Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux Forums: análise do SUSE 10.1

O Linux Forums publicou uma análise em 5 páginas sobre o recém-lançado SUSE 10.1 Os pontos que chamaram a atenção do autor são similares aos que constaram no relato do BR-Linux. Traduzo um trecho da conclusão: “Tudo funcionou perfeitamente e o sistema pareceu muito estável. O splash de boot, os gerenciadores de login, o instalador e os desktops estavam todos customizados com um visual SUSE unificado, que os tornou atraentes e muito profissionais. O instalador do YaST em particular me impressionou muito, e me impressionou o quanto a SUSE teve sucesso em criar um ótimo sistema desktop, com GNOME e KDE, oferecendo muitos softwares, muitas opções, muitas ferramentas de configuração sem tornar isso difícil para o usuário.

Veja o texto completo em Review of SUSE 10.1: - Linux Forums.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de yamane
Mirrors On-Line para o ZEN: Alguém poderia me informar um mirror oficial para ser inserido no ZEN-INSTALLER?
Digo isso porque vários pacotes dos CDs Oficiais(*) estão corrompidos, como por exemplo:
- Kernel-Source
- GCC
- Libstdc
- Ltc (coisa assim)
- Tango
Portanto eu preciso instalar eles de um mirror oficial, já que os arquivos gravados nos CDs estão corrompidos.
(*) Eu verifiquei o MD5Sum antes de gravar na mídia e estava tudo OK.
Um abraço,
Renato
Comentário de masp
Instalei o SUSE 10.1 aqui no: Instalei o SUSE 10.1 aqui no meu PC. O instalador do SUSE é excelente. Visualmente ele mata a pau também. Mas o que análise não diz é que o SUSE 10.1 é lento! Muito lento e pesado! Tá mais lento que a versão 10.0!

Tenho colegas que usam SUSE e acharam o 10.1 uma tartaruga!

Mas é estável!
Comentário de yamane
Consumo de memória: O consumo de memória está elevadíssimo.
Estou usando o KDE (sem karamba), Thunderbird, Firefox, Kpdf e o Konsole. A memória está assim:

yamane@mandachuva:~> free

________total_______used_______free_____shared____buffers____cached
Mem:____1028388____809032____219356__0_________89364____420504
-/+ buffers/cache:____299164_____729224
Swap:__1574328_____0__________1574328

Um abraço,
Renato
Comentário de Ricardo Katsutoshi
Pesado Sim. Estavel tbm: Verdade, o SuSE 10.1 ta mais pesado que o 10.0, mas temos que ver que a cada versao que sai tem que atualizar os programas, drivers para que tudo que ocorreu de errado na versao anterior nao ocorra novamente, e tambem o KDE esta na sua versao 3.5.1 (se nao me engano), procurem atualizar para versao 3.5.2 que esta mais leve.
Mas como disseram acima, mas o sistema é estavel.
Comentário de Luis Antonio
Eu tb achei o suse 10.1 mais: Eu tb achei o suse 10.1 mais pesado! Eu tinha o suse 10.0 e o ubuntu breezy instalados em meu notebook, e havia pouca diferença de performance entre os dois. Há pouco tempo eu atualizei o meu ubuntu para a versão dapper (6.06) e o ganho de desempenho foi perceptível! Qto ao suse, eu estava muito ancioso para testar a nova versão, mas realmente está mais lento. Eu vou fazer um ajuste fino no sistema pra ver se o desempenho melhora, pois na instalação padrão está lento sim! Sem falar que a imagem doo CD 3 está com alguns pacotes corrompidos (eu usei somente os três primeiros cds pra fazer a instalação).
Antes que me esqueça, eu baixei as imagens através do repositório da Unicamp.

Bom, por hora é só!!
Comentário de Marcelo Vivan Borro
Lentidão não é causada pelo Beagle?: A lentidão não pode estar sendo causada pelo beagle?

Li em vários "reviews" que existe uma lentidão pronunciada do sistema logo após o primeiro login, porque o beagle precisa criar sua base de dados e leva um bom tempo para isso. Na análise foi destacado que não há nenhum aviso sobre isso na instalação, o que pode levar usuários desavisados a acreditar eu se trata de lentidão do próprio O.S.

Marcelo Vivan Borro
Comentário de JPayne
Sistema Nota 9...: Nunca usei o Suse... instalei o 10.1 via net seguindo uma dica de uma noticia do br-linux. Gostei muito do sistema de instalação e apesar da demora na instalação (comecei 13hs e acabei as 20hs com speedy 600) achei o sistema bem acabado e pronto pra uso, só faltando o de sempre... plugins e mais plugins (flash, java, video, etc). Também senti ele muito lento mesmo porque instalei com o gnome como padrão e eu que sempre usei o KDE esperava um sistema bem mais rápido !!! Além do mais, pra um sistema que use Gnome como padrão não deveriam ser necessários 4GB de espaço em disco... durante a instalação eu acompanhei os pacotes que eram baixados... vi muita coisa sem necessidade sendo baixada... por isso acho que nesse ponto o Ubuntu leva vantagem... com um CD vc tem um sistema funcional e completo... e a próxima versão vai ser ainda melhor, já que num unico cd será live cd e instalador também !!!
O que realmente me levou a instalar essa versão foi o fato de eu ter visto uma versão do SUSE numa palestra da Novell com XGL funcionando... e tudo indicava que essa versão já vinha com esse recurso pronto pra uso... não vem !!!
Você precisa instalar o driver 3D da placa e depois instalar o Xgl e o compiz... mas depois de devidamente configurado, está funcionando o XGL e ele ficou mais rápido.... provavelmente por que o driver padrão o Xorg é lento e não pq o Xgl é algo tão revolucionário assim !!!
Outra coisa que me desapontou foi o fato de vir com o Gnome 2.12, já que no site do gnome diz que a versão 2.14 é bem rápida que a 2.12, torcemos para sair pacotes do 2.14 pro suse em breve !!!
Eu adoraria ver uma versão lite do Suse 10.1... uma que viesse em 1 CD somente com o essencial para se ter um sistema legal funcionando e com as ferramentas de configuração do Suse que estão bem legais também !!!
Resumindo: Suse 10.1 com Gnome Aprovado na minha opinião... mas se prepare... espaço em disco é uma boa recomendação

João Paulo
Linux User #345200
Debian Sid : Debian com emoção....
Comentário de Dm7
Ok... chegamos a uma: Ok... chegamos a uma conclusão definitiva? O sistema está mesmo mais lento, ou após o primeiro login volta ao normal?
Será que ao invés de atualizar, fazer uma nova instalação deixa o sistema mais rápido? Compensa atualizar?
Abs,
Comentário de Dm7
Achei a análise bem: Achei a análise bem superficial, dava pra se fazer um texto mais completo!
Comentário de thluxx
Repositórios: O pessoal da lista do SuSe-Br divulgou através do grupo e envio aqui um tutorial do SuSe Diary pra quem quiser atualizar a lista de repositórios.

http://susediary.blogspot.com/2006/05/fresh-start-and-fresh-approach.html

http://susediary.blogspot.com/


Quanto à discussão sobre o sistema apresnetar mais lento, notei uma melhora (em minha máquina) em relação à versão 10. Instalei o KDE completo e não notei lentidão tanto na inicialização, bem como ao entrar no KDE. Até o momento, positiva a minha avaliação.

Minha máquina
Athlon XP 2Ghz
512 RAM DDR
HD 80Gb, 7.200RPM


Abs.

ThLux
Comentário de brain
Minha opinião: Instalei o 10.1 e não notei nada de negativo em termos de desempenho, estabilidade ou consumo de memória. O detalhe que não está funcionando pra mim é a hibernação do notebook (funcionava bem no 10.0), mas nem tentei arrumar nada ainda, testei apenas com a configuração default.

Comentário de eltern
Aqui ficou ótimo..: Aqui ficou ótimo..

Testei em 3 equipamentos com configurações diferentes e no PC com placa PCCHIPS e chip de video VIA travou quando entrou no descando de tela.

Testei com Gnome em todas as elas. Apesar de estar com a mesma versão gostei muito da barra na parte inferior. Extremamente elegante o SuSE 10.1 se tornou (mais ainda).

Ficou ligeiramente mais rápido que a versão 10.

Eltern De Assis
Comentário de Sandro Rib
RE: Mirrors On-Line para o ZEN: Olha, eu baixei as ISOs da Unicamp, gerei a ISO de DVD usando o script e não tive problemas com pacotes corrompidos. Desses aí eu instalei com certeza o kernel-source e o GCC.

---
Atualmente rodando SUSE 10.1
Comentário de znovier
beagle?: Por favor me explica pra que serve esse programa pois nunca usei o suse to usando agora o 10.1 e to achando ele super pesado.

Grato,
Znovier
Comentário de masp
Certo. Foi isso mesmo. O: Certo. Foi isso mesmo. O Beagle acabou de indexar depois da tercerira vez que entrein nele. Agora o sistema ta bem mais esperto.
Comentário de koringa
debian power:
_sudZUZ#Z#XZo=_ DDDD EEEEEE BBBB IIIIII AAAA NN NN
_jmZZ2!!~---~!!X##wa DD DD EE BB BB II AA AA NNN NN
. .mX2' _%aaa__ XZ[. DD DD EE BB BB II AA AA NN NNNN
oZ[ _jdXY!~?S#wa ]Xb; DDDD EEEEEE BBBBB IIIIII AA AA NN NN
_#e' .]X2( ~Xw| )XXc
.2Z` ]X[. xY| ]oZ( Linux Version 2.6.8-2-k7
.2#; )3k; _s!~ jXf` Compiled #1 Tue Aug 16 14:00:15 UTC 2005
1Z> -]Xb/ ~ __#2( One 1,13GHz AMD Athlon Processor, 512M RAM
-Zo; +!4ZwaaaauZZXY' 2244,00 Bogomips Total
*#[, ~-?!!!!!!-~ bug
XUb;.
)YXL,,
+3#bc,
-)SSL,,

@bug:~$ free
total used free shared buffers cached
Mem: 516416 308712 207704 0 12364 162440
-/+ buffers/cache: 133908 382508
Swap: 787176 0 787176
@bug:~$

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004