Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux.com - ferramentas minimalistas para escritores: editor, txt2tags e aspell

“Editar texto sem contar com um processador de texto dedicado pode parecer uma idéia absurda, mas na verdade faz bastante sentido, desde que você tenha o conjunto certo de ferramentas -- um editor de textos de boa qualidade, o utilitário txt2tags e o Aspell. Por que você iria querer abandonar o processador de textos? Por uma série de razões, apresentadas no artigo.”


Veja o texto completo em Linux.com | Minimalist tools for writers.

O txt2tags é criação do brasileiro Aurélio Marinho Jargas.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de brandizzi
Fascinante!: Se o pessoal estava reclamando de uma suposta falta de assunto, pode parar :)

Eu pessoalmente já evito o máximo usar editores WYSIWYG. Para trabalhos acadêmicos, eu prefiro LaTeX; para documentação, DocBook. Claro que há aqueles documentos minúsculos que simplesmente ficariam inviáveis nestas ferramentas. Neste caso, eu usava reStructured Text[1], mas parece que o txt2tags está mais maduro. Será que migro? :)

De qualquer forma, o artigo é mais focado em processadores de texto "lightweight", mas é bom lembrar: quando o "bicho pega" (a.k.a. precisamos escrever artigos científicos, livros, grandes apostilas etc.) as ferramentas realmente boas são LaTeX, DocBook e troff (preferido do Tanenbaum). Pelo menos é o que recomendo :)

[1] Até fiz um tutorial para mandar para o Dicas-L, antes de descobrir que os arquivos enviados devem ir no formato txt2tags :p

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de Osvaldo Santana Neto
Tem esse também...: Adam,

Tem esse também:

http://www.methods.co.nz/asciidoc/

Estou usando ele pra escrever meu livro, que já passou das 150 páginas faz tempo e tem uma formatação bastante completa (syntax highlight em código, estilo em caracteres em modo verbatim, ...)

Eu uso o backend docbook dele e depois converto pra xhtml pra testar. Também gero PDF a partir do DocBook e fica razoável.

Antes de usar o AsciiDoc eu já havia experimentado o txt2tags (por ser amigo pessoal do Aurélio) e o docutils (ReST) por ser bastante usada no universo pythonico do qual faço parte.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004