Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

News.com: Sun pretende mudar licenciamento do Java para torná-lo mais amigável ao Linux

“A Sun pretende alterar seu licenciamento para tornar mais fácil o empacotamento do JRE com o Linux. A companhia vai anunciar as mudanças na conferência JavaOne este mês, informaram executivos da empresa nesta quinta. Laurie Tolson, vice-presidente no grupo da plataforma Java, disse que a Sun, que licencia o Java para outras empresas de software, modificou seus termos para que sejam mais favoráveis a sistemas operacionais de código aberto, especificamente o Linux e o OpenSolaris. Ela disse que as mudanças afetam o Java Runtime Environment (JRE), software que precisa ser executado em PCs para que eles possam rodar aplicações Java. Tipicamente a JRE é objeto de um download à parte, ao invés de já vir incluída na instalação do sistema operacional. Joe Keller, também vice-presidente da empresa, denominou a mudança como 'JRE already included.'” Veja o texto completo em Sun to make Java more Linux-friendly | CNET News.com.



Ainda é cedo para saber se a oferta é genuinamente interessante para desenvolvedores e distribuidores de software livre. Como não se trata de uma licença livre, mas apenas uma ampliação na liberdade de distribuição da JRE, creio que um dos melhores critérios para se avaliar o valor da oferta da Sun é verificar se a nova licença é revogável. Se não for, de fato será um avanço contra o que se convencionou chamar de "armadilha Java", uma vez que não haverá dúvida de que as versões correntes do runtime poderão ser redistribuídas perpetuamente. Mas se for revogável unilateralmente pela Sun, não teremos avançado muito.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
Mesmo que a licença seja: Mesmo que a licença seja revogável pela Sun, ainda assim acho que haveria um avanço, uma janela que poderia mudar o cenário no futuro.
Comentário de nemesis
brain, o rei das fotos da: brain, o rei das fotos da hora! :))

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
Sun, Java e Open Solaris: Se o licenciamento do Open Solaris não é revogável, não vejo pq o da JRE seria.

O objetivo dessa mudança é resolver um problema que já dá dor de cabeça para todo mundo (incluindo a própria Sun) a muito tempo. Torna o processo de distribuição da JRE burocrático demais, dissemina o receio na comunidade, limita a difusão da tecnologia...

Ou seja, não é bom pra ninguém.

Em relação à foto, ela é bem legal mesmo... :)

Mas eu preferia que as pessoas parassem de encarar essas iniciativas da Sun (e de empresas semelhantes) como se fossem "presentes do papai noel" e que se faz isso para serem "bonzinhos" perante a comunidade. Isso não é verdade. Para essas empresas, SL/CA é uma vantagem estratégica em seus negócios e suas iniciativas são feitas para apoiar ou fornecer facilidades a essa vantagem. Se isso nos beneficia, é pq beneficia a todos.

Então não há "pele de cordeiro" envolvida. O lobo está nú. Papai Noel não veio.

Não creio, por exemplo, que estará envolvida qualquer permissão de alteração do conteúdo da JRE sendo distribuída por parte do distribuidor. A lei de distribuir sem alterar deverá continuar.

Só deve parar essa palhaça jurídica de "podia distribuir, agora já não pode", ou com essa bobagem de cada nova distro Linux ter que pedir explicitamente para a Sun os direitos de distribuição.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004