Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

LPI Brasil: um sonho encerrado - o fim de um capítulo do relacionamento entre LPI e comunidade brasileira

Novas "regras" para o LPI forçam o encerramento das atividades da ONG no Brasil.

2006 ficará marcado por vários acontecimentos dentro da comunidade de software livre. Mas certamente nenhum deles será tão amargamente lembrando quanto o encerramento e dissolução da ONG LPI Brasil. Um fato que passou ao largo das discussões com a comunidade pelo simples fato que não existia o que se discutir. A decisão já tinha sido tomada, não por aqueles que durante mais de três anos trabalharam árduamente para o crescimento e representação do nome LPI em nosso país, mas sim ironicamente por aqueles que deveriam fomentá-la, o LPI mundial.

Nascida dos interesses de várias pessoas da comunidade nacional em 2003 com o intuito e a crença de que seria algo muito bom para a comunidade, a ong LPI Brasil foi durante estes três anos um exemplo de trabalho bem feito. O incremento substancial no número de provas aplicadas que levou nosso país a ser um dos primeiros no mundo neste quesito e consequentemente um grande acréscimo no número de profissionais certificados nos dois níveis hoje existentes é prova cabal disto. Também participamos na elaboracão de novas provas a serem adotadas em todo o mundo, conjuntamente com o LPI Alemanha, atestando assim nossa competência.

Estivemos em quase todos os estados do Brasil. De norte a sul, cobrimos nossa terra com palestras, workshops, minicursos e eventos, sempre tendo como principal recebedor de nosso trabalho, a própria comunidade de software livre nacional.

Mas em junho passado, os rumos mudaram. Sentindo-se pressionado por forcas anômalas, ocultas e muitas vezes sem um argumento convincente, o LPI Inc, organizacão mundial que cuida dos interesses do LPI em todo o mundo, nomeou à revelia da ONG brasileira e porque não dizer, da comunidade brasileira, um representante para a América Latina que ficaria responsável pela implantação de um novo modelo de trabalho, no qual visivelmente a obtenção de lucro está acima de quaisquer interesses da comunidade. Nomeados "parceiros" ou sub-afiliados dentro de nosso país os quais teriam que cumprir metas de "rendimento" além de perder qualquer autonomia existente, o LPI mundial resolveu, unilateralmente encerrar as atividades da organizacão nacional pois, diante do modelo apresentado onde seríamos meros peões dentro do tabuleiro infestado de reis e bispos e utilizados como massa de manobra para os interesses de algumas pessoas, atendemos nossos corações e encerramos as atividades pois não nos é permitido compactuar com atividades onde a comunidade é simplesmente um número ou cifra dentro de qualquer modelo.”
A nota foi enviada por Paulino Michelazzo (paulinoΘmichelazzo·com·br), que enviou este link para mais detalhes.

Veja abaixo a continuação do texto de Paulino Michelazzo.



Sem pouco entender até agora? Explico. No modelo até então existente a organização brasileira era responsável pela marca e todos os processos relacionados ao LPI dentro de nosso país, podendo ter sua política de valores de provas decidida locamente, criar parcerias com quaisquer empresas éticamente corretas bem como com governos e autarquias, além de atender a demanda de provas de acordo com suas necessidades, nunca visado lucro em nenhum sentido. Com isso, acreditávamos fazer um trabalho coerente com os anseios da comunidade.

Mas agora, tudo é ditado por uma única pessoa para todo o continente a qual infelizmente sempre demonstrou conhecer tanto da comunidade de software livre quanto eu conheço de energia nuclear, ou seja, "ouviu-se dizer" sobre a mesma e sua mecânica, seus desejos e principalmente suas reais necessidades regionalizadas são desconhecidas. Certamente que isso não é um grande problema pois com cinco anos de convivência intensa com a mesma pode-se aprender muito. A preocupacão é sobre qual o real papel hoje do LPI mundial junto à comunidade, deixando inclusive de ter valia seu slogan que diz ser "certificação profissional para a comunidade Linux" pois a partir do momento que a comunidade é expurgada do processo, deixa de ser para a ela, mas sim para quem é dono dela.

Esta pessoa, junto com seus sub-afiliados (que até agora aquele apresentado mostra conhecer tanto de software livre quanto o Bar Brahma em SP) esperam atender melhor a comunidade do que nós atendíamos. Neste ponto entra minha grande dúvida que certamente é partilhada com outros da ex-diretoria do LPI Brasil. Será que nós, respiradores do ar da comunidade de software livre brasileira conhecemos tão pouco dela a ponto de sermos trocados? Ou será que aferir lucro é mais importante que a própria comunidade? Para nós do LPI Brasil, a comunidade sempre foi o principal motivo de nossa existência. A partir de agora, pode ser que continue assim mas não com o mesmo foco.

Neste próximo dia 14 de agosto, a ONG LPI Brasil deixa de responder pelas atividades do LPI em nosso país. Obviamente que nossas obrigações legais ainda continuam até a dissolução jurídica da organização. Acreditem, esta decisão não foi tomada por nós, mas sim pela própria LPI mundial que em carta endereçada ao nosso presidente, informou que a partir desta data, estaríamos descredenciados do LPI e com isso, impossibilitados de aplicar provas em todo o nosso território. Tentamos de todas as maneiras argumentar com a LPI mundial sobre o que estava acontecendo e porque desta decisão. Diante de respostas vagas e sem base nenhuma, recebemos sempre não, a menos que aceitácemos aquilo que estava sendo imposto. Não aceitamos e assim sendo, toda e qualquer atividade do LPI em nosso país a partir desta data não mais será responsabilidade ou estará na mão da organização brasileira, mas sim na mão de seu diretor para a América Latina, preposto pela LPI mundial para cuidar dos interesses deles aqui.

Muitos podem vir a dizer que este é um texto chorão ou piegas. Sim, em muitos pontos dele o é pois eu e vários colegas da comunidade acreditamos durante mais de três anos na organização. Não recebemos um único centavo pelo nosso trabalho. Dispendemos tempo, conhecimento e muitas vezes dinheiro do próprio bolso para fazer a máquina andar. Então para nós é muito difícil aceitar a imposição de qualquer coisa e o cenário fica ainda pior quando a imposição vem diretamente daqueles que juram defender os direitos desta comunidade. Se pensa ter visto algo similar na Bíblia, por exemplo, esteja certo que o é. Não precisamos de fogo amigo e tampouco desejamos morrer pelos interesses escusos de meia dúzia de quaisquer um. Pela liberdade, pela comunidade, trabalharíamos. Pelos interesses mercantis de uma hoje "LTDA" não!

Desta forma, com muita dor no coração encerro dentro de duas semanas minhas atividades junto ao LPI Brasil pois não tenho interesse em compactuar com o atual cenário de submissão imposto à nós brasileiros. Deixo a ONG de onde fui diretor por dois anos seguidos com a certeza de ter feito bem meu trabalho. Infelizmente o legado será aproveitado por outros que hoje não acredito terem o mesmo interesse que antes existia perante a comunidade.

As informações oficiais serão postadas dentro do site do LPI Brasil até a data acima, o qual será mantido por nós durante um certo período até caducar a próxima renovação do domínio. Do que sobrou, estaremos escolhendo uma ONG que tenha o mesmo papel que nós tínhamos, de fomentadores do software livre, para serem repassados.

O que será do LPI Brasil? Como organização, somente uma página na história do software livre nacional que um dia alguém irá escrever sobre. Como certificação, não sei responder. O tempo e a comunidade brasileira dirão.

Saudações livres, sempre!

Paulino Michelazzo



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Tenente Blueberry
Um comentário cretino: Antes do comentário, minhas condolências ao pessoal do LPI Brasil, que está se sentindo sacaneado. Ainda não fiz a minha prova, pretendo fazer a LPIC-1 em breve... Mas com essa mudança de mentalidade, penso se vale a pena investir nela. Se a prova virou um mero "captador de recursos", não sei se compensa fazer essa prova e não a RHCE, por exemplo. Lamentável, o q aconteceu.

Agora, o comentário cretino... O que isso aí tem a ver com a Bíblia? Boiei nessa.

[]ão!

--
Tenente Mike T. Blueberry - tenentblueberry@ig.com.br
Linux user #82838 - MSX, Linux, Hack, Gospel.
Comentário de Screwball
... Resposta imbecil... :D: Resposta "imbecil" ao "comentário cretino" do colega acima:
O paralelo com a Bíblia é sobre a traição de Judas, obviamente... ;D

Pensando nisso, será que o Sr. Michelazzo se considera então o "Messias"?
LOL!!!
Comentário de Professor Natale
O CARA SABE MAIS A LÍNGUA DOS GRINGOS QUE A PRÓPRIA: ''Como organização, somente uma página na história do software livre nacional que um dia alguém irá escrever sobre.''

DIRETO DO INGLÊS "As an organization, only a page in the history of the national free software that someday someone will write about."

SÓ QUE EM PORTUGUÊS SE ESCREVE DIFERENTE, SEU BABAQUARA. "Como organização, somente uma página na história do software livre nacional SOBRE A QUAL um dia alguém irá escrever."
Comentário de Heitor Moraes
Para mim vale o mesmo: Ainda não tinha feito a LPI por falta de tempo e oportunidade.

Pretendia fazer LPIC porque, apesar de ser corporativamente menos cotada que a da RH, era um certificado que tinha mais intimidade com o software livre e queria ajudar a LPI a crescer em número de certificados.

Mas depois dessa, vai ser RH mesmo.

____________________________________________________________

O problema com a Wikipedia é que ela só funciona na prática"
- Desconhecido
Comentário de Heitor Moraes
Hum?: Acho que ele mudou de idéia sobre a construção no "irá".

Na ordem direta podia ficar:

...somente uma página que um dia alguém irá escrever sobre a história do software livre nacional.

ou

...somente uma página que um dia alguém irá escrever na história do software livre nacional. (vai dizer que não dá pra escrever na história :P - é figurativo né!)

Acho que ele mudou de idéia durante o texto e ficou torto.

____________________________________________________________

O problema com a Wikipedia é que ela só funciona na prática"
- Desconhecido
Comentário de LPIC
Já não era sem tempo: Uma "ong" com um bando de picareta pendurados. A secretária que não sabe nem digitar mail e só ganhava o salário para dar pro picareta mor, o Marcelo Marques. E tenha paciência, Paulino pra variar fazendo drama, discurso e porra nenhuma.
Comentário de Rafael Goulart
Do limão um limonada: Caro Paulino Michelazzo,

Eu, que estava me programando para realizar as provas da LPI no início do próximo ano, sinto-me um tanto órfão agora.

Mas, se recebemos um limão, porque não fazer uma limonada?

O Brasil é um país cada vez mais referencial em termos de software livre. Por que não se aproveita o know how absorvido no trabalho com a LPI e não cria uma certificação NOSSA?

A seriedade de seu trabalho e de seus colegas eu pude acompanhar (e posso falar pois tenho acompanhado a divulgação, a propagação das oportunidades para realizar a prova), diversos parceiros também, então... porque não?

Creio que isto também interessa aos parceiros que aplicavam as provas. Será que nossa comunidade não teria força?

Será que não se conseguiria apoio de grandes nomes do software livre nacional, ou do próprio governo?

Não consigo me enxergar como um colaborador técnico de nível adequado para ajudar a elaborar as provas, mas desde já me disponho a colaborar no que for necessário para desenvolver ferramentas de avaliação/questionários (no que possuo experiência - inclusive em Ensino à Distância), ou adaptar ferramentas existentes, para viabilizar o projeto. Possuo experiência em PHP (orientado a objeto), MySQL, Firebird, Webstandards (XHTML, CSS), que ponho à disposição de vocês para dar continuidade à idéia.

[]'
Rafael
Comentário de Paulino Michelazzo
Quem sabe uma limonada...: Caro Rafael,

A possibilidade existe sem sombra de dúvidas. Pensamos sobre o assunto mas no presente momento uma empreitada destas demanda uma quantidade de recursos financeiros extremamente alto o qual as grandes empresas não possuem interesse em auxiliar principalmente por já terem seus processos de certificação.

Vejo com bons olhos suas idéias e acredito ser uma ótima saída para nós brasileiros, mas creia, não é algo simples de ser feito, ainda mais em recursos.

Abraços.
Comentário de caio1982
br-linux bloqueado?: Tentando ir pra URL de referência, recebi a mensagem "Voc? est? tentando acessar de um dom?nio n?o autorizado. (br-linux.org)"

Uh? Acho que deve dar pra baixar o negócio pra ler ainda, só que a mensagem é bizonha...
Comentário de bogus
Dinheiro: Eu li a carta e este trecho me deixou com algumas dúvidas:

LPI will continue in good faith to make payments to LPI Brazil until August 13th, 2006.


Qual era o vínculo financeiro entre o LPI mundial e a ong nacional? Como e a título de que eram feitos esses pagamentos? o LPI Brasil era mantido com recursos próprios ou dependia financeiramente do LPI mundial.

Sucesso com os projetos futuros.

Comentário de LPIC
Ja vai tarde: Enquanto que a CERTIFICACAO LPI eh otima (incluindo ai o nivel das provas), a dita ONG
nao tinha nenhuma competencia.
Como profissional certificado LPIC-2, posso dizer de catedra.
Falta de estrutura, funcionarios que nao sabem dar informacao, desencontro entre
os parceiros (Impacta, 4Linux, Trainning) e por ai vai.
Nao por acaso, tudo aquilo que o Michelazzo fez parte, acabou afundando em um poco de
egos.
Para aqueles que desejam fazer a certificacao, recomendo. Basta procurar um centro PROMETRIC e agendar a prova. Faz boa diferenca no mercado de trabalho.
Quanto a ONG, ja vai tarde. Esperamos que a proxima fase seja PROFISSIONAL.
Nao adianta chorar dizendo "que trabalhei de graca". Eh o resultado que conta.
E a simples ampliacao da massa de profissionais certificados nao eh por si so um
indicativo de trabalho positivo.
O "pos-certificacao", com trabalho serio com aqueles que ja se certificaram, visando o
continuo aperfeicoamento, so para citar um exemplo, eh necessario.
Mas logico que o Michellazo nao sabe nada sobre isto. Mais um boi fantasiado de GNU.
Que a LPI prospere.
Comentário de Crocodilo do Nilo
Forças Ocultas: O Paulino tava nessa? Afundou? Porque não estou surpreso?

A melhor parte do comunicado, sem dúvida, é essa:
"Sentindo-se pressionado por forcas anômalas, ocultas e muitas vezes sem um argumento convincente, o LPI Inc...". Foi a Microsoft! Foi o governo norte-americano! Foram... os ALIENS! Quer uma força mais oculta que eles?

Paulino, deixo aqui uma sugestão para a sua próxima empreitada: roteirista de novela mexicana. Guerra de egos, pose e drama você sabe fazer como ninguém.
Comentário de Todos à limonada então!
Apóio a idéia. Uma: Apóio a idéia. Uma certificação a mais para a comunidade. Se o trabalho for sério, como demonstraram até aqui, todos ganharemos com uma certificação nossa. Tipo assim o Linux User, né?
Boa sorte a todos.
Comentário de cuac
Hackerteen: Puxa, eu comprei o pacote:
Faça cursinho de raquer e ganhe certificacao ¨di gratis¨... Será que perderei meu dinheiro?
Comentário de cuac
Paulino lambe botas: Os textos do paulino sao pateticos, ele nao perde a chance de LAMBER as botas dos cretinos. Afinal, quem é paulino senao um lambe-botas? Um e-choramingao?
Comentário de Fernando Augusto
Boa tarde,: Boa tarde,

Sinceramente eu vejo essa notícia apenas com fins de denegrir a imagem da LPI, possivelmente porque o ritimo da música mudou e os figurões da LPI Brasil não gostarão.

Não se enganem, a LPI Brasil nunca foi SEM FINS LUCRATIVOS, a LPI Brasil brasicamente é a 4Linux e ja rendeu um bom dinheiro.

E para finalizar, para que se lamentar? A certificação é uma @#$@%# mesmo, qualquer um com conhecimento mediano passava fácil.

Obs: E quanto ao Brasil ser o país do Software Livre é para fazer me rir, exemplos são esses bla bla bla em eventos de software livres Brasileiros que so discutem causas de software politicas ou sociais, técnicamente os brasileiros tem que melhorar muito para serem ruins. :)

Abraços,
Comentário de atf
Fim da LPI: Se quem dirigia a LPI era o mesmo que "escreveu" aquela "carta", está tudo explicado. Qual o problema? Aliás, para o quê, mesmo, servia a LPI?
atf
LinuxUser#142898

Comentário de ahhhhhh
Foda-se a LPI Brasil: Foda-se que a LPI Brasil afundou...
So tenho LPIC-1 (e vou ter 2) por que o nível é mundial...
Isso não vai mudar nada pra mim e pra quem vai prestar...
E se aumentar R$ 30 ?
Foda-se, a LPI Brasil aumentou tambem...
Comentário de Teppic
Lembrando que no inglês: Lembrando que no inglês também não é correto terminar frases com preposição.
Comentário de vmedina
Quem é o Paulino Michelazzo? Eu posso dizer.: No meu caso, o Paulino é o cara que apoiou um projeto meu gentilmente hospedando o nome de domínio em dois DNSs dele. Tudo na maior boa vontade, sem nada em troca.

Esse é o Paulino que eu conheço.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de elektron
"Forças anômalas ocultas" ?: Olá a todos!

Apesar de ter desconhecimento sobre o que realmente teria acontecido, não posso negar que acho muito estranho dizer que o LPI Brasil teria acabado em virtude de "forças anômalas ocultas".

Mais estranheza ainda me causa quando leio que foi por discordância da ONG nacional à politica do LPI Internacional de obtenção de lucro, como se fosse lucro fosse algo incompatível com software livre, com profissionalização.

Pesando causas e conseqüências, não posso deixar de dizer que me parece ter havido um "amadorismo ideológico" neste episódio. Afinal, o que seria pior: a comunidade brasileira - uma das em que a certificação mais cresceu - ficar órfã; ou simplesmente o LPI Brasil ter se adequado às recomendações da organização mundial?

Quanto a criar uma certificação brasileira, lembro-me que já houve a iniciativa da Certificação Brasileira de Linux (por sinal, alguém sabe como anda?).

---
MARCELO ANDRADE
Linux User #221105
Belem-Para-Amazonia-Brazil
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004