maya
O PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO: __Patola, não seja extremista, o Estudo é sugestivo...Portanto o ideal é cautela..Porque novos podem surgir. E eu não vou ficar esperando.

__Para você saber:Um comment não significa que a Revista está certa, mas que não concorda com o trabalho, baseando-se em outros...Um peer-review não inválida o estudo, apenas sugere que o mesmo não tem total qualidade, nem isso...Para você ter uma idéia, grande parte dos estudos acedêmicos, a esmagadora maioria, não passaria num peer-review. De fato, seria extremamente burocrático, caro e engessante se tivessemos esse protocolo em todas as Universidade, então uma boa avaliação do estudo é suficiente para consideerá-lo sugestivo.

__Eu conheço o método científico e sei também de denúncias envolvendo cientistas e grandes empresas que querem vender celuar, e isso não é teoria da conspiração, fraudes acontecem...E laboratórios farmacêuticos estão sempre pagando com "gentilezas" para estudos farmacêuticos "independentes".

__Não vou ficar aqui discutindo com você, se você quer impor "Ciência" fabricada e fraudulenta, que muda de roupa todos os dias, é porque você é muito tolo.O seu racíocinio é muito fraco. POr ele, estariamos empurrando usinas Nucleares, Extraindo órgãos forçadamente, para transplante, obrigando pessoas a andar de avião, entre outras atrocidades...O seu ponto de vista é SIMPLISTA e ANTI-ÉTICO.

__Com relação a questão do DDT, não se conhecia a toxicidade dele de fato, você mais uma vez deturpou TUDO...As instruções nas embalagens diziam que:

"O agricultor ao abrir o latão, deve mecher a sbstância com o braço."

__Não era algo: "sabemos que pode prejudicar, mas vamos tentar com cautela, certo?".

__Os EUA, fazia campanhas como:

"DDT é bom para mim e para você!"
FOTOS:
http://www.initiative.cc/Artikelfotos/Werbung%20DDT.gif
http://www.whale.to/v/images/ddt.jpg

__Gente como você e o Renato diziam: "baseado em pesquisas ciêntificas exaustivas, que DDT é seguro e eficaz e que nada fora provado contra ele, não havendo motivo de medo.Sendo ignorante quem
se opuser a sua aplicação."

__E sabe o que acontecia? Após quinze anos o Infeliz caía de câncer numa cama. A discussão percorria as universidade e o que se dizia era, "Não é conclusivo!", Somente depois de milhares de mortes, é que se tournou conclusivo...

__Esse é o problema, os cientistas são frios, burocráticos e acadêmicos, mas não todos, ficam esperando por provas e mais provas enquanto pessoas morrem...

__Pra você se situar bem, e parar com a soberba, sobre a "Ausência de prova ciêntifica", e essa besteira hipócrita, cito o princípio precaucionista:

O PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO, através do Princípio 15 da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento:

“Com o fim de proteger o meio ambiente, O PRINCÍPIO DA PRECAUÇÃO deverá ser amplamente observado pelos Estados, de acordo com suas capacidades. Quando houver ameaça de danos graves ou irreversíveis, a ausência de certeza científica absoluta não será utilizada como razão para o adiamento de medidas economicamente viáveis para prevenir a degradação ambiental”.

__Você pode me provar, inequivocamente, que o celular não faz mal a saúde humana???

__Porque a única coisa que foi provada é que o estudo não provava, definitivamente, que o celular é cancerígeno.Portanto você, nem ninguém, tem o direito de me proibir, ou a quem quer que seja, de NÃO usar o celular.

__Poderia ficar aqui o dia todo, citando o tratado de Nuremberg, Declaração dos Direitos humanos e outros textos, e seus argumentos se transformariam em falácias ciêntificas.

__O seu problema é matemático, você não está sabendo somar, e acredita que "cientistas" do establishment possam fazer isso por você...Enquanto eles somam, com cálculos diferenciais e integrados, algumas pessoas vão adoecer e morrer.

__Eu acredito na ciência, mas ao contrário de você, acredito mas na ética e no livre direito de escolha...Porque nem sempre eles acertam.




Comentário de oito
brincando de cientista: O seu comentário sobre comments ficou um pouco confuso, mas parece que você tem razão sobre isso. Só que essa é uma discussão burocrática.

Sobre os celulares, uma coisa que parece lhe interessar bastante, você disse que "deve-se usar o celular com cautela e não deixar de usá-lo..." Por curiosidade, fui ler o trabalho dos austríacos que você mencionou (tenho o arquivo, caso queira ler o trabalho original). Uma das conclusões do trabalho foi justamente o contrário do que você disse, considerando que usar com cautela é usar sempre mas por pouco tempo. O uso intermitente do aparelho parece ser mais prejudicial do que o uso contínuo.

Para sermos didáticos, um trecho das discussões do trabalho: "In view of the results of our previous ELF-EMF research we used an ‘on’ duration time of 5 min and an ‘off’ duration time of 10 min for the intermittent RF exposure. This study showed that the effects are much stronger at intermittent than at continuous exposure. It is highly unlikely that the observed genotoxic damage is caused non-specifically by spots of increased temperature within the cell layer, as a secondary effect of the electromagnetic field. If so, the damage would be largest at continuous exposure due to the much higher energy impact under this condition. Therefore, we conclude, that at least the major part of the observed induction of DNA single- and double-strand breaks is a direct consequence of intermittent exposure to RF-EMF and not the result of a temperature increase." (A referência está alguns comentários acima.)

No entanto, lembrando que esse trabalho recebeu um comment, transcrevo aqui uma das conclusões desse comment: "The results and the conclusions as presented in Diem et al. and Ivancsits et al. will be highly ‘cited’ by researchers (in the years to come) since they are published in peer-reviewed scientific journals. However, because of the questionable nature of the results in these reports, we believe that it is imperative for researchers and public health officials wait for the data from confirmation/replication investigations to confirm or contradict these observations and to determine whether the reported changes in ‘tail factor’ are due EMF-induced DNA damage or due to other confounding variables." (Idem.)

Ou seja, podemos nos divertir dando opiniões sobre aparelho celular, DDT e até sobre declaração dos direitos humanos, mas nossa sorte é que tem alguém levando isso mais a sério um pouco. Pena que nem sempre eles acertam, como você disse. E concordo com você sobre o livre direito de escolha: nunca aceitarei a lei da gravidade!

A propósito do tópico: o trabalho foi publicado por duas mulheres, Elisabeth Diem e Claudia Schwarz, entre outros.
Comentário de Prefiro não dizer
Kimie, mas...: Kimie,
como eu vi que fizeram ao menos em um dos tópicos que ele escreveu...
O povo o ignorou! Esse é um dos jeitos de fazer esse povinho deixar de ter preconceitos babacas e/ou discriminação...
Comentário de Prefiro não dizer
bebeto, : bebeto,
daqui a uns 3 anos e meio talvez eu leia e prove ou descarte.

Não estou apto a julgá-lo usando o método científico, já que mal entrei na faculdade...

E não é porque uma pessoa dá um aval em algo que aquilo seja aquilo. Errar é humano, acertar é mulçumano...
Comentário de Prefiro não dizer
mais ou menos errado... : mais ou menos errado...

Vitamina C ain't remédio...

Biólogos também podem receitá-la...
Depende da formação da pessoa...
Comentário de 4 vezes A
Evasivas: Ah, Kimie. Vou até te responder, mas só desta vez. Cansei de argumentar com essa mulherada que não aceita críticas e nem sabe argumentar. Como você mesmo(a) que também não sabe. Taxou tudo que eu disse de preconceito e ódio pelas mulheres mas não explicou nada. Muito conveniente. Parece a Toskinha quando está perdendo e dá meia volta no tabuleiro de xadrez em vez de jogar pelas regras com argumentos de verdade. Que tal você me dizer ONDE eu estou errado, de forma bem específica, em vez de simplesmente reprovar o que eu digo sem nenhuma explicação?

Olha lá no meu primeiro post - Eu não tenho ódio pelas mulheres. Tenho muitas amigas. Mas nenhuma delas fica choramingando de coitadinhas e injustiçadas como fazem as Chix. Nem precisam. São todas vencedoras. A maioria até ganha mais $$$ do que eu e todas merecem. Nenhuma delas esquenta a cabeça com homens retrógrados. Ignoram, seguem em frente, e voltam ao convívio dos homens que elas conhecem e que as respeitam. Não quero me gabar, quero apenas lembrar você que eu sou um desses homens que fazem parte do convívio delas.

Eu não tenho ódio pelas mulheres. Tenho é muito pouca paciência com quem se senta na sarjeta e fica chorando as pitangas. Mulher que é fraca (como também existe homem fraco) e fica se fazendo de vítima. Gente da periferia que torra sua grana em tênis da hora, CD de rap e ingresso pra ver o Corínthians em vez de comprar livro e depois fica se queixando que não chegou a lugar nenhum porque a sociedade é injusta. Negros que nasceram vários séculos depois do fim da escravatura e ficam inventando desculpas para seu fracasso. Países atrasados como o Brasil que não dão conta dos próprios problemas e depois ficam botando culpa de tudo nos Estados Unidos.

Para todas essas minorias pentelhas eu digo: venho de classe baixa, não tive pai e passei muita dificuldade na vida. Mas sempre gostei de ler, estudar e sempre mandei tomar no cu quem tentou me rebaixar por ser pobre. Acho que hoje vivo muito bem em relação às minhas origens. E nem tive cotas para entrar na faculdade. O ser humano é egoísta mesmo, a vida é dura e injusta pra TODO MUNDO, vão amolar a PQP.

E para essas chix eu digo que minhas amigas não ficam nessa choradeira e vão muito bem, obrigado. Não diria que as chix fazem pouco, mas que essa resmunguice de vítima delas me torra o saco, torra sim. A vida é dura e injusta pra TODO MUNDO, vão resmungar no divã do analista.

Eu não tenho ódio pelas mulheres, eu sou só um porco capitalista e liberal, defensor da livre iniciativa, das oportunidades iguais e dos resultados diferentes. Sou até fã da Margareth Thatcher. O Brasil teria muito a ganhar com uma Margareth Thatcher, DE AÇO, pra botar essa cambada na linha.

E o flagrante que eu dei na Toskinha foi uma situação realmente constrangedora e difícil de rebater. Ela mesma não rebateu até agora. Fala tanto que as mulheres são mal tratadas mas está lá registrado no site "sujeirices" a Toskinha humilhando novatos. E já foi meio bestinha comigo no IRC quando fiz pergunta boba. Será que ela também humilha NOVATAS? E se humilhar, como é que fica a cara dela ao se queixar que as mulheres são mal tratadas? Nenhuma chix me respondeu isso até agora. Difícil, não é? Que papelão.

Meu segundo post é repetição do primeiro, só que também curtindo uma onda com a insegurança das mulheres, que é evidente. Mulher vive exigindo aplauso e aprovação. É coisa de mulher. Homem não faz isso. Nem é assunto de revista masculina. Vai ver em revista feminina, é praticamente uma obsessão. Eu imagino que as chix sejam aquele tipo de mulher que é mais intelectualizada e se acha "acima" da futilidade das revistas femininas, mas acaba sendo é mulher mesmo e sofrendo com as mesmas coisas que as dondocas que lêem Nova.

Acho que essa resmunguice das chix no BR-Linux começou com as piadas de uns trolls que ficavam mandando as meninas voltarem pro tanque ou pro fogão ou alguma coisa assim. Mas tenha a santa paciência, criar esse caso todo por causa de troll??? Ou até pior, não ser capaz de distinguir machismo verdadeiro de puro troll inconsequente em um fórum de Linux? Nossa senhora, tá maus hein!

E agora Kimie? Você vai rebater meus argumentos com razão e lógica ou vai só ficar desclassificando o que eu digo sem entrar em detalhes? Por favor, não me venha com aquelas de dizer que "minhas palavras são tão ignorantes que não tem nem por onde começar", ou que "não vale a pena discutir com certas pessoas de nível muito baixo". Pra cima de mim não, vai. Ou melhor, pensando bem você pode dizer o que quiser que eu não ligo mais, as chix são muito pobres de argumentação e não tem graça trollar com elas.
Comentário de 4 vezes A
vc acredita no IBOPE?: O povo ignorou? Pode ser que sim, mas pode ser que não. Eu não estou cadastrado no site, é por isso que meus posts costumam aparecer como "moderados". Mas podem ter tido apenas avaliação neutra, sem moderação pra cima nem pra baixo. De qualquer forma, esses dois posts que a/o Kimie reclamou foram moderados pra cima. Parece que gostaram do que eu disse. Isso também não quer dizer nada, os leitores do BR-linux não são nenhuma autoridade de nada, mas invalida totalmente o que você disse. Aliás, você também me faça o favor de me criticar com argumentos claros e pertinentes, sem essa de chamar tudo de "preconceitos babacas e/ou discriminação" sem explicar nada e descer do palco fazendo pose.
Comentário de Patola
Permissão: Suas respostas são ótimas. Posso republicá-las em meu wiki pessoal?
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.

Comentário de aa+aa=aaaa
BSD: Meu biju, se for o Fidel Castro falando, pode ser um "discursão" sim.

Como liberal capetalista, sou a favor da licença BSD. Então você pode pegar, sair correndo e fazer o que quiser, não precisa nem distribuir o fonte. Afinal de contas, esse post não é meu E EU NÃO ESTOU NEM AQUI.
Comentário de Toskinha
Eu respondo: Primeiro, vamos ao fato de você não se identificar por medo de represálias. Na verdade você não quer se identificar porque você sabe que suas afirmações distorcidas implicam em responsabilidade, e que você tem responsabilidade pelo que fala, ainda mais quando é para difamar alguem publicamente. Mas neste país, o que se pode esperar.
Segundo, a tremenda mentira de que eu humilho novatos. Isto é sim uma mentira e uma distorção típica de vocês para tentarem me denegrir(novamente, vocês deviam pensar mais na responsabilidade que assumem por isto). Minhas passagens no sujerices são sempre ligadas a amigos. Quaisquer pessoas que vocês viram em posts com meu nick são meus amigos que cometeram besteiras, da mesma forma que eu as cometo e eles zoam. E muito pelo contrário, eu sou a primeira a repreender veementemente quaisquer atitudes depreciativas para novatos. Afinal, a premissa básica e inicial do Linuxchix, antes até de incentivar mulheres, é de ser um ambiente amigável para iniciantes. E que nenhuma pergunta fica sem uma resposta completa e amigável. Novamente, você demonstra não ter nenhum conhecimento sobre a minha pessoa, o meu trabalho ou o do Linuxchix. Se quiser se inscrever na lista para entender mais, talvez seja capaz de formar uma opinião mais justa.
Terceiro, pode até ser que eu defenda mulheres mais fracas que eu. Eu sou mesmo defensora dos frascos e comprimidos, não me envergonho nem um pouco. Sou também muito bem sucedida profissionalmente, não tenho do que me queixar. Tudo que quis fazer eu fiz, nao posso reclamar $$$, e o melhor de tudo, adoro o que eu faço, escolho o trabalho pelo trabalho mesmo e não só pelo salário. Só isto foi sim com muito, muito trabalho. "Para uma mulher ter metade do reconhecimento de um homem, precisa fazer o dobro na metade do tempo. E de salto alto." Só que eu acho que uma trilha aberta pode servir para outros irem mais a frente. Porque vou querer que todas tenham que passar por tudo que eu passei? O que nós fazemos é pela próxima geração. Eu concordo que muitas não tem a força que algumas tem. E daí? Por exemplo, eu sempre achei que um dos grandes baratos da comunidade Open Source é que não se precisa reinventar a roda. Você não precisa reescrever uma biblioteca para abrir arquivos, escrever na tela, capturar dados do usuário, validar entradas. Isto já está feito, vá em frente e tenha novas idéias. Da mesma forma, eu espero que as minhas experiências ruins tenham uma utilidade boa e ajudem outras a seguirem mais a frente ainda.
Eu acho que a gente tem todo direito de reclamar, e quer você goste ou não, vai continuar. Como eu falo, você é que deveria pensar em porque se incomoda tanto com um assunto que não te atrapalha. Ou atrapalha?
Eu pessoalmente adoraria viver num país onde todo mundo reclamasse do que está errado: do dinheiro público roubado, da falta de investimento, do produto que veio com defeito, do mal atendimento nas prestadoras de serviços. Se tivesse mais gente reclamando e menos gente acomodada, eu aposto que as coisas seriam obrigadas a mudar. Lá na França, os estudantes fizeram zona meses, foram chamados de baderneiros, delinquentes, tudo. Mas vê se não voltaram atrás com a lei do primeiro emprego? Eu não estou preocupada em ser taxada de reclamona, resmungona, sei lá o que. Eu tenho razão, eu estou no meu direito. Então, sinto muito pra você, não quer ouvir mude o canal.
Comentário de Kimie Nakahara
Para mim não vale a pena: "não vale a pena discutir com certas pessoas de nível muito baixo"

Isso, para mim não vale mesmo.
Estes posts estão na internet, e seus comentários os tornaram muito úteis - servirão de exemplo em outras discussões sobre machismo e preconceito.

...não tem graça trollar com elas.

Com certeza. Até mais.




Comentário de Prefiro não dizer
M-E-N-T-I-R-O-S-A-!: Você maltrata novatos S-I-M-!

QUALQUER UM que freqüênte o #slackware-br sabe muito bem disso.

Certo, de hoje para frente será difícil ver você maltratá-los, mas se formos no LOG achamos sim...

Não se faça de boazinha não!

As novatas você pode até tratar direito, mas os novatos, coitados...
Comentário de Patola
Machismo e preconceito?: servirão de exemplo em outras discussões sobre machismo e preconceito.

Onde estão o machismo e preconceito do post acima do seu, Kimie?

Você por acaso saberia definir o que é preconceito, sem recorrer ao google ou a algum dicionário, e explicar por que este conceito se aplicaria ao post?

Estou apenas perguntando. Se você souber a resposta, não vai custar muito escrevê-la aqui.

É preciso ter cuidado com o que diz. Se você não conseguir mostrar por que o que o sujeito falou é machista e preconceituoso, talvez o post acabe sendo lembrado e citado como prova de histeria hiperfeminista de mulheres que querem estigmatizar qualquer crítica que se faça a elas.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de Patola
Faça como eu digo, não como eu faço: Você maltrata novatos S-I-M-!

QUALQUER UM que freqüênte o #slackware-br sabe muito bem disso.


\o/

É verdade.

E infelizmente ela ensina esse comportamento direitinho para as outras que a imitam.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de Toskinha
E é por isto que você não: E é por isto que você não tem coragem de assumir quem é, pra poder ficar me difamando anonimamente. Mentirosos são vocês, você e o Patola, que fica falando que foi um pobre coitado banido pelas facistas quando estava deliberadamente trollando no canal e atrapalhando.

Tem logs na internet. Prove. Covarde. Tá com medo?
Comentário de Toskinha
Eu tenho o log do dia que voc: Eu tenho o log do dia que você foi banido, tenho os logs de eu e a Nat te pedindo duas vezes em pvt para parar de atrapalhar. E você, tem alguma prova?

Eu sabia que você era chato, agora, falta de carater a gente nunca espera.
Comentário de Copernico Vespucio
Gente, não vale mais a pena: Toskinha (Sulamita? Puxa, convivo com seus comentários por aqui faz tempo e só agora tive certeza de que vc. é uma garota), acho que esse debate já deu o que tinha que dar (concorda comigo, Patola?).

A minha opinião sobre o que acho que é assunto inicial (tratar mal iniciantes) é a seguinte:

1) É errado. Esse conceito faz parte do senso comum.

2) TODO mundo já fez isso alguma vez na vida, por motivos variáveis. As vezes o(a) iniciante quer se aproveitar de você, as vezes ele(a) é um(a) mala, as vezes ele(a) viola as regras do espaço, as vezes vc. o(a) interpreta mal, as vezes ele(a) te interpreta mal...

Eu mesmo (e muita gente do JF) já mandei pra chupar prego alguns safados que entravam no javafree se fingindo de estudantes sérios pra pegar respostas de trabalhos de faculdade, por exemplo (e meu nível de delicadeza variava com meu humor). O Morimoto volta e meia faz isso no GDH, muitas vezes com razão e algumas poucas que poderiam ser evitadas. O RMS faz isso várias vezes por semana (e na maioria das vezes poderia ser evitado, IMHO).

Se vc. nunca fez isso, legal. Se já fez, tenho certeza de que teve seus motivos. Se eram bons o suficiente ou não, cabem resoluções caso a caso que não são o escopo daqui.

O que eu quero te pedir é: não torne a coisa pessoal, ok? Essa é uma discussão besta e que não dá bons frutos. Permita que as pessoas tenham sua opinião sobre você, boa ou má, de acordo com os seus erros e acertos: é um direito delas. Mas também não permita que elas atrapalhem o trabalho que vc. vem fazendo, que é positivo.

Outra coisa que eu queria te pedir é que nos ajude a reduzir o separatismo entre homens e mulheres na nossa área. Não importa se homens ou mulheres, na internet somos todos idéias. E IRL, temos diferenças sim, mas precisamos aprender a lidar com elas pacificamente.

Eu acho que devo as pessoas o mesmo tratamento que elas me dão

A experiência me provou que não. Se vc. apenas reage, não gera nenhuma mudança verdadeira. É preciso que alguém dê o primeiro passo e as vezes a cortesia é o caminho. Ainda que tenhamos opiniões divergentes (eu que o diga), o respeito mútuo é muito importante.

Então, já não faz diferença quem tem provas do que, quem fez o que, o que aconteceu onde. O Patola expressou uma impressão dele e vc. discordou e disse o porquê. Ponto final?

*** Edit ***
Aconteceu alguma coisa estranha...
Este post está na posição errada.
*** Edit ***
Comentário de Copernico Vespucio
hate site: Cara, o hate site é bem ruinzinho... Um festival de assassinato ao português e de críticas sem causa.

É uma autêntica toca de troll. Será de algum primo do Shrek?
Comentário de David
Eu pensei que já tinha.: O site br-linux.blogspot.com, "O outro lado do BR-Linux", não pode ser considerado um "hate site"?

Se for, parabéns Augusto! É o reconhecimento do seu trabalho.

Abraços,
David
Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
Concordo.: A princípio, discordo de um ponto que foi comentado na notícia: eu já acho que as LinuxChix nem têm 'tanta visibilidade' quanto o Augusto comentou. Por regra geral, só quem vai em eventos como o FISL ou visita sites como o BR-Linux que sabe da existência delas.

Quanto ao "hate site", o cara que o criou provavelmente não sabe um princípio básico do software livre, que permite aos *próprios usuários* contribuir, ou mesmo *gente que não é da área da computação e que jamais encostaria no código*. Como é o caso do próprio Augusto, ou do mais conhecido Con Kolivas, um médico anestesista que faz alguns patches para o kernel Linux. E bons.

Nenhum deles, seja o Augusto, o Con, ou até as LinuxChix, está aí pra revolucionar a computação enquanto ciência, seja criando novas teorias ou técnicas: eles estão aí para colocá-la em prática, especialmente no aspecto social. Odiá-los por isso faz tanto sentido quanto odiar uma senhora idosa que usa cachaça queimada com mel pra curar dor de garganta do neto: ela não está revolucionando a medicina, ou sequer fazendo uso de técnicas atuais, mas está colocando-a em prática para melhorar a condição de outra pessoa. Você odiaria essa senhora idosa por isso? Eu, não.

E tenho dito.
--
http://tlang.blogspot.com
Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
Exato.: Esse intercâmbio entre áreas (um lingüista contribuindo para a computação, ou vice-versa) é uma das melhores formas de se entender as áreas cinzentas, onde você começa a misturá-las e não sabe mais se está lidando com X ou Y.

--
http://tlang.blogspot.com
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004