Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Leitores do IDG Now apóiam registro de marca Linux

Continuando a controvérsia que o BR-Linux vem cobrindo desde junho (a notícia mais recente foi ontem), o IDG Now publicou hoje uma rápida análise da correspondência recebida pela redação após a divulgação (também ontem) da "nova" política de licenciamento da marca registrada Linux. Para evitar a confusão 'default', é importante relembrar mais uma vez que a política de registro se aplica a quem desejar utilizar o nome "Linux" em uma marca registrada, e que o registro e defesa de marcas têm razões de ser: a defesa organizada da marca Linux começou (ainda gerenciada pelo Linux International, presidido por John Maddog Hall) logo após o surgimento de casos como o de um site chamado linuxchix.com (pegando carona no pré-existente linuxchix.org) com conteúdo não relacionado a Linux, e considerado ofensivo por Linus Torvalds, e também de registro de domínios com o nome 'linux' visando exclusivamente a revenda posterior (na prática conhecida como 'cybersquatting').

clip“ A maioria dos leitores do IDG Now! que comentaram a notícia de que Linus Torvalds licenciou e vai cobrar pelo nome do Linux, sistema operacional de código aberto que criou e hoje é uma das principais ameaças ao Windows, da Microsoft, concorda com a atitude. Dos 62 e-mails recebidos até às 11h:21min, desta terça-feira (23/08), 32 apóiam a atitude de Linus Torvalds, 21 são contra e nove dos comentários poderiam ser considerados abstenções (nem a favor ou contra).” Veja o texto completo em IDG Now!.

Reproduzo trecho de um dos e-mails publicados pelo IDG Now, de autoria de seu leitor Carlos Ribeiro: “Vi o artigo de vocês, e resolvi pesquisar um pouco. A história é muito mais longa e confusa do que se pode imaginar. Há vários anos atrás, uma empresa tentou registrar a marca Linux nos EUA. Um grupo de advogados conseguiu reverter o registro, mostrando que a marca pertence, de forma inequívoca, ao seu criador -- Linus Torvalds. Em 2000, em uma mensagem para a lista de email dos desenvolvedores d o kernel [1], Linus esclareceu sua posição. Entre outras coisas, ele é requerido por lei a defender sua marca, sob pena de não ter nenhum controle sobre ela. Isso tem implicações práticas -- se ele não defende a marca, alguém poderia registrá-la e enviar uma carta, um tipo de intimação, impedindo o uso da marca por ele mesmo, ou por um site relaciondo ao tema. Nesta mesma mensagem, o Linus já fala de uma taxa nominal. Ao que se depreende, o procedimento da marca já estava estabelecido desde então, e organismos como o Linux Journal já haviam sub licenciado a marca pelos procedimentos legais cabíveis. (...) Apenas para completar minha opinião, alguns pontos:
* A esta altura, já está confirmada uma coisa: do ponto de vista do Linus, não mudou nada nos últimos dias. Só o que mudou é que o representante legal da LMI na Austrália finalmente decidiu agir, cobrando, como é regular, pelo uso do termo Linux em marcas comerciais de terceiros.
* A regra do jogo é simples. Não é preciso pagar nada para usar o Linux. Se você quiser usar o termo Linux em uma entidade comercial (e portanto, associar a credibilidade do termo Linux ao seu nome), aí sim a empresa deve pagar.
* O objetivo não é arrecadar dinheiro, mas evitar que um 'pirata de marcas' use o nome Linux de forma incorreta, ou mesmo mal intencionada.
* O pessoal da lista do kernel, que tende a ser extremamente radical nestas questões, trocou menos de 10 mensagens a respeito. Para comparar, eles trocaram dezenas de mensagens sobre temas excitantes como um bug de paginação de memória do kernel, ou os patches para a versão 2.6.13-rc6-rt9.
* Resumo? Muito barulho por nada, ou quase nada. De resto, somente o pedido para que a LMI tenha mais cuidado e seja mais transparente com seus comunicados


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Luc
Brecinha camarada: Longe de mim criticar a tal da "proteção" ou até comercialização da marca. Eu sou capitalista mesmo. Mas acho estranha a justificativa de "proteger a marca", "sem fins lucrativos". Se a intenção é só essa mesmo, o preço poderia ser bem mais baixo. Beeeem mais baixo.
Comentário de ano@nimo.com
Vou ler mais sobre o assunto.: Vou ler mais sobre o assunto. É complicado.

Mas logo de cara faz sentido cobrar pelo uso da marca (a marca colada a um produto; ex: "Biscoitos Linux".

Agora não acho justo cobrar por designar um produto como baseado em Linux (desde que o seja) e usar isto na propaganda (o nome Linux); como fazem as distros Linux !


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004