Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux.com: análise do SUSE 10.1

“A Novell lançou o SUSE 10.1 após um extenso beta público com 5 RCs públicos e 2 fechados antes de ser aprovado para lançamento. Veja a análise de Joe Barr sobre a versão final do SUSE 10.1.” Veja o texto completo em Linux.com | Review: OpenSUSE 10.1. Mais do que da análise da distribuição em si, gostei especialmente do final do texto, comparando as posturas da Red Hat e da Novell em relação ao Linux no desktop.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
As impressões de Joe Barr: As impressões de Joe Barr soam como se a versão 10.1 fosse um refinamento da versão 10 - sobre a questão do Desktop, aos colegas que estão experimentando eu pergunto: mudar o gerenciador gráfico padrão do Kde para o Gnome foi melhor, a nível pessoal? Eu estou utilizando a versão 10 com o Kde, entretanto utilizo algumas ferramentas do Gnome.

Já sobre a questão do Linux no Desktop, a Novell está demonstrando querer enxergar um "pouquinho" mais longe do que a Red Hat - ainda bem!





Comentário de brain
KDE: Eu só testei o SUSE 10.1 com o KDE, e achei que vale a pena trocar o ambiente KDE default do 10.0 pelo ambiente KDE default do 10.1. Não testei nenhuma das duas versões com o GNOME.
Comentário de mrecondo
Experiência com o openSUSE: Eu instalei o openSUSE pra dar uma olhada e escolhi o Gnome como desktop padrão, já que eu já uso ele direto no Fedora e no Ubuntu.

O que eu pude perceber é que a integração do Yast, por exemplo, ficou meio estranha, já que ele (o Yast) parece ser totalmente KDE.

Outra coisa que pude notar é que os menus do Gnome ficaram com muitos níveis, aparentemente puxando a estrutura dos menus do KDE. Em resumo, não foi uma experiência muito boa nesse sentido mas pelo que eu pude ver nos screenshots do osdir, o Gnome parece mais "natural" na versão 10.1

Michel Recondo

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004